Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feriado de 1º de janeiro: Funcionamento da Prefeitura de Teresópolis e das repartições municipais

Teresópolis RJ
Feriado de 1º de janeiro: Funcionamento da Prefeitura e das repartições municipais

Teresópolis, 30 de dezembro de 2015 – Devido ao feriado desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2016, o expediente na Prefeitura, e suas repartições, nesta quinta-feira, 31 de dezembro, será ponto facultativo. No dia 1º de janeiro, Confraternização Universal, a Prefeitura ficará fechada.

O expediente de todas as secretarias municipais e da Procuradoria-Geral do Município poderá obedecer a horário definido pelos seus respectivos secretários e Procurador Geral, de acordo com as necessidades específicas. Ressaltando que a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como emergência médica, plantão da Defesa Civil e orientação do trânsito.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A Defesa Civil trabalha sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal permanece nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funciona com plantão 24 horas.

SAÚDE – Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, funciona diariamente, entre 8h e 20h, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, em regime de plantão 24h. Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – A Feirinha ficará montada até o dia 3 de janeiro de 2016, ficando a critério de cada expositor a abertura do estande até esta quinta-feira, 31 de dezembro. O funcionamento será normal nos dias 2 e 3 de janeiro de 2016. O horário de atendimento é das 10h às 19h.

ESPAÇO MULHER – Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funcionou de 13 a 22 de dezembro, na Praça Baltasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. As atividades serão retomadas no dia 8 de janeiro de 2016.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis e Tereprev buscam soluções para resolver o déficit previdenciário

Secretárias municipais de Controle Interno, Yára Medeiros, e de Fazenda, Tania Reis, se reúnem com Evandro Antônio da Silva, pres. da Aepremerj
Prefeitura e Tereprev buscam soluções para resolver o déficit previdenciário

Teresópolis, 30 de dezembro de 2015 – Representantes da Prefeitura, do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Teresópolis) e da Aepremerj (Associação das Entidades de Previdência dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) se reuniram nesta segunda-feira, 28, para tratar do déficit financeiro do Tereprev. Na ocasião, foram elencadas diversas ações que podem ajudar a resolver os problemas econômicos que o instituto enfrenta e também garantir a sua estabilidade.

“Esta reunião é o início de um trabalho que será feito com o objetivo de implementar ações imediatas e de médio prazo para equacionar os problemas enfrentados pela Prefeitura e pelo Tereprev no que se refere à questão previdenciária em Teresópolis”,frisou o presidente da Aepremerj, Evandro Antônio da Silva.

Participaram do encontro a secretária de Controle Interno, Yára Medeiros, de Fazenda, Tania Reis, e a presidente do Tereprev, Suely Pires.

Foto: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

IPTU 2016: boleto poderá ser impresso através do site da Prefeitura de Teresópolis a partir do dia 1º

TERESOPOLIS
IPTU 2016: boleto poderá ser impresso através do site da Prefeitura a partir do dia 1º

Cota única paga em janeiro terá desconto especial de 20%

Teresópolis, 30 de dezembro de 2015 – A partir do dia 1º de janeiro, os contribuintes poderão imprimir o boleto do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 através do site institucional – www.teresopolis.rj.gov.br. A estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda é que os carnês comecem a ser distribuídos a partir do dia 11 de janeiro no estande montado no 1° piso da Prefeitura. O contribuinte que estiver em dia com o pagamento do imposto terá um desconto de 20% caso quite o tributo em cota única até o dia 31 de janeiro.

Os carnês também são entregues pelos correios aos contribuintes que solicitam essa facilidade à Prefeitura. Além disso, funcionários municipais entregam os carnês em condomínios e edifícios residenciais no centro da cidade.

Não houve aumento real no IPTU, apenas atualização de valores. O percentual de 9,49% corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de setembro de 2014 a setembro de 2015.

Descontos para cota única

Existem três faixas de desconto para quem quitar o imposto em cota única: de 20%, 15% e 10%. O proprietário que está em dia com os exercícios anteriores, e que decidir pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro, garantirá desconto especial de 20%. Para quem possui débito, o desconto cai para 15% no caso de cota única quitada até o dia 31. Já quem preferir pagar o imposto à vista até o dia 29 de fevereiro terá redução de 10%.

Para facilitar a vida do contribuinte, a partir do dia 1º de janeiro a Prefeitura disponibilizará em seu site, no endereço www.teresopolis.rj.gov.br, o boleto para quitação da cota única do IPTU. Para acessar, basta entrar no endereço mencionado, localizar o banner ‘IPTU 2016’ e clicar na opção clique aqui. Em seguida, é só preencher o número de matrícula do imóvel, disponível em carnês de anos anteriores, para imprimir o boleto.

O IPTU 2016 poderá ser pago nas agências bancárias e nas casas lotéricas da cidade ou nos caixas da Secretaria de Fazenda – no prédio da Prefeitura.

Informações podem ser obtidas no setor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Fazenda pelo telefone (21) 2742-3352, ramal 219, de segunda a sexta, das 12h às 18h, ou pelo e-mail da Dívida Ativa: dividaativa@teresopolis.rj.gov.br.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Prefeitura de Teresópolis convoca beneficiários do Aluguel Social para complementação do recadastramento

TERESOPOLIS
Prefeitura convoca beneficiários do Aluguel Social para complementação do recadastramento

Famílias têm entre 4 de janeiro e 5 de fevereiro de 2016 para
comparecer ao Canteiro Social, em Fátima

Teresópolis, 28 de dezembro de 2015 - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social convoca para complementação do recadastramento do Aluguel Social as famílias que não compareceram em outubro deste ano, inclusive aquelas que não optaram pela unidade habitacional como indenização pela perda de suas casas na ocasião da catástrofe natural de 2011. A complementação acontecerá de 4 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016, no Canteiro Social, coordenado pelo Governo do Estado, localizado na Rua Tietê, 387, no bairro de Fátima. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Quem não atender à convocação terá o benefício suspenso.

A Secretaria M. de Desenvolvimento Social vai estar presente no Canteiro Social para dar suporte à complementação do recadastramento e também para prestar esclarecimentos para os beneficiários que tenham dúvidas sobre a opção da unidade habitacional como forma de ressarcimento.

Os beneficiários deverão apresentar original e duas cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF do titular do benefício e do cônjuge/companheiro; título de eleitor; carteira de trabalho ou contracheque; certidão de nascimento ou de casamento; certidão de nascimento ou RG dos dependentes; comprovante de residência da catástrofe de 2011; comprovante da titularidade do imóvel atingido em 2011; comprovante de residência atual; número do NIS (Número de Identificação Social) atualizado; e laudo atualizado da Defesa Civil de interdição do imóvel atingido.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Musical “A Bela e a Fera” será apresentado no Sesc Teresópolis neste domingo, dia 20/12

Musical “A Bela e a Fera” será apresentado no Sesc Teresópolis neste domingo, dia 20/12
Musical “A Bela e a Fera” será apresentado no Sesc Teresópolis neste domingo, dia 20/12

Espetáculo terá audiodescrição e tradução para a Libras (Língua Brasileira de Sinais)

O musical “A Bela e a Fera” volta ao circuito após as recentes temporadas de sucesso no Teatro das Artes e no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Rio. E a próxima parada será no Sesc Teresópolis, que traz a superprodução para o município em sessão única no próximo domingo, dia 20/12, às 16h. Os ingressos custam entre R$ 1 (associados) e R$ 4.

Dirigida por Allan Ragazzy, a montagem é livremente inspirada no conto francês La Belle et la Bêt (1750) – que também virou filme da Disney e produção de sucesso da Broadway. Trata-se de uma grande produção, com equipe formada por 23 profissionais, sendo 9 atores-cantores. Será encenada em palco montado na quadra esportiva do Sesc. Para proporcionar acessibilidade ao público com deficiência visual ou auditiva, haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e equipamentos de audiodescrição. 

No enredo, um príncipe egoísta é amaldiçoado por uma feiticeira que o transforma em uma fera horrível. O encanto só poderá ser desfeito se ele encontrar o amor verdadeiro. Eis que um dia, Maurice, morador de um vilarejo distante que estava fugindo de lobos famintos, decide abrigar-se no castelo ao encontrar a porta aberta. Recebido com grande entusiasmo por objetos encantados que andam e falam, ele se sente acolhido e protegido. No entanto, é surpreendido pela pavorosa Fera, que o faz prisioneiro por ter invadido seu castelo.

Bela, filha de Maurice, fica sabendo do corrido e vai até o castelo se oferecer para ficar presa para sempre no lugar de seu pai. A Fera aceita prontamente a troca e liberta Maurice, que retorna desamparado para casa. Mas, para surpresa de Bela, a Fera não a torna prisioneira e a trata como uma princesa, oferecendo um quarto e um convite para jantar. O que antes parecia ser o fim de uma camponesa se revela uma amizade comovente, apaixonante e transformadora, a ponto de quebrar o feitiço e trazer de volta um príncipe generoso e amável.


FICHA TÉCNICA
Adaptação: Renato Calvet
Direção: Allan Ragazzy
Figurino: Castello Branco Produções Artísticas
Cenário: Mario Pereira
Coreografia: Luna Lima
Direção Musical: Jonas Hammar
Produção: Deise Reis e Leandro Bispo
Direção e produção de turnê: Ronaldo Tasso

Elenco:
Bela - Luísa Cesar
Fera - Renato Calvet
Samovar - Beta Brito
Lumierè - Raí Valadão
Horloge / Lefou - Adriano Fragalá
Gaston - Areias Herbert
Maurice - Roy D' Peres
Camponesa 1 - Luna Lima
Camponesa 2 - Kelly Maurelli

SERVIÇO
Musical “A Bela e a Fera”
Dia 20/12/2015 - 16h
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$ 1 (associados Sesc) R$ 2 (meia entrada) e R$ 4 (inteira)
Informações: (21) 2743-6958

Fonte:Wando Soares/Sesc Rio

Prefeitura de Teresópolis ​faz manutenção​ d​a​ passarela do Soberbo e entorno

Funcionários da Prefeitura atuam na instalação do pórtico de Natal na Feirinha do Alto
Prefeitura ​faz manutenção​ d​a​ passarela do Soberbo e entorno

Teresópolis, 16 de dezembro de 2015 – A Secretaria Municipal de Serviços Públicos começou nesta quarta-feira, 16, a executar​a ​manuten​ção da Passarela Manoel Ferreira de Mello, construída na Av. Rotariana, no Soberbo, e ​d​a área do Parque Nacional Serra dos Órgãos que fica em frente à entrada da sede do Parnaso.
​ 
A iniciativa visa deixar a passarela mais segura para os pedestres, pois foi feito serviço de soldagem no corrimão da passagem, e revitalizar o ponto de lazer gratuito para o período de verão, quando é bastante frequentado por banhistas. O local receberá capina, e limpeza geral, manutenção dos refletores e pintura das mesinhas e bancos, entre outras ações.

“Estamos realizando um serviço solicitado pelo prefeito Márcio Catão, que tem a preocupação de deixar o ponto de lazer bem cuidado para o verão, período em que teresopolitanos e turistas visitam o local com frequência”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Marcos Antonio da Luz.

O secretário pontuou ainda o trabalho de reforço da pintura das faixas de pedestres feito na noite desta terça-feira, 15, nas avenidas Delfim Moreira e Lúcio Meira e da Rua Jornalista Délcio Monteiro, no centro. A previsão é de que nesta quarta, a pintura seja feita nas ruas Waldir Barbosa Moreira e Tenente Luiz Meirelles, na Várzea.

Decoração de Natal

Outra frente de trabalho da Prefeitura nesta quarta-feira, 16, é a instalação do pórtico de Natal na Feirinha do Alto, feita pelos funcionários das secretarias de Cultura e de Turismo. O pórtico traz as mensagens de ‘Feliz Natal’ e ‘Bom Ano Novo’ e conta com iluminação. Além disso, a Associação Livre da Feirinha do Alto (Alfa) está montando uma árvore de Natal em frente ao coreto da praça e enfeitando árvores do ponto turístico e de lazer.

O prédio da Prefeitura também está recebendo ornamentação para o período de final de ano, assim como o pórtico de entrada da cidade, no Soberbo. Com a colaboração da igreja, foi montado na Praça da Matriz de Santa Teresa um presépio de Natal.

Outra iniciativa é o projeto que acontece em parceria com o Polo Teresópolis (Turismo, Cultura e Gastronomia), com a decoração de cerca de 500 postes com reforço da pintura em branco e envelopamento com tecido vermelho em diversos pontos do município. O período natalino contará ainda com uma programação cultural, promovida em parceria com o Sesc, que está sendo finalizada, com divulgação em breve.
Trabalho de soldagem do corrimão da passarela do Soberbo visa deixar a passagem mais segura para os pedestresÁrvores da Feirinha estão sendo enfeitadas pela Associação Livre da Feirinha do Alto (Alfa)​
Marcos Antonio da Luz, secretário de Serviços Públicos, ressalta que é uma preocupação do prefeito Márcio Catão que o ponto de lazer em frente à sede do Parque Nacional esteja bem cuidado, pois teresopolitanos e turistas visitam o local com frequência

Fotos: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

População aponta deficiências e sugere ações sobre o lixo em Teresópolis

Secretário de Meio Ambiente Eduardo Niebus: participação da população é fundamental para que o Município tenha um plano de excelência
Oficinas do Plano de Resíduos Sólidos de Teresópolis

População aponta deficiências e sugere ações para melhorar a questão do lixo

Teresópolis, 15 de dezembro de 2015 – Dando continuidade à construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Teresópolis, foram realizadas nestas segunda e terça, dias 14 e 15, mais duas oficinas comunitárias participativas. Nesses encontros, moradores da cidade e do interior foram chamados a apontar deficiências e sugerir ações para resolver questões relacionadas ao destino do lixo no Município.

Contratada pela Prefeitura através de licitação, a empresa Alto Uruguai Soluções Ambientais deu início em junho à confecção do Plano. Para a iniciativa são utilizados recursos da Agevap – Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

“Com as informações coletadas, a empresa pode verificar a real situação de cada comunidade, seja urbana ou rural. Por isso é fundamental a participação efetiva da população para a elaboração de um plano de excelência para o Município. Todo o trabalho, depois de pronto, será apresentado em audiência pública, que ainda não tem data agendada”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, ao abrir a reunião nesta terça, 15.

As oficinas foram conduzidas pelos engenheiros ambientais Marcos Bonsatti e Maycon Pedotti, da equipe técnica da Alto Uruguai Soluções Ambientais. Eles apresentaram as etapas de elaboração do documento e coletaram as sugestões dos participantes, relacionadas à coleta do lixo doméstico, de saúde, de limpeza urbana e de construção civil. Também foram apontadas questões relativas ao acondicionamento de detritos, separação do lixo reciclável, locais e horários mais indicados para recolhimento, entre outras.

A produção do plano é dividida em sete fases, que são chamadas de produtos: legislação preliminar, caracterização do município, diagnóstico, prognóstico, versão preliminar, versão final e relatório síntese. Entre as etapas, são realizadas as oficinas de consulta à população.

“Cada produto elaborado é entregue a uma comissão de acompanhamento, formada por equipe técnica da Prefeitura, que avalia o produto e envia para análise da Caixa Econômica, que é o órgão financiador. A Caixa repassa para os apontamentos da Agevap. Sem esse processo não é possível partir para as próximas etapas”, explicou Marcos Bonsatti, acrescentando que o material está disponível para consulta no 

Engenheiro ambiental Marcos Bonsatti explica as etapas de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Mobilização contra dengue, chikungunya e zika em Teresópolis

Mobilização contra dengue, chikungunya e zika em Teresópolis
Mobilização contra dengue, chikungunya e zika em Teresópolis: Saúde faz campanha na rua e capacita equipes de PSFs

Teresópolis, 15 de dezembro de 2015 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça, dia 15, a uma mobilização de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A iniciativa também atende à campanha ‘10 Minutos Salvam Vidas’, lançada na semana passada pelo Governo do Estado.

Desta terça até sexta – 15 a 18 de dezembro, equipe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde faz corpo a corpo com a população na Calçada da Fama, no centro da cidade, conscientizando sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do inseto no ambiente doméstico, que concentra 80% dos focos do mosquito transmissor das doenças.

Já a Subsecretaria de Atenção Básica realizará nos dias 18, 21, 22 e 23 de dezembro, capacitação para os agentes comunitários de saúde lotados nos postos da Estratégia de Saúde da Família do Município. O objetivo é atualizar as equipes para atuar em campo. O curso será realizado a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Saúde, no bairro Tijuca.

“Estamos reorganizando os setores e planejando as ações de combate ao mosquito, uma vez que além da dengue, ele também transmite zika e chikungunya”, comentou o secretário de Saúde, Henrique Medina.

Coordenada pelo chefe da Vigilância Sanitária e do Controle de Zoonoses, Alessandro de Souza Vargas, a mobilização na Calçada da Fama acontece das 10h às 16h, com distribuição de panfletos e orientações rápidas sobre as ações de prevenção. Através de um microscópio, as pessoas podem observar larvas e o mosquito em sua fase adulta, para que possam visualizar e reconhecer o Aedes aegypti.

“Todos devem estar atentos, pois esse mosquito pode ser encontrado em Teresópolis, e para não termos essas doenças é fundamental que a população participe e elimine os criadouros do inseto”, conclamou Alessandro. Também compõem a equipe os agentes sanitários Carmem Rocha, Michelle Pfister e Sandra de Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde, e os agentes de combate a endemias Augusto Pessoa, José Antonio Pereira e Elmar Duarte, do Ministério da Saúde.

Campanha ‘10 Minutos salvam vidas’

O material explicativo da campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti orienta a população a dedicar 10 minutos por semana para fazer uma checagem, a fim de acabar com focos do mosquito e prevenir as três doenças:

  • Caixas d’água vedadas;
  • Calhas limpas;
  • Tonéis, galões, poços e barris bem vedados;
  • Pneus sem água e em lugares cobertos;
  • Ralos limpos e com tela;
  • Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
  • Bandejas de geladeira limpas e sem água;
  • Pratos de vasos de planta com areia até a borda;
  • Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água;
  • Vasos sanitários, sem uso constante, fechados;
  • Baldes virados com a boca para baixo;
  • Lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças;
  • Piscinas e fontes sempre tratadas.
DENGUE - Dentre as três doenças, é a mais conhecida e presente no Brasil.
Transmissão: O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. 

Sintomas: Febre alta (geralmente dura de 2 a 7 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar.

Tratamento: A pessoa com sintomas da dengue deve procurar atendimento médico. As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Não existem remédios contra a dengue. Caso apareçam os sintomas da versão mais grave da doença, é importante procurar um médico novamente.

CHIKUNGUNYA - Os primeiros casos “nativos” da doença no Brasil apareceram em setembro do ano passado em Oiapoque, no Amapá. Antes disso, já haviam sido detectados casos de pessoas que contraíram a virose fora do país. A origem do nome chikungunya é africana e significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura dos doentes, que andam curvados por sentirem dores fortes nas articulações.

Transmissão: É transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti (presente em áreas urbanas) e Aedes albopictus (presente em áreas rurais).

Sintomas: O principal sintoma é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas: febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Segundo o Ministério da Saúde, as mortes são raras.

Tratamento: Como no caso da dengue, não há tratamento específico. É preciso ficar de repouso e consumir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.

ZIKA - A doença pode ter sido detectada na Bahia, mas ainda não está confirmada. A suspeita é de que ela tenha sido trazida para o Brasil durante a Copa do Mundo.

Transmissão: Mais uma vez, o Aedes aegypti é o vilão da história. Mas o vírus também é transmitido pelo Aedes albopictus e outros tipos de aedes.

Sintomas: O vírus não é tão forte quanto o da dengue ou da chikungunya e os pacientes apresentam um quadro alérgico. Os sintomas, porém, são parecidos com os das duas doenças: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.

Tratamento: Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios que aliviem os sintomas e que não contenham AAS. 
Campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti movimenta a Calçada da Fama, no centro da cidade
Parte da equipe de mobilização: os agentes de combate a endemias Augusto Pessoa, José Antonio Pereira e Elmar Duarte com o chefe do Controle de Zoonoses, Alessandro de Souza Vargas

Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis promove palestra sobre assédio moral para funcionários

Servidores da Prefeitura assistem palestra sobre assédio moral no trabalho
Prefeitura promove palestra sobre assédio moral para funcionários

Teresópolis, 15 de dezembro de 2015 – Com a participação de servidores das secretarias municipais, foi realizada nesta segunda-feira, dia 14, na Prefeitura, a palestra 'Assédio moral no ambiente de trabalho e outras formas de discriminação'. A palestrante convidada foi a advogada e professora Ana Lúcia Torres dos Santos, do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Os secretários municipais de Administração, Jucimar Secchin, de Fazenda, Tania Reis, de Controle Interno, Yára Medeiros, de Cultura e de Turismo, Cléo Jordão, e de Agricultura, Fernando Mendes, estiveram presentes à abertura do evento.

Ana Lúcia frisou que o assédio moral no trabalho é uma espécie velada de abuso que acontece tanto por parte do empregador quanto do empregado com relação ao seu superior hierárquico ou ao colega de trabalho. A professora enfatizou também que o assédio moral consiste na conduta abusiva que ocorre reiteradamente durante um determinado período.

“É preciso ressaltar que o assédio moral é configurado a partir da exposição prolongada. Geralmente, é levado em conta o prazo mínimo de seis meses de prática reiterada de atos abusivos para caracterizá-lo. Além disso, o assediado deve procurar registrar as humilhações, anotando datas, buscando testemunhas e exigindo que as ‘ordens’ que considere excessivas sejam feitas por escrito”, explicou a professora, orientando que para denunciar, a pessoa deve procurar a entidade de classe, o sindicato, o Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos ou a Delegacia de Polícia.

A palestrante pontuou ainda que em uma ação judicial o empregador é o responsável pelo assediante quando envolvendo outro trabalhador da empresa. Posteriormente, caberá ação de regresso contra o assediante se o empregador foi condenado a pagar indenização ao assediado.

Entre as formas de assediar moralmente no trabalho estão o constrangimento, a humilhação, menosprezo e descrédito perante os colegas. Os motivos para que ocorra esse tipo de comportamento são vários, entre eles, inveja, fatores raciais, políticos e religiosos. Quem sofre o assédio pode sofrer de distúrbios psicológicos, alteração do sono, problemas gástricos, dores musculares, entre outros.

35 anos de experiência em Direito

Ana Lúcia Torres dos Santos possui mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2010), especialização em Direito e Processo do Trabalho e pela Universidade Candido Mendes (2002) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980).

Atualmente é advogada e professora do Unifeso, da graduação em Direito, exercendo também a supervisão do Núcleo de Prática Jurídica da instituição de ensino. Tem experiência na área, com ênfase em Direito e Processo do Trabalho, atuando principalmente na área de processo do trabalho.
Professora Ana Lúcia Torres dos Santos enfatiza que o assédio moral consiste na conduta abusiva que ocorre reiteradamente durante um determinado período

Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis marca Sessão Ordinária para votar orçamento 2016

Câmara Municipal de Teresópolis marca Sessão Ordinária para votar orçamento 2016

Na Sessão desta terça-feria, 15.12, os vereadores da Câmara Municipal de Teresópolis marcaram Sessão Ordinária na próxima quinta-feira, 17.12, para votação do Projeto de Lei que definirá o orçamento da cidade para 2016. Haverá, após a votação, Sessão Extraordinária para votar Projetos do Executivo, conforme convocou o presidente da Câmara, Maurício Lopes (PSL), durante a Sessão desta quinta-feira.

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Segue a revitalização da Praça Olímpica em Teresópolis

Prefeito Márcio Catão confere o andamento da obra da Praça Olímpica, com o subsecretário de Obras Beto Rosa
Segue a revitalização da Praça Olímpica

Teresópolis, 15 de dezembro de 2015 – Término da colocação do piso intertravado, acabamento nos banheiros públicos, amarração de telas nas quadras e conclusão do plantio de grama. Esses são alguns dos serviços em andamento na obra de reforma e repaginação da Praça Luiz de Camões, mais conhecida como Praça Olímpica, na Várzea. As etapas de finalização incluem marcação e pintura das quadras esportivas e conclusão da instalação elétrica de postes e luminárias.

O prefeito Márcio Catão esteve no local nesta terça-feira, dia 15, com o subsecretário municipal de Obras, Beto Rosa, e reiterou o compromisso de entregar a praça para a população ainda em dezembro. “Funcionários da empresa contratada e da Prefeitura estão acelerando o ritmo dos trabalhos, cada um dentro de sua competência, para que todos voltem a utilizar esse espaço público tão importante”, pontuou o prefeito.

Os trabalhos foram retomados no último mês de novembro, após negociação entre a Administração Municipal e a Prosan Engenharia. Contratada através de licitação, a construtora havia suspendido a obra por conta da grave crise econômica que afeta o Município.
Remodelação das quadras esportivas e arquibancadas, criação de palco, rampas de acesso e ampliação do prédio onde funcionam o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Internet Comunitária são algumas intervenções executadas.

A etapa atual é realizada por equipes da empresa responsável pelas intervenções estruturais, em conjunto com a Prefeitura, que executa ações não previstas em contrato, como jardinagem e preparo dos canteiros para o plantio de arbustos.

Inaugurada em 6 de julho de 1957, dia do aniversário de Teresópolis, a Praça Olímpica é considerada uma das principais áreas de lazer do centro da cidade, e já foi palco de grandes eventos.
Fotos – crédito Marcelo Roza
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

ESTREIA - “A Língua em Pedaços”, peça baseada no segundo maior clássico literário espanhol, estreia no RJ em sessão no Sesc Teresópolis

ESTREIA - “A Língua em Pedaços”, peça baseada no segundo maior clássico literário espanhol, estreia no RJ em sessão no Sesc Teresópolis
Dia 16/12 - quarta-feira
“A Língua em Pedaços”, peça baseada no segundo maior clássico literário espanhol, estreia no RJ em sessão no Sesc Teresópolis

Texto é uma adaptação do “Livro da Vida”, autobiografia da santa e poetisa espanhola Teresa d’Ávila

Espetáculo teatral comemorativo do quinto centenário da santa e poetisa espanhola Teresa d’Ávila, “A Língua em Pedaços” chega ao Sesc Teresópolis para única apresentação nesta quarta-feira, dia 16/12, às 19h30. Trata-se da primeira sessão no estado do Rio depois da estreia, em maio deste ano, em São Paulo. Com texto de Juan Mayorga - que foi agraciado em 2013 pelo Ministério da Cultura espanhol com o prêmio de melhor texto de literatura dramática –, a peça foi sucesso de público e crítica na temporada paulista. Agora, por iniciativa do Sesc, o espetáculo chega ao estado do Rio e os teresopolitanos terão a oportunidade de assisti-la pagando preços populares: entre R$ 2 (associados Sesc) e R$ 8.

A obra é baseada na autobiografia de Teresa d'Ávila, “Livro da Vida”. Trata-se do clássico literário mais lido naquele país depois de D. Quixote, de Cervantes. Teresa d’Ávila foi uma mulher de ação, que fundou 17 conventos de Carmelitas Descalças em toda a Espanha. Porém, foi mal compreendida e perseguida pelos setores conservadores da Igreja e da sociedade espanhola do final do século XVI.

Com direção de Elias Andreato, “A Língua em Pedaços” dá ao público brasileiro a oportunidade de conhecer melhor, no quinto centenário de seu nascimento, a vida e o pensamento daquela que é considerada uma das maiores personalidades femininas do segundo milênio.

O cenário do espetáculo é a cozinha do Mosteiro São José, primeiro convento de Carmelitas Descalças fundado por Teresa. A ação concentra-se no confronto entre a monja carmelita e o Inquisidor, duas personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. De um lado, uma mulher de coragem, que está sendo acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma que promoveu na Igreja Católica. Do outro lado, está um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial.

Idealizadora do projeto, a atriz Ana Cecília Costa (Teresa d'Ávila) afirma que foi a intuição que a levou a conhecer a Teresa d’Ávila um ano antes da celebração do quinto centenário de seu nascimento.

- Comprei sua autobiografia e desejava voltar a atuar em teatro. Depois da leitura, quis levá-la à cena. Atraía-me o mistério de sua intimidade com Deus, a sua figura extremamente humana e atravessada pelo sagrado. Quis que a sua palavra cheia de coragem e poesia fosse ouvida no teatro, um lugar também sacralizado e político - conta a atriz.

SERVIÇO
Peça “A Língua em Pedaços”
Dia 16/12/2015 (quarta-feira) – 19h30
Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Ingressos: R$ 2 (associados Sesc), R$ 4 (meia) e R$ 8 (inteira)
Classificação: 12 anos
Telefone: (21) 2743-6958

FICHA TÉCNICA
Texto: Juan Mayorga
Tradução: Washington Gonzales
Direção: Elias Andreato
Assistentes de direção: André Acioli e Raphael Gama
Elenco: Ana Cecília Costa e Joca Andreazza
Figurino e cenário: Fabio Namatame
Luz: Wagner Freire
Música Original: Dan Maia
Preparador de voz e cantora trilha sonora: Ligiana Costa
Canções: Meu Deus (Elias Andreato/Dan Maia) e Meu Amado (Elias Andreato/Dan Maia/Ligiana Costa)
Tradução das canções para latim: Raphael Gama
Fotos e vídeos: Laércio Luz
Operador de som e luz: Cleber Eli
Direção de Produção: Rosí Fer
Produção executiva: Sonia Esper
Produtoras associadas: Ana Cecília Costa e Rosí Fer
Realização: Criola Filmes e Produções Artísticas

Fonte:Wando Soares / Assessoria de Imprensa Sesc Rio

Primeira turma de Medicina do UNIFESO Teresópolis se encontra após 40 anos

Primeira turma de Medicina do UNIFESO Teresópolis se encontra após 40 anos
Primeira turma de Medicina do UNIFESO se encontra após 40 anos

Em 1975 acontecia a formatura da primeira turma do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Lá se vão 40 anos, e para comemorar uma data tão expressiva os ex-alunos resolveram se reunir e visitar as instalações do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto). Realizado no dia 12 de dezembro, o encontro contou ainda com culto ecumênico e palestra do professor Cézar Elias sobre “Patologia e Arte”.

O ex-aluno José Fernando Maia Vinagre conta que antes “eram dois prédios tímidos que nos atendiam e ver o crescimento da faculdade é um motivo de orgulho muito grande”. Hoje o UNIFESO possui três campi e diversos prédios que atendem às 15 graduações oferecidas, além de cursos de pós-graduação, extensão e livres, além de atividades culturais.

A primeira turma participou de toda a implantação do curso de Medicina, e ainda testemunhou a transformação do antigo hospital municipal em hospital de ensino, atualmente Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Daqueles 144 pioneiros muitos se fixaram em Teresópolis, aqui desenvolvendo suas carreiras e formando família.“Esta Faculdade foi a plataforma de lançamento na vida. Vimos o crescimento ano a ano e nela aprendemos e fomos amadurecendo”, afirmou a egressa Célia Bastos.

Eduardo Cury, fez um discurso emocionado com “saudade daqueles que se foram e que gostaríamos que estivessem aqui”, e agradeceu o privilégio de ser o orador da turma, tanto na formatura como no reencontro. “Nós chegamos aqui jovens, quase crianças, rapazes e moças que estavam em plena transição entre a vida infantil e a adulta, e amadurecemos juntos”.

O organizador do encontro, Jorge Luiz Paranhos, elogia a estrutura da biblioteca, “que em comparação com as de outras faculdades é uma das coisas mais lindas que eu já vi” e fez questão de “matar a saudade dos laboratórios Anatômico e de Microbiologia”.

Outros egressos fizeram coro sobre a evolução do curso. Frederico Grinspun agradeceu pela oportunidade do encontro e disse que “o UNIFESO está nota 10”. Reinaldo Tadeu Ayala Ciabatari disse que “aquele início de obra se transformou em uma magnífica instituição”, e pediu à direção da Instituição que continue com o crescimento e percorrendo sempre o caminho do bem.

“Há quarenta e seis anos chegamos nesta cidade fluminense, e aqui fincamos os alicerces das nossas vidas. As dificuldades iniciais de moradia, alimentação e transporte foram, por este povo teresopolitano que nos acolheu com muito carinho, facilmente resolvidas. Aos professores e aos funcionários do UNIFESO deixamos a nossa gratidão”, finalizou o ex-aluno Paulo Negreiros.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Governo do estado do Rio indeniza famílias em Teresópolis

 Moacir Siqueira, morador do Campo Grande, diz que com a indenização 2016 será de renovação
Governo do estado indeniza famílias em Teresópolis
Prefeito Márcio Catão e vereadores participaram da solenidade

Teresópolis, 14 de dezembro de 2015 – Dezoito famílias que moravam em áreas atingidas pelas chuvas de janeiro de 2011 receberam da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), na última sexta-feira, 11, os cheques de indenização pela perda de suas casas. A cerimônia, ocorrida no salão da Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, na Barra do Imbuí, contou com a participação do prefeito Márcio Catão, acompanhado da primeira-dama, Cristiane Aguiar, e dos secretários cel. Roberto Silva (Defesa Civil) e Marlene Cupertino (Educação).

“Agradeço a dedicação do secretário de estado do Ambiente, André Corrêa, que sempre lutou por essa causa e hoje essas famílias tão sofridas estão recebendo as indenizações para que possam seguir em frente”, pontuou o prefeito, enfatizando ainda o empenho dos vereadores de Teresópolis em reiterar à SEA sobre a importância de as famílias serem contempladas. Estiveram presentes os vereadores Maurício Lopes (presidente da Câmara Municipal), Dedê da Barra, Dr. Antônio Francisco e José Carlos da Estufa.

Na ocasião, a Secretaria Estadual do Ambiente, através do Inea e seu Projeto Rios da Serra, pagou um total de R$ 1.264.175,00. “Hoje estamos encerrando o pagamento das negociações fechadas até o ano de 2014. Em janeiro de 2016, as 10 famílias que fecharam o acordo em 2015 terão seus valores recebidos. Além disso, no ano que vem, vamos fazer um balanço e buscar solucionar os casos ainda pendentes e avançar nas obras previstas para a cidade”, explicou a diretora de informação, monitoramento e fiscalização do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Ana Paula Costa.

A aposentada Carminda Siqueira e seus filhos Moacir e Manoel estão entre as famílias que optaram pela indenização. “A tragédia vai deixar lembranças tristes, pois perdi uma filha, mas agora nossa vida vai começar de novo. Com a indenização, vamos comprar nossa casa e ter um lar de novo”, relatou Moacir Siqueira, morador do Campo Grande. 

O Projeto Rios da Serra do instituto já indenizou 344 benfeitorias até o momento em Teresópolis e com os pagamentos de hoje totalizam R$ 19.433.645,11. Além destes, um total de 105 famílias que optaram por unidades habitacionais, aguardam a entrega das obras e recebem aluguel social pago pelo estado e pelo município.

O chefe de gabinete do secretário André Corrêa, Leonardo Maia, e o coordenador regional da SEA, Ricardo Raposo, também acompanharam a audiência.
Prefeito Márcio agradece a dedicação do secretário de estado do Ambiente, André Corrêa, para que as famílias recebessem as indenizações
 Dezoito famílias que moravam em áreas atingidas pelas chuvas de janeiro de 2011 recebem do governo do estado indenizações pela perda de suas casas

Obras de recuperação

Em Teresópolis, o Inea já realizou obras de dragagem e de recuperação de trechos das calhas dos rios Príncipe, Imbuí e Paquequer; com investimentos de R$ 142,7 milhões. As obras restantes previstas são as de substituição de travessias nos Rios Imbuí e Paquequer, a construção de barragem no Rio Príncipe e a dragagem e canalização do Rio Meudon. O investimento previsto para essa segunda frente de obras é de R$ 165,2 milhões. O início das obras, porém, depende da liberação dos recursos da Caixa Econômica Federal.
 Edir Luiz de Souza, comerciante aposentado, recebe das mãos do prefeito Márcio Catão o cheque referente à indenização

Fotos: Marcelo Roza
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis faz mobilização contra a dengue

Teresópolis RJ Brasil
Teresópolis faz mobilização contra a dengue

Teresópolis, 14 de dezembro de 2015 – Desta terça, 15, até sexta-feira, dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma mobilização contra a dengue em Teresópolis. Das 10h às 16h, equipe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde estará na Calçada da Fama, na Várzea, conscientizando a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos do mosquito transmissor da doença. Distribuição de panfletos e roda de conversa fazem parte da campanha.

A Secretaria de Saúde também está planejando a realização de curso de capacitação para os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde lotados nos postos da Estratégia de Saúde da Família do Município. O objetivo é preparar as equipes para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cerca de 600 atletas participam de Corrida de Rua no Parque Regadas em Teresópolis

Largada do Desafio Corrida de Rua no Parque Regadas
Cerca de 600 atletas participam de Corrida de Rua no Parque Regadas

Teresopolitano Luiz Henrique dos Santos conquista o 2º lugar na competição

Teresópolis, 14 de dezembro de 2015 – Cerca de 600 atletas de 20 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e de Minas Gerais participaram do Circuito Desafio Corrida de Rua no último domingo, 13, em Teresópolis. Com largada e linha de chegada no Parque Regadas, no centro, o percurso foi de 6km e teve como vencedores na categoria geral masculino Eliezer de Jesus Santos, com o tempo de 17:40, e na feminino Glauciele de Oliveira de Souza, com 22:37. O evento contou com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e de Segurança Pública/Guarda Municipal.

O coordenador de esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, José Carlos Godinho, ressaltou a importância de Teresópolis sediar o circuito. “É muito bom que a cidade receba um evento esportivo como esse, que teve a participação de pessoas de várias cidades da região e também de outros estados. Isso traz visibilidade para o município e para o atletismo”, destacou o coordenador, parabenizando os teresopolitanos que tiveram bom desempenho na corrida. O presidente da LTD (Liga Teresopolitana de Desportos), Mário Silva, também esteve presente à prova.

O carioca Eliezer de Jesus Santos, de 41 anos, mora em Teresópolis há dois anos e chegou em 1º lugar. “A prova foi bastante disputada. Participei de outras competições recentemente e estava um pouco cansado, não esperava ganhar. Estou muito feliz”, comentou Eliezer, que agora vai se dedicar aos treinos para a São Silvestre, que acontece no próximo dia 31, em São Paulo.

Com o tempo de 19:02, o teresopolitano Luiz Henrique dos Santos conquistou o 2º lugar na competição. “O nível da corrida estava bom. Competi com profissionais de ponta e estar entre os melhores é gratificante”, disse o atleta amador. O petropolitano Roger Celestino Barbosa, de 15 anos, fez o percurso em 19:19, ficando em 3º lugar.

Atleta desde os 11 de idade, Glauciele de Oliveira de Souza, de 18 anos, de Nova Iguaçu, foi o grande destaque entre as mulheres. Com o tempo 22:37, subiu ao pódio para receber o troféu de 1º lugar na categoria feminina. “Eu escolhi esse esporte na adolescência e treino bastante, mas fiquei surpresa de ter chegado em primeiro”, comentou a corredora que já é campeã estadual em provas de 3km e de 5 km, com cerca de 100 medalhas conquistadas.
Cerca de 600 atletas participam de Corrida de Rua no Parque Regadas em Teresópolis
 Doze atletas filiados à Associação dos Corredores de Teresópolis (ACT) participaram da prova, entre eles, (à esquerda) Gilson Paim, presidente da ACT, e José Marcelo
 Pódio feminino: Glauciele de Oliveira de Souza (1º lugar), à direita Teresa Madalena Costa da Silva (2º lugar) e Isis da Costa Silva (3º lugar)
Competindo pela equipe Marines, do Rio de Janeiro, Teresa Madalena Costa da Silva, de 22 anos, completou a prova em 23:10, o que garantiu à atleta o 2º lugar no pódio. A terceira posição ficou com a corredora Isis da Costa Silva, também de 22 anos, com o tempo de 23:28.

Doze atletas filiados à Associação dos Corredores de Teresópolis (ACT) participaram da prova, entre eles, Gilson Paim, presidente da ACT. Ele falou sobre a necessidade de as empresas acreditarem nos atletas da cidade, apoiando com patrocínio. Gilson mencionou que a associação deve promover uma prova nos moldes do circuito em 2016. 

Além dos teresopolitanos, competiram corredores de Petrópolis, Três Rios, Nova Friburgo, Magé, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG) e São Paulo (SP), entre outras cidades. O evento teve 13 categorias de faixas etárias, a partir de menores de idade (14-17 anos) até maiores de 75 anos, sempre premiando os três primeiros, femininos e masculinos. De acordo com a organizadora do circuito, Ellen Tardeli, o apoio da Prefeitura foi fundamental e a expectativa é que a competição seja realizada novamente na cidade em 2016, com uma prova diurna e outra noturna.
Pódio masculino: Eliezer de Jesus Santos (1º lugar), à direita o teresopolitano Luiz Henrique dos Santos (2º lugar) e Roger Celestino Barbosa (3º lugar)

Fotos: Ascom/PMT
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Conselho de Saúde de Teresópolis empossa conselheiros e elege mesa diretora

TERESOPOLIS
Conselho de Saúde empossa conselheiros e elege mesa diretora

Teresópolis, 14 de dezembro de 2015 – O Conselho Municipal de Saúde convida os representantes das entidades eleitas na XII Conferência Municipal de Saúde, e que compõem o novo colegiado do conselho para o biênio 2016-2017, para tomar posse em reunião extraordinária nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Julio Rosa, 366, Tijuca). Na mesma data, haverá eleição e será empossada a mesa diretora do conselho para o ano de 2016.

Órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes do poder público, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, o Conselho Municipal de Saúde tem como funções fiscalizar as ações do governo municipal, discutir planejamentos e melhorias para o sistema de saúde e aprovar as contas públicas. Suas reuniões acontecem na terceira quinta-feira de cada mês, a partir das 19h, no auditório da Secretaria de Saúde.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Food Truck: Feira das Nações é sucesso em Teresópolis

Público prestigia Feira das Nações
Feira das Nações – FoodTruck, gastronomia e cultura em Teresópolis

Teresópolis, 12 de dezembro de 2015 – O público está prestigiando a 1ª edição da Feira das Nações - FoodTruck, gastronomia e cultura. O evento foi aberto nesta sábado, 12, e prossegue no domingo, 13, das 12h às 23h, no pátio da antiga fábrica Sudamtex (Rua Nilza Chiapeta, 150, Várzea), das 12h às 23h, com entrada franca e apoio institucional da Prefeitura de Teresópolis.

O prefeito Márcio Catão prestigiou a abertura do evento, acompanhado pelos secretários municipais Cléo Jordão (Turismo), Alex Castellar (Governo), Tania Iorio (Desenvolvimento Social), Tania Almeida (Fazenda), Jucimar Secchin (Administração), Marlene Cupertino (Educação), Marco Antonio da Luz (Segurança) e dos subsecretários Márcio Salomão e Luís Eduardo Braga.

“É um evento inovador e importante para o turismo da cidade. A Prefeitura contribuiu com apoio, dentro da limitação que o Município vive hoje. Tenho certeza que será um sucesso. Todos que gostam da boa comida estão convidados a vir se deliciar”, conclamou o prefeito.

São mais de 26 expositores, oferecendo uma grande variedade de delícias gastronômicas, como paletas mexicanas, burgues e hot dog gourmet, culinária italiana, comida japonesa,frango frito no balde, doces sofisticados e muito mais. “A expectativa é das melhores. Agradeço à Prefeitura de Teresópolis, através do prefeito Márcio Catão, e a secretária de Turismo, Cléo Jordão, que foram solícitos naquilo que puderam ajudar. Estamos fazendo um evento de qualidade e esperamos satisfazer a expectativa do teresopolitano”, disse Azra Vieira, organizador da feira food truck.

Para a secretária municipal de Turismo, a feira gastronômica é um convite à visitação. “Hoje temos 70% de ocupação de nossa rede hoteleira. Venham conhecer esse novo mercado que aproxima o público de grandes chefs e de uma gastronomia rica e acessível”, destacou Cléo Jordão. “Muito bacana a iniciativa, nota mil. Precisamos de mais eventos assim na cidade, que tragam alegria e que possamos aproveitar para degustar a boa comida e a boa bebida”, completou o secretário de Governo, Alex Castellar.
Prefeito Márcio Catão com secretários de sua equipe de governo e o organizador, Azra Vieira: “evento inovador e importante para o turismo da cidade”
Visitantes conferem delícias da Feira das Nações – FoodTruck em Teresópolis

Fotos; Marcelo Roza/Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Colônias de Férias do Sesc no Rio terão como tema os jogos olímpicos; unidade de Teresópolis oferecem 84 vagas

Colônias de Férias do Sesc no Rio terão como tema os jogos olímpicos; unidade de Teresópolis oferecem 84 vagas
Colônias de Férias do Sesc no Rio terão como tema os jogos olímpicos; unidade de Teresópolis oferecem 84 vagas 

Opções de lazer durante o recesso escolar, colônias de férias do Sesc Rio usarão o lado lúdico das modalidades esportivas para entreter e ensinar

O fim de ano se aproxima e com ele surge a mesma preocupação nos pais que precisam trabalhar: como preencher o tempo livre dos filhos com a chegada das férias escolares? As Colônias de Férias do Sesc Rio – realizadas nas unidades da Capital e do Interior – oferecem a crianças e jovens (idades entre 6 e 12 anos) atividades que combinam lazer e conhecimento enquanto os pais estão trabalhando. São 1.450 vagas em todo o estado – 84 delas na unidade de Teresópolis. E para garantir uma, é preciso ficar atento. Asinscrições abrem nesta segunda-feira, dia 14/12, e devem ser feitas no local.

As atividades começam no dia 12 janeiro de 2016 e se estendem até o dia 29/1. A Colônia de Férias do Sesc em Teresópolis funciona no formato parcial, em que as crianças permanecem meio período, das 13h às 17h. Como será o ano dos jogos olímpicos do Rio, esse foi o tema escolhido como norteador de toda a programação. Hoquei, tênis, badminton, natação, judô, esgrima e vôlei estão entre entre as modalidades que prometem animar as crianças e adolescentes ao serem realizadas em formato lúdico. O tema também estará entremeado nas demais atividades, como gincana aquática, oficinas diversas, passeios e muito mais.

COLÔNIA DE FÉRIAS DO SESC TERESÓPOLIS:

Inscrições: A partir do dia 14/12 no local

Documentos: cópia de certidão de nascimento ou RG, cópia do RG do responsável legal, atestado médico, cópia do comprovante de residência, 1 foto 3x4 e carteira do Sesc no caso dos comerciários

Realização: do dia 12 a 29/01, de 3ª a 6ª das 13h às 17h

Valor: R$ 95 (carteira do Sesc) e R$ 195 (público em geral)

Idade 6 a 12 anos

Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea. Tel.: (21) 2743-6958

Fonte:Wando Soares-Assessoria de Imprensa Sesc Rio