Secretaria de Educação realiza formação continuada para monitores do Programa Mais Educação
Teresópolis, 18 de fevereiro de 2014 – Com a retomada do Programa Mais Educação nas escolas municipais planejada para o dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Educação tem aproveitado o mês de fevereiro para realizar encontros de formação continuada para os educadores sociais que ministrarão as oficinas nas escolas durante o ano letivo de 2014. O objetivo é planejar o semestre, propor atividades dentro da temática “O mundo inteiro cabe na escola” e compartilhar experiências.
“A Educação é sempre muito dinâmica e o aprendizado uma coisa viva. As atividades propostas pela coordenação do Programa Mais Educação na rede municipal vêm justamente levar os monitores a buscar uma atualização constante que vá ao encontro dos anseios da comunidade escolar e aos projetos da Secretaria”, analisa o professor Leonardo Vasconcellos, secretário municipal de Educação.
Atendendo cerca de quatro mil alunos na rede municipal e contando com mais de 200 monitores em 40 escolas atendidas, o Programa Mais Educação oferece a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, com desenvolvimento de atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
“Acreditamos que para a melhoria e a viabilização dos processos formativos é necessário oferecer condições para a participação dos docentes. Os nossos Educadores Sociais estão se reunindo e trocando experiências, recebendo também orientações que visam consolidar os projetos curriculares já em curso”, explica a professora Marcia Maria de Souza, coordenadora do Programa.
A agenda de encontros segue até o dia 26 de fevereiro e contempla os temas “Oficina para monitores de acompanhamento pedagógico (campos do conhecimento/ letramento/ leitura e produção textual/ orientação de estudos e leitura/ matemática/ ciências) e tecnologias educacionais”, “Oficina para monitores de artesanato” e “Oficina para monitores de danças, música e teatro”, em datas e horários diversos de modo que permita que todos os monitores possam participar das reuniões.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário