Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança projeto Música na Calçada

As apresentações acontecem ao ar livre, na Calçada da Fama
Secretaria de Cultura lança projeto Música na Calçada

Teresópolis, 30 de maio de 2014 - Quem passou esta semana pela Calçada da Fama percebeu uma movimentação diferente. Trata-se do Música na Calçada, o mais novo projeto lançado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. São momentos gratuitos de arte, realizados esporadicamente ao longo da semana, para quem aprecia música de qualidade.

O músico Gil Windsor, idealizador do projeto, abriu a temporada do evento no início desta semana. Com saxofone e flauta em punho, o músico apresentou obras de diversos estilos, como clássicos da música negra norte-americana, jazz, MPB e bossa nova, entre outros. Wave e Corcovado, de Tom Jobim, por exemplo, estão entre as peças do repertório do artista.

“Uma oportunidade bem interessante. Estou mostrando o meu trabalho para um grande público, sendo sondado para apresentações em eventos, o resultado está me surpreendendo. Ainda estou testando os horários, mas a aceitação da população tem sido ótima. Estou animado”, comentou o músico.

Pelo projeto, as apresentações estão programadas para acontecer em diversos dias e horários: às terças, quartas, quintas e sábados, das 11h às 13h e das 16h às 18h. E, em médio prazo, outros artistas se apresentarão, seguindo o mesmo formato.

“É uma ideia simples, mas que já está fazendo sucesso. Com uma estrutura pequena e baixo custo, o Música na Calçada permite que os artistas mostrem um pouco de seu trabalho e, ao mesmo tempo, ofereçam as pessoas que circulam pela Calçada da Fama, momentos de música agradável aos ouvidos. Acho estas intervenções urbanas muito interessantes por inserirem um pouco de poesia no cotidiano das pessoas”, avalia o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
O músico Gil Windsor

Texto: Geórgia Jahara
Fotos de Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeito Arlei e moradores da Fonte Santa são recebidos pelo Secretário de Estado de Habitação

Prefeito Arlei e moradores de conjunto habitacional da Fonte Santa conversam com secretário de estado de Habitação, José Geraldo Machado
Prefeito Arlei e moradores da Fonte Santa são recebidos pelo Secretário de Estado de Habitação

Teresópolis, 30 de maio de 2014 - O prefeito Arlei e um grupo de moradores da Fonte Santa foram recebidos nesta quinta-feira, 29, pelo Secretário de Estado de Habitação, José Geraldo Machado, em seu gabinete, no Centro, no Rio de Janeiro. Em pauta, a legalização das famílias que ocuparam irregularmente 27 casas populares construídas pelo Governo Estadual na Fonte Santa. Também foi buscada solução para outras 10 famílias que invadiram o mesmo terreno e construíram suas casas, de forma irregular.

A agenda com o Estado foi solicitada por Arlei nesta terça, 27, durante encontro com um grupo de moradores que buscou o seu auxílio para a solução definitiva da questão. Na reunião, no Rio de Janeiro, ficou decidido que o Ministério Público Estadual deve participar de todo o processo. Assim, foi marcada uma reunião com a promotora Anaíza Malhardes, titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis, para a próxima terça-feira, 3 de junho.

Por orientação de Arlei, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi até o conjunto habitacional para atualizar os cadastros das 37 famílias. O objetivo foi identificar quem mora nas 27 casas já construídas, a fim de que o Estado avalie a viabilidade de oficializar a posse dos imóveis. O cadastro também servirá para apontar os moradores que invadiram o terreno e construíram irregularmente dez casas, para que essas famílias sejam incluídas em um programa de aluguel social e as unidades irregulares sejam demolidas.

Por se tratar de um empreendimento do Governo Estadual, a Prefeitura não pode intervir no caso da invasão das casas do conjunto habitacional da Fonte Santa. Porém, a Administração Municipal foi acionada para agir contra as construções irregulares. No dia 6 de maio, a Secretaria Municipal de Planejamento, através do setor de Fiscalização de Obras, coordenou uma ação de repressão às construções irregulares, situadas no terreno da Cehab (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro), na Fonte Santa.

No local, onde já existe o conjunto popular habitacional construído pelo Governo do Estado, uma equipe de sete fiscais da Prefeitura notificou, com autos de embargo, moradores de dez casas, cujas construções se encontravam em estágio avançado. Sem documentação legal, nem autorização para a edificação, as obras foram embargadas.

Fotos: Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Conselho de Segurança de Teresópolis apresenta o novo comando do 30º BPM

​Reunião mensal do Conselho de Segurança Pública apresenta  o novo comando do 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis ​
​​Conselho de Segurança apresenta o novo comando do 30º BPM

Teresópolis, 30 de maio de 2014 - Em reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública, nesta sexta-feira, 30, no auditório da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), na Várzea, foi apresentado aos conselheiros o novo comando do 30º Batalhão de Polícia Militar, coronel Cleber Maia, e o subcomandante, major Holanda. Coordenado pelo presidente do Conselho, Nadim Kantara, o encontro contou com a participação do secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz.

Durante a reunião, que tratou de vários temas como as estatísticas de ocorrências policiais nos últimos 30 dias, o secretário Marcos Antonio da Luz lembrou o ocorrido com a réplica da taça e falou sobre o constrangimento que tais atos causam a cidade. Da Luz também frisou que apesar do aumento do fluxo de pessoas e veículos na cidade, por conta da seleção, tudo está transcorrendo de forma ordeira.

Assumindo os trabalhos da companhia após a transferência do cel. Lima para o Rio de Janeiro, o comte. Maia agradeceu as boas vindas e se colocou a disposição de toda a sociedade teresopolitana. “​​Meu objetivo aqui é dar continuidade às ações que já vinham sendo desenvolvidas pelos comandos anteriores, além de fazer o possível para atender as demandas da sociedade no que for preciso”, disse o coronel.

O atual presidente do Conselho, Nadim Kantara, frisou que a gestão do coronel Cleber Maia à frente do 30º BPM já surte efeitos positivos. “Apesar do pouco tempo em nossa cidade, já recebi elogios sobre a maneira como o coronel Maia vem conduzindo seus homens”, relatou Nadim.

​As reuniões ordinárias do Conselho de Segurança acontecem uma vez por mês e têm como principal objetivo captar as demandas da sociedade e levá-las às autoridades competentes. A próxima está marcada para o dia ​27 de junho.

Conselho Comunitário de Segurança Pública

O Conselho Comunitário Segurança Pública tem 57 membros e segue os princípios de democracia, representatividade, paridade, autonomia, e transparência. O Conselho tem como foco principal o combate à corrupção, a prestação de serviços de qualidade à população e a articulação permanente com as forças sociais. 

Para isso, segue as seguintes normas: eleger seus membros bienalmente, por meio de conferências e fóruns nos quais haja plena participação social; adequar suas ações às realidades locais e regionais, operando os instrumentos democráticos de controle com monitoramento de dados quantitativos e qualitativos das situações de violência e ocorrências criminais; e trabalhar em ações de caráter consultivo, propositivo, fiscalizatório e deliberativo, adequando suas resoluções às orientações e regulamentações do Ministério da Justiça. 

Além disso, o Conselho deve manter estreita relação com todos os conselhos da área de segurança e outros, de modo a facilitar a articulação de ações e gerir todos os seus recursos participativamente, cuidando para que sejam efetivamente utilizados no alcance de seus objetivos.

Texto - Gisele Barreto​
fotos - Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Seminário estadual em Teresópolis encerra comemorações pelo dia do assistente social

Convite Encerramento Florescer em Teresópolis

IPTU 2014: Prefeitura de Teresópolis entrega carnês não retirados pelos contribuintes

Comércio e rede hoteleira já colhem os frutos da estadia da equipe canarinho em Teresópolis

Alunos da EJA Teresópolis aprendem História no cinema

Alunos e professores da EJA vão ao cinema aprender História do Brasil
Alunos da EJA aprendem História no cinema

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Buscando complementar conhecimentos adquiridos e motivar a aprendizagem, lançando um novo olhar sobre a disciplina de História, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal foram ao cinema aprender um pouco mais sobre a História do Brasil assistindo ao filme “Getúlio”, em que o ator Tony Ramos revive os últimos dias do ex-presidente Getúlio Vergas.

“Ensinar a partir do cinema significa provocar o olhar do aluno, despertar seu senso crítico e estimular seus sentidos com a imagem em movimento. A utilização de filmes como recurso pedagógico pode e deve contribuir para ampliação de práticas educacionais dos professores de História, incorporando-as aos processos de construção do conhecimento histórico”, explicou a coordenadora de História da EJA, Jaqueline Aragão, que articulou a ida ao cinema para as turmas da nona etapa.

Dirigido por João Jardim (codiretor do filme indicado ao Oscar “Lixo Extraordinário”), o longa faz referência às políticas trabalhistas de Getúlio e conta como se sucedeu sua morte, assuntos tratados pelos alunos em sala de aula. Também fazem parte do elenco Drica Moraes (como a filha do protagonista, Alzira Vargas) e Alexandre Borges (como Carlos Lacerda).

“Já tínhamos ido ao cinema outras vezes, mas desta vez foi diferente. Trouxe sentimentos adormecidos e que precisam ser fortalecidos. Jovens alunos compareceram, se comportaram e, principalmente, foram envolvidos pela arte do cinema. Olhares hipnotizados, comentários inusitados e rostos felizes marcaram nossa noite, encontrando motivação para seguirmos com nossa proposta”, avaliou a coordenadora da EJA no município, professora Ana Paula Coutinho.

Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a batalha da Educação de Jovens e Adultos é árdua, mas a competência da equipe encontra sempre um diferencial. “Não é fácil mantermos estimulados em sala de aula os alunos da EJA. Lutando contra a evasão escolar, o cansaço dos estudantes, a falta de disciplina e de motivação, nossa equipe ainda assim encontra meios para inspirar esses alunos através da criatividade, força de vontade e, sobretudo, amor à Educação”, analisou o secretário.
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: EJA Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Copa do Mundo 2014: Teresópolis ‘Casa da Seleção’ - Prefeitura realiza ações programadas para o Mundial

 TERESOPOLIS RJ BRASIL -Embelezamento do pórtico de entrada da cidade – no Soberbo, com a colocação das bandeiras dos países que vão disputar o Mundial
Copa do Mundo 2014: Teresópolis ‘Casa da Seleção’
Prefeitura realiza ações programadas para o Mundial

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Durante a gestão Arlei, a Prefeitura Municipal vem cumprindo as várias ações programadas para o desenvolvimento urbano da cidade e que também visam atender melhor a demanda turística que começa a chegar em Teresópolis por conta da Copa do Mundo.

Além do embelezamento do pórtico de entrada da cidade – no Soberbo, com a colocação das bandeiras dos países que vão disputar o Mundial, já estão prontas a padronização dos táxis, a fim de facilitar a sua identificação pelos turistas, e a confecção de mapas informativos da cidade, com a localização dos principais atrativos turísticos.

Outra iniciativa pioneira na cidade é a parceria da Prefeitura com os alunos do curso de Turismo da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). A iniciativa está possibilitando o auxílio voluntário de dez estudantes, do primeiro ano da cadeira, que vão atuar nos três principais pontos de informação turística da cidade: a Feirinha de Teresópolis, no Alto, a Rodoviária, no Centro, e a sede da Secretaria de Turismo, no Soberbo.

Nesta quinta-feira, 29, foi realizada uma reunião com os voluntários, coordenada pela técnica de Turismo, Anielle Monteiro, da Secretaria de Turismo, nas dependências do CIT (Centro de Informação Turística) da Várzea. Os alunos receberam informações e orientação sobre o atendimento ao turista, além das escalas dos locais de trabalho. Além dos voluntários, a Prefeitura já acolhe cinco estagiários bilíngues do curso de Turismo da UERJ nos pontos de informação turística da cidade.
Material informativo disponível aos turistas nos centros de informação turísticas da cidade
Outra iniciativa pioneira na cidade é a parceria da Prefeitura com os alunos do curso de Turismo da UERJ
Outra ação da Prefeitura chama a atenção de quem circula pela rodoviária. Um mapa de seis metros de altura foi instalado logo na entrada do terminal, e mais 100 mil cópias impressas desse mapa, em formato de panfleto, juntamente com folders e informativos, serão distribuídos aos turistas, facilitando sua circulação em Teresópolis. No local, assim como na Praça Higino da Silveira - a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, e Calçada da Fama, na Várzea; já está implantado sinal wi-fi com internet grátis, tudo para oferecer ainda mais conforto aos visitantes e usuários.
Outra ação da Prefeitura que chama a atenção de quem circula pela rodoviária é  um mapa informativo de seis metros de altura  instalado logo na entrada do terminal

As alunas de Turismo da UERJ, Taíse Baião e Thayná Souza, falaram das expectativas do primeiro contato com turistas brasileiros e estrangeiros. “Será uma grande experiência, muito gratificante, porque além de ser nossa opção profissional, também agrega valor ao nosso currículo na faculdade”, disseram.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Ascom
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Reunião do Conselho dos Direitos da Mulher de Teresópolis debate a violência doméstica

Reunião do Conselho dos Direitos da Mulher de Teresópolis debate a violência doméstica
Reunião do Conselho dos Direitos da Mulher debate a violência doméstica

Teresópolis, 29 de maio de 2014 – A reunião mensal do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizada nesta quinta-feira, 29, no Teatro Municipal, na Prefeitura, debateu a violência doméstica. O encontro teve a participação dos delegados da 110ª DP, Marcos Antônio da Silva (titular) e Ronaldo Cavalcante (adjunto) e do subcomandante do 30º Batalhão da Policia Militar, major Holanda. Na ocasião, foi apresentado o trabalho ‘Violência Doméstica – Conceito, Casos e Opiniões’, de autoria de dois estudantes universitários do curso de Direito do Unifeso.

O delegado Marcos Antônio da Silva ressaltou ​alguns​ benefícios gerados com a criação da Lei Maria da Penha. “Antes da existência dessa lei, muitos agressores entravam na delegacia já sabendo que a punição seria o pagamento de cestas básicas e saiam sorrindo. Hoje, eles têm consciência de que isso mudou. Temos embasamento até para decretar a prisão preventiva do agressor para que seja garantida a integridade física da vítima”, explicou a autoridade policial.

Marcos Antônio pontuou ainda a importância do trabalho educacional que deve ser feito com os agressores, inclusive com ajuda psicológica, para que haja mudança em seu comportamento. O delegado pontuou ainda o trabalho de prevenção que deve ser feito em escolas e empresas para coibir essa prática.

Presente à reunião, a representante da Secretaria M. dos Direitos da Mulher, Graça Medeiros, frisou que além do atendimento à mulher que sofre algum tipo de violência, a Secretaria também investe na prevenção. “Temos uma infraestrutura que presta atendimento psicológico, jurídico e de assistência social para mulheres que passam por essa situação. Além disso, este ano estamos promovendo nas escolas um ciclo de palestras sobre o assunto e teremos também atividades abertas à população que serão realizadas aqui no Teatro Municipal”, mencionou Graça Medeiros.
Vanessa Maciel, estudante de Direito, apresenta trabalho sobre a violência doméstica e suas implicações na sociedade
Os universitários Vanessa Maciel e Elton Lucas cursam o 4º período de Direito no Unifeso e apresentaram o trabalho ‘Violência Doméstica – Conceito, Casos e Opiniões’, feito para a disciplina Psicologia Política. A dissertação aponta os avanços conquistados com a aplicação da Lei Maria da Penha; o resultado de pesquisas sobre conhecimento e eficácia desse instrumento; e a motivação para a mulher continuar com uma relação com esse perfil; entre outras questões. O documento relata ainda casos ocorridos e aplicação da lei por analogia em processos judiciais a favor do homem agredido pela mulher e também em casos envolvendo homossexuais.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Alunos da Rede Municipal visitam Fazendinha Agroecológica em Seropédica

Vitor Gorin, estagiário da EMBRAPA Ecológica, recebe alunos da Escola Municipal Fazenda Alpina
Alunos da Rede Municipal visitam Fazendinha Agroecológica em Seropédica

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Com o objetivo de adquirir experiências e vivenciar conteúdos em outros contextos, os alunos do Programa Mais Educação da Escola Municipal Fazenda Alpina, em Vale Alpino, visitaram a Fazendinha Agroecológica, no município de Seropédica. O espaço é uma espécie de laboratório vivo para as pesquisas na área de agricultura orgânica realizadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro). Foi uma aula-passeio da Oficina de Canteiros Sustentáveis apresentada nesta escola. Na ocasião, o interesse e o comportamento apresentado pelos alunos geraram elogios pelos responsáveis.

“Essas aulas-passeio são muito importantes como ferramentas de real aprendizagem. São oportunidades para que o aluno saia do ambiente escolar a fim de conhecer novos lugares, diferentes situações de ensino-aprendizagem prazerosas, relacionadas aos conteúdos escolares, numa relação totalmente dialética com as informações, a realidade e as pessoas envolvidas”, explicou a coordenadora do Programa Mais Educação na rede municipal, professora Marcia Maria.

Durante a visita, que foi guiada pelo estagiário em agronomia da EMBRAPA Agroecologia, Vitor Cezar Borin, os alunos conheceram o sistema de criação de vacas leiteiras, a avicultura de postura, o minhocário, a estufa das mudas, a agro floresta e o hortão, onde são cultivados vários tipos de hortaliças em consórcio. Foi ressaltada também a importância da produção agropecuária pelo Sistema Orgânico, no qual não é usado nenhum tipo de agrotóxico ou de outro contaminante, com produção de alimentos mais saudáveis e nutritivos e, ainda, respeitando o meio ambiente.

“Infelizmente, apesar de as pessoas acharem a produção orgânica bonita e importante, o consumo e a visita aos pontos de venda ainda são muito pequenos”, observou o monitor da Oficina de Canteiros Sustentáveis, Alexandre Lopes.
Alunos e equipe da E.M. Fazenda Alpina em Seropédica
Para a coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Fazenda Alpina, professora Maria Helena Monteiro, o orgulho dos seus alunos e do monitor da oficina foram o ponto alto do passeio. Isso porque o estagiário da EMBRAPA, responsável pela visita guiada, elogiou o comportamento e o conhecimento prévio das crianças sobre tudo que foi apresentado e comentado no encontro. “Ele nos parabenizou e disse que valoriza muito esse tipo de atividade, pois enriquece a aprendizagem dos alunos", comemorou a coordenadora.

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

“Artemática”: professores municipais recebem formação interdisciplinar

 Gisela Guedes, chefe da Divisão de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, e as responsáveis pela oficina
“Artemática”: professores municipais recebem formação interdisciplinar

Teresópolis, 29 de maio de 2014 - Com o objetivo de ofertar aos professores da rede municipal de ensino uma formação continuada, visando a evolução de suas competências e a consequente ampliação do seu campo de aptidões, a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da sua Divisão de Anos Iniciais, promoveu a série de oficinas “Artemática”, envolvendo as disciplinas de Artes e Matemática. Realizada no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, a formação teve como público alvo os professores de 4° e 5° anos da rede e foi apresentada pelas professoras Gisele Guedes, Marcia Tayt-Sohn e Yasmine Diogo.

“A Educação, assim como a própria vida, está em constante evolução. A formação continuada possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos da profissão, se tornando assim profissionais mais capacitados a atender as exigências impostas pela sociedade, exigências estas que se modificam com o passar dos tempos, tendo então o educador que estar constantemente atualizado”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

A formação continuada foi ofertada em quatro oficinas realizadas nos turnos escolares, com grupos pequenos formados por cerca de 20 professoras, visando a troca de experiências, além do enriquecimento do currículo escolar. O projeto prevê também a vista das orientadoras às unidades escolares da rede municipal para observação da consequente aplicação das práticas compreendidas na formação.

“Nossa intenção com essas oficinas é aliar a parte teórica com a parte prática, ajudando o professor a levar esse conteúdo à sala de aula, onde ele deverá aplicar o que foi apreendido com os alunos, na escola. O professor deve estar sempre se atualizando, revendo seus conteúdos, e através da integração da matemática com as artes, a prática pedagógica se torna ainda mais rica”, explicou Gisela Guedes, chefe da Divisão de Ensino Fundamental – Ano Iniciais.
Professoras dos 4° e 5° anos participam da formação Artemática
 Durante a formação os professores aliam a teoria e a prática
Para a professora Marcia Tayt-Sohn, já que a arte está presente em todos os aspectos da vida, não há como separá-la de nenhuma disciplina de Educação. “Podemos trabalhar a Arte de várias maneiras, através de trabalhos interdisciplinares utilizando vários conhecimentos adquiridos. Nesta formação o nosso foco é a matemática e seus vários descritores aliados a artes”, finalizou a professora.
A professora Marcia Tayt-Sohn dá dicas para confecção de materiais pedagógicos

Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Baile da 3ª Idade: confraternização integra idosos dos programas sociais da Prefeitura de Teresópolis

TERESOPOLIS
Baile da 3ª Idade: confraternização integra idosos dos programas sociais da Prefeitura

Teresópolis, 28 de maio de 2014 – A Prefeitura realiza nesta quinta-feira, dia 29, o Baile da 3ª Idade, às 14h, na Casa de Portugal de Teresópolis (Avenida Lúcio Meira, 850, na Várzea). A confraternização tem como público-alvo todos os idosos inseridos nos programas sociais do município e que participam de atividades nas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Direitos da Mulher e de Esportes e Lazer.

Baile com música ao vivo e DJ e lanche fazem parte da programação. A expectativa é de que cerca de 300 idosos participem do evento.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Análise da Água das Fontes de Teresópolis

TERESOPOLIS
Saúde divulga resultado da análise da água de 13 fontes da cidade

Teresópolis, 28 de maio de 2014 – Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito nesta segunda-feira, 26. De acordo com as amostras coletadas em 13 fontes, e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Sete Tanques (Rosário), Taumaturgo e Praça Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise

• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Imprópria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO Teresópolis participaram do “Encontro Coaching”

Ex-aluno do UNIFESO fala sobre coaching para estudantes de Administração e Ciências Contábeis
Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO participaram do “Encontro Coaching”

Cerca de cem pessoas, entre estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), participaram do “Encontro Coaching” que aconteceu no dia 26 de maio, na Sala de Multimídia do prédio Afif Georges Farah, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza. A palestra foi ministrada pelo ex-aluno de Administração Claudio de Almeida Neto, que hoje é coach profissional na empresa Coaching Para Mudar.

Claudio conta que quando fez seu planejamento profissional para 2014 colocou entre as metas seu retorno ao UNIFESO, desta vez para uma palestra sobre coaching para os estudantes. “Aos alunos, agradeço pelo carinho com que fui recebido, na esperança de tê-los ajudado a descobrir como, usando ferramentas de coaching, podem ter foco na sua meta, planejar suas ações, entrar em ação para caminhar rumo ao destino, melhorar continuamente sua capacidade e, finalmente, alcançar seu resultado”, ressaltou o palestrante agradecendo também àqueles que o ajudaram na realização de seu “sonho programado”. “Aos professores Ana Maria Gomes de Almeida, Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais, e Jucimar André Secchin, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, meu agradecimento sincero”, completou.

“O coaching se enquadra perfeitamente no conceito de formação permanente que tanto as empresas como os profissionais devem ter. E um profissional como o Claudio Neto, tanto por sua competência como por ser nosso egresso, traz uma valiosa contribuição nessa área os para nossos estudantes”, avaliou o professor Jucimar Secchin.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Rio Futsal: Teresópolis/PMT desce a serra para enfrentar Madureira e Montanha

Teresopolis
Rio Futsal: Teresópolis/PMT desce a serra para enfrentar Madureira e Montanha

Teresópolis, 28 de maio de 2014 – Os times Sub-9, Sub-11 e Sub-13 do Teresópolis/PMT voltam a jogar neste sábado, 31, pela 16ª rodada do Campeonato Carioca Rio Futsal. Desta vez, para enfrentar o Madureira, e a partida acontecerá a partir das 12h, na casa do adversário. Já o Sub-15 e Sub-17 enfrentam o Montanha, a partir das 14h, também na casa do adversário.

No último sábado, 24, o Teresópolis/PMT entrou em quadra pelo Campeonato Carioca Rio Futsal. Dessa vez, as equipes de base do time serrano foram à Baixada Fluminense enfrentar o Duque de Caxias, em mais uma rodada da competição. Jogando na casa do adversário, o Teresópolis/PMT acumulou três vitórias, perdendo apenas no Sub-9 e Sub-15.

A primeira partida do dia foi na categoria Sub-9, onde as jovens promessas do futsal teresopolitano não resistiram à pressão do adversário e perderam por 3 x 2. Já pelo Sub-11, o Teresópolis venceu por 5 x 4 em um jogo bastante acirrado.

No Sub-13, mais um belo resultado para a equipe serrana. O Teresópolis/PMT aplicou uma goleada em cima do Duque de Caxias e saiu vitorioso, anotando 4 x 0. No Sub-15, o time serrano cedeu a vitória, perdendo a partida por 7 x 3. Já no Sub-17, os jovens talentos do Teresópolis/PMT seguem vivos no Campeonato Carioca Rio Futsal após vencer o Duque de Caxias por 4 x 3.

No domingo, 25, o Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, foi palco da disputa entre o Teresópolis/PMT e o Montanha. O time visitante obteve duas vitórias: no Sub-9, por 10 x 1, e no Sub-11, por 6 a 4. Já no Sub-13, a equipe serrana voltou a vencer na competição. Desta vez, o Teresópolis/PMT ganhou o Montanha por 12 x 6. O Sub-15 e o Sub-17 venceram por W.O.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

HCTCO e Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO participam do Dia do Desafio em Teresópolis

Em clima de descontração, cerca de trinta pessoas, entre estudantes e funcionários, participaram do Dia do Desafio no HCTCO
HCTCO e Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO participam do Dia do Desafio

O Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) em parceria com a coordenação da Clínica-Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou no dia 28 de maio um evento em comemoração ao Dia do Desafio. A atividade contou ainda com o apoio do Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde.

Em clima de descontração, cerca de trinta pessoas, entre estudantes e funcionários, participaram de atividades de alongamento realizadas pelo professor Fellipe Portela e estudantes do curso de Fisioterapia. Uma mesa com frutas, água de coco e barras de cereal também foi montada no local.

O Dia do Desafio pretende incentivar o maior número possível de pessoas a praticarem, ao menos, quinze minutos de exercícios físicos. Para que todas as nações se mobilizem juntas a data estipulada para a atividade é sempre a última quarta-feira do mês de maio.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

UNIFESO Teresopolis tem projeto aprovado para núcleo de inovação tecnológica

O projeto INOVA-SERRA-RJ é coordenado pelo professor Valter Luiz Gonçalves, coordenador do curso de Farmácia do UNIFESO
UNIFESO tem projeto aprovado para núcleo de inovação tecnológica

O projeto “INOVA-SERRA-RJ: Implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT na Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO” foi contemplado pelo programa “Apoio à Criação e Implementação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no Estado do Rio de Janeiro – 2014”, que tem por objetivo apoiar projetos que visem à criação e/ou ampliação de NITs para gerir a política de inovação em instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e iniciativas diversas, com vistas à difusão da inovação como instrumento de competitividade e crescimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. O resultado do edital do programa foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no dia 30 de abril.

O projeto da FESO é coordenado pelo professor Valter Luiz da Conceição Gonçalves, coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), e tem a participação dos professores Armênio Evangelista, assessor da Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE); Liane Pitombo, docente nos cursos de Medicina, Farmácia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas; Viviane Masseran, docente no curso de Engenharia de Produção; e Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI). De acordo com o coordenador do projeto, pretende-se tornar o NIT/FESO unidade responsável por assessorar as instâncias superiores da FESO na tomada de decisões sobre a política de inovação da Instituição, além de estimular e difundir a cultura de inovação e empreendedorismo nos âmbitos institucional, municipal e regional. “Com a implantação do INOVA-SERRA esperamos que as atividades desenvolvidas colaborem com o desenvolvimento científico e tecnológico, oferecendo aos estudantes de graduação e de pós-graduação, assim como aos parceiros e empresas da Região Serrana, a construção de conhecimento e ações reais na área do empreendedorismo, inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, aproximando academia e empreendedores, pesquisadores e inventores, em prol de possíveis impactos sociais e econômicos para a região”, observou o professor Valter.

Segundo o coordenador, o NIT será implantado no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, e em princípio deve atuar em três frentes: a Gestão de Projetos de Inovação; a Proteção da Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia. “O público abrange a comunidade acadêmica do UNIFESO e também instituições públicas e privadas da região”, explicou o professor Valter.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Atualização de dados do Bolsa Família em Teresópolis chega ao Alto e região - Atendimento prossegue em junho, na cidade e no interior

TERESOPOLIS
Atualização de dados do Bolsa Família chega ao Alto e região
Atendimento prossegue em junho, na cidade e no interior

Teresópolis, 27 de maio de 2014 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, dá continuidade às ações de atualização de dados e de verificação do cumprimento das condicionalidades das famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Nesta quinta-feira, dia 29, será atendida a clientela do Alto, Soberbo, Vila Santo Antonio, Cascata dos Amores, Parque do Ingá, Iúcas, Corta Vento, Jardim Serrano, Granja Guarani/Pedreira, Taumaturgo e da Cascata Guarani/Beira Linha.

O atendimento será realizado das 9h às 16h, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Alto, localizado na Avenida Alberto Torres, 1148 – junto à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências nas áreas social e de saúde, determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Para tanto, haverá pesagem das crianças entre 0 e 6 anos, bem como das mães e gestantes.

Para atualização dos dados, é necessário que o responsável familiar apresente a seguinte documentação, original e cópia: CPF, título de eleitor, carteira de identidade e carteira de trabalho (de todos os maiores de 18 anos, certidão de nascimento e declaração escolar (de todos os menores de 18 anos) e comprovante de residência atual (conta de luz, água, telefone). Se a carteira de trabalho for assinada, é preciso apresentar cópias da página do contrato e da alteração de salário e/ou contracheque atual. Caso a carteira não seja assinada, deve ser levada cópia de declaração de renda autônoma, prestação de serviço e renda, ajuda financeira ou pensão alimentícia. Se a pessoa receber pensão ou aposentadoria do INSS, deve ser apresentada cópia do extrato bancário.

A atualização prossegue no mês de junho, quando serão montados postos de atendimento na Igreja Católica do Imbiú, no CRAS Meudon e no PSF de Pessegueiros para atender os beneficiários do programa Bolsa Família dos seguintes bairros e localidades: Meudon/Coreia, Jardim Meudon e Vale da Revolta – na cidade; Imbiú, Venda Nova, Sebastiana, Prates, Tapera, Pessegueiros, Providência, Três Córregos, Cruzeiro, Biquinha e Rincão Gaúcho – no interior.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

FESO Teresópolis recebe secretário de Saúde e entrega equipamentos para as Unidades de Saúde da Família

Secretário de Saúde visitou o UNIFESO para receber oficialmente os equipamentos adquiridos pela FESO com recursos oriundos do Contrato de Cogestão do Programa Saúde da Família
FESO recebe secretário de Saúde e entrega equipamentos para as Unidades de Saúde da Família

No dia 20 de maio o doutor Luiz Cezar Faria Alonso, secretário municipal de Saúde de Teresópolis, visitou o Campus Antonio Paulo Capanema de Souza do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) para receber oficialmente os equipamentos adquiridos pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) com recursos oriundos do Contrato de Cogestão do Programa Saúde da Família - PSF, cujo montante ultrapassa R$ 80 mil.

“Já era para termos vindo aqui, e finalmente viemos, a convite da FESO. Essa distribuição de material, inclusive para a secretaria de Saúde, é de extrema importância porque vamos poder prover as Unidades Básicas de Saúde, o que já era para ter sido feita anteriormente e, graças à FESO, está sendo feita agora. Quero agradecer à FESO pelo trabalho que está sendo efetuado, acho que é a instituição mais indicada para lidar com a atenção básica pois conhece bem a área”, disse Luiz Cezar.

O secretário adiantou ainda que a interlocução da prefeitura com a FESO vai ser facilitada: “estamos trazendo para a Secretaria de Saúde de Teresópolis pessoas como a consultora em saúde Leonara Vidal e assim o trabalho vai fluir melhor, porque agora vamos ter, de um lado, o conhecimento da FESO, e do outro lado o conhecimento da secretaria, que vão se juntar para produzir um trabalho excelente para o usuário”.

O secretário foi recebido por autoridades do UNIFESO: os professores Verônica Santos Albuquerque, Reitora; José Feres Abido Miranda, Pró-Reitor Acadêmico; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Vera Lucia Pacheco, coordenadora técnica da cogestão das equipes de PSF; e o administrador Mauri Dahmer; coordenador administrativo do PSF. Também participaram da visita Leonara Vidal e Fabíola Amorim Maia, da Secretaria Municipal de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino Pinheiro da Costa e o conselheiro Sérgio Ricardo Ponciano.

“A FESO participou da última licitação para a cogestão do PSF por dois grandes motivos correlatos: produzir um atendimento de qualidade para a população e consequentemente promover uma formação de saúde de excelência. Atualmente não é possível se conceber a formação de profissionais de saúde apartada do trabalho nos serviços de saúde, e por isso a FESO investe intensamente na parceria com a rede de saúde municipal. A visita do secretário e de sua equipe técnica foi fundamental para dar mais qualidade e agilidade aos processos demandados nessa cogestão, bem como reafirmar as intenções de renovar o contrato com a Secretaria Municipal de Saúde”, disse a professora Verônica Santos de Albuquerque, reitora do UNIFESO, avaliando a visita.

Os equipamentos serão distribuídos às Unidades Básicas de Saúde da Família nos próximos dias, atendendo as 16 equipes do município e suprindo as necessidades emergenciais e eventuais ausências nas unidades, a fim de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e principalmente o atendimento à população. Compõem o rol de equipamentos aparelhos de verificação de pressão adulto e infantil, aparelhos de nebulização, estetoscópios adulto e infantil, balanças antropométricas, balanças pediátricas, termômetros de controle de temperatura para geladeiras de vacina, arquivos em aço, mesas, computadores, impressoras, estabilizadores de energia para equipamentos de informática, quadros murais, tenda inflável para ações comunitárias e projetor de multimídia.

Segundo Valdir Paulino, “para o Conselho Municipal de Saúde é um prazer muito grande a participação da FESO na cogestão de 14 das 16 equipes do PSF, e, como discutimos hoje, queremos a ampliação do PSF para outras comunidades. A FESO está de parabéns por essa parceria com a prefeitura, que é muito importante, porque quando não existe essa parceria entre o gestor e o prestador de serviço quem paga é a população. O Conselho Municipal de Saúde também participa dessa relação entre a secretaria e a FESO, para que a comunidade não pague por erros cometidos pelos governos anteriores”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Arlei busca solução junto ao Estado para famílias da Fonte Santa em Teresópolis

Prefeito Arlei com os moradores do conjunto habitacional da Fonte Santa: interlocução junto ao Governo do Estado na busca de solução
Arlei busca solução junto ao Estado para famílias da Fonte Santa

Teresópolis, 27 de maio de 2014 – O prefeito Arlei, atuando como interlocutor entre as partes, conseguiu marcar para esta quinta-feira, dia 29, uma reunião na Secretaria de Estado de Habitação. Em pauta, a legalização das famílias que ocuparam irregularmente 27 casas populares construídas pelo Governo Estadual na Fonte Santa. Também será buscada solução para outras 10 famílias que invadiram o mesmo terreno e construíram suas casas, de forma irregular.

“Eu entrei em contato com o deputado Rafael Picciani, que confirmou a reunião e se comprometeu a nos receber na quinta-feira para ajudar a resolver essa questão da legalização”, disse Arlei, que levará um grupo de moradores para acompanhar o encontro. O deputado Rafael Picciani ocupou durante dois anos e meio a Secretaria de Estado de Habitação e, por isso, tem como uma de suas áreas de atuação parlamentar os temas ligados à área.

A agenda entre representantes da Prefeitura e do Estado foi solicitada por Arlei nesta terça, 27, durante encontro com um grupo de moradores que buscou o seu auxílio para a solução definitiva da questão. Acompanharam a reunião a procuradora geral do Município, Rosilda de Carvalho Barbosa, e os secretários municipais José Carlos Cunha (Administração) e Graça Granito (Desenvolvimento Social), além do subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho da Graça.

Por orientação de Arlei, equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai até o conjunto habitacional para atualizar os cadastros das 37 famílias. O objetivo é identificar quem mora nas 27 casas já construídas, a fim de que o Estado avalie a viabilidade de oficializar a posse dos imóveis. O cadastro também servirá para apontar os moradores que invadiram o terreno e construíram irregularmente dez casas, para que essas famílias sejam incluídas em um programa de aluguel social e as unidades irregulares sejam demolidas.

Por se tratar de um empreendimento do Governo Estadual, a Prefeitura não pode intervir no caso da invasão das casas do conjunto habitacional da Fonte Santa. Porém, a Administração Municipal foi acionada para agir contra as construções irregulares. No dia 6 de maio, a Secretaria Municipal de Planejamento, através do setor de Fiscalização de Obras, coordenou uma ação de repressão às construções irregulares, situadas no terreno da Cehab (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro), na Fonte Santa. No local, onde já existe o conjunto popular habitacional construído pelo Governo do Estado, uma equipe de sete fiscais da Prefeitura notificou, com autos de embargo, moradores de dez casas, cujas construções se encontravam em estágio avançado. Sem documentação legal, nem autorização para a edificação, as obras foram embargadas.

Fotos – crédito AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Alunos do Beatriz Silva abrem a segunda noite dos Concertos de Gala do Centro Cultural Feso Pro Arte Teresópolis

 Alunos da premiada Banda do Centro Educacional Beatriz Silva se apresentam na Noite Espanhola da Feso Pro Arte
Alunos do Beatriz Silva abrem a segunda noite dos Concertos de Gala

Teresópolis, 27 de maio de 2014 - Aconteceu no último sábado, 24, a segunda noite da temporada 2014 da Série Concertos de Gala do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), com o objetivo de levar ao grande público um conjunto de apresentações musicais na forma de recitais de música de câmara, canto e concertos em seu Salão Nobre. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a cada edição uma escola municipal faz a abertura dos concertos, visando formar novas plateias e valorizar a cultura local. Nesta segunda noite, a abertura ficou por conta dos alunos do Centro Educacional Beatriz Silva, da Barra do Imbuí, sob a regência do maestro Evaldo Cândido Pereira.

“Essas apresentações são muito importantes para nossos alunos, porque ajudam a abrir seus horizontes musicais e culturais e, no nosso caso, a Noite Espanhola veio bem a calhar, já que diversos trabalhos feitos na escola estão tendo como tema esse país. No projeto Canteiros do Mundo caracterizamos uma jardineira com a Espanha, ou seja, uma grande oportunidade para nossos alunos terem contato com outras culturas e visões de mundo”, analisou a diretora do Beatriz Silva, professora Jane Lara Motta.
A diretora Jane Lara Motta com alunas que participaram da apresentação
Os concertos de Gala são uma tradição da antiga Fundação Pro Arte Theodor Heuberguer, que durante os seus mais de 60 anos atuou na área da música erudita. Uma vez por mês acontecem apresentações de músicas típicas de diversos países, seguidas por coquetéis de encerramento visando criar uma atmosfera de integração entre o programa executado e a culinária típica. Nesta segunda apresentação, a dupla Angela Diel e Eliara Puggina (canto e piano) interpretou a Noite Espanhola, e a premiada Banda do Centro Educacional Beatriz Silva, que ganhou os concursos municipal, estadual e nacional em 2013, foi responsável pela abertura.

“Uma noite como essa é muito importante para educação musical dos nossos alunos. Desde a preparação, onde tivemos apenas 20 dias para arranjos e ensaios, até o conhecimento de obras musicais de outros países. Ficou tão bom que vamos ensaiar mais e apresentá-la no Campeonato Estadual, em julho”, anunciou o maestro Evaldo Cândido Pereira.

Para o coordenador do CCFP, professor Jorge Bragança, “um dos intuitos das noites temáticas é, justamente, retratar as diferentes culturas de famílias de imigrantes que vivem em Teresópolis, já que a cidade sempre recebeu pessoas de vários países”.

A próxima apresentação será no dia 5 de julho, com Euxódia de Barros (piano solo) apresentando a Noite Brasileira. A abertura será feita pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos de Teresópolis, com entrada franca.
 A dupla Angela Diel e Eliara Puggina na apresentação principal
O maestro Evaldo Cândido e seus alunos depois da apresentação
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis faz a festa em Santa Rita

Construída em 1712, a Paróquia de Santa Rita de Cássia é a primeira igreja católica de Teresópolis
Cultura nos Bairros faz a festa em Santa Rita

Teresópolis, 26 de maio de 2014 - No último sábado, 24 de maio, o projeto Cultura nos Bairros, desenvolvido pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, esteve na localidade de Santa Rita. A visita teve como objetivo levar à comunidade do 2º Distrito uma tarde de arte, entretenimento e alegria, agregando valor à Festa em Louvor à Santa Rita de Cássia, organizada pela paróquia e a comunidade. Na ocasião, foi assinada também a ata de criação da Associação dos Amigos da Capela de Santa Rita.

As atividades foram realizadas no pátio da capela e agradaram a comunidade. O agente cultural Ivo Bernardo deu início às atrações com uma oficina de pernas de pau, que divertiu as crianças, contando com a participação de alguns alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura. Logo depois, Ivo surpreendeu com a exibição de malabares, despertando a atenção do público, principalmente com o swing, que utiliza fogo, e as claves, também com fogo.

Na programação musical, os músicos Fernando Mello, Marcos André, Ayrton Rebello e Andréa Sant’Anna, com a participação do secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, agitaram a plateia com muito forró. No repertório, peças clássicas como ‘Sala de Reboco’, ‘Xote das Meninas’, ‘A ema gemeu’, ‘Luiz respeita Januário’, ‘É proibido cochilar’ e muitas outras.
A cantora e repentista Wanda Pinheiro, com alunos do curso de circo
Ayrton Rebello, Arnaldo Almeida, Marcos André e Fernando Mello deram um show de forróEntre as atividades, oficinas de malabares e pernas de pau
O show pirotécnico de malabares com Ivo Bernardo
Também participou do evento a cantora e repentista Wanda Pinheiro, que apresentou versos de improviso e ainda cantou sucessos como Chico Mineiro e Vai dar tudo certo. Ao lado de Ayrton Rebello, cantou ainda ‘Estúpido Cupido’ e ‘Coração de papel’.

Quem esteve presente, aproveitou as atividades. É o caso de Lucas Moura Pacheco, de 10 anos, morador da localidade. “Foi a primeira vez que andei com pernas de pau. Achei o máximo. Muito legal. E com a ajuda do professor, consegui direitinho”, comentou o menino.

Administrador paroquial da Capela de Santa Rita de Cássia, padre Denis de Souza Bispo ficou satisfeito. “A presença da Secretaria de Cultura enriqueceu muito a nossa festa. Além de toda esta manifestação artística, esta visita vai possibilitar que os olhares de Teresópolis se voltem um pouco para a comunidade de Santa Rita, que muito precisa. Que esta seja a primeira ação de uma longa e farta parceria entre a comunidade de Santa Rita e a Secretaria de Cultura. Só temos a agradecer”, comentou o padre.

Associação dos Amigos da Capela

Além das atrações do Cultura nos Bairros, na mesma ocasião também foi assinada a ata de criação da Associação dos Amigos da Capela de Santa Rita, com o objetivo de auxiliar a paróquia na manutenção e conservação da igreja.

Primeira igreja católica de Teresópolis, a Capela de Santa Rita de Cássia foi construída em 1712, como capela mortuária e, 100 anos depois, em 1823, foi ampliada, passando a se tornar igreja. Algumas partes da construção ainda permanecem intactas, como há 300 anos. Daí a ideia da criação de uma associação de amigos da capela, sugestão do historiador Wanderley Peres, e que foi abraçada pela comunidade e pela Secretaria de Cultura, que, através do Serviço de Patrimônio Histórico, formalizou a criação da mesma.

Participaram da assinatura da ata o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida; o secretário de Agricultura, José Francisco Cortásio; o historiador Wanderley Peres; a chefe do Patrimônio Histórico de Teresópolis, Regina Rebello; o presidente da Academia Teresopolitana de Letras, Delmo Ferreira; o padre Denis Bispo; e ainda os historiadores Romildo Pires, Marcelo Campos e Carlos Artur Esteves.

“Além da premissa principal do projeto, levando arte e entretenimento à comunidade, e contribuindo assim para a festa em louvor à Santa Rita, a visita do Cultura nos Bairros teve ainda o acréscimo do fator histórico. Com a criação de uma associação, esta importante capela fica fortalecida, com a garantia de uma entidade disposta a auxiliar na manutenção e na proteção deste patrimônio da nossa cidade”, destacou o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
Marcelo Campos, Romildo Pires, Regina Rebello, Delmo Ferreira, Wanderley Peres, Padre Denis Bispo, Arnaldo Almeida e Carlos Artur Esteves assinaram a ata
O Ônibus da Cultura levou os artistas até a comunidade de Santa Rita
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis