Exposição de fotos marca mais uma ação da campanha de prevenção de acidentes com motocicletas-Teresópolis conta com ações nas ruas para conscientizar os motociclistas da necessidade da direção segura e sobre risco de acidentes de trânsito
Teresópolis, 10 de dezembro de 2013 - Reduzir o número de acidentes e a quantidade de mortes para quem usa moto em Teresópolis é o objetivo da campanha educativa lançada no inicio de novembro pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com os conselhos municipais de Segurança e de Prevenção de Acidentes com Moto. Também são parceiros a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, motoclubes e entidades empresariais.
A campanha, além de palestras nas escolas, envolve uma fiscalização rigorosa na abordagem dos motociclistas e da documentação do veículo e estreia no próximo dia 20, na Calçada da Fama, na Várzea, a exposição “Eu conduzo pela Vida” com fotografias de cenas de acidentes de trânsito. Com imagens chocantes e reais, a exposição tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos, cuidados e prevenção desses acidentes, o crescente índice de mortalidade entre os motociclistas e as graves sequelas que marcam a vida dos sobreviventes.
Durante o evento, haverá distribuição de panfletos educativos, e os motociclistas serão alertados sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, o respeito ao limite de velocidade e à sinalização de trânsito. A proposta é aproveitar o aumento do número de pessoas circulando na cidade nos dois últimos meses do ano para conscientizar motociclistas sobre a importância da direção segura na prevenção a acidentes de trânsito.
Segundo o Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, a proposta é realizar a exposição de forma itinerante, começando pela Calçada da Fama, na Várzea, e depois levá-la aos bairros, aproveitando o período de fim de ano e de férias. “Pretendemos também ter o depoimento de uma pessoa acidentada, que vai colaborar com a campanha expondo o drama vivido”, explicou Da Luz.
A iniciativa acontece dentro da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020 e que tem como objetivo estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, atualmente, registram-se mais de 1 milhão e 300 mil mortes por ano e milhões de pessoas feridas, algumas incapacitadas permanentemente, atingindo principalmente aquelas na faixa etária de 15 a 44 anos de idade, significativa parcela produtiva da sociedade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra um índice de 18.9 fatalidades por grupo de 100 mil habitantes. Países líderes, alguns europeus e outros asiáticos, registram uma taxa de cinco mortes por 100 mil habitantes.
Mais ações de segurança
Outra ação programada pela Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis é o alerta contra o crime crescente nas cidades conhecido como “saidinha de banco”. A previsão é que no próximo dia 15, os agentes da guarda municipal estejam distribuindo panfletos orientando à população como se prevenir de um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos. A ação também conta o aumento de policiais militares nas ruas durante o período de festas.
A chamada “saidinha de banco” consiste na abordagem e roubo, fora do ambiente das agências, de clientes que tenham sacado dinheiro - geralmente grandes valores - nas agências ou nos caixas eletrônicos. Também pode ocorrer o roubo de clientes que estejam indo ao banco para realizar depósito em espécie.
Texto – Gisele Barreto
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário