Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Orquestra Barroca da UniRio lota Matriz de Santa Teresa,em Teresópolis, e arranca aplausos do público

 Orquestra Barroca da UniRio lota Matriz de Santa Teresa e arranca aplausos do público


Teresópolis, 4 de setembro de 2012 - No último domingo, 2 de setembro, a Orquestra Barroca da UniRio encantou uma plateia lotada na Matriz de Santa Teresa, no Centro, em mais uma edição do projeto Música na Matriz, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. Composta por 23 integrantes, o grupo se apresentou sob a direção de Laura Rónai e agradou em cheio com o concerto 'Dor e Morte', da série “Os Quatro Pontos Cardeais”. Trata-se do projeto da Orquestra contemplado em edital de Apoio à Música de Câmara da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Com recital de quase uma hora e meia de duração, o grupo apresentou repertório clássico, com obras de Henry Purcell, Jean Philippe Rameau, Giovanni Battista Pergolesi e Georg PhilippTelemann, entre outros. Para facilitar o entendimento do público, antes de cada peça, a diretora Laura Rónai forneceu explicações sobre as obras, aproveitando ainda para elogiar o projeto. “Conheço o trabalho de Célia Seabra há anos e só tenho elogios ao Música na Matriz, um projeto encantador. Agradeço aos nossos apoiadores e patrocinadores, e especialmente à Secretaria de Cultura pela oportunidade de participar de um projeto bem sucedido há tanto tempo”, comentou.

O concerto Dor e Morte, apresentado e aplaudido de pé em Teresópolis, integra a série 'Os Quatro Pontos Cardeais', que se propõe a explorar o espectro emocional da música do período barroco, através de quatro temas que dominaram singularmente o imaginário do período: alegria, dor, amor e ódio. As quatro paixões básicas da retórica barroca foram divididos em quatro concertos: Alegria e Júbilo, apresentado no Palácio de Cristal, em Petrópolis; Ciúme, Ódio e Loucura, no Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio; Dor e Morte; e Amor e Erotismo, o último da série, que ainda será apresentado no Parque Lage, no Rio.
 Presente ao evento, o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, aplaudiu. “É motivo de grande orgulho para todos nós receber a Orquestra Barroca da UniRio nesta apresentação impecável, abrilhantando mais uma edição do Música na Matriz, e ainda ver toda esta plateia. Sinal claro do bom gosto do teresopolitano para a música”, elogiou Fialho, convidando a todos para o Festival de Artes de Teresópolis, que começa na próxima terça-feira, dia 11.

Fundada em 2002 pela flautista Laura Rónai, a Orquestra Barroca da UniRio é uma oficina permanente que reúne professores, alunos e músicos pesquisadores e se dedica exclusivamente à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII. Com vozes e instrumentos bem conhecidos do grande público, como violinos, violas e cellos, aliados a outros como cravo, viola da gamba, teorba, traverso, oboé e fagote barrocos, em 2010 a Orquestra se expandiu sensivelmente, firmando sua posição como o mais importante grupo de câmara fixo a atuar no segmento de música barroca no Estado do Rio. A Orquestra conta com apoio da UniRio no que diz respeito à cessão de espaço para ensaios e aquisição de materiais.

Criado em 1994, o Projeto Música na Matriz tem a coordenação da professora Célia Seabra e conta com apresentações mensais, sempre no primeiro domingo de cada mês, na Matriz de Santa Teresa.
Texto: Geórgia Jahara
Fotos:Louis Capelle
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cobertura Terê Total:


Nenhum comentário:

Postar um comentário