Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Lançamento do PIBID no UNIFESO acontece no dia 24

UNIFESO Clipping Teresópolis
Lançamento do PIBID no UNIFESO acontece no dia 24

Acontece no dia 24 de setembro, às 19h, o lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no Auditório Omar Magalhães, no Campus Sede. O Projeto Institucional e os Subprojetos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foram aprovados no edital 011/2012 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que prevê a concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O objetivo da seleção é fomentar a formação inicial de profissionais do magistério, seguindo as diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

A professora Edneia Tayt-Sohn, assessora de Desenvolvimento de Projetos Institucionais, ressalta que esta é a primeira vez que o Projeto Institucional do UNIFESO foi inscrito para participar dessa iniciativa da CAPES/PIBID. “O nosso projeto institucional atende e aponta para os objetivos do PIBID, quais sejam os de promover o incentivo a iniciação à docência durante o curso de graduação – licenciaturas – voltado aos estudantes desses dois cursos. Além disto, ele busca a parceria de escolas da rede pública de ensino médio e fundamental, a partir da interação ensino e trabalho”, explicou a assessora.

Os Subprojetos

O Subprojeto 1, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, tem como título “Projeto Transversal de Prática de Ciências e Educação Ambiental na Escola Municipal Beatriz Silva, Teresópolis, Região Serrana, Rio de Janeiro”. “Além de tratar de um tema relevante no atual momento, o projeto integra o Projeto Político Pedagógico do curso”, destacou a professora Edneia. O Subprojeto 2, da Pedagogia, intitulado “Formação docente: Um Olhar para o Cotidiano da Escola”, invoca a questão da formação docente voltada ao cotidiano da atuação nas escolas públicas. “A concepção que delineia as ações desse projeto evidencia a relação prática-teoria-prática, como eixo articulador na formação do pedagogo, sempre considerando as necessidades das escolas”, ressaltou a professora, informando que este será desenvolvido no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, na Escola Municipal Beatriz Silva e no Colégio Estadual Higino da Silveira.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário