Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Teresópolis recebe a Carretinha da Saúde,na Praça Tiro de Guerra,no bairro São Pedro

Teresópolis RJ
TERESÓPOLIS RECEBE CARRETINHA DA SAÚDE
Na próxima semana, campanha realiza gratuitamente exames para diagnóstico imediato da hanseníase e promove ações de educação em saúde e contra o preconceito

A Carretinha da Saúde, unidade móvel para diagnóstico imediato da hanseníase, estará em Teresópolis na próxima semana, nos dias 22 e 23 de outubro. Além de promover o diagnóstico precoce da doença, fundamental para o sucesso do tratamento, a iniciativa encaminha pacientes às unidades de saúde e investe em ações culturais para difundir informações sobre a prevenção da doença e eliminar o preconceito. A campanha será realizada na Praça Tiro de Guerra, em São Pedro, de 9h às 16h.

A iniciativa, contemplada em maio com o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), é uma parceria do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Secretarias Municipais de Saúde, através do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS RJ), e a ONG RIOSOLIDÁRIO.

"O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento da hanseníase – gratuito e disponível no SUS – seja realizado com sucesso, evitando a transmissão da doença para outras pessoas e a ocorrência de sequelas”, ressalta o coordenador nacional do Morhan, Artur Custódio. Segundo ele, a informação é a melhor estratégia para reduzir a incidência da hanseníase na população brasileira e combater o preconceito que ainda envolve a doença. “Apesar de a hanseníase ter elevados índices de cura, o Brasil ainda é o primeiro país no ranking mundial de prevalência da doença. Esta triste realidade é fortemente influenciada pelo preconceito, que afasta pacientes do diagnóstico e das unidades de saúde. Por isso, a informação é o melhor remédio”, avalia.

Sobre a Carretinha da Saúde

Unidade móvel adaptada, a Carretinha da Saúde possui três ambulatórios, palco para atividades de educação em saúde, sala de espera e acolhimento com recursos multimídia e climatizada e elevador para pessoas com deficiências. Além do diagnóstico da hanseníase e da difusão de informações sobre a doença são desenvolvidas ações culturais para prevenção da saúde.

Hanseníase no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no país em 2011 – o que significa uma redução de 15% em relação ao ano anterior. Entre menores de 15 anos a redução foi de 11%. Apesar do avanço, a eliminação da hanseníase ainda é um desafio à saúde pública brasileira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o coeficiente de prevalência da doença corresponda a menos de dez casos por cada 100 mil habitantes – em 2011, o Brasil registrou o coeficiente de 17,65 casos novos por 100 mil habitantes.



SERVIÇO
Carretinha da Saúde em Teresópolis
Data: 22 e 23 de outubro, de 9h às 16h
Local: Praça Tiro de Guerra bairro São Pedro, Teresópolis, Rio de Janeiro

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário