Prefeitura e Sebrae iniciam ciclo de palestras para setor turístico
Na primeira edição, hoteleiros tiraram dúvidas sobre direitos do consumidor
Teresópolis, 26 de março de 2015 - A Prefeitura e o Sebrae promoveram nesta quarta, dia 25, na Secretaria de Turismo, no Soberbo, uma palestra sobre a aplicação do Código de Defesa do Consumidor, com foco no segmento hoteleiro, ministrada pela advogada Luciana Malard, consultora do Sebrae. Entre os assuntos abordados, em quais situações deve ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor e em quais se deve recorrer ao Código Civil; cuidados para que a publicidade não induza o cliente ao erro; prazos para o comerciante ou fornecedor atender a reclamação do consumidor; e quem responde pelos defeitos e vícios do produto ou serviço.
“É importante que os gestores conheçam o código para se organizarem da melhor forma possível, pois é trabalhando preventivamente que podemos evitar diversos problemas futuros”, frisou Luciana Malard.
O subsecretário de Turismo, Carlos Tucunduva, pontuou que esta é a primeira de um ciclo de palestras que irão acontecer. “A ideia é contribuir para que a nossa rede hoteleira tenha cada vez mais informações não só sobre a parte receptiva, mas também a respeito das questões administrativas e jurídicas. Para isso, vamos promover uma sequência de quatro palestras”.
O secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, também participou do evento e destacou que outros setores de mercado serão contemplados no projeto. “A palestra de hoje tem como objetivo elucidar sobre as questões jurídicas relacionadas ao setor hoteleiro, mas a parceria com o Sebrae também vai contemplar outros setores, como o da gastronomia, por exemplo”, comentou Fialho.
A analista do Sebrae, Cristina Andriolo, explicou que o ciclo de palestras integra o Projeto Rio Serra Mar. “O projeto Rio Serra Mar é um roteiro que abrange nove cidades do interior do estado e também a capital Rio de Janeiro. A intenção é fortalecer as empresas, trabalhando com capacitação e algumas outras ações, como consultoria de gestão. A capacitação acontece através de cursos, oficinas e ciclos de palestras, como esse que estamos promovendo em parceria com a Prefeitura”.
Proprietária de uma pousada na cidade, Bia Beato aprovou a atividade. “Essa iniciativa é excelente. Espero que outras ações como essa sejam realizadas. É importante que a gente esteja sempre se atualizando e capacitando para lidar da melhor maneira com as demandas dos nossos clientes”, comentou a empresária.
As próximas palestras serão agendadas e divulgadas em breve.
Fotos: Jeferson Hermida e Marcelo Rosa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário