Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Prédio do INSS pode abrigar campus do IFRJ em Teresópolis

 

Prédio do INSS em Teresópolis

Prédio do INSS pode abrigar campus do IFRJ em Teresópolis

O prédio de quatro andares da Agência do INSS em Teresópolis, no centro da cidade, poderá abrigar o campus do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro). A proposta foi apresentada pelo Prefeito Vinicius Claussen nesta segunda-feira, 26/02, em Brasília, ao presidente do Instituto Nacional de Seguro Social, Alessandro Stefanutto.

“Pela manhã, acompanhamos o lançamento do Imóvel da Gente, programa do Governo Federal que vai repassar ao Município a área do INSS na Quinta Lebrão, Álvaro Paná e parte da Fonte Santa para regularização fundiária. No fim do dia, tivemos um encontro com Alessandro Stefanutto para tratarmos da finalização da transferência das terras, quando propusemos, junto com o Vereador Diego Barbosa, que as instalações do INSS em Teresópolis, que são subutilizadas, abriguem a sede do IFRJ. Vamos agendar uma visita técnica de Stefanutto e do Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, para avaliação dessa proposta”, relatou Vinicius Claussen, acompanhado do secretário municipal de Governo e Coordenação, Vinicius Oberg.

A ideia vem sendo amadurecida desde julho de 2022, quando foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o IFRJ, a fim de ampliar a oferta de educação pública gratuita e de qualidade para os jovens da cidade.  

“No dia 06 de fevereiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção de construir em Teresópolis um campus do Instituto. A nossa proposta, se aceita, poderá tornar mais rápida a concretização desse plano”, avaliou o Prefeito.

O Instituto

Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição de ensino que oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos de Nível Médio, de Graduação Superior de Tecnologia, de Pós-Graduação e de Extensão, todos gratuitos e para todas as idades. É formado pela reitoria e possui campus em 15 municípios fluminenses.

Qualquer pessoa pode se candidatar aos processos seletivos que são abertos para cada curso, desde que cumpra os requisitos exigidos para cada nível de ensino e para cada edital. O ingresso aos cursos de graduação do IFRJ acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SISU/MEC), com base na nota obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); pelos processos seletivos de transferência externa e reingresso; e por manutenção de vínculo.

Presente em Teresópolis desde julho de 2022, o IFRJ oferece os cursos gratuitos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual, com aulas realizadas na Casa do Trabalhador, no bairro de São Pedro, e vagas anunciadas por meio de edital.

Foto 1 : Prefeito Vinicius Claussen, Alessandro Stefanutto e Vereador Diego Barbosa_crédito Divulgação

 Foto 2: Prédio do INSS em Teresópolis_crédito Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 

Prefeito Vinicius Claussen, Alessandro Stefanutto e Vereador Diego Barbosa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário