Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2015

Educação em Teresópolis : Comunidade abraça a Escola Alice Saldanha e ajuda em reformas e melhorias

   A diretora Valéria Castor de Freitas tem conseguido envolver a comunidades nos assuntos escolares
Comunidade abraça a Escola Alice Saldanha e ajuda em reformas e melhorias

Teresópolis, 16 de março de 2015 – Contando com a participação de pais e responsáveis, a Escola Municipal Alice Saldanha, localizada na comunidade do Tiro, tem alcançado ótimos resultados e conseguido implementar reformas e melhorias em sua estrutura física. A iniciativa é mais um exemplo da gestão participativa incentivada pela Secretaria Municipal de Educação, onde as equipes gestoras, escolhidas por voto direto, mantêm diálogo e colaboração constante com a comunidade a qual pertence a unidade escolar.

“A função básica da escola é garantir a aprendizagem, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Cabe então à escola formar cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de participar da vida social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Por isso, nada mais justo que esses mesmo cidadãos contribuam com as ações escolares e suas melhorias. A escola não pode ser uma ilha, mas uma parte importante da comunidade a qual pertence”, analisa o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Com a colaboração de pais e responsáveis dos seus alunos, a Escola Municipal Alice Saldanha tem obtido ótimos resultados: construção de um depósito, reforma e pintura de diversas áreas, além do estreitamento dos laços entre escola e família. Uma conquista importante e fundamental para a construção de uma escola participativa e atuante na sociedade.

“A participação dos pais tem sido bem bacana. Começou há dois anos, quando pintamos toda a escola. Dessa vez reformamos o espaço Mais Educação e construímos um depósito para os alimentos das crianças. Os pais também querem um ambiente bacana para os filhos e têm estado bem presentes nessas iniciativas”, conta a diretora Valéria Castor de Freitas.

“O amigo da escola é aquele pai que trabalha e participa do seu dia a dia, vendo o que ela precisa, e ajuda dentro do possível”, opina Roberto Rodrigues, pai de aluno e sempre presente nas iniciativas comunitárias da E. M. Alice Saldanha.

Para a diretora Valéria de Freitas, esse tipo de participação deveria ser uma constante em todas as escolas da Rede Municipal. “A educação é feita com a ajuda e participação de todo mundo. Não adianta um lado só. Os pais e responsáveis estão começando a entender essa questão, e isso é muito importante”, analisa a diretora.

“A gente vê o empenho da diretora Valéria junto com sua equipe, que vêm fazendo um trabalho muito legal perante a comunidade, os alunos e a própria escola. Esse empenho e essa vontade acabam nos motivando a tentar contribuir em alguma coisa, melhorando o espaço para as crianças”, avalia o também pai de aluno, Zenilton Veloso.
O pai de aluno Roberto Rodrigues mostra o depósito de alimentos que ajudou a construir na escola
  Zenilton Veloso, pai de aluno, credita a participação dos responsáveis ao empenho da equipe gestora da escolaAlunos estudam nas salas de aula pintadas com ajuda da comunidade, na Escola Municipal Alice Saldanha
Alunos estudam nas salas de aula pintadas com ajuda da comunidade, na Escola Municipal Alice Saldanha
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário