Pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno reúne autoridades e entidades de Teresópolis-Programação 80% gratuita acontece de 26 de julho a 10 de agosto em diversos pontos
Teresópolis, 18 de julho de 2014 – Com o tema ‘DACORDARUA’, o Festival Sesc de Inverno edição 2014 teve seu pré-lançamento nesta sexta-feira, 18, no Sesc Teresópolis. O evento reuniu autoridades e representantes de entidades, como o vice-prefeito Marcio Catão e o presidente-interventor do sistema Fecomércio/Sesc/Senai-RJ, Luiz Gastão. Na ocasião, foram apresentadas as atrações do festival em Teresópolis, como música, dança, teatro, oficinas e atrações infantis, além das estratégias de comunicação para divulgação do evento, com destaque para a parceria com o comércio local. Com 80% da programação gratuita, o festival acontece de 26 de julho a 10 de agosto em diversos pontos da cidade e também no interior do município.
O presidente-interventor do sistema Fecomércio, Luiz Gastão, destacou a preocupação do Sesc em promover eventos culturais com cunho educacional e ressaltou o intercâmbio entre os artistas locais e os de renome nacional. Além disso, falou sobre a ampliação das ações após o término do festival. “Estamos buscando fazer com que o festival tenha continuidade durante os próximos 12 meses. A ideia é ampliar as ações, em parceria com o empresariado, o poder público e a comunidade em geral. Que este festival seja um marco para o Sesc e para a serra fluminense”.
O vice-prefeito Marcio Catão frisou a democratização do acesso à cultura com a promoção de atividades em praças públicas. “A iniciativa do Sesc de levar atrações para as praças nos bairros e também na área rural é muito boa porque facilita o acesso às ações culturais. Além disso, a temática deste ano valoriza a arte dos grafiteiros e a cidade já foi presenteada com um painel que está aqui no Sesc e a parede da Rodoviária receberá durante o festival uma intervenção feita pelo artista Toz”.
Os secretários de Cultura, Arnaldo da Silva Almeida, e de Turismo, Ronaldo Fialho também marcaram presença. Arnaldo enfatizou a parceria da Prefeitura com o Sesc para a realização do Festival de Inverno. “O Sesc é um grande fomentador de cultura na cidade. Nosso relacionamento é excelente e o fortalecimento dessa parceria com a Prefeitura traz muitos ganhos para a cidade”, destacou Arnaldo, lembrando que a abertura oficial será na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, no próximo dia 27, com show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci, em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi. Contudo, as atividades já começam, no local, no dia anterior, com a apresentação do grupo Galpão ‘Till, a saga de um herói torto’, na Praça Juscelino Kubistchek.
O secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, mencionou a importância da continuidade de ações culturais após o término do festival. “Já tive o prazer de acompanhar diversas edições do festival e sempre ficava um vazio quando terminava. É muito bom saber que o Sesc tem a intenção de dar continuidade, com ações ao longo do ano”.
Na ocasião, o gerente de Cultura do Sesc Rio, Marcos Rego, apresentou a programação da 13ª edição do festival, que terá cerca de 200 atividades nas cidades onde acontece: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Entre as novidades citadas está a Caravana Sesc que vai percorrer pontos estratégicos dos três municípios, levando peças teatrais, atividades literárias e de artes visuais e exibições de filmes. Em Teresópolis, a caravana passará pelas praças Higino da Silveira, a da Feirinha, no Alto; Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí; dos Expedicionários, em São Pedro; e Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito.
As estratégias de comunicação do Sesc para divulgação do evento foram abordadas pela superintendente Cristiane Caetano, com destaque para a parceria com o comércio local. Durante a apresentação, Cristiane falou sobre o Plano de Mídia montado, com campanhas em rádio, TV, internet e mídia impressa com circulação em todo o estado. Também foi criado um grupo no Whatsapp para que durante o festival sejam recebidas mensagens com a programação diária. O comércio local terá um papel importante nesta divulgação. Foram elaborados brindes que serão distribuídos para os clientes que consumirem acima de R$ 150 na loja. Hotéis e restaurantes também estão inseridos nas ações de comunicação.
O gerente do Sesc Teresópolis, Eugênio Nascimento, pontuou os destaques da programação na cidade. “Na parte de shows, por exemplo, teremos um mix de estilos musicais com Paulinho da Viola, Almir Sater, Gabriel, o Pensador, Marcelo D2 e Pitty, além de muitas outras atrações que valem a pena conferir”, convidou Eugênio Nascimento.
A programação completa pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br e os ingressos podem ser adquiridos, a partir do próximo dia 24, nas unidades do Sesc, no site www.compreingresso.com, nos pontos de venda ou através de call center.
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário