Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Inscrições para cursos culturais do Pronatec em Teresópolis serão abertas dia 24

Inscrições para cursos culturais do Pronatec em Teresópolis serão abertas dia 24
Inscrições para cursos culturais do Pronatec serão abertas dia 24
Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do programa do Ministério da Educação

Teresópolis, 13 de fevereiro de 2014 – A partir do dia 24 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para os dois cursos do Pronatec na área cultural a serem realizados em Teresópolis. A previsão é que as aulas, para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos, comecem em abril. A iniciativa é resultado de negociações iniciadas no ano passado entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.

“Esta é, sem dúvida, uma das grandes conquistas na área da cultura em Teresópolis. Sempre apostamos na aprendizagem e na capacitação como fator fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos, a exemplo dos 18 cursos gratuitos que a Secretaria de Cultura oferece anualmente. Agora, a partir da parceria firmada com o IFRJ, teremos condições de nos aprimorar, oferecendo cursos com a chancela do Pronatec e que com certeza muito vão contribuir para a formação de profissionais qualificados em nossa cidade”, comemora o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 24 e 28 de fevereiro, das 13h às 18h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), sede da Secretaria de Cultura. Para se inscrever, é preciso que o candidato tenha idade mínima de 15 anos e comprove experiência mínima na área escolhida.

No ato na inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: original e cópia do CPF; documento de Identidade (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista); comprovante de residência; atestado de reservista (para homens); título de eleitor (para maiores de 18 anos); comprovante de escolaridade; e certidão de nascimento ou casamento. O candidato deverá ainda apresentar o número da Identidade Social (NIS), caso possua, e laudo médico, caso seja portador de necessidades especiais.

Mas, atenção! As inscrições só serão efetivadas mediante apresentação de todos os documentos solicitados, sem exceção. Após o término das inscrições, a Secretaria de Cultura e o Instituto Federal realizarão um processo seletivo para definir os alunos que, efetivamente, farão os cursos.

Os cursos serão gratuitos e a previsão é que comecem em abril, com duração aproximada de pouco mais de três meses. As aulas serão realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso e no Centro Cultural Bernardo Monteverde e cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12 por dia, além de uniforme. Os cursos terão carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana, com duração de quatro horas cada.

Os cursos do Pronatec foram anunciados oficialmente durante reunião realizada na semana passada, entre representantes da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Pronatec, IFRJ e Ministério da Cultura (MinC). No encontro, foi organizado o cronograma dos dois cursos que serão implantados na cidade: assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos. A iniciativa é uma realização do MEC, através do Pronatec e do IFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

Curso
Local
Dias
Horários
Duração
Auxiliar de Conservação de Acervos
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Segundas, quartas e sextas
14h às 18h
200 horas
Assistente de Produção Cultural
Centro Cultural Bernardo Monteverde
Segundas, terças e quartas
18h às 21h
160 horas

Descrição dos cursos

Auxiliar de Conservação de Acervos: Exerce cuidados básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos e filmográficos, bem como a confecção de materiais para acondicionamento para guarda de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos de acondicionamento de livros.

Assistente de Produção Cultural: Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.

Texto: Geórgia Jahara
Arte: Ricardo Guarilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário