Deputado Salomão viabiliza dragagem do INEA no rio em Cruzeiro e construção da nova ponte do local pelo Estado, além da inclusão da Ponte do Madruga entre as prioridades da Secretaria Estadual de Obras
"Salomão atende ao pedido do Movimento Popular do Segundo Distrito de Teresópolis (dragagem do rio) em Cruzeiro". Os dizeres no cartaz exibido pela líder comunitária Consuelo Pfister e outros moradores, na manhã de 06 de junho de 2013, demonstram a gratidão deles à promessa feita e cumprida pelo deputado estadual.
Naquela manhã, a máquina do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), acompanhada por engenheiros liderados por Gustavo Taveira, começava a dragagem do rio naquela localidade, bem perto da ponte provisória construída no lugar da que foi levada pela enxurrada na tragédia das chuvas de 12 de janeiro de 2011. "Vai durar uns 15 dias e já melhorará bastante o fluxo da água, evitando cheias se houver chuva forte", garantiu o engenheiro Taveira.
Gustavo Taveira também explicou que a quebra e retirada de uma grande pedra rio abaixo, perto de um campo de futebol, dependerá de estudos sobre a sua necessidade e viabilidade. "É preciso, pois ela aumenta o volume do rio e provoca enchentes", opinou Consuelo, informando que há até uma escola interditada por conta disso, o que prejudica as crianças que a frequentavam.
O deputado Nilton Salomão aproveitou a visita à comunidade — acompanhado do vereador José Carlos da Estufa e do presidente da AVIT (Associação das Vítimas das Chuvas em Teresópolis), Joel Caldeira — para anunciar que a construção da nova ponte, já licitada e com a obra entregue pelo estado à empresa Geoportante Engenharia Ltda., começará em breve. "Foi uma luta da comunidade, com o nosso apoio, e conseguimos que ela fosse colocada na lista de prioridades da Secretaria Estadual de Obras", anunciou Salomão. "Agora, vou pedir ao subsecretário de Reconstrução da Região Serrana, Dr. José Beraldo Fortuna Soares, para que venha a Cruzeiro explicar como a obra será feita e o por quê da pequena mudança de local em relação à ponte antiga", completou Salomão. A nova ponte ficará a poucos metros da provisória.
"O poder municipal não havia colocado essa obra como prioridade e, quando soubemos da obra, não nos explicaram nada. Vai ser bom ouvir o Dr. Beraldo", reiterou o presidente da APRAC — Associação dos Pequenos Produtores Residentes e Amigos do Cruzeiro —, Denilson Oliveira de Andrade, que explicou a importância da ponte não só para a localidade. "Ela escoa a produção agrícola e possibilita o acesso de cidadãos de Santa Rita, Andradas, Posse dos Carneiros, Fazenda Alpina, Holiday e até do Vale do Cuiabá, em Petrópolis", explicou Denilson.
A "ponte da vergonha"
No caso da Ponte do Madruga, perto dali, também no Segundo Distrito, o caminho é mais longo. Mas já está sendo trilhado, também por intermediação do deputado Nilton Salomão. "Foi feita uma licitação, mas nenhuma empresa em condições de realizar a obra se apresentou. Uma nova licitação já está marcada. E o importante é que esta ponte, também esquecida pelo poder municipal, entrou na lista de prioridades do estado, por um pedido meu ao Dr. José Beraldo. "Moro a 900 metros daqui e sei da importância dessa ponte. A ponte provisória é muito precária e uma nova, de concreto, será de grande ajuda. Quando a antiga foi levada pela enxurrada, eu chegava a andar 100 quilômetros de carro para dar a volta e alcançar a Rodovia Rio — Bahia!", confirmou o morador Edgar de Andrade Lins, que perdeu toda a sua produção agrícola em janeiro de 2011 e desistiu da atividade.
"Essa é a chamada ponte da vergonha. Mas, agora, com a nova obra, tudo vai mudar e a população vai poder voltar a levar sua vida normalmente. Essa ponte, assim como a de Cruzeiro, liga muitas comunidades e serve de caminho até outras cidades", resumiu Nilton Salomão, observado por Edgar e sua namorada. Tarefa dada, missão cumprida.
Fonte:Ney Reis Bustamante Filho
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