Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis agitou a tarde no Pimentel

Cultura nos Bairros agita a tarde no Pimentel

Teresópolis, 25 de fevereiro de 2014 - A comunidade do Pimentel viveu uma tarde de festa neste domingo, 23, com a visita do Projeto Cultura nos Bairros. Foi a primeira edição deste ano do projeto, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com o objetivo de levar a arte aos bairros mais afastados do centro. No Pimentel, as atrações foram realizadas na quadra da Escola Municipal Professora Irene Sant'Anna do Valle e divertiram a criançada.

As atividades tiveram início ao som do forró. Para animar a plateia, os músicos Fernando Mello, Marcos André, Arnaldo Almeida e Paulo Medeiros apresentaram um minishow, com peças do mestre Luiz Gonzaga, a exemplo de ‘Sala de Reboco’, ‘A ema gemeu’ e ‘Luiz respeita Januário’, entre outras.

Logo depois, foi a vez da arte circense com a atuação de Ivo Bernardo, que divertiu a criançada com números de palhaçaria e malabarismo, interpretando o engraçado palhaço Fiapo. Garrafas e sacolas plásticas foram alguns dos recursos usados pelo artista para a apresentação. Enquanto isso, a agente cultural e professora Andréa Sant’Anna deixou o local mais colorido com as muitas pintuagens feitas nas crianças.

A tarde de festa teve ainda a participação dos alunos do curso de dança de rua da Secretaria de Cultura. Orientados pelo professor Marcelo Cruz, os alunos apresentaram diversas coreografias e despertaram bastante a atenção do público. O interesse foi tanto que diversas crianças da comunidade decidiram também participar da apresentação. E, de forma improvisada, o professor montou uma roda de alunos, incentivando a participação de todos.
Paulo Medeiros, Arnaldo Almeida, Fernando Mello e Marcos André animaram a plateia com muito forró
 A pintuagem coloriu a criançada
As gêmeas Kaylany e Kaylana da Silva, de 11 anos, curtiram a brincadeira. “Adorei a dança de rua. Foi legal ver a atividade. E melhor ainda foi podermos participar”, disse Kaylany. As amigas Ana Letícia Silva e Marcelle Bastos também aprovaram a atração. “Foi a melhor parte”, resumiu Marcelle.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a visita cumpriu seu propósito. “A proposta do Cultura nos Bairros é circular pelos bairros mais afastados, seja na área urbana ou no interior, levando arte e entretenimento às comunidades. E começamos 2014 com o pé direito, promovendo uma tarde animada, divertida e cultural no Pimentel. Daqui para frente, será ainda melhor”, comemorou.

O projeto Cultura nos Bairros foi lançado em 2009 e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Quase 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
A dança de rua agradou em cheio e contou com a participação de crianças da comunidade
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário