Dia 02/03/2024 (sáb)- 20h Mother Mary (Beatles) no Sesc Bistrô em Teresópolis RJ
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
O prédio de quatro andares da Agência do INSS em Teresópolis, no centro da cidade, poderá abrigar o campus do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro). A proposta foi apresentada pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta segunda-feira, 26/02, em Brasília, ao presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Alessandro Stefanutto.
“Pela manhã, acompanhamos o lançamento do Imóvel da Gente, programa do Governo Federal que vai repassar ao Município a área do INSS na Quinta Lebrão, Álvaro Paná e parte da Fonte Santa para regularização fundiária. No fim do dia, tivemos um encontro com Alessandro Stefanutto para tratarmos da finalização da transferência das terras, quando propusemos, junto com o Vereador Diego Barbosa, que as instalações do INSS em Teresópolis, que são subutilizadas, abriguem a sede do IFRJ. Vamos agendar uma visita técnica de Stefanutto e do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para avaliação dessa proposta”, relatou Vinicius Claussen, acompanhado do secretário municipal de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg.
A ideia vem sendo amadurecida desde julho de 2022, quando foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o IFRJ, a fim de ampliar a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para os jovens da cidade.
“No dia 06 de fevereiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção de construir em Teresópolis um campus do Instituto. A nossa proposta, se aceita, poderá tornar mais rápida a concretização desse plano”, avaliou o Prefeito.
O Instituto
Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição de ensino que oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos de Nível Médio, de Graduação Superior de Tecnologia, de Pós-Graduação e de Extensão, todos gratuitos e para todas as idades. É formado pela reitoria e possui campus em 15 municípios fluminenses.
Qualquer pessoa pode se candidatar aos processos seletivos que são abertos para cada curso, desde que cumpra os requisitos exigidos para cada nível de ensino e para cada edital. O ingresso aos cursos de graduação do IFRJ acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU/MEC), com base na nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); pelos processos seletivos de transferência externa e reingresso; e por manutenção de vínculo.
Presente em Teresópolis desde julho de 2022, o IFRJ oferece os cursos gratuitos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual, com aulas realizadas na Casa do Trabalhador, no bairro de São Pedro, e vagas anunciadas por meio de edital.
Foto 1 : Prefeito Vinicius Claussen, Alessandro Stefanutto e Vereador Diego Barbosa_crédito Divulgação
Foto 2: Prédio do INSS em Teresópolis_crédito Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
A Secretaria Municipal de Cultura leva à galeria da Casa de Cultura Adolpho Bloch a exposição coletiva ‘Um Olhar Feminino’, uma realização da Soarte (Sociedade dos Artistas de Teresópolis) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março e cujas celebrações se estendem ao longo do mês.
A mostra reúne trabalhos em tela de 15 artistas: Hebe Cogliatti, Rosane Santos, Lydia Haydée, Rosa Helena Guarilha, Marilene Balzi, Claudia Cardoso, Patrícia Magno, Prila Faro, Christiane Senra, Pat Silva, Izabel Fontenelle, Mariana Mauad, Alê Rodrigues, Elaine Pires e Marly Gabry.
Com abertura no dia 08/03, às 19h, a mostra poderá ser visitada até o dia 15 de abril, de segunda a domingo, das 10h às 17h. Entrada franca.
Serviço:
• Exposição ‘Um Olhar Feminino’
Abertura: 08/03 - 19h
Visitação: Até 15 de abril de segunda a domingo, das 10h às 17h.
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Saúde informa que até o momento foram registrados 255 casos de dengue no município, com 30 internações, 3 casos graves e nenhum óbito.
A Secretaria de Saúde reitera que disponibilizou, de maneira emergencial, a sala de hidratação 24h na Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, para a recuperação plena dos pacientes que testaram positivo para a doença.
Em casos de sintomas como manchas vermelhas no corpo, febre alta, dor no corpo e vômito, procure uma de nossas unidades de atendimento 24h como a UPA24h, o SPA Bonsucesso ou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Eltel Abdallah, no bairro de São Pedro.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Prefeito Vinicius Claussen acompanha o lançamento do Programa Imóvel da Gente, em Brasília
A área pertencente ao INSS, com mais de 2.786.251,00m² e que compreende hoje a Quinta Lebrão, Fonte Santa e Álvaro Paná, passará para a gestão do município de Teresópolis. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26/02, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Ministra Esther Dweck, da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, durante a apresentação e lançamento do Imóvel da Gente - Programa de Democratização dos Imóveis da União.
Coordenado pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SPU/MGI), o programa visa a destinação estratégica de imóveis da União para políticas públicas prioritárias, levando em conta a função social e ambiental, com diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população.
O lançamento foi marcado pela assinatura de atos fundamentais para a implementação da iniciativa, incluindo o Decreto de regulamentação do Programa de Democratização de Imóveis da União (que define, entre outras coisas, as prioridades para a destinação) e o Decreto de criação do Grupo de Trabalho Interministerial dos imóveis não operacionais do INSS, que vai aprimorar a gestão desse patrimônio.
Em Brasília, o Prefeito Vinicius Claussen acompanhou o lançamento e comemorou a boa notícia. “Grande vitória e um momento histórico para os moradores desses bairros e que finalmente, após décadas de luta, terão a efetiva propriedade de seus imóveis oficializada por meio do Titula Terê”, vibrou o Prefeito, se referindo ao Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social de Teresópolis.
Desde 2023, o Titula Terê cadastrou mais de três mil famílias na Quinta Lebrão e vizinhança. O trabalho feito em parceria entre a Prefeitura e o ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro) cumpre o projeto de mediação de conflito coletivo com vistas à Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), por solicitação da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).
Iniciativas do Município: A primeira ação da Gestão Municipal visando a legalização de moradias em áreas públicas foi a realização de audiência pública no dia 03 de maio de 2019, na Prefeitura. Durante o evento, que reuniu autoridades municipais, estaduais e federais das esferas Executiva, Legislativa e Judiciária, além de moradores da Quinta Lebrão e da Fonte Santa, os participantes debateram a aplicação da Lei Federal 13.465/2017, que fixa um entendimento de regularização fundiária urbana como a simples titulação do imóvel.
Logo em seguida, após criar a Reurb (Comissão de Análise e Instauração da Regularização Fundiária Rural e Urbana), a Gestão Municipal realizou o 1º Seminário de Regularização Fundiária Urbana e Rural de Teresópolis, que aconteceu no dia 25 de junho de 2019, no SESC Teresópolis. Reunindo autoridades municipais, estaduais e federais e representante do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), o evento abordou a aplicação da Lei Federal 13.465/2017, que traz instrumentos para acelerar a regularização com menos burocracia e custos.
Em janeiro de 2023, foi lançado o Titula Terê – Programa de Regularização Fundiária de Interesse Social de Teresópolis, em um trabalho conjunto com o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) para regularizar a situação de famílias que ocupam irregularmente áreas públicas. O programa começou pelo Caleme, onde existem 700 processos no cartório aguardando a expedição do registro desses imóveis, e se estende pela Quinta Lebrão, com mais de três mil famílias cadastradas, e Beira Linha.
Sobre o Programa da União: O Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União, abrangerá imóveis sem destinação definida, como áreas urbanas vazias, prédios vazios e ocupados, conjuntos habitacionais com famílias não tituladas, além de núcleos urbanos informais com e sem infraestrutura. A iniciativa visa beneficiar áreas como educação, saúde, assistência social, segurança alimentar, cultura e o esporte, priorizando a oferta habitacional, regularização fundiária, obras de infraestrutura e equipamentos de políticas públicas diversas.
A iniciativa se destina a famílias em situação de vulnerabilidade, movimentos e organizações da sociedade civil, órgãos federais, governos estaduais e distrital, prefeituras e setor privado.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Ingressos no X Case Teresópolis ou no Guichê Web no link
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Terê FM
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Atrações confirmadas: Seu Quixote, Fêlix do Forró, João Gaborges, DJ João Ferrari, Azul DJ
Maiores informações: (21) 97335-8220
Local Rua Paraná 180, Araras Teresópolis RJ
Fonte: TEIAA / redes sociais/ Adriana dos Santos
Marcado para o dia 5 de março, o concerto de abertura do ano letivo de 2024 na Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli - Polo da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis.
A apresentação gratuita dos professores da unidade será realizada às 19h no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, na Várzea).
Com sede no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, a unidade da Secretaria Municipal de Cultura tem cerca de 140 alunos, distribuídos pelos cursos de Musicalização Infantil, Iniciação em Música (Módulo I), Formação Musical (Módulo II) e de Vivência Musical na Melhor Idade.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
Ingressos: Sympla link
Endereço: Av. Oliveira Botelho, 365 – Alto, Teresópolis – RJ
Fonte: Mox Produções
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
Fonte: Rosângela
Fonte: Teresópolis Eventos
Com 90,90% de ocupação hoteleira, Teresópolis tem a segunda melhor taxa de reserva de quartos neste feriado de Carnaval em todo o estado, ficando na frente de Cabo Frio (89,60%), Armação dos Búzios (80,80%) e da Cidade do Rio de Janeiro (80,18%). O município de Miguel Pereira lidera o ranking, com 93,5%.
Na Região Serrana, Teresópolis está na frente de Nova Friburgo (85,20%) e Petrópolis (82,30%).
É o que aponta pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio.
Na programação, desfile de blocos, shows na Praça Olímpica Luís de Camões, atrações na Feirarte e o festival cervejeiro Lupulando, na Praça Nilo Peçanha, no Alto.
Destaque desta segunda-feira, 12, é o show de Leandro Sapucahy, às 20h30, na Praça Olímpica. A Folia segue até esta terça-feira, 13, com segurança e atrações para toda a família.
Fotos: Bruno Nepomuceno e Jorge Maravilha
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Programação musical
Dia 10/02/2024 (sábado)
Dia 11/02/2024 (domingo)
Dia 12/02/2024 (segunda)
Dia 13/02/2024 (terça)
Fonte: Grupo El Akbar
Endereço: Av. Lúcio Meira, 850 – Várzea, Teresópolis
Fonte: Casa de Portugal de Teresópolis / Pedro Braz
Local: Na pracinha principal do Caleme em frente a padaria Lá Boa Massa. Incentive a artesã local.
Fonte: Namac
A migração da telefonia analógica para a digital no setor público traz uma série de vantagens e melhorias. Entre elas, a eficiência nos serviços de comunicação com o cidadão e a redução de custos. Na busca pela modernização, após estudos técnicos, a Prefeitura de Teresópolis, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Administração, finalizou os procedimentos licitatórios para a contratação de empresa especializada para operar o novo sistema de telefonia, passando do analógico para o digital.
A reestruturação vai substituir um serviço que utiliza uma tecnologia obsoleta, sem funcionalidade prática, com custos elevados e que vem sendo descontinuado pela Operadora OI em vários municípios. Inclusive, por conta dessa interrupção, as linhas telefônicas de vários setores da Prefeitura de Teresópolis pararam de funcionar, apesar de as contas estarem pagas e das seguidas solicitações de reparo enviadas à empresa prestadora do serviço.
“Reestruturamos praticamente toda a infraestrutura da Prefeitura com ampliação da conectividade, novos equipamentos, softwares, informatização dos setores e agora investimos na modernização da telefonia. Nosso objetivo é impulsionar a eficiência dos serviços públicos, beneficiando diretamente os cidadãos”, frisa o Prefeito Vinicius Claussen.
Vencedora do pregão eletrônico, o que garantiu a ampla concorrência do certame, a empresa Erictel Assessoria de Telecomunicações Ltda. tem sede em Petrópolis, região serrana do Rio, e possui experiência na implantação de serviços de telefonia digital no setor público. É responsável pela modernização de telefonia nas prefeituras de Petrópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Resende e Barra do Piraí e na Justiça Federal do Rio de Janeiro, entre outros.
O processo de migração acontecerá no período de 19 de fevereiro a 20 de março e contará com os serviços de solução de PABX em nuvem; 240 canais, 370 licenças para franquia de ligações ilimitadas; interface de gerenciamento digital; licença e supervisão de call center automatizado; serviços de tri-dígito 0800; plataforma de WhatsApp multi-atendente; plataformas de videoconferência e serviços de informações.
“A telefonia digital resulta em maior eficiência, pois permite comunicações mais rápidas e precisas. Reduz o tempo gasto em processos burocráticos, possibilita a automatização e contribui para a redução de custos operacionais. Também permite o acesso a serviços em nuvem, o que facilita a colaboração entre órgãos públicos e melhora a gestão e proteção de dados”, conclui Cleiton Pimentel, secretário de Ciência e Tecnologia.
Foto: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
Fonte: Sesc Teresópolis
Fonte: AMAPI