Governo de Teresópolis oferece merenda de qualidade para alunos da rede municipal
A alimentação é um dos fatores mais importantes em qualquer fase da vida. Com este pensamento, cada vez mais a Prefeitura de Teresópolis tem investido em constantes melhorias e adequações do cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas sejam saudáveis, equilibradas, saborosas e contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.
Diariamente, 23 mil estudantes, aproximadamente, das escolas municipais são beneficiados com refeições de alta qualidade nutricional, preparadas nas 102 unidades educacionais, incluindo escolas, creches e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil).
Arroz, feijão, legumes, frutas, carnes, ovos, pães, biscoitos, leite e derivados, além dos estocáveis (farinha de mandioca, fubá, macarrão, dentre outros), garantem a oferta de uma alimentação saudável e balanceada para as crianças.
A Secretária M. de Educação, Eveline Cardoso, conta que os alunos podem comer a vontade, repetindo quantas vezes quiser. “A licitação é feita em cima do número total de alunos da rede, porém hoje, a prefeitura paga somente o que é consumido pelos alunos, uma vez que nem todos comem na escola. E isso significa economia”, relatou.
Qualidade
Atualmente, treze nutricionistas são responsáveis pela demanda e qualidade da comida. A Secretaria de Educação conta ainda com o acompanhamento do Conselho Municipal de Alimentação Escolar para auxiliar na inspeção da merenda. Todo o trabalho de elaboração do cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional. Entretanto, em alguns eventos e datas comemorativas são preparados kits lanches com produtos diferenciados e muitos deles em embalagens individuais como: suco de fruta, bolinhos individuais, biscoito, iogurte, e outros.
No início das aulas é servido o café da manhã, que tem também cardápio variado durante os dias da semana, como pão com margarina, biscoitos (rosquinhas de leite, chocolate, bolacha tipo maisena, cream cracker), mingau, leite integral com café ou chocolate ou bebida láctea. Na metade de cada período é servida a merenda com uma refeição completa contendo arroz, feijão, ovos mexidos ou carne com legumes ou grãos e fruta. As crianças em período integral, como as da creche, recebem as quatro refeições.
Fiscalização
Duas nutricionistas, uma da prefeitura outra da empresa contratada, são responsáveis pela elaboração dos cardápios, em que a prioridade é suprir as necessidades nutricionais dos alunos, conforme preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Conselho de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação realiza visitas periódicas às cozinhas das unidades educacionais para verificar o cumprimento das normas de segurança alimentar, tais como armazenamento e acondicionamento dos alimentos. Qualquer eventualidade constatada é comunicada à Secretaria de Educação.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário