Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Prefeitura promove edição do Encontro Rural em Bonsucesso, no 3º Distrito

 

Prefeitura promove edição do Encontro Rural em Bonsucesso, no 3º Distrito

Prefeitura promove edição do Encontro Rural em Bonsucesso, no 3º Distrito

A 3ª edição do Encontro Rural 2023 foi promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e de Educação, nesta terça-feira, 23, em Bonsucesso, no 3º Distrito. A reunião contou com a participação do juiz federal Caio Taranto, falando sobre aposentadoria rural.  Durante os encontros, que estão sendo realizados no 2º e no 3º distritos, a população tem acesso a diversos serviços, através do Espaço do Empreendedor Itinerante, e orientações sobre a Chamada Pública para a compra de produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar. As atividades começam às 13h, com orientações sobre a Chamada Pública a partir das 18h.

Nos encontros, são apresentadas propostas dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar e debatidas questões, como a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega. A programação conta ainda com orientações da Emater sobre diversos assuntos, como o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar).

Nesta terça-feira, 23, foi realizado o Encontro Rural em Bonsucesso, no 3º Distrito, e contou com a participação da subsecretária de Educação, Laís Curry, do juiz federal Caio Taranto e do extensionista rural, supervisor do Escritório da Emater em Teresópolis, André Azevedo. “Esses encontros são uma grande oportunidade de dirimir dúvidas dos produtores em relação ao processo e a participação deles na Chamada Pública da Merenda Escolar. Esse processo traz mais transparência na execução da chamada e melhora a oferta de produtos da Agricultura Familiar na merenda das escolas municipais”, enfatizou André Azevedo.

O extensionista frisou ainda que os encontros realizados permitiram disseminar informações mais precisas sobre a importância da emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-E) e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (CAF) e a percepção da Justiça sobre os entraves para obtenção da aposentadoria rural no município, que tem sido um desafio a ser superado, principalmente pela regularização dos produtores.

As reuniões já foram realizadas em Pessegueiros e em Água Quente. Os eventos contam com Rodada de Conversas sobre diversos temas específicos para o interior do município, com informações de técnicos em agricultura, turismo rural, acesso ao crédito e educação empreendedora. Equipe da Sala do Empreendedor Itinerante presente, com orientação sobre a legalização de empresas, microcrédito produtivo, orientação e emissão de MEI e qualificação do empreendedor. O próximo encontro acontece em Venda Nova, em data e local a serem confirmados.

A compra de hortaliças, legumes e frutas da Agricultura Familiar para a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino é feita com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). Desde 2019, a iniciativa é integrada ao Núcleo Estratégico Operacional da Agricultura Familiar, do Programa Cidades Empreendedoras. Desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura, o programa tem foco em políticas públicas para acelerar o desenvolvimento local. 

“Durante os encontros apresentamos a proposta dos itens que poderão ser fornecidos pelos agricultores como gêneros para a alimentação escolar. A gente analisa com os produtores a qualidade, sazonalidade e unidades de entrega. Destacando que agricultores familiares de forma individual ou organizados em grupos informais, associações ou cooperativas poderão participar da Chamada Pública”, destaca o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, pontuando que, em breve, o edital está disponível em www.licitacao.teresopolis.rj.gov.br.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário