Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

Prefeitura de Teresópolis RJ promove ação de conscientização sobre Tuberculose

Prefeitura promove ação de conscientização sobre Tuberculose

Teresópolis, 23 de março de 2012 – Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove durante a próxima semana, 26 a 30, em PSFs da cidade, atividades de sensibilização sobre o tema. Será distribuído material explicativo sobre a doença. 

Além disso, será divulgado o Programa de Controle da Tuberculose de Secretaria de Saúde. De acordo com a Coordenadora do programa, Elvira Crivano, é fundamental que a população esteja bem informada sobre a doença. “A nossa intenção é informar sobre os sintomas e os cuidados a serem tomados. Vamos enfatizar a busca dos sintomáticos respiratórios para fazermos o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, frisou a médica, pontuando que o tratamento pode ser feito na Secretaria ou nos PSFs e Unidades Básicas de Saúde, para que o paciente não precise se deslocar do seu bairro e se dirigir à sede da Secretaria, na Tijuca.

‘Tuberculose tem cura!’

Tosse seca ou não, por mais de duas semanas, febre baixa principalmente à tarde, falta de apetite, emagrecimento e suores noturnos podem ser indicativos de Tuberculose. Se a pessoa apresentar esses sintomas, deve procurar de imediato o Posto de Saúde mais próximo para a realização de exames. O tratamento é totalmente gratuito, inclusive os medicamentos, e a doença é 100% curável.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona na Secretaria de Saúde e atende aos pacientes recebendo material para exame de baciloscopia, investigando os contactantes do doente e realizando o teste tuberculínico (PPD). O atendimento acontece terça, quarta e sexta-feira, pela manhã, por encaminhamento médico ou o paciente pode se dirigir diretamente à Divisão de Vigilância Epidemiológica. Para mais informações, o telefone do setor é (21) 2742-9883.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário