Sob nova direção, Biblioteca Municipal quer atrair novos leitores
Teresópolis, 25 de março de 2015 - A Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação, em Agriões, vive um novo momento. Fundada em 1940, com um acervo de cerca de 30 mil títulos, reúne obras de literatura brasileira, estrangeira e infanto-juvenil, além de dicionários, enciclopédias e publicações sobre a história de Teresópolis. A Biblioteca está agora sob a direção administrativa de Beatriz Fonseca Ribeiro, que tem como principal objetivo atrair novos leitores.
“A nossa Biblioteca Municipal é riquíssima! Temos todas as condições de atender os mais exigentes leitores, além de alunos da rede pública e privada para pesquisas diversas, inclusive com espaço exclusivo para isso. Também pretendemos desenvolver diversos projetos como cafés literários e contação de histórias, entre outros”, revela a nova administradora.
Segundo ela, o projeto de contação de histórias deverá abranger do pré-escolar até o ensino médio, com a programação sendo previamente divulgada e as visitas, pré-agendadas. Outra novidade na Biblioteca Municipal é a decoração temática, feita através de murais e que vai acompanhar, mensalmente, os temas abordados pela instituição, como “Mês da Mulher”, “Páscoa” e “Dia do Livro”.
Para o professor Leonardo de Oliveira, da Escola Municipal Antônio Santiago, em Agriões, visitar a biblioteca com seus alunos é uma experiência enriquecedora. “A contação de histórias é muito importante para os alunos porque desenvolve a parte de oralidade, ajuda na ampliação do vocabulário e desperta o gosto pela leitura. Além disso, a oportunidade de trazê-los a um ambiente fora do espaço escolar, como a Biblioteca, permite enriquecer ainda mais essa experiência”, analisa o professor.
Leitura, pesquisa e estudo
Além de leitura, a Biblioteca Municipal se notabiliza como um espaço propício para a pesquisa e os estudos. É o que faz, por exemplo, Felipe Lopes. Com quatro irmãos em casa, ele prefere utilizar o espaço da Biblioteca para estudar e realizar suas pesquisas.
“Minha casa é pequena, não tenho muito espaço para estudar. A Biblioteca é um lugar tranquilo, com muito material para pesquisa, e as professoras daqui me orientam e ajudam bastante. Venho pelo menos uma vez por semana para cá”, conta o estudante.
Outra novidade da Biblioteca Municipal é um terminal de computador através do qual é contada, de forma interativa, a história de Teresópolis, com curiosidades e muita informação. Ainda em fase de implementação, o terminal “Memória Digital – A História de Teresópolis em um clique” é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Casa da Memória Arthur Dalmasso. A previsão é de que comece a operar no mês de maio.
A Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza, está instalada no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões. Os serviços da unidade são gratuitos e para associar-se é necessário apenas uma cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Para mais informações, o telefone é 3641-4930.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário