Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2016

UNIFESO Teresópolis realiza vestibular de Medicina

Brunna Sessin, candidata do Rio de Janeiro, ficou impressionada com a infraestrutura e o acolhimento que o UNIFESO oferece
UNIFESO realiza vestibular de Medicina

No dia 25 de junho aconteceu a prova do Vestibular de Inverno para ingresso no segundo semestre de 2016 no curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Mais de mil candidatos se inscreveram para concorrer às 72 vagas oferecidas.

Entre os candidatos estava Brunna Sessin, do Rio de Janeiro, que ficou impressionada “com a infraestrutura e o acolhimento que a Instituição oferece. Além disso, escolhi o UNIFESO por meus pais, que são médicos, sempre tiveram boas referências da formação oferecida aqui”. Enquanto os estudantes se empenhavam na prova, pais e outros acompanhantes foram recepcionados com um café da manhã e tiraram dúvidas sobre o curso, a Instituição e a cidade na Recepção aos Pais – evento que acolhe os acompanhantes dos vestibulandos durante a prova.

Osvalneide Pereira Costa, oftalmologista de São Luis do Maranhão, trouxe a filha Camila Costa, de 18 anos, pela segunda vez para tentar uma vaga. Durante a recepção aos pais ele não escondeu a ansiedade de ver a filha seguindo seus passos na Medicina. Segundo ele, a indicação partiu “de amigos que têm filhos estudando no curso e outros formados que falaram muito bem da Instituição. Ainda levei em consideração a localização, por estar em uma cidade muito tranquila”. O resultado final será divulgado no dia 7 de julho.

Fonte:Unifeso Jornalismo

Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura de Teresópolis

Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura de Teresópolis
Árvores do canteiro central ganham cuidados especiais da Prefeitura

Teresópolis, 29 de junho de 2016 - Com a finalidade de fortalecer a saúde e prolongar a vida das árvores, a Prefeitura de Teresópolis continua com as ações de limpeza das copas e poda de suspensão dos galhos que podem oferecer algum risco à rede elétrica. A iniciativa vem sendo destaque nas ações de revitalização da Reta que ainda conta com a remodelação dos canteiros, para dar mais espaço aos pedestres, e a recém-instalada ciclofaixa.

Quem passa pelas avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira já consegue observar a diferença que este trabalho vem fazendo, proporcionando um novo ar ao centro urbano, além de oferecer mais segurança à população, uma vez que a luminosidade, tanto de dia quanto à noite, aumenta.

Sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos, através da equipe de Parques e Jardins, e com a Guarda Municipal orientando a passagem dos veículos, a intervenção está sendo realizada com muito cuidado, respeitando a arborização que é um item importante no espaço urbano de qualquer cidade.

A secretaria informa ainda que nenhuma planta está sendo cortada ou retirada e que apenas a poda vem sendo executada para que as árvores fiquem ainda mais fortes.

Utilizando um caminhão equipado com cesto aéreo, cedido temporariamente através da parceria público-privada, a ação de combate às ervas de passarinhos vai acontecer até que todas as árvores do canteiro estejam livres dos parasitas. 
 O produtor cultural José Nelson Lima acha importante a manutenção do canteiro central

“Acho importante essa manutenção que a Prefeitura está fazendo no canteiro central. A Reta é porta de entrada da cidade, praticamente um cartão postal, então devemos sempre preservar da melhor maneira possível”, comentou o produtor cultural, José Nelson Lima.
Com a finalidade de fortalecer a saúde das árvores, a Prefeitura continua com as ações de limpeza das copas e poda dos galhos

Erva -de -passarinho 

Aparentemente inofensiva, a erva-de-passarinho é considerada uma praga, que suga a seiva do caule e dos ramos da planta hospedeira, causando sua destruição. O combate é feito através da poda, que deve ser realizada preferencialmente no período mais frio do ano, quando as folhas secam e a praga fica mais visível. 
Quem passa pelas avenidas Feliciano Sodré e Lucio Meira já observa a diferença que o trabalho de limpeza das árvores faz

Texto e fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis assina contrato de ação pública com a FESO

Prefeito e Secretário de Saúde de Teresópolis assinam o Coapes
Município assina contrato de ação pública com a FESO
Cooperação garante estágio para acadêmicos
e amplia serviços de promoção à saúde na rede SUS

Teresópolis, 29 de junho de 2016 – A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos assinaram nesta terça-feira, dia 28, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde – Coapes. O evento contou com a participação de autoridades municipais, diretores, professores e alunos dos cursos de formação em saúde da instituição.

O convênio de cooperação garante estágio para os alunos dos cursos da área de saúde do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. Os acadêmicos passam a atuar de forma supervisionada na rede pública, atendendo a população com serviços de promoção e prevenção em saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, Teresópolis é o primeiro município da Região Serrana a oficializar a parceria, que tem diretrizes publicadas pelos Ministérios da Saúde e de Educação, dentro do programa federal Mais Médicos.

“Essa parceria através do Coapes vai fortalecer os cadastramentos na rede de atenção básica e a busca de alguns programas, como diabetes, hipertensão e de saúde da mulher, entre outros. Para a secretaria é de suma importância porque com o convênio contribuirá para a qualificação dos futuros profissionais”, destacou o Secretário de Saúde.

Para Manoel Pombo, coordenador e professor do curso de Medicina, o convênio é fundamental para o aprimoramento da formação profissional. “Na educação em saúde o ensino da prática é o grande formador. Quanto mais inserções no campo da prática médica, melhor qualificados os profissionais da área de saúde. E esse processo estruturado se traduz em benefícios para o serviço prestado”.

Outro ponto positivo do contrato é o fortalecimento da parceria entre a instituição de ensino e a rede pública de saúde. “A importância dessa cooperação é definir uma parceria entre a rede SUS e os centros formadores em saúde. A intenção do convênio é qualificar a rede SUS, é elencar um conjunto de atividades, de ações e de políticas que possam contribuir para melhorar a qualidade de atenção à comunidade”, concluiu o diretor geral da FESO, Luis Eduardo Tostes.
 Pró-reitor acadêmico José Feres Miranda assina o contrato de ação pública pela FESO
Autoridades municipais e representantes da FESO na solenidade de assinatura do convênio de cooperaçãoEvento de assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde: cooperação contribui para formação profissional e amplia serviços para a população da rede pública de saúde

Fotos – AscomPMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis participa de fórum sobre fortalecimento do Turismo no estado

Geraldo Araújo (Pousada Salvador Santarém), Evany Noel (diretora de Turismo de Petrópolis), Nilo Sérgio (sec. estadual de Turismo), Paulo Senise (pres. da TurisRio)
Teresópolis participa de fórum sobre fortalecimento do Turismo no estado

Teresópolis, 28 de junho de 2016 - O Secretário Municipal de Turismo, Elias Martins, e o Diretor de Projetos da SecTur, Rafael Canto, participaram nesta terça-feira, 28, em Itaipava, do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro da Serra Verde Imperial.

No fórum, foram apresentados os resultados dos trabalhos da Setur/TurisRio no ano de 2015, através dos projetos do Prodetur, da Diretoria de Planejamento e Projetos, da Diretoria de Marketing, da Diretoria de Operações da TurisRio e dos projetos elencados para o ano de 2016, buscando a participação de todos, e, fizeram ainda um amplo debate com o setor público e com setor privado da região Serra Verde Imperial.

Também estiveram presentes o presidente do Convention & Visitors Bureau de Teresópolis, Fábio Costa Velho, o presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Teresópolis, Bruno Gonçalves Rosa e Silva, o Secretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio, o presidente da TurisRio, Paulo Senise, e a Diretora de Turismo de Petrópolis, Evany Noel, entre outros convidados.
 Rafael Canto (diretor de projetos da Secretaria Municipal de Turismo) e Elias Martins (Secretário Municipal de Turismo)Fabio Costa Velho (pres. do Teresópolis Convention &Visitors Bureau)
Texto e fotos: SecTur
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 28 de junho de 2016

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e define propostas para Fase Estadual

 Na abertura da Etapa Municipal: secretários de Governo, Carlos Dias e de Planejamento, Yára da Rocha Medeiros, Vice-prefeito Sandro Dias e o Juiz Federal José Carlos Zebulum, palestrante do evento
Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades e define propostas para Fase Estadual

Teresópolis, 27 de junho de 2016 – Realizada no sábado e domingo, dias 25 e 26 de junho, a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades debateu e propôs soluções para problemas relacionados ao desenvolvimento urbano de Teresópolis.

Promovido pela Prefeitura de Teresópolis, com coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais e do Conselho Municipal da Cidade, o evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Várzea.

Seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério das Cidades dentro do tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e do lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, foram abordadas questões como moradia, mobilidade urbana, preservação ambiental, saúde e educação, entre outros.

Três propostas foram aprovadas para serem defendidas na Conferência Estadual: a criação de políticas públicas de habitação de interesse social sem grandes aglomerados e perto dos locais de origem dos moradores; regularização fundiária urbana e rural, com atualização da base cadastral existente, além da capacitação dos conselheiros do Conselho da Cidade; e a elaboração de políticas públicas para evitar a marginalização dos jovens, contemplando programas específicos nas áreas de saúde, educação e cultura, trabalho e renda.

O evento foi aberto e encerrado pela Secretária de Planejamento e Projetos Especiais, Yára da Rocha Medeiros. Marcaram presença na Etapa Municipal o Vice-prefeito Sandro Dias e os secretários municipais de Governo e Coordenação, Carlos Dias, e de Segurança Pública, Antonio Carlos da Costa Velho.

“Foi uma honra trabalhar com um grupo tão mobilizado pela construção de uma cidade melhor”, pontuou Yára. “O Governo agradece a contribuição de todos os participantes da Etapa Municipal. Poder público e sociedade civil organizada devem estreitar os laços e caminhar juntos na busca de soluções para os problemas que afligem nossa cidade”, pontuou Sandro Dias.

No primeiro dia do evento, o tema central foi desenvolvido pelo Juiz Federal José Carlos Zebulum. “As leis nos dão as ferramentas necessárias para a gestão democrática das cidades, mas têm que sair do papel. É preciso que o poder público adote as políticas previstas e que a população faça a parte dela”, destacou o palestrante.

Também houve entrega de certificados e apresentação dos novos integrantes do Conselho Municipal da Cidade para o biênio 2016-2018. O órgão auxilia o Poder público no planejamento e controle da execução das políticas públicas de urbanização, mobilidade urbana e habitação.

A 6ª Conferência Estadual das Cidades está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 e 31 de março de 2017. Logo que a data for definida, e tiverem sido divulgados os critérios para a eleição dos delegados das etapas municipais, o Conselho Municipal da Cidade marcará uma audiência pública para eleger os representantes de Teresópolis para a Fase Estadual.
Público acompanha a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Juiz federal José Carlos Zebulum faz palestra de abertura
 Novos integrantes do Conselho da Cidade são apresentados na Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades
Fotos – crédito para Marcelo Roza
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Análise da água das Fontes de Teresópolis 27/06/2016

Teresópolis
Saúde divulga resultado da análise da água das principais fontes da cidade

Teresópolis, 27 de junho de 2016 - Dando continuidade à vigilância periódica da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito em 12 pontos. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Amélia (Alto), João Raposo (Tijuca) e Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo. 

Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente. 

Resultado do exame microbiológico das águas das fontes
Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
Fonte Fonte Santa - Própria para consumo
Fonte Granja Guarani - Própria para consumo
Fonte Judith (Alto) - Própria para consumo
Fonte Perpétuo - Própria para consumo
Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
Fonte Saúde (Tijuca) - Própria para consumo
Fonte 7 Tanques (Rosário) - Própria para consumo
Fonte Amélia (Alto) - Imprópria para consumo
Fonte João Raposo (Tijuca) - Imprópria para consumo
Fonte Taumaturgo - Imprópria para consumo

Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem e clorem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; 4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.​

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Alunos escolhem sinal de LIBRAS para representar o UNIFESO Teresópolis

Alunos escolhem sinal de LIBRAS para representar o UNIFESO Teresópolis
Alunos escolhem sinal de LIBRAS para representar o UNIFESO

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) agora possui um sinal próprio em LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais. A novidade visa estimular a integração e o acolhimento da comunidade surda no ambiente acadêmico através do programa de acessibilidade da Instituição. O UNIFESO tem hoje matriculados dois alunos surdos no curso de Ciências Biológicas e um no curso de Pedagogia que deram as sugestões para a escolha do sinal.

“A escolha do sinal de LIBRAS do UNIFESO vem legitimar a nossa Instituição também no que se refere à acessibilidade, com atendimento aos estudantes com necessidades auditivas especiais ”, enfatizou a professora Gicele Faissal, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA).

A votação entre os três sinais propostos pelos alunos ocorreu no dia 10 de junho, durante o ciclo de debates sob o tema “O surdo no contexto acadêmico do UNIFESO”, com palestras proferidas pelas psicólogas do NAPPA Maria Lucia Smolka e Luciana Domard e pela professora convidada Tatiane Militão de Sá para alunos das turmas de Ciências Biológicas e Pedagogia, professores, intérpretes e convidados surdos. A apresentação dos sinais foi feita pela professora de LIBRAS da instituição, Nathalia Quintella Suarez Mouteira, e a votação realizada entre os participantes do encontro. O sinal vencedor foi proposto pela estudante do curso de Ciências Biológicas Juliana Vieira Correa.

“Foi um importante passo que demos para a comunidade de surdos entender como é o UNIFESO e para toda a comunidade que entenda LIBRAS saber qual o sinal da instituição”, afirmou o professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas.

Ainda como parte do programa de acessibilidade, o UNIFESO conta com intérpretes para traduzir as aulas para os deficientes auditivos e ainda oferece uma disciplina eletiva de LIBRAS aos alunos de todos os cursos de graduação da instituição.
O UNIFESO tem hoje matriculados dois alunos surdos no curso de Ciências Biológicas e um no curso de Pedagogia que deram as sugestões para a escolha do sinal

Fonte:Unifeso Jornalismo

Em Julho, Vacinação antirrábica no bairro de São Pedro em Teresópolis

TERESOPOLIS
Vacinação contra raiva animal em cães e gatos acontece em São Pedro

Ação gratuita ocorrerá em diversos pontos do bairro entre os dias 4 e 28 de julho

Teresópolis, 27 de junho de 2016 – Será promovida durante o mês de julho uma campanha de vacinação antirrábica animal no bairro de São Pedro. Agentes do Setor de Zoonoses, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, estarão em vários pontos para imunizar gratuitamente cães e gatos, de acordo com o cronograma abaixo:

Praça dos Expedicionários (Tiro de Guerra) – 4 e 5/7
Praça N. S. Aparecida (próximo ao Cemusa) – 11 e 12/07
Ponto final do ônibus do Pimentel – 13 e 14/07
Ponto final do ônibus do Perpétuo – 18, 19, e 20
Praça da Igreja Católica do Rosário – 25 e 26/07
Praça dos Operários (Arruela) – 27 e 28/07

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Ações de limpeza e de fiscalização na Feirinha do Alto em Teresópolis

Ações de limpeza e de fiscalização na Feirinha do Alto em Teresópolis
Secretaria de Trabalho promove ações de limpeza geral e de fiscalização na Feirinha

Teresópolis, 27 de junho de 2016 - Coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, iniciou na manhã do último sábado, 25, uma operação limpeza, faxinaço e de fiscalização na Feirinha do Alto.

O Secretário Marcus Vinicius Ramos, Marcão, destacou: "o trabalho que começamos e que irá se prolongar durante o restante do ano, visa fazermos uma campanha educativa e de conscientização, a fim de corrigirmos uma série de deficiências e irregularidades que constatamos nos últimos dias. O que mais precisamos nesse momento na Feirinha de é ordem e progresso, e dentro desta perspectiva é que vamos trabalhar".

Com as equipes de fiscalização e limpeza reforçadas, Marcão pretende intensificar os trabalhos nos finais de semana, quando expositores e funcionários serão acompanhados de perto pela secretaria municipal, que irá orientar a todos sobre as novas regras que estão sendo implementadas.

A Feirinha de Teresópolis é realizada na Praça Higino da Silveira, no Alto, nos sábados, domingos e feriados. Reúne em torno de 1.200 expositores, entre titular e ajudante, distribuídos em 620 estandes. Artigos de moda e confecção, bijuterias, decoração e artesanato, entre outros, são comercializados no espaço, que conta ainda com Praça de Alimentação com gastronomia variada.

Texto e fotos: Sec Trabalho
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Futuros engenheiros do UNIFESO Teresópolis participam de Feira de Estágio

Futuros engenheiros do UNIFESO Teresópolis participam de Feira de Estágio
Futuros engenheiros do UNIFESO participam de Feira de Estágio

Mais de trinta estudantes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária visitaram, em maio, a Feira de Estágio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus Cidade Universitária. Acompanhados pelas professoras supervisoras do Estágio Obrigatório Flavia Bartoly Rosa e Maria Isabel Lopes da Costa, eles foram motivados a interagir e buscar o máximo de informações sobre estágios nos stands das empresas participantes.

“A finalidade maior dessa visita à feira foi proporcionar aos nossos estudantes uma visão mais ampla de possibilidades de estágio em empresas de grande porte. Eles participaram de diversas palestras, visitaram os stands, conversaram com os expositores e muitos fizeram inscrições para vagas de estágio no próprio local”, contou a professora Ediléa de Vasconcelos, que também conversou com responsáveis de vários stands, inclusive coletando materiais para a sala de estágio dos cursos.

O que mais chamou a atenção da estudante Liliane Soares Custódio, do curso de Engenharia de Produção, foi “a abrangência que algumas empresas possuem e que as pessoas não têm conhecimento. Além disso, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências”. Para o colega Mateus Bonfim o mais interessante foram as oportunidades oferecidas por empresas de vários setores, como bancos, energia e construção. “Foi interessante observar a procura por estagiários de engenharia que atendessem às suas demandas. São nesses estagiários que as empresas podem modelar os futuros empregados para suas necessidades. Aquele aluno que se destaca dentro da universidade terá destaque no mercado de trabalho”, concluiu Mateus.

Fonte:Unifeso Jornalismo

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Canto e Coral: inscrições abertas para os cursos gratuitos da Secretaria de Cultura de Teresópolis

TERESÓPOLIS
Canto e Coral: inscrições abertas para os cursos gratuitos da Secretaria de Cultura

Começou o período de inscrições para as pessoas interessadas em ingressar nos cursos gratuitos de canto e canto coral oferecidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. As aulas serão ministradas pelo agente cultural Douglas Clemente no Centro Cultural Bernardo Monteverde, localizado na Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, no bairro do Alto. 

Ao todo, são oferecidas 70 vagas para as duas modalidades com limite mínimo de idade de 15 anos para Canto e de 18 anos para Canto Coral.

As inscrições podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vagas Sine Teresópolis 23/06/2016

Prezados,

Segue em anexo lista de vagas disponibilizadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, através do Sine.
Vagas Sine Teresópolis 23/06/2016

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Estrada Teresópolis-Friburgo recebe quebra-molas em Bonsucesso

Estrada Teresópolis-Friburgo recebe quebra-molas em Bonsucesso
Estrada Teresópolis-Friburgo recebe quebra-molas em Bonsucesso

Instalação leva mais segurança para milhares de pessoas que passam pela rodovia

Teresópolis, 22 de junho de 2016 - Uma obra que vai beneficiar milhares de pessoas, entre moradores, comerciantes, e motoristas que transitam pela Teresópolis-Friburgo, começou nesta quarta. É a instalação de quebra-molas em Bonsucesso, na altura do Km 29, um dos pontos de maior movimento da rodovia.

“A Estrada Teresópolis-Friburgo é importantíssima porque por aqui escoa praticamente toda a mercadora, toda a produção do interior. Aqui têm mercados, revendedoras de veículos, creche, igrejas, condomínios. O governo do estado atendeu meu apelo e hoje essa necessidade se torna uma realidade”, explicou o prefeito, pontuando que também estão sendo feitos trabalhos de revitalização da pintura de quebra-molas desde a Prata, percorrendo a estrada, e capina e limpeza às margens da via.

A população relatou sobre acidentes constantes na rodovia e está confiante de que a iniciativa vai melhorar a situação. “Os carros, caminhões e motos corriam muito. Passavam em alta velocidade por aqui. Agora, espero que melhore e a gente tenha mais segurança pra atravessar a pista”, disse Alessandra Albano, que mora e trabalha em Bonsucesso.

Dono de uma agência de automóveis na localidade, Johnny Faria também acredita que os motoristas terão mais consciência. “A gente sempre falou sobre o perigo que é atravessar essa estrada. O Tricano teve aqui, conversou com a gente e se comprometeu a se empenhar para que fossem instalados esses quebra-molas. Vai ser essencial para nossa tranquilidade com relação à pista”.

A diretora da Creche Municipal Doraci Dália Granito, Joelma Monteiro, ressaltou a rapidez com que o pedido ao Governo Municipal foi atendido. “Com certeza, foi uma grande conquista sim. Para a creche, para os moradores, para toda a comunidade de Bonsucesso. A gente já havia pedido a prefeitos anteriores e foi passando de um para outro e agora com a gestão do Mario Tricano tivemos o pedido atendido rapidamente”.
Prefeito Mario Tricano vistoria instalação de quebra-molas em Bonsucesso
Johnny Faria, comerciante, acredita que os motoristas terão mais consciência e que os quebra-molas serão essenciais para a tranquilidade de todos
Joelma Monteiro, diretora da Creche M. Doraci Dália Granito, ressalta a rapidez com que o pedido ao Governo Municipal foi atendido

Fotos: Jorge Maravilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Medicina Veterinária do UNIFESO Teresópolis realiza Jornada Científica

Medicina Veterinária do UNIFESO Teresópolis realiza Jornada Científica
Medicina Veterinária do UNIFESO realiza Jornada Científica

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) promoveu em junho, no Campus Quinta do Paraíso (Prata), a 24ª Jornada Científica, com palestras e apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), tendo a participação de graduandos, estudantes de outros períodos do curso e de outros cursos, além de familiares dos formandos, professores e profissionais da área.

O professor André Vianna Martins, coordenador do curso, buscou acompanhar as apresentações ressaltando aos estudantes a importância da conclusão desta etapa. “Este é o último componente curricular obrigatório da graduação. Espero que a apresentação de cada um seja da maneira mais satisfatória possível para ficar na recordação de vocês”, desejou aos estudantes.

O professor Irineu Machado Benevides Filho, secretário geral do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, foi convidado para proferir palestra aos estudantes na abertura do evento. “Parabenizo o curso pelo processo de conclusão e coloco o Conselho e a Comissão de Ensino à disposição”, adiantou. Ele abordou questões como ética profissional, tendências do mercado de trabalho e suas áreas emergentes, e ainda as funções dos conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária.

Para a estudante Beatriz Miloski Scharfy, “participar da 24ª Jornada Científica representou a realização de um sonho e o sentimento de dever cumprido”. Ela apresentou o TCC “A percepção dos estudantes de Medicina Veterinária do UNIFESO em relação ao contexto profissional na Saúde Pública Veterinária”. Segundo a estudante, “em nosso curso, por recebermos uma formação generalista, estamos aptos a atuar em mais de 80 áreas. O trabalho do médico veterinário vai muito além das clínicas e consultórios veterinários destinados aos animais de companhia. Durante minha formação a minha visão para o amplo espectro de atuação se consolidou e hoje posso afirmar que a Medicina Veterinária é fundamental para a harmonia da tríade de saúde humana-animal-ambiental”, concluiu.
Jornada Científica de Medicina Veterinária do UNIFESO: palestra abordou questões como ética profissional, tendências do mercado de trabalho e suas áreas emergentes, e ainda as funções dos conselhos Federal e Regional

Fonte:Unifeso Jornalismo

UNIFESO Teresópolis realiza Semana do Meio Ambiente

UNIFESO Teresópolis realiza Semana do Meio Ambiente
UNIFESO realiza Semana do Meio Ambiente

De 3 a 10 de junho o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou a III Semana do Meio Ambiente, com uma programação de palestras, debates, exibição de filmes, exposição e outras atividades nos campi da Instituição. A abertura contou com a participação do dos professores de música do Centro Cultural FESO Pro Arte.

“A cultura tem muito a ver com o meio ambiente. Quem tem sensibilidade com a cultura tem também para perceber que temos que proteger o planeta. É preciso que todas as pessoas participem e deem o devido valor em um trabalho conjunto de conscientização”, observou o professor Jorge Bragança, presidente do Conselho do Centro Cultural.

“As atividades da III Semana do Meio Ambiente perpassaram as questões ambientais referentes à gestão da biodiversidade e dos recursos hídricos, e também questões técnicas voltadas para a biorremediação e recuperação de áreas degradadas. A Semana contou ainda com atividades culturais e a importante presença dos estudantes e professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, e do CESO”, comentou a professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária, e integrante da comissão organizadora do evento juntamente com as professoras Michelle Bronstein, coordenara do Centro Cultural FESO Pro Arte; e Maria Helena Carvalho da Silva, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Odontologia.

Na avaliação do professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas, “é importante o aprofundamento das questões ambientais que envolvem a nossa sociedade. Esta terceira Semana do Meio Ambiente traz uma novidade, que é a integração entre os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária”.

O evento tem desde a sua primeira edição o apoio da Sala Verde UNIFESO, um espaço dedicado ao desenvolvimento de atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental. “Apesar de ter um espaço físico no Campus Quinta do Paraíso, em meio à Mata Atlântica, a Sala Verde permeia a Instituição toda, é muito mais uma filosofia e ações baseadas em princípios do que o espaço propriamente dito. Um espaço na Instituição que se declara dedicado à educação socioambiental traz uma qualidade especial porque juntamos as intenções e congregamos estudantes e pesquisadores que trabalham nessa questão”, explicou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e coordenadora da Sala Verde.
Semana do Meio Ambiente do UNIFESO: atividades perpassaram questões ambientais referentes à gestão da biodiversidade e também questões técnicas voltadas para a biorremediação e recuperação de áreas degradadas

Fonte:Unifeso Jornalismo

quarta-feira, 22 de junho de 2016

2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários no Centro de Informações Turísticas da Várzea em Teresópolis

2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários no Centro de Informações Turísticas da Várzea em Teresópolis
2º Curso em Defesa Civil reúne voluntários no Centro de Informações Turísticas da Várzea

Teresópolis, 22 de junho de 2016 – Com mais de 60 inscritos, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários teve sua primeira aula nesta terça-feira, dia 21, no auditório do Centro de Informações Turísticas, na Várzea. O chefe de vistorias técnicas, Vanderson Marmo, abordou temas como conceituação básica em defesa civil, legislação, percepção de risco e abrigo temporário, entre outros.

A proposta é ampliar o conhecimento dos participantes e transformá-los em multiplicadoras da informação em suas comunidades, difundindo a cultura da prevenção de riscos de desastres.

O secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, deu as boas-vindas aos participantes, acompanhado pelo subsecretário, major Breno Bernardo, e o chefe de monitoramento, Ubiracy Antonio Pinto.

“Qualquer pessoa pode participar. O curso é uma forma de divulgar a cultura de defesa civil, preparando as pessoas para dar uma primeira resposta até a chegada do poder público no caso de uma situação adversa. Nossa ideia é mantê-lo permanentemente, entre os meses de abril e novembro”, explicou o coronel Leal. 

Ex-moradora do Caleme, a vendedora Patrícia Maia, 32 anos, decidiu se inscrever. “Por ter passado pela tragédia de janeiro de 2011 eu me interessei e me inscrevi. Além disso, é sempre bom ter essas capacitações no currículo”.

A cuidadora de idosos Ana Paula Leal, 54 anos, também acompanhou a aula inaugural. “Fui voluntária na época da tragédia, em 2011, e decidi me manter sempre atualizada nessa área”.

Outro aluno é o estudante Luiz Felipe Muniz, 21 anos, morador da Tijuca. “Quero seguir uma profissão na área de meio ambiente e o curso me despertou interesse pelos assuntos que aborda”, comentou.

Com 12 horas de duração, o 2º Curso Básico em Defesa Civil para Voluntários continua nos dias 23, 28 e 30 de junho.

Dia 23/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO II – PERCEPÇÃO DE RISCOS HIDROLÓGICOS, GEOLÓGICOS E ESTRUTURAIS
• Introdução à prevenção de desastres; tipologia, cenários, indicadores, critérios; identificação e mapeamento de áreas de risco de enchentes e inundações.
• Identificação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos; principais estruturas da construção; noções de sintomas e falhas nas estruturas.

Dia 28/06, Terça-feira, 18h:
MÓDULO III – METEOROLOGIA, MONITORAMENTO e SISTEMA DE ALERTA E ALARME
- Introdução à meteorologia e monitoramento; monitoramento de cheias.
- Operacionalização do sistema de alerta e alarme.

Dia 30/06, Quinta-feira, 18h:
MÓDULO IV – COMBATE A INCÊNDIO, SALVAMENTO E PRIMEIROS SOCORROS
- Combate a incêndio.
- Salvamento, primeiros socorros.
- Encerramento.
Difundindo a cultura da prevenção: Secretário de Defesa Civil, coronel Ricardo Leal, com o técnico Vanderson Marmo e o subsecretário, major Breno Bernardo na aula inaugural do 2º Curso em Defesa Civil

Fotos – Ascom PMT
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Formandos de curso promovido pela Prefeitura de Teresópolis recebem certificado

Formandos de curso promovido pela Prefeitura de Teresópolis recebem certificado
Formandos de curso promovido pela Prefeitura recebem certificado
A capacitação é voltada para a elaboração de currículos e treinamento para entrevista de emprego

Teresópolis, 21 de maio de 2016 - A primeira turma de formandos do ‘Curso de Elaboração de Currículos e Treinamento para Entrevista de Emprego’ foi recebida pelo Prefeito Mario Tricano e pelo Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcus Vinicius Ramos, nesta segunda, 20, na Prefeitura, para a entrega do certificado de conclusão da capacitação. O curso é gratuito e oferecido continuamente. 

“É com grande satisfação que realizamos essa confraternização no gabinete do prefeito para entregar os certificados aos alunos da primeira turma do curso. A gente tem muita a contribuir, oferecendo capacitação para os trabalhadores para que eles possam fazer agora o diferencial nas entrevistas de emprego”, destacou o secretário Marcus Vinicius Ramos. 

Marcão frisou que cursos de informática também serão oferecidos à população. “O prefeito já nos disponibilizou a infraestrutura necessária para que possamos oferecer a capacitação em programas de computação, como Word, Excel e Power Point. No momento de decidir quem contratar, o empregador leva em conta quem sabe usar essas ferramentas”.

Denise Pedroso, estudante universitária, elogiou o projeto de elaboração de currículos e treinamento para entrevista de emprego: “É uma bela iniciativa. A gente teve a oportunidade de conhecer pessoas, trocar ideias. Os instrutores Pedro e a Ana Paula nos auxiliaram muito em como elaborar um currículo, como se portar numa entrevista. Foi muito bom”.

Formada em Administração, Adriana Castilho se surpreendeu com a qualidade da capacitação: “Já no primeiro dia de aula fiquei surpresa. A gente nunca sabe tanto que alguém não tenha algo novo para nos transmitir. O curso foi maravilhoso”, avaliou a aluna.

Com seis horas de duração, o curso é ministrado por servidores da Secretaria de Trabalho e acontece segundas, quartas e sextas, em dois horários: das 10h às 12h e das 15h às 17h. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria (Av. Lúcio Meira, 375, sala 104, Várzea – Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas), de segunda a sexta, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2742-8761.
Prefeito Mario Tricano e Marcão, Secretário de Trabalho, com formandos do curso sobre elaboração de currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego

Fotos: Jorge Maravilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana

Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana
Teresópolis realiza Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades neste fim de semana

Aberto ao público, evento acontecerá na Escola Lino Oronã, na Tijuca

Teresópolis, 20 de junho de 2016 – Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, com coordenação da Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais e do Conselho da Cidade, a Etapa Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades será aberta às 18h deste sábado, 25, no auditório da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, onde a programação terá continuidade no domingo, 26, das 9h às 17h.

Com o tema ‘A Função Social da Cidade e da Propriedade’ e o lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, o evento vai debater soluções para problemas decorrentes da urbanização sem planejamento adequado.

Qualquer pessoa interessada poderá participar da Etapa Municipal sem a necessidade de se inscrever, além de representantes de movimentos sociais e comunitários, entidades de classe, acadêmicas e de pesquisa, empresários, organizações não-governamentais e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

“Participem, pois é através de eventos como este que os cidadãos têm a oportunidade de debater problemas comuns e chegar a um consenso para a melhoria das condições de vida no nosso município”, convida a Secretária Municipal de Planejamento, Yára da Rocha Medeiros.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sub-15 Teresópolis/PMT conquista vaga na final da Rio Futsal

TERESOPOLIS
Sub-15 Teresópolis/PMT conquista vaga na final da Rio Futsal
Jogo acontece no próximo sábado, no Rio de Janeiro, contra o Vital

Teresópolis, 20 de junho de 2016 – Com um placar de 7x2, o Teresópolis/PMT venceu o Juventude, no último sábado, 18, em partida pela semifinal do Campeonato Carioca Rio Futsal. O resultado levou o time para a final, que será no próximo sábado, 25, às 16h, contra o Vital, no Club do Ascaer, no Rio de Janeiro.

“No geral, a participação de Teresópolis na competição foi muito boa. Acontece que os atletas ficam dois anos em cada categoria, então este é um ano de adaptação e acredito que, em 2017, o desempenho será ainda melhor”, avaliou o coordenador de esportes da Secretaria M. de Esportes e Lazer, José Ricardo Godinho, pontuando que o Sub-15 e o Sub-13 já foram campeões na Rio Futsal.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 17 de junho de 2016

SISTEMA FECOMÉRCIO RJ ENCERRA SÉTIMA ETAPA REGIONAL DO MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO COM 132 PROPOSTAS DE CRESCIMENTO PARA A REGIÃO DE TERESÓPOLIS

SISTEMA FECOMÉRCIO RJ ENCERRA SÉTIMA ETAPA REGIONAL DO MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO COM 132 PROPOSTAS DE CRESCIMENTO PARA A REGIÃO DE TERESÓPOLIS
SISTEMA FECOMÉRCIO RJ ENCERRA SÉTIMA ETAPA REGIONAL DO MAPA ESTRATÉGICO DO COMÉRCIO COM 132 PROPOSTAS DE CRESCIMENTO PARA A REGIÃO DE TERESÓPOLIS

Base S, ação do Sistema que oferece os serviços e oficinas do Senac e do Sesc, vai até domingo

O Sistema Fecomércio RJ encerrou hoje, dia 17, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis, o primeiro encontro da região Serrana do Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Ao longo de dois dias foram apresentados painéis com formadores de opinião e jornalistas como Merval Pereira,Flávio Fachel, Kennedy Alencar, Cristiana Lobo, Flávia Oliveira, George Vidor, Ronaldo Lemos, Samy Dana, Maria Prata, Sidney Rezende, Sérgio Abranches, Giuliana Morrone e Marcelo Neri. Esta sétima edição de encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí e Valença, e que irão percorrer, ao longo do ano, as demais regiões do estado, resultou em 132 propostas para impulsionar o comércio de Teresópolis. Entre elas, destacam-se a desocupação das calçadas para privilegiar a circulação de pedestres, priorizar e agilizar a ligação de energia em novos empreendimentos, incentivo à reutilização de água nas empresas, redução da burocracia para exportação de produtos e a capacitação profissional para empreendedorismo, liderança e inovação. O levantamento completo, que contou com a participação de atores locais, será encaminhado ao Poder Público ao final de todos os encontros. Mas, a participação não se encerra ao final dos eventos. Também é possível apresentar propostas ao preencher formulário, até agosto, na página do Mapa do Comércio na internet: www.mapadocomerciorj.com.br.

Junto com o encontro, que aconteceu no Hotel Alpina, na Rua Cândido Portinari, 837, Golf, o Sistema também trouxe serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento Base de Ação Social e Educativa - Base S, ao Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (Av. Lúcio Meira, 311, Várzea). A iniciativa já atendeu, até o momento, quase 50 mil pessoas em todos os municípios pelos quais passou: Angra dos Reis, Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença e, agora, Teresópolis. As atividades ainda acontecem até domingo, dia 19, na Praça Olímpica Luís de Camões, e contarão com atrações socioculturais e esportivas abertas ao público. Os atendimentos de odontologia continuarão sendo realizados no colégio até a data.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

As rodadas regionais do Mapa do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro do ano passado, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciam agora, os atores locais participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. Esse trabalho será feito durante os dois dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

No encontro em Teresópolis, foram discutidas as potencialidades da região Serrana, composta por 14 municípios: Petrópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Macuco, Cordeiro, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Carmo, Sumidouro, Duas Barras, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. Possui uma dimensão territorial de 6.95 km2, o que corresponde a 16% do território do Estado do Rio de Janeiro. Todos estes municípios somaram em 2014 uma população total de 823 mil pessoas, segundo as estimativas do IBGE, o que corresponde a 5 % do Estado do Rio de Janeiro. Apenas a população de Teresópolis foi estimada em 163.746 mil habitantes, sendo o 18 º município do estado em termos de população. O PIB da região é de R$ 21 milhões (3% do PIB do RJ) e o de Teresópolis é de R$ 3,5 milhões. Na cidade, o setor de serviços responde pela maior fatia do PIB teresopolitano, com R$2,3 milhões, de acordo com o IBGE. 

O Sistema Fecomércio RJ tem presença na região por meio de unidades do Senac em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. O Sesc, braço social do Sistema, mantém unidades em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, onde há aulas de esportes, programação cultural e atividades socioeducativas; o Sesc Nogueira, em Petrópolis, o Sesc Nova Friburgo e o Sesc Teresópolis são também unidades hoteleiras.

“Entender e fortalecer as vocações de municípios como Teresópolis e juntar empresários com poder público no sentido de identificar oportunidades e ações que podem ser iniciadas ou aperfeiçoadas faz o Mapa do Comércio ser um instrumento poderoso para o crescimento e o desenvolvimento de toda a Serra”, afirma Rodiney Gomes Turl, diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis.

Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O Estudo analisou a participação do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo na economia, suas contribuições à sociedade brasileira – sobretudo por meio da absorção expressiva de trabalhadores com carteira assinada. Legislação trabalhista, desburocratização, crédito, qualificação de mão de obra e infraestrutura foram temas abordados pelo estudo, tendo como referência a realidade das micro e pequenas empresas. Além disso, o Mapa I elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

O SETOR

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.

O BASE S: “Base de Ação Social e Educativa”

Depois da estreia na comunidade da Rocinha, no Rio, o Sistema Fecomércio RJ leva o melhor do Sesc RJ e do Senac RJ, seus braços sociocultural e educacional, respectivamente às cidades onde acontecerão os encontros do Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020. Com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional, o evento “Base de Ação Social e Educativa - Base S”, promove ações sociais e educacionais gratuitas no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt (Av. Lúcio Meira, 311) e na Praça Olímpica Luís de Camões, ambos na Várzea. Ao longo da semana, foram oferecidas oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros. Nestes sábado e domingo, dias 18 e 19, ainda acontecem atendimentos de saúde e de atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa para o final de semana poderá ser conferida no site www.basesrio.com.br. Entre os serviços oferecidos, haverá emissão de primeira via da carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ. 

O Sistema Fecomércio RJ

Composto por Sesc, Senac e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.

Sesc RJ

Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, o Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência

Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana; Nogueira, em Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc e CineSesc).

Senac RJ

Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ transforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades.

Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade

O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando não só o setor que representa, mas também os indivíduos e a sociedade.

Serviço:

Ação Base S
- Odontologia (até 19/06)
Colégio Estadual Edmundo Bittencourt
Av. Lúcio Meira, 311 – Várzea / Teresópolis

- Evento (18 e 19/06)
Praça Olímpica Luís de Camões, Várzea


Fonte:Adriana Menezes (Senac Rio de Janeiro)