Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Primeira turma de Medicina do UNIFESO Teresópolis se encontra após 40 anos

Primeira turma de Medicina do UNIFESO Teresópolis se encontra após 40 anos
Primeira turma de Medicina do UNIFESO se encontra após 40 anos

Em 1975 acontecia a formatura da primeira turma do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Lá se vão 40 anos, e para comemorar uma data tão expressiva os ex-alunos resolveram se reunir e visitar as instalações do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto). Realizado no dia 12 de dezembro, o encontro contou ainda com culto ecumênico e palestra do professor Cézar Elias sobre “Patologia e Arte”.

O ex-aluno José Fernando Maia Vinagre conta que antes “eram dois prédios tímidos que nos atendiam e ver o crescimento da faculdade é um motivo de orgulho muito grande”. Hoje o UNIFESO possui três campi e diversos prédios que atendem às 15 graduações oferecidas, além de cursos de pós-graduação, extensão e livres, além de atividades culturais.

A primeira turma participou de toda a implantação do curso de Medicina, e ainda testemunhou a transformação do antigo hospital municipal em hospital de ensino, atualmente Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Daqueles 144 pioneiros muitos se fixaram em Teresópolis, aqui desenvolvendo suas carreiras e formando família.“Esta Faculdade foi a plataforma de lançamento na vida. Vimos o crescimento ano a ano e nela aprendemos e fomos amadurecendo”, afirmou a egressa Célia Bastos.

Eduardo Cury, fez um discurso emocionado com “saudade daqueles que se foram e que gostaríamos que estivessem aqui”, e agradeceu o privilégio de ser o orador da turma, tanto na formatura como no reencontro. “Nós chegamos aqui jovens, quase crianças, rapazes e moças que estavam em plena transição entre a vida infantil e a adulta, e amadurecemos juntos”.

O organizador do encontro, Jorge Luiz Paranhos, elogia a estrutura da biblioteca, “que em comparação com as de outras faculdades é uma das coisas mais lindas que eu já vi” e fez questão de “matar a saudade dos laboratórios Anatômico e de Microbiologia”.

Outros egressos fizeram coro sobre a evolução do curso. Frederico Grinspun agradeceu pela oportunidade do encontro e disse que “o UNIFESO está nota 10”. Reinaldo Tadeu Ayala Ciabatari disse que “aquele início de obra se transformou em uma magnífica instituição”, e pediu à direção da Instituição que continue com o crescimento e percorrendo sempre o caminho do bem.

“Há quarenta e seis anos chegamos nesta cidade fluminense, e aqui fincamos os alicerces das nossas vidas. As dificuldades iniciais de moradia, alimentação e transporte foram, por este povo teresopolitano que nos acolheu com muito carinho, facilmente resolvidas. Aos professores e aos funcionários do UNIFESO deixamos a nossa gratidão”, finalizou o ex-aluno Paulo Negreiros.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Um comentário:

  1. Prazer em ver parte da minha turma nesse encontro sou do Maranhão Luis Lobo Abraços a todos

    ResponderExcluir