Educação: Gestores municipais têm última aula de formação
Teresópolis, 23 de outubro de 2013 - Gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 23 de outubro, do último encontro do curso de formação “Gestão Escolar para Gestores Municipais”. O curso é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e tem o objetivo de proporcionar conteúdos relevantes ao desempenho da função de Gestor Escolar, assim como trocar experiências e disseminar boas práticas de gestão.
O secretário municipal de Educação, professor José Leonardo Vasconcellos, lembrou que a gestão escolar caminha a cada dia para uma maior especialização e que a secretaria tenta sempre ofertar atualizações aos seus profissionais. “Em janeiro iniciaremos a formação em nível de especialização (lato sensu) do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação, que conseguimos para nossas equipes diretivas após muito esforço junto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), já que esse curso seria apenas para municípios com baixo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Queremos sempre o melhor para nossas equipes”, lembrou o secretário.
O curso de gestão escolar para gestores das unidades escolares municipais objetivou sensibilizar as equipes diretivas municipais para as demandas atuais da função, considerando os sujeitos envolvidos e o contexto, com vistas a potencialização do papel da escola na formação crítica reflexiva e autônoma do cidadão. Na programação, que contou com dois encontros anteriores, foram abordados temas como “Gestão Escolar Contemporânea”, “Liderança e Gestão Escolar” e “Gestão do Tempo”.
Em “Gestão do Tempo”, tema do último encontro, os técnicos da SEEDUC proporcionaram aos participantes a aquisição de conhecimentos e técnicas relacionadas à administração eficaz do tempo, identificação de fatores de desperdício, prioridades, metas e estabelecimento de objetivos a fim de conquistar resultados satisfatórios.
A professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME, lembra que a demanda atual é por uma nova forma de liderança calcada em práticas equitativas e não igualitárias, reconhecendo as particularidades de cada aluno, trabalhando-as de modo específico como forma de garantir uma igualdade de resultados acadêmicos. “O gestor escolar deve buscar dentro do conjunto de políticas públicas e organizacionais, condições para o trabalho escolar, gerindo uma escola que possa diminuir a distância entre o aluno ideal e o aluno real”, definiu a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário