Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

UNIFESO Clipping Teresópolis- Ano IV, no 171

UNIFESO Clipping Teresópolis- Ano IV, no 171
Teresópolis, 4 de outubro de 2012. Ano IV, no 171.

NOTÍCIAS DO UNIFESO (www.unifeso.edu.br)

Vestibular de Verão 2013: inscrições abertas para quatorze cursos do UNIFESO – Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Verão 2013 do UNIFESO para quatorze cursos nas áreas de Saúde, Humanas e Sociais e Tecnologia. Os candidatos podem optar pelas graduações em Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Pedagogia. A prova acontece no dia 17 de novembro, às 9h. Os interessados em fazer Medicina podem se inscrever até o dia 9 de novembro pelos sites <www.unifeso.edu.br> ou <www.access-selecao.com.br>. O valor da taxa de inscrição para o curso de Medicina é R$ 330 e pode ser pago em qualquer agência bancária. Para facilitar a vida de quem não poderá fazer a prova no dia 17 de novembro, o UNIFESO oferece o Vestibular Agendado ao longo de todo o ano (para todos os cursos, exceto Medicina), com inscrições pelo site ou no Campus Sede. Informações sobre o Vestibular e o ENEM: telefone (21) 2641-7111 e e-mail <vestibular@unifeso.edu.br>.

Cursos das áreas de Humanas e Sociais com novo Projeto Pedagógico – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho de Administração Superior (CAS) do UNIFESO aprovaram os novos projetos político-pedagógicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. As novas propostas buscam tornar os cursos mais dinâmicos, modernos e mais atrativos para os profissionais que pretendem se formar. De acordo com a professora Valéria Brites, coordenadora de Administração e Ciências Contábeis, a grade curricular de Ciências Contábeis não recebeu grandes alterações, apenas medidas para tornar as disciplinas mais adequadas à atualidade. Já no curso de Administração a grade curricular recebeu maiores mudanças, com pelo menos oito disciplinas novas que objetivam dar ao estudante uma visão mais dinâmica da área, focando a atuação do profissional na negociação, na administração e na estratégia. Outra novidade é que já a partir deste segundo semestre vigoram diferentes critérios de avaliação, que está dividida agora em três instrumentos. Já para a coordenadora do curso de Direito, professora Tania Barone, “a análise da relação ensino-aprendizagem e do trabalho pedagógico devem estar em constante transformação”. Com isso, a coordenação do curso de Direito, junto aos membros do Núcleo Docente Estruturante, também apresentou propostas de alterações em seu projeto pedagógico, especialmente nas áreas temáticas norteadoras, no processo avaliativo discente e na matriz curricular.

Professora de Medicina irá a Portugal falar sobre método de ensino – A experiência de mais de 10 anos da professora Leda Jung dos Santos na supervisão das equipes de Saúde da Família e sua atuação como psicóloga junto ao modelo de Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based learning – PBL) do curso de Medicina do UNIFESO renderam a ela um convite para ir a Portugal conhecer o processo de trabalho da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) dentro da Atenção Primária em Saúde, e para trocar experiências com as equipes de saúde da família e com a Faculdade de Medicina de Lisboa sobre o modelo PBL. De 15 a 26 de outubro ela irá participar da comitiva do Rio de Janeiro que conhecerá o Observatório de Saúde da ARSLVT e a experiência nos cuidados de saúde primários. Para a visita na Universidade Nova de Lisboa, a professora Leda levará uma apresentação sobre o Método PBL, voltada aos estudantes do curso de Medicina.

Assessora participa do I Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa – A professora Mariana Arcuri, assessora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do UNIFESO, participou do I Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa, que aconteceu em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Promovido pelo Ministério da Saúde através da CONEP (Comissão Nacional de Ética na Pesquisa), o evento tratou do tema “Revisão da Resolução CNS 196/96: Atualizar Para Fortalecer”, e contou com a presença de mais de quinhentos participantes, dentre professores (membros e coordenadores de Comitês de Ética) e representantes de usuários, além de representantes da CONEP e palestrantes convidados. Paralela ao encontro, a “Plataforma Brasil” serviu como tira-dúvidas e prática na plataforma com equipe do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e técnicos em rodízio. O encontro teve como objetivo a discussão da Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, que norteia os Comitês de Ética do Brasil.

Calouro Solidário: estudantes e professores entregam alimentos arrecadados ao Lar de Isabel – A campanha Calouro Solidário, realizada pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis do UNIFESO, arrecadou, no segundo semestre de 2012, duzentos e setenta quilos de alimentos não perecíveis. Nesta edição, professores e estudantes do primeiro e segundo períodos escolheram o Lar de Isabel – mais conhecido como Mansão dos Velhinhos – para receber os donativos. Durante a entrega, que aconteceu no dia 23 de setembro, eles também conheceram um pouco mais da realidade do local. Durante a visita, a funcionária Maria Helena de Assunção Neves, falou da importância de ações como esta para o bom funcionamento da Mansão dos Velhinhos e mostrou toda a infraestrutura do local. Para os estudantes, que ainda tiveram contato com os moradores do asilo e conheceram uma realidade fora do seu cotidiano, a visita ao Lar de Isabel foi muito positiva.

Inscrições abertas para participar do XII POÊTERÊ – No dia 24 de novembro acontece o XII POÊTERÊ – “O olhar da poesia nas artes plásticas”, promovido pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP). Os interessados em participar do concurso têm até o dia 9 de novembro para inscrever seus textos. Além do concurso de poesia, o evento traz na programação mesa-redonda com escritores, poetas e artistas plásticos convidados. São três categorias: Jovem Poeta, até 18 anos; Poeta, de 19 a 50 anos; e Poeta da maturidade, a partir de 51 anos. O regulamento permite que cada autor inscreva até dois poemas inéditos. O concurso é aberto ao público e para se inscrever basta enviar uma ficha com nome do autor, o título do poema, categoria, telefone, endereço, e-mail, cópia de comprovante de residência, título do poema e poema para o e-mail proarte@unifeso.edu.br, colocando “a/c PoÊterÊ”. Os menores de 18 anos devem acrescentar ao material de inscrição: cópia do documento de identidade, comprovante de residência e autorização do responsável legal. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos. Neste ano, o POÊTERÊ tem a escritora Edla Van Steen como patrona e o galerista Ralph Camargo como personalidade poética. Mais informações pelos telefones (21) 2644-5770 ou 2644-5762, ou pelo e-mail proarte@unifeso.edu.br. O edital do concurso está disponível na página www.unifeso.edu.br.

Saúde Mental é tema de Café Filosófico na Pro Arte – Na tarde do dia 28, o Centro Cultural FESO Pro Arte promoveu mais uma edição do Café Filosófico, com o tema “Saúde Mental na Maturidade”. O debate contou com a psicanalista Eveline Mello; a psicóloga Patrícia Estrella e a socióloga Tamine Elmôr, coordenadora da Universidade da Terceira Idade (UNIVERTI-FESO). De acordo com a psicóloga Patrícia, neste encontro a ênfase foi para a Saúde Mental. “Buscamos desnaturalizar algumas visões estereotipadas, como a que vê a velhice como momento de estabilidade, livre das paixões e dos vícios, que dão lugar à sabedoria e à razão. Sabemos que não se pode generalizar, mas temos a tendência de naturalizar estas invenções da cultura. A história de vida, o modo do indivíduo significar o que viveu, suas relações, seus projetos, seu corpo, isto vai determinar sua vivência particular do envelhecimento, assim também terá influência a forma como a pessoa é vista em sua família, na comunidade em que vive e na sociedade”, resumiu Patrícia.

UNIFESO no Facebook – O UNIFESO criou uma fan page na rede social Facebook. Semelhante a um perfil, compartilha informações sobre os cursos, fotos das atividades, eventos dentro e fora da Instituição, entre outros. A ideia é aproximar o relacionamento com estudantes, professores e funcionários, além dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Centro Universitário. Para curtir basta acessar o endereço <http://www.facebook.com/#!/pages/Unifeso/172926232726534>.


CONHEÇA O UNIFESO!

O Projeto UNIFESO Abre Portas recebe estudantes do Ensino Médio e de cursos técnicos para visitas guiadas às instalações do UNIFESO, e também envia professores para apresentar a instituição e seus cursos a colégios de Ensino Médio e cursos preparatórios de Teresópolis e da região.

Para agendar uma visita ou palestra entre em contato pelo e-mail <unifesoabreportas@unifeso.edu.br>.


TRABALHE CONOSCO

O UNIFESO está atualizando seu Banco de Currículos para todos os setores da área administrativa. Profissionais interessados em concorrer a uma oportunidade de emprego na Instituição devem encaminhar currículo para o e-mail <curriculorh@unifeso.edu.br>.


Ouvidoria UNIFESO - Seu canal permanente de comunicação

A Ouvidoria do UNIFESO é o setor responsável por receber sugestões, críticas, reclamações ou elogios de alunos, professores e funcionários, bem como de membros da comunidade externa, relativas ao atendimento, às instalações e aos serviços oferecidos pela instituição.

Entre em contato com a Ouvidoria em nosso site: <http://www.unifeso.edu.br/ouvidoria>.


UNIFESO Clipping é uma newsletter semanal editada pela
Gerência de Comunicação e Marketing do UNIFESO
Editor: Alexandre Ramos da Silva
Jornalista Responsável: Raquel Oliveira
Reportagem: Raquel Oliveira e Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário