Na tarde do dia 28, o Centro Cultural FESO Pro Arte promoveu mais uma edição do Café Filosófico, com o tema “Saúde Mental na Maturidade”. O debate contou com a psicanalista Eveline Mello; a psicóloga Patrícia Estrella e a socióloga Tamine Elmôr, coordenadora da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO).
De acordo com a psicóloga Patrícia, neste encontro a ênfase foi para a Saúde Mental. “Buscamos desnaturalizar algumas visões estereotipadas, como a que vê a velhice como momento de estabilidade, livre das paixões e dos vícios, que dão lugar à sabedoria e à razão. Sabemos que não se pode generalizar, mas temos a tendência de naturalizar estas invenções da cultura. A história de vida, o modo do indivíduo significar o que viveu, suas relações, seus projetos, seu corpo, isto vai determinar sua vivência particular do envelhecimento, assim também terá influência a forma como a pessoa é vista em sua família, na comunidade em que vive e na sociedade”, resumiu Patrícia.
Ela contou ainda que houve a intenção de provocar na plateia uma reflexão acerca da importância das pessoas mais velhas no mundo pós-moderno, “que exige uma eterna transformação e renovar, no estabelecimento de um equilíbrio necessário entre constância e mudança. Acredito que a discussão tenha sido bastante proveitosa não só para o público da UNIVERTI mas para as demais pessoas da comunidade que estavam presentes”, ressaltou. Na ocasião, o público pôde conferir ainda a “Oficina de Flores”, com Neuza Gouvea, e a apresentação do “Coral Sonoridades”, sob a regência de Ricardo Oliveira.
Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário