Teresópolis, 10 de junho de 2013 - Em reunião realizada na última sexta-feira, 7 de junho, na Prefeitura de Teresópolis, os prefeitos Arlei de Oliveira Rosa (Teresópolis), Juarez Corguinha (Sumidouro), Anderson Zanon (Sapucaia) e José Augusto Gonçalves (São José do Vale do Rio Preto), juntamente com representantes do Ministério Público de Teresópolis e Petrópolis, trataram mais uma vez da questão envolvendo a localidade de Volta do Pião que, geograficamente, pertence aos quatro municípios.
Na pauta, a apresentação das medidas acordadas na última reunião, que determinava que cada município fizesse uma avaliação socioambiental e o levantamento dos eleitores cadastrados.
Na pauta, a apresentação das medidas acordadas na última reunião, que determinava que cada município fizesse uma avaliação socioambiental e o levantamento dos eleitores cadastrados.
Outros assuntos, como as responsabilidades quanto à prestação dos serviços públicos, especialmente a coleta do lixo, o tratamento de esgoto sanitário e o abastecimento e qualidade da água, também foram levantados. A Procuradora Geral de Teresópolis, Rosilda Carvalho Barbosa, sugeriu que a solução para a captação e tratamento de água e esgoto da localidade seja feita através do Consórcio Intermunicipal, que deverá ser formado dentro dos próximos 60 dias entre os quatro municípios ali representados.
Após a prestação de contas dos municípios ao Ministério Público, ficou acordado que os prefeitos se reunirão novamente no dia 21 de junho para a criação do Consórcio Intermunicipal, quando deverão apresentar soluções definitivas quanto à problemática de Volta do Pião.
A Promotora de Justiça, Zilda Januzzi Beck, responsável por Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, espera um desfecho já para os próximos encontros. “Além da reunião do dia 21, temos outro encontro agendado para o dia 25 de junho, no Rio de Janeiro, com a Presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, uma vez que o assunto envolve questões ambientais. Vejo que todos os prefeitos estão imbuídos no espírito de tentar resolver amigavelmente o problema da região. Acredito que logo apresentaremos uma solução para os moradores”, disse Zilda.
Para o Prefeito Arlei, a população tem o direito de opinar sobre seu destino. “No dia 21 vamos entrar num acordo, mas acredito que a melhor solução ainda é a vontade popular. Por isso insisto na realização de um plebiscito, para que os moradores decidam a qual município consideram pertencer”, concluiu.
A localidade de Volta do Pião faz fronteira com os quatro municípios fluminenses (Teresópolis, Sapucaia, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto) e a população não sabe exatamente a qual deles pertence. Um inquérito aberto pelo Ministério Público busca soluções para a problemática do esgoto sanitário e da distribuição de água nesta região. Após a definição de posse, os limites territoriais serão ajustados e a situação administrativa definida.
Fotos - Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário