Cultura: Teresópolis receberá dois cursos do Pronatec
Aulas gratuitas devem começar em abril. Alunos terão ajuda de custo
Teresópolis, 5 de fevereiro de 2014 - Agora é realidade. Após negociações iniciadas no ano passado entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Teresópolis receberá dois cursos do Pronatec na área cultural. A previsão é que as aulas, para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos, sejam implantados já a partir de abril. Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC) na área cultural.
A boa notícia foi sacramentada em reunião realizada nesta terça-feira, 4 de fevereiro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, entre representantes da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Ministério da Educação e Ministério da Cultura (MinC). Estiveram presentes: Gilsiane Escobar, coordenadora do Pronatec; Alessandra Paulon, pró-reitora adjunta de Extensão do Instituto Federal; Caroline Paulse, do MinC; além dos gestores da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune, Cléo Jordão e Luciana Daumas, o subsecretário Arnaldo Almeida e o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
No encontro, foi organizado o cronograma dos cursos que serão implantados na cidade. Após análise criteriosa, foram escolhidos os de assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos. Os cursos serão gratuitos e a previsão é que sejam implantados a partir de abril, com duração aproximada de pouco mais de três meses.
As inscrições para o preenchimento das vagas serão realizadas de 24 a 28 de fevereiro na Secretaria de Cultura (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). As aulas acontecerão na Casa da Memória Arthur Dalmasso, na Várzea, e no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto, e cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Os cursos terão carga-horária de 160 e 200 horas, dividida em três aulas por semana, com duração de quatro horas cada.
Os cursos serão oferecidos pelo MEC, através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. A iniciativa é fruto de negociações iniciadas ainda em 2013, quando a Cultura recebeu a primeira visita de representantes do IFRJ, visando justamente avaliar a possibilidade de trazer cursos para Teresópolis. Na ocasião, ficou acordado que a melhor forma de viabilizar a vinda do Instituto para Teresópolis seria através dos cursos profissionalizantes do programa FIC - Formação Inicial e Continuada, exatamente os que serão implantados agora.
“Sem dúvida, esta é uma conquista muito importante e positiva para a cidade, especialmente para o setor cultural. Desde o ano passado, viemos fazendo todo o possível para tornar viável esta parceria, que agora se torna concreta. A vinda do Instituto Federal do Rio de Janeiro para Teresópolis será uma excelente oportunidade para favorecer o desenvolvimento sustentável do município. Estamos muito confiantes”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Programa do Ministério da Educação, o Pronatec passou a contar com a parceria do Ministério da Cultura no fim de 2012. Assim, o MinC se empenha na implementação do programa por todo o país, como forma de contribuir com o desenvolvimento nacional, ampliando a oferta de profissionais capacitados no campo das artes e da cultura.
Curso
|
Local
|
Dias
|
Horários
|
Duração
|
Auxiliar de Conservação de Acervos | Casa da Memória Arthur Dalmasso | Segundas, quartas e sextas | 14h às 18h | 200 horas |
Assistente de Produção Cultural | Centro Cultural Bernardo Monteverde | Segundas, terças e quartas | 18h às 21h | 160 horas |
Descrição dos cursos
Auxiliar de Conservação de Acervos: Exerce cuidados básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos e filmográficos, bem como a confecção de materiais para acondicionamento de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos de acondicionamento de livros.
Assistente de Produção Cultural: Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário