Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Clima de alegria e muita animação no 2º Cultura de Raiz temporada 2014 de Teresópolis

Adão Curió da Viola, com Genaro da Zabumba, Edson Firmino, Antônio Ceará e Tião do Triângulo
Clima de alegria e muita animação no 2º Cultura de Raiz

Teresópolis, 04 de fevereiro de 2014 – Música, alegria e descontração marcaram a segunda edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014, realizada neste domingo, 2, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento reuniu diversos artistas, em clima dos mais animados, com homenagens a Iemanjá, a Rainha do Mar, e menções ao Carnaval.

“Foi uma manhã incrível, de muito sol e calor e, ao mesmo tempo, muita animação. Tivemos casa cheia o tempo inteiro, com grande público que se divertiu com as muitas apresentações em vários estilos. Os artistas participantes se empenharam e apostaram alto nos temas e em trabalhos autorais, valorizando mais do que nunca a música do homem do campo. No próximo mês, a edição será ainda mais animada, por cair justamente no Carnaval. E, desde já, estão todos convidados”, destaca o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, lembrando que a próxima edição do programa será realizada no dia 2 de março.

Com o tradicional cenário de cozinha de roça, o evento movimentou o teatro da Casa de Cultura. Apresentador oficial, o engenheiro agrônomo Beto Selig abriu o evento, ao lado de Magno Pinho, Maria Eduarda e Wagner Tadeu, com homenagens a Iemanjá. E depois disso, foram muitas as apresentações, mostrando ao público diversos estilos e os mais variados instrumentos.

Entre as atrações, destaque para Edson e Moacir Rosa, que agradaram com ‘Cultura Gaúcha’, de autoria de Edson. Zé Rodrigues foi outro que apostou em repertório próprio, com Mistério da Natureza, assim como Fernando Mello, com ‘Zé Matuto’. E Seu Timbira também marcou presença divertindo a todos com sua sanfona.

Wanda Pinheiro agradou com seus repentes e ainda com ‘I love you, baby’, de Adriana, e Vera Borcard emocionou a todos com ‘Cadeira de Rodas’. Mario do Violão cantou ao lado de Genaro da Zabumba e fez sucesso com ‘O caipira’. E o Trio Bico Seco, desfalcado pela ausência de Helcir, apresentou ‘Viola Quebrada’.

Celso Guimarães e Renata Lima, do projeto Os Zés, também marcaram presença e apostaram no tema Iemanjá, cantando ‘O mar serenou’, de Clara Nunes. E também não faltaram lembranças ao Carnaval, a exemplo da marchinha Cultura de Raiz, de Lucas Castilho, cantada por Ayrton Rebello. Wagner Tadeu também fez menção ao tema e agradou ao apresentar a música latino-americana ‘Carnavalito’.
Celso Guimarães, Fernando Mello e Renata Lima
Clotilde Soares também fez sucessoHeraldo do Acordeon teve acompanhamento de vários artistasO público se divertiu e dançou
Além da música, a poesia esteve presente através do poema ‘O tempo’, de Lucas Castilho, e da poesia ‘Para pintar um retrato de um pássaro’, de Jacques Prevert, declamada por Afonso Domingues. E isso tudo sem falar no lanche à moda ‘verão caipira’, com muitas frutas da estação e sucos para refrescar o público.

Já na finalização, após quase quatro horas de duração, diversos artistas se reuniram no palco. E juntos, liderados por Fernando Mello, Bulo Fialho e Andréa Sant’Anna, os músicos mais uma vez exaltaram Iemanjá com ‘É D’Oxum’. E encerrando em grande estilo com muita alegria, um verdadeiro pot-pourri de marchinhas, antecipando e já dando as boas-vindas ao Carnaval 2014.

Quem esteve presente na Casa de Cultura pôde conferir ainda o artesanato presente através dos artesãos Almerinda Soares da Silva (caixas e panos de prato), Maria Christina Barbosa (artesanato em tecido e sucata), Magno Guimarães Pinho (tapioca), Iara Hesse (trabalhos em pintura) e Carlos Salazar (artigos peruanos). Estreante, o artesão aprovou todo o evento. “Minha primeira vez no Cultura de Raiz e adorei. Incrível todo este clima aqui”, elogiou.

Participantes

Participaram da 2ª edição do Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2014 os seguintes artesãos: Beto Selig, Maria Eduarda, Wagner Tadeu, Arnaldo Almeida, Paulo Medeiros, Ivanil Resende, Edson Firmino, Adão Curió da Viola, Genaro da Zabumba, Tião do Triângulo, Felipe Rodrigues, Seu Timbira, Ayrton Rebello, Antônio Ceará, Edson Rosa, Moacir Rosa, Mario do Violão, Zé Rodrigues, Lucas Castilho, Amado Rodrigues, Vera Borcard, Trio Bico Seco (Inácio e Julio Cesar), Wanda Pinheiro, Roberto Müller, Zé Luiz, Lomir do Pandeiro, Crésio da Vila, Deusecílio, Daniel de Souza, Clotilde Soares, Heraldo do Acordeon, Andréa Sant’Anna, Celso Guimarães, Renata Lima, Fernando Mello, Roninho, Afonso Domingues, Magno Pinho e Bulo Fialho.

Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz é coordenado pelo Subsecretário Arnaldo Almeida e pela professora Andréa Sant'Anna e tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Até hoje, foram 52 edições realizadas, além das especiais, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.
O público curtiu o lanche, com muitas frutas e sucos
Paulo  Medeiros e Roninho
Roberto Müller e Wanda Pinheiro
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário