Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Finalizada a demolição do prédio anexo ao Centro Administrativo de Teresópolis

 Concluída a demolição de parte do Centro Administrativo Celso Dalmaso, ao lado da Câmara Municipal, na Várzea. Cerca de 30% do prédio, que corresponde à estrutura comprometida, já estão no chão
Finalizada a demolição do prédio anexo ao Centro Administrativo

Etapas de construção e recuperação devem começar nos próximos dias

Teresópolis, 17 de junho de 2013 – Concluída nesta segunda-feira, 17, a demolição de parte do Centro Administrativo Celso Dalmaso, localizado ao lado da Câmara Municipal, na Várzea. Cerca de 30% do prédio, que corresponde à estrutura comprometida, já estão no chão e, segundo o engenheiro responsável, Antônio Hermínio de Oliveira, todo o trabalho foi realizado em dez dias.

Com objetivo de reativar o espaço, a Prefeitura contratou a empresa Prosan Engenharia, especializada em demolição, para derrubar parte do prédio construída inadequadamente. De acordo com laudo técnico, o edifício foi construído com um tipo de fundação segura, porém posteriormente o imóvel ganhou um anexo nos fundos. Este complemento foi feito com sapatas, sistema de fundação não apropriado para o terreno, causando fissuras e inclinação de parte da estrutura. 

Segundo Antônio Hermínio, engenheiro responsável, a demolição foi feita manualmente, utilizando equipamentos mecanizados apenas na terceira laje, correspondente ao primeiro andar. Os andares superiores foram quebrados com marretas e martelo rompedor. “Tudo ocorreu muito bem, sem complicações. Terminamos a etapa de demolição e agora daremos início à retirada do entulho”, disse o engenheiro. 
“A intenção do Prefeito Arlei é recuperar o centro administrativo para a instalação das secretarias municipais que atualmente funcionam em espaços alugados”, declarou o Secretário de Governo, José Carlos Cunha
Com 1.896 m² de área construída em três pavimentos, o prédio foi projetado em abril de 1983 e inaugurado em 1985. A primeira interdição aconteceu no início dos anos 90, sendo liberado pela administração seguinte e vetado novamente em 1999. Em 2007, ocorreram dois incêndios no edifício, que também abalaram a estrutura.

Finalmente em 2013, o Prefeito Arlei determinou a recuperação total do prédio sem risco algum para os funcionários. “A intenção do Prefeito Arlei é recuperar o centro administrativo para a instalação das secretarias municipais que atualmente funcionam em espaços alugados, o que vai trazer economia para os cofres públicos. Nossa estimativa é que, no máximo, em seis meses as obras de reforma e recuperação do prédio da frente estejam prontas”, declarou o Secretário de Governo, José Carlos Cunha.
 Próxima etapa será a retirada de toneladas de concreto e ferro retorcido expostas no terreno
Texto – Gisele Barreto
Fotos - Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário