Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Monitores do Mais Educação fazem formação no Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) Teresópolis

 Coordenador de Educação Ambiental do Parnaso, Marcos apresentou os recursos do Parque para o monitores do Programa Mais Educação
Monitores do Mais Educação fazem formação no Parque Nacional


Teresópolis, 18 de setembro de 2012 - Graças a uma parceria fechada entre a Secretaria Municipal de Educação e o Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso), monitores do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino participaram de uma oficina formativa na sede do Parque. Ao todo, cerca de 60 monitores voluntários participaram da ação, que visa a utilização didática e pedagógica do espaço. A iniciativa será estendida também para o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Sesc Teresópolis e Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso).

Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcelos, as parcerias vão ao encontro da política da Secretaria Municipal de Educação de estar sempre investindo na formação continuada de seus profissionais. “A nossa intenção é oferecer para os monitores voluntários do Programa Mais Educação ferramentas formativas que possam somar em suas rotinas pedagógicas, como fazemos com nossos professores regulares”, explica o Secretário.

A ideia, que partiu da Coordenadoria do Projeto na Rede Municipal, é buscar parcerias que possam render dividendos pedagógicos dentro do próprio Município de Teresópolis. “Queremos que nossos monitores se aprofundem nos conhecimentos que têm a respeito desses parceiros e descubram que podem aproveitar dos recursos pedagógicos ofertados para nossos alunos”, explica a Coordenadora do Programa Mais Educação de Teresópolis, Professora Marcia Maria Tavares.

O Programa Mais Educação, criado em 2008 pelo Governo Federal, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas. Entre as alternativas de atividades complementares estão ações ligadas ao acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e educação econômica, dentre outros.

Na oficina formativa oferecida pelo Parnaso, os coordenadores de Educação Ambiental do Parque, Marcos, Paula, Aline e Silvana orientaram os monitores voluntários em como construir uma nova relação entre as pessoas e o meio ambiente. “Para nós que somos envolvidos com educação, qualquer parceiro se torna um aliado importante para ajudarmos a formar essa nova consciência planetária de conservação ambiental”, comemorou Marcos.

A oficina, que aconteceu em dois horários – manhã e tarde – para grupos distintos de monitores, incluiu a apresentação de vídeos e palestra no Centro de Visitantes do Parque Nacional Serra dos Órgãos e passeio por trilhas e redondezas do Parnaso, caminhos ideais para crianças pequenas.
 Coordenadora do Programa Mais Educação de Teresópolis, Professora Marcia Maria Tavares procura
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário