Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

UNIFESO Teresópolis realiza a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica

UNIFESO realiza a II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica


“Apoiar a iniciação científica é apoiar o pesquisador do futuro”. Com esta frase o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Ruy Garcia Marques marcou sua presença na II Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica (JOPIC) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), realizada nos dia 26 e 27 de outubro para a apresentação, a discussão e o acompanhamento das pesquisas apoiadas pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE). Garcia Marques ministrou a palestra “A pesquisa e a iniciação científica no estado do Rio de Janeiro: o papel da FAPERJ junto às Instituições de Ensino Superior”, logo após a sessão solene de abertura e a entrega do Prêmio UNIFESO de Incentivo à Produtividade Acadêmica – 2011 e 2012.

O Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), professor Luis Eduardo Possidente Tostes falou de sua satisfação em ter o presidente da FAPERJ no evento. “Não se faz um bom ensino sem se fazer uma boa pesquisa, e para a pesquisa se realizar de fato é preciso se estabelecer parcerias, sobretudo com o setor público, que é quem possui as condições de fomento para uma iniciativa tão importante para o desenvolvimento do nosso ensino e da nossa Instituição”, disse. Garcia Marques ressaltou o intuito da FAPERJ em “mostrar aos jovens graduandos a importância de fazer uma pesquisa bem feita e bem orientada, daí a importância dos professores estarem bem capacitados para orientar esses jovens”, lembrando que esta iniciação já chega aos estudantes do ensino médio através do programa Jovens Talentos, no qual o UNIFESO também participa junto à rede estadual de ensino.
 A professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, definiu a jornada com um momento muito importante para construir o conhecimento através do diálogo. “A pesquisa é muito importante na formação dos nossos estudantes e na atualização permanente de nossos professores”, salientou. Durante o evento, autoridades do UNIFESO fizeram menção e dispensaram palavras de carinho e agradecimento aos professores Vicente de Paulo Carvalho Madeira e Margot Madeira, idealizadores do programa. Esta segunda jornada reuniu os trabalhos de 2011 e 2012, totalizando 102 projetos de pesquisa. Atual coordenadora do projeto, a professora Katiuscia Antunes Vargas, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, ressaltou os meses de muito esforço por parte de todos os setores envolvidos no programa, o que para ela revela “um pouco das nossas ambições em busca da excelência e da nossa vontade de acertar. Hoje podemos ver os projetos sendo apresentados em outros eventos e isso revela o potencial das pesquisas e a qualidades desses trabalhos”, observou.

A JOPIC é promovida pela Pró-Reitoria Acadêmica; pelas diretorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração; e pelos Centros de Ciências da Saúde (CCS), Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências e Tecnologia (CCT). O evento é voltado aos professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da Instituição que participaram do PICPE em 2011 e que participam dos projetos em 2012. Entre os objetivos da jornada também estão a promoção e incentivo à cultura de pesquisa, o estímulo à produção acadêmica, a consolidação do nível de qualidade na elaboração de projetos de pesquisa e o aprimoramento da formação de profissionais e estudantes do UNIFESO. No evento foram formados grupos de trabalho organizados por linhas de pesquisa. Os participantes dos projetos do PICPE desenvolvidos em 2011 apresentaram os resultados de suas pesquisas, e os participantes dos projetos em 2012 apresentaram o andamento das atividades previstas, assinalando dúvidas, dificuldades e soluções encontradas, bem como as responsabilidades de cada participante.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário