Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Desfile das Escolas de Samba de Teresópolis é transferido para domingo, dia 2 de março

TERESOPOLIS
Desfile das Escolas de Samba de Teresópolis é transferido para domingo, dia 2 de março

A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo, informa que devido a estragos causados pela chuva do início da noite desta sexta-feira, dia 28, a alguns carros alegóricos, o desfile das escolas de samba da cidade foi transferido para domingo, dia 2 de março.

A decisão foi tomada em entendimento com a Liga das Escolas de Samba, atendendo a pedido dos presidentes das agremiações.

Com isso, neste sábado, dia 1º, não haverá desfile. As escolas de samba Roseira Imperial, Unidos do Rosário, Bambas da Serra e Unidos da Barra desfilarão no domingo, dia 2 de março, a partir das 19h, na Passarela do Samba montada em trecho da Avenida Lúcio Meira, no centro da cidade.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Conselho dos Direitos da Mulher em Teresópolis aprova Plano de Metas

Conselho da Mulher se reúne para aprovar Plano de Metas da nova gestão​
Conselho dos Direitos da Mulher aprova Plano de Metas

Teresópolis, 28 de fevereiro de 2014 – Em reunião do Conselho M. dos Direitos da Mulher, realizada nesta quinta-feira, 27, no Teatro Municipal, na Prefeitura, foi finalizada a revisão do Plano de Metas do colegiado para o triênio da nova gestão agosto 2013 a agosto 2016. O plano do CMDDM de Teresópolis está em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e, entre as propostas já aprovadas estão a criação de comissões de trabalho relacionadas à elaboração do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher; reformulação do Regimento Interno do CMDDM; comunicação social; habitação; e ao CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher).

O Conselho dos Direitos da Mulher também estará em conjunto com a Prefeitura/Secretaria dos Direitos da Mulher na promoção das atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. No dia 13 de março, acontecerá um show com a cantora Luiza Possi, em parceria com o Sesc Teresópolis, na Praça Olímpica, no Centro, a partir das 20h. No dia 14, haverá uma ação da Secretaria dos Direitos da Mulher na Praça da Matriz de Santa Teresa, também no Centro, entre 10h e 17h. Entre as atividades, oficinas de beleza e de artesanato e show com a cantora Taynah. Além disso, foi aprovada a parceria do conselho com o Espaço Mulher e a Secretaria M. de Trabalho, Emprego e Economia Solidária nas ações de fomento ao artesanato local.

Na ocasião, foi sugerido que seja formada uma comissão para tratar dos assuntos relacionados à criança e ao adolescente. Esta comissão terá contato direto com o Conselho M. dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, a fim de acompanhar as ações do órgão e também transmitir informações ao Conselho dos Direitos da Mulher. Também foi debatido o item do plano que trata sobre a implantação de propostas para as produtoras rurais e ainda a elaboração de projetos direcionados para a capacitação profissional em diversas áreas.

O Conselho

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher é um órgão de caráter permanente, propositivo, deliberativo e fiscalizador da política de defesa e promoção dos direitos da mulher. É composto por representantes de 18 entidades de classe, seis do poder público e três sem vínculos com instituições, porém todas integradas à causa. As reuniões do conselho acontecem na última quinta do mês, às 9h, no auditório do Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta, Fadigas, 190, Várzea).

Foto: Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Inaugurado em Teresópolis o ​Destacamento ​do Corpo de Bombeiros de​ Bonsucesso

 Destacamento do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso é inaugurado
Prefeito Arlei inaugura ​Destacamento ​do Corpo de Bombeiros em​ Bonsucesso

Teresópolis, 28 de fevereiro de 2014 – O prefeito Arlei inaugurou nesta sexta-feira, 28, o ​Destacamento ​d​e​ Bombeiro Militar, em Bonsucesso, no 3º Distrito, vinculado ao 16º GBM de Teresópolis. A cerimônia contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Sérgio Simões, entre outras autoridades dos executivos e legislativos estadual e municipal.

“Hoje é uma data histórica para o nosso município. Graças ao governador Cabral e ao Pezão, além da parceria com a CEG, estamos realizando o sonho de muitos moradores da região. O Corpo de Bombeiros presta um ótimo serviço à população, mas por causa da distância, o atendimento demorava um pouco. Agora isso não vai mais acontecer e muitas vidas serão salvas”, frisou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa.

Na ocasião, o prefeito Arlei homenageou o governador Sérgio Cabral, o vice Pezão, o Cel. Sérgio Simões, o deputado estadual André Correa e o presidente da CEG (Companhia Estadual de Gás), Bruno Armbrust, com placas de agradecimento pelo empenho em tornar realidade o quartel dos bombeiros no interior do município. Também foi exibido um vídeo exaltando as ações do Governo do Estado em Teresópolis, com agradecimento especial ao governador Cabral e ao vice Pezão.

O vice-governador Pezão frisou sobre a importância de ter um destacamento do Corpo de Bombeiros no interior. “Para nós do Governo do Estado é muito gratificante trazer o Corpo de Bombeiros para essa região, pois sabemos da relevância do rápido socorro em casos de acidentes. Hoje temos 52 destacamentos da corporação no estado e o nosso planejamento é entregar mais 20 unidades ainda este ano”, afirmou Pezão.
 Líderes comunitários prestigiam inauguração do quartel dos bombeiros em BonsucessoDescerramento da placa de inauguração do Destacamento ​ de Bombeiro Militar​
 Cte. Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Sérgio Simões, destaca a agilidade no atendimento a partir da instalação da unidade
 Prefeito Arlei frisa que a data é histórica para o município e uma conquista para os moradores da região
Vice-governador Pezão pontua a importância da descentralização das unidades para melhor atender à população
O secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Sérgio Simões, também destacou a agilidade no atendimento a partir da instalação da unidade. “Os bombeiros lutam diariamente contra o tempo para atender às necessidades da população e ter esse quartel aqui na RJ-130 vai ajudar muito quanto à agilidade na prestação dos serviços. Antes os agentes levavam cerca de 40 minutos para chegar aqui e, a partir de agora, em 10 minutos eles já estarão no local do acidente”.

O comandante do 16º GBM, tenente-coronel Flavio Castro, pontuou sobre o papel da Prefeitura para que o projeto fosse concretizado. “A Prefeitura foi importantíssima para que o destacamento fosse instalado em Bonsucesso, pois articulou junto ao Governo do Estado e à CEG para a construção do posto. Vamos atender desde o Parque de Exposições, em Albuquerque, na altura do Km 8 da RJ-130, até o Ceasa, em Conquista, localizado no Km 48”, explicou o comandante.

A solenidade teve ainda a participação do secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, do vice-prefeito Márcio Catão, secretários municipais, dos deputados estaduais André Correa e Nilton Salomão e dos vereadores Maurício Lopes (pres. da Câmara Municipal), Anginho, Dedê da Barra, Fábio Filé, José Carlos da Estufa, Luciano de Vargem Grande e Dr. Carlão, líder do governo na Câmara. “O prefeito Arlei teve a noção da importância dessa unidade em Bonsucesso e lutou para que o projeto saísse do papel. Temos que lembrar também do nome do vereador Anginho e fazer um agradecimento especial ao Governador Cabral e ao vice Pezão”, ressaltou Dr. Carlão. Além das autoridades, líderes comunitários prestigiaram a inauguração.

Também estiveram presentes os prefeitos de São José do Vale do Rio Preto, José Augusto Gonçalves; de Sapucaia, Anderson Zanon; de Itaboraí, Helil Cardozo, atual presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense); e da prefeita em exercício de Nova Friburgo, Grace Arruda.

Com dois pavimentos, o prédio do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros de Bonsucesso, localizado na Estr. Teresópolis-Friburgo, Km 28, possui refeitório, cozinha com despensa, banheiro e quatro ambientes no primeiro andar, para o atendimento ao público. O segundo piso será utilizado como alojamento para os militares, com dois dormitórios, banheiro coletivo e uma suíte. A unidade contará com uma viatura híbrida, com funções de extinção de incêndio e de salvamento, uma ambulância e um veículo de transporte de material de apoio para as ocorrências.
Prefeito Arlei e Cte. do 16º GBM, ten-cel Flavio Castro, comemoram a instalação da unidade no 3º Distrito

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Anatel recebe autoridades de Teresópolis

Teresópolis RJ
Anatel recebe autoridades de Teresópolis
Município receberá cobertura 4G e ampliação da rede 3G

Teresópolis, 28 de fevereiro de 2014 – Devido a sistema defasado de telefonia móvel em Teresópolis, o vice-prefeito Márcio Catão e o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva, se reuniram com o superintendente da área de projetos da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Roberto Martins. O encontro aconteceu na última quarta, 26, na seda da agência, em Brasília.

Foi levada à Anatel a necessidade de ampliação da rede 3G e instalação da 4G no município durante o período da Copa do Mundo 2014. “A preocupação do Governo é atender as necessidades da nossa população, bem como as dos visitantes que estarão na cidade durante o Mundial. Estamos buscando, junto à Anatel, essa melhoria tanto para telefonia móvel quanto para serviços de internet. Receberemos profissionais da imprensa de diversos lugares que transmitirão imagens, não só da Copa, mas também da nossa cidade para todo o mundo”, explicou Márcio Catão, também presidente da Comissão da Copa.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva, fará um relatório formal solicitando que seja ampliada a rede de cobertura das quatro operadoras de telefonia celular que atendem o município: Claro, Vivo, Tim e Oi. Entretanto, durante o encontro, já ficou decido que até o final de abril, a tecnologia 4G estará cobrindo 50% da cidade, exceto 2º e 3º Distritos, e será potencializado o sinal do 3G visando o descongestionamento no tráfego de ligações.

“Dentre as cidade que estão sendo priorizadas por causa da Copa do Mundo, Teresópolis foi a primeira a apresentar suas demandas. Somos a casa da Seleção Brasileira e não podemos ter um sistema de telefonia móvel e internet tão ruim. Além disso, este é um legado que ficará conosco, não será apenas no período da Copa. Estamos sendo beneficiados com a realização deste evento e com isso teremos uma melhora significativa nos serviços oferecidos pelas operadoras”, concluiu Carlos Tucunduva.

Ainda durante a reunião, o superintendente Roberto Martins marcou uma reunião com representantes das operadoras que atuam em Teresópolis para agilizar o processo de ampliação das tecnologias na cidade.

Texto: Heliny Quintanilha
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Chefe da Unidade Ambulatorial do HCTCO conclui doutorado

Foto Dois anos ambulatório (1) José Roberto Bittencourt em atendimento na Unidade Ambulatorial do HCTCO
Chefe da Unidade Ambulatorial do HCTCO conclui doutorado

O médico José Roberto Bittencourt Costa, chefe da Unidade Ambulatorial do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e professor adjunto do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), concluiu recentemente seu doutorado em “Ensino em Biociências e Saúde”, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), com a tese “Saúde da família baseada em evidências: da prática atual às novas propostas de ensino-aprendizagem nas escolas médicas”.

O trabalho, defendido no dia 24 de fevereiro, teve como objetivo colaborar no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem em novos cenários de prática nas escolas médicas. Segundo José Roberto, a questão norteadora do estudo foi “de que forma se estabelece um processo de ensino/aprendizagem em novos cenários de prática, como nas Unidades Básicas de Saúde da Família, para graduandos de Medicina, que seja atrativo e capaz de suscitar uma melhor compreensão da complexa dimensão do processo saúde-doença a partir de seu contexto biopsicosocioambiental?”, explicou.

Para o professor a motivação do trabalho veio da prazerosa, mas não menos complexa e muitas vezes tensa, oportunidade de fazer parte da história da implantação da mudança curricular do curso de Medicina. “Experimentei aí as metodologias ativas de ensino/aprendizagem, mas sobretudo o que ainda viria a ser o principal foco de estudo desta tese: a inserção dos estudantes de Medicina desde os primeiros períodos nas Unidades Básicas de Saúde da Família, onde atuei por dez anos”, contou, destacando que o UNIFESO estimula a capacitação docente através do PICD (Programa de Incentivo a Capacitação Docente) com a disponibilização de carga horária para elaboração do projeto. “Vale ressaltar que parte deste estudo foi aprovado no PICPE 2013, e um dos artigos que compõe a estrutura da tese recebeu o prêmio UNIFESO de Incentivo à Produção Acadêmica 2013. Assim como registrei na tese, deixo aqui meu agradecimento ao UNIFESO pelo apoio à realização dodoutorado”, agradeceu.

Sobre o professor

Doutor em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Saúde da Família pelo UNIFESO e pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC/AMB). Especialista em Homeopatia. Chefe da Unidade Ambulatorial do Hospital das Clinicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) e Supervisor do Programa de Residência Médica em Saúde da Família do UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Teresópolis recebe placa do INEA pelo programa de coleta seletiva

Secretário de Meio Ambiente André de Mello comemora, com integrantes da Associação de Catadores Serrana, o destaque recebido do Governo do Estado
Teresópolis recebe placa do INEA pelo programa de coleta seletiva

Teresópolis, 27 de fevereiro de 2014 – O bom resultado da coleta seletiva de Teresópolis em 2013 rendeu ao município uma placa de participação no Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro. Entregue pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) a onze prefeituras fluminenses durante o seminário anual do PCCS, realizado em dezembro do ano passado, o destaque acabou de chegar a Teresópolis.

“Essa premiação é importante por reconhecer o trabalho realizado pelo município, que se candidatou para receber do INEA um caminhão baú, que será utilizado na coleta seletiva da nossa cidade. Além disso, Teresópolis também ganha ponto junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que está avaliando o nosso programa tendo em vista a possibilidade de aporte de recursos para a construção de galpão e aquisição de equipamentos de reciclagem”, comemorou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.

O PCSS é uma ação de assessoria aos municípios fluminenses, prestada pelo Governo do Estado para a elaboração, implantação e acompanhamento dos seus programas de coleta seletiva solidária, com inclusão, valorização e protagonismo da categoria dos catadores de materiais recicláveis.

Coordenado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, o programa de coleta seletiva solidária de Teresópolis começou a ser implantado em 2010 pela Prefeitura, e vem sendo ampliado gradativamente. Contando com três caminhões, atualmente a coleta seletiva é feita em 25 bairros, na cidade e no interior, com o recolhimento de aproximadamente 10 toneladas por mês. O serviço também é feito em grandes geradores, como supermercados e empresas. Todo o material é doado à Associação de Catadores Serrana, responsável pela revenda, trabalho que beneficia 10 famílias que vivem da renda obtida com essa atividade.

Já o Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do Estado do Rio de Janeiro foi lançado em 2009 e compõe o Pacto pelo Saneamento. É realizado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), executado pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação.

Foto – crédito para Vanusa Lima
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis paga proventos e salários nestas quinta e sexta, 27 e 28

Teresópolis
Prefeitura paga proventos e salários nestas quinta e sexta, 27 e 28

Teresópolis, 27 de fevereiro de 2014 – A Prefeitura efetua nesta quinta, 27, o pagamento dos proventos relativos a fevereiro dos aposentados e pensionistas do Tereprev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis). Já na sexta-feira, dia 28, serão liberados os vencimentos dos servidores municipais ativos.

Seguindo determinação do prefeito Arlei, o pagamento em dia do funcionalismo público tem prioridade e é feito ainda dentro do mês trabalhado.

Salários e proventos poderão ser retirados no Posto de Atendimento Bancário do Banco Santander localizado no 1º piso da Prefeitura (Centro), nas três agências do Santander na Várzea e também nos caixas eletrônicos instalados na Secretaria de Saúde (Tijuca) e em Bonsucesso, no interior do município.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

​Prefeitura realiza manutenção na Feirinha de Teresópolis para o Carnaval 2014

​Prefeitura realiza manutenção na Feirinha de Teresópolis
Coordenador estima que 20 mil pessoas passem pelo local durante o Carnaval

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 – Nesta quarta-feira, 26, funcionários da Prefeitura estiveram na Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, realizando serviços de manutenção. A ação se deu a partir da parceira entre as secretarias de Turismo e de Serviços Públicos para manter a limpeza do atrativo, visando melhor receber a população e os turistas, inclusive durante o Carnaval.

“A manutenção em toda a praça foi intensificada para atender melhor nossos turistas e, principalmente, a população de Teresópolis. Teremos uma programação bem ampla nesses dias de Carnaval e estamos preparando o local para receber a todos que nos visitarem durante a folia”, disse o coordenador da Feirinha de Teresópolis, Márcio do Valle Costa.

Com o auxilio de roçadeiras, pás e enxadas, além de uma retroescavadeira, nove homens da Secretaria de Serviços Públicos atuam no local fazendo capina, limpeza, roçado e poda das árvores.

De acordo com o coordenador da Feirinha, a expectativa é de que um público bastante expressivo passe pelo local nos quatro dias de folia. “Esperamos cerca de 20 mil visitantes entre sábado e terça-feira de Carnaval. Teremos programação para todas as idades, atraindo o folião teresopolitano e o turista que ficará em nossa cidade nesse feriado prolongado”, assinalou Márcio do Valle.

Neste feriadão de Carnaval, a Feirinha de Teresópolis estará funcionando em esquema especial, a partir das 10h. Além dos estandes de moda e artesanato, de sábado, 1º de março, até terça-feira, 4, haverá matinê para a criançada, desfile de blocos carnavalescos e shows na Praça de Alimentação e Eventos, com as tradicionais marchinhas e antigos sucessos para embalar a folia dos visitantes.

Confira a programação:

Sábado, 1º/03/14

Shows:
17h - Viajando pelo Carnaval
19h – Bira Samba Show

Bloco Acadêmicos do Alto
- Concentração 17h - Bar dos Acadêmicos (Av. Oliveira Botelho), no Alto.
- Segue até a Feirinha de Teresópolis.
- Retorna para o Bar dos Acadêmicos.
- Término 21h30.

Domingo, 02/03/14

Bloco Unidos do Vira Copo
- Saída 14h – R. Alfredo Rebello Filho, no Alto.
- Passa pela Praça Higino da Silveira, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna para a R. São Francisco.

Bloco Dona Teresinha
Bloco fixo na Feirinha de Teresópolis, a partir das 17h.

Segunda-feira, 03/03/14

Shows:
17h – André de Lepz
19h – Quintal do Céu

Bloco Aquele Beijo
- Concentração 17h no bar do Tinha (próximo a Igreja Santo Antonio), no Alto.
- Sai da R. Gonçalo de Castro, segue até a R. Alfredo Rebello Filho.
- Segue para a Feirinha de Teresópolis, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna ao bar do Tinha.

Terça-feira, 04/03/14

Shows:
17h – Banda Sabottage
19h – Fátima Gaspar

Bloco Alto da Serra
- Concentração às 17h no Bar Dona Maria (próximo ao Centro Cultural FESO Pró-Arte), no Alto, de onde sai no sentido da Feirinha de Teresópolis.
- Segue para a Av. Oliveira Botelho e retorna ao bar Dona Maria.

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vereador José Carlos da Estufa pediu recuperação e asfaltamento da estrada RJ 134 e outras obras importantes para o interior de Teresópolis

VEREADOR JOSÉ CARLOS DA ESTUFA FAZ APELO AO DER/RJ PARA OBRAS NA RJ 134


Vereador pediu recuperação e asfaltamento da estrada e outras obras importantes para o interior

O vereador José Carlos da Estufa (PSDC) esteve na sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER/RJ), onde se reuniu com o diretor de Obras do órgão, Ângelo Pinto e com André Baptista, chefe de gabinete do deputado estadual Nilton Salomão. Na pauta da reunião, assuntos importantes de interesse da cidade e, principalmente, problemas relacionados ao estado precário das estradas do interior. 

O que mais preocupa o vereador é a péssima condição da RJ 134. Esta importante via liga a localidade de Campanha, na Teresópolis-Friburgo, à BR 116, na altura de Ponte Nova. O diretor do DER/RJ ficou surpreso e alegou desconhecer a situação precária da rodovia estadual por onde transitam, diariamente, centenas de caminhões transportando produtos agrícolas ao mercado consumidor, além de ser utilizada por uma engarrafadora de água mineral e uma fábrica de sorvete. 

Para Ângelo Pinto, faltam projetos que visem o recapeamento e a manutenção dessa e de outras vias que atendem o interior do Estado. Ele se comprometeu com o vereador em colocar a RJ 134 como prioridade nos programas do Governo do Estado para que a situação seja amenizada, ainda este ano.
O vereador José Carlos da Estufa (PSDC) saiu entusiasmado com os compromissos assumidos pelo representante do Departamento de Estradas e Rodagens.

“Meu gabinete já está providenciando o expediente necessário para apresentar, formalmente, nosso apelo para que as autoridades estaduais olhem com mais carinho nosso interior”, declarou. 

Aproveitando a ocasião, o vereador incluiu na pauta das reinvindicações a retirada da ponte velha de Sebastiana e sugeriu que as vigas sejam reaproveitadas na construção de outras pontes que vão atender a outras comunidades. Da Estufa pediu também que o DER/RJ construa uma proteção lateral na ponte que fica na localidade de Vieira, no km 36 da RJ 130, (Teresópolis-Friburgo).
José Carlos com Diretor de Obras e Diretor de Planejamento do DER.

Fonte:Assessoria de Comunicação José Carlos da Estufa

Secretaria de Cultura de Teresópolis realiza plantio de árvores na frente da Casa da Memória

- O plantio de árvores foi feito pelos funcionários da Secretaria de Cultura
Secretaria de Cultura realiza plantio de árvores na frente da Casa da Memória

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 - Na tarde desta quarta-feira, 26, foi realizado o plantio de seis mudas de árvores na calçada em frente à Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura de Teresópolis. A espécie escolhida foi o resedá, nas cores branco, rosa e roxo. A medida visa não apenas embelezar a calçada, uma das tradicionais no centro da cidade, como também contribuir para a necessária recuperação do ecossistema.

“Trata-se de uma medida preventiva, e muito necessária, e que deve servir de exemplo para os teresopolitanos. Com o plantio adequado de árvores, as calçadas ficam mais bonitas e garantem a plena utilização por aqueles que detêm o direito de andar sobre elas: os pedestres. Além disso, é nossa forma de contribuir para a recuperação do ecossistema. Quanto mais árvores, maior será o equilíbrio das temperaturas no planeta”, comenta o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

As mudas foram adquiridas pelos próprios funcionários da Cultura, e o plantio realizado pelo secretário Wanderley Peres, o subsecretário Arnaldo Almeida, além de Ricardo Guarilha, Luciana Daumas, Regina Rebello e Romildo Pires, todos integrantes da equipe da Secretaria de Cultura, e que adotaram as árvores, garantindo a sua sobrevivência.

Além da Casa da Memória, a Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, também receberá mais de 100 mudas de árvores, a serem plantadas na calçada da frente, evitando os carros sobre o passeio; nos jardins do fundo da casa e ainda nas margens do Rio Paquequer, no trecho que passa pelo local. O plantio na Casa de Cultura já tem data marcada. Será realizado no dia 22 de março por alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura, integrando a programação em comemoração ao Dia da Água, numa programação que contará com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

Texto: Geórgia Jahara
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Parceria entre FESO e PMT: mulheres se capacitam para o mercado de trabalho em cenários de prática

Foto Capacitação Mulheres (139) A capacitação e inserção da mulher no mercado de já está na sua fase profissional
Parceria entre FESO e PMT: mulheres se capacitam para o mercado de trabalho em cenários de prática


Iniciada em novembro de 2013, a capacitação e inserção da mulher no mercado de trabalho – uma parceria entre a Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher (SMDM) e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) – já está na sua fase profissional. As alunas dos cursos de garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem estão aprendendo e vivenciando a profissão em cenários de prática como restaurantes e hotéis. “Todas vão fazer visitas técnicas em diferentes estabelecimentos da cidade”, adiantou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e coordenadora geral da capacitação. Ela contou ainda que boas oportunidades no mercado de trabalho já estão surgindo para as participantes antes mesmo da conclusão do curso. “Empresários estão propondo a contratação de algumas alunas já para o carnaval”, comemorou a professora.

Sobre a capacitação

A FESO venceu o processo de licitação após submeter um projeto elaborado pela Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE) do UNIFESO para ministrar os cursos dessa iniciativa que visa a sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família. “O nosso grande objetivo é dar poder a essas mulheres, e para isso entendemos que elas devem estar conscientes da sua força, sua expressão política, saber a quem elas devem recorrer e como se fazer respeitar perante a sociedade. Além disso, damos a elas oportunidade de cuidar da aparência, trabalhando também a questão da autoestima”, destacou a professora Ana Maria.

Com carga de 200 horas, as aulas englobam noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além dos conteúdos específicos para postos de trabalho. As alunas que têm filhos contam ainda com a oficina pedagógica organizada pelo curso Pedagogia do UNIFESO, que tem como objetivo geral contribuir para o processo de socialização das crianças e jovens, utilizando o lúdico como instrumento de educação.

A cerimônia oficial de abertura dos cursos aconteceu no dia 25 de novembro, no Campus Sede. Na ocasião a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO, destacou a importância de parcerias como essa. “Em todas elas existe o sentimento de responsabilidade social e uma vontade, que vem ambas as partes, de ver o crescimento da cidade”. A primeira-dama Alessandra Rosa, titular da Secretaria dos Direitos da Mulher, ressaltou que o Rio de Janeiro será palco de grandes eventos esportivos nos próximos anos, o que vai movimentar os meios de hospedagem, foco do projeto. “A secretaria entende que qualificação profissional de mulheres para o mercado formal de trabalho amplia a garantia de direitos e contribui na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecemos à FESO por esta parceria e desejamos sucesso nesta jornada”, disse ela em seu discurso na cerimônia de abertura.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Teresópolis no lançamento de frente parlamentar na Alerj

Comissão de Teresópolis no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária: Ana Litardo, Dilce de Barros, deputada Inês Pandeló, Verônica de Oliveira e Rosayni Batalha
Conselho da Mulher participa do lançamento da Frente Parlamentar pela Economia Solidária na Alerj

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 – O município de Teresópolis marcou presença nesta terça, 25, da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Participaram da cerimônia as conselheiras Rosayni Batalha, Dilce de Barros e Ana Litardo, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, acompanhadas da servidora municipal Verônica Pereira de Oliveira, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis.

Presidida pela deputada estadual Inês Pandeló (PT), a Frente informou que vai apresentar em maio, quando a Lei de Diretrizes Orçamentárias for discutida pela Comissão de Orçamento, emendas a favor do setor. O colegiado contará com o apoio da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda para viabilizar orçamentos e apoiar as discussões com as entidades.

A deputada informou ter feito uma indicação legislativa para que o Governo do Estado incorpore, na sigla da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab), o nome e o plano de estrutura da economia solidária. “Aprovamos, para o orçamento desse ano, algumas emendas relacionadas ao tema que precisam ser liberadas pelo governador para serem colocadas no Fundo de Economia Solidária. Também vamos inserir a discussão do trabalho decente dentro do plano de economia solidária, para que as contratações cumpram a legislação trabalhista e tratem decentemente os trabalhadores e trabalhadoras”, pontuou Inês Pandeló.

A economia solidária é o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Essa economia possui como características a cooperação, a autogestão, a dimensão econômica e a solidariedade. Ela aponta para uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e distribuição de renda, mediante um crescimento econômico com proteção dos ecossistemas. Seus resultados econômicos, políticos e culturais são compartilhados pelos participantes, sem distinção de gênero, idade e raça.

Foto Alerj 25-02 – crédito Helena Câmara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Carnaval Um gol de placa na alegria – Teresópolis 2014- Piranhas da Serra e Jeito Moleque abrem a folia na quinta, 27.

crédito Jeferson Hermida: Bloco Piranhas da Serra: irreverência e alegria na abertura do Carnaval de Teresópolis
Carnaval Um gol de placa na alegria – Teresópolis 2014

Piranhas da Serra e Jeito Moleque abrem a folia na quinta, 27.
Bebe Rindo e Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil agitam a sexta, 28

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 – Seguindo a tradição, nesta quinta-feira, dia 27, o Bloco Piranhas da Serra abre o Carnaval de Teresópolis apresentando o enredo ‘Piranhas na Copa – sou, mas quem não é?’, em homenagem à Copa do Mundo 2014. Logo após, o grupo de pagode Jeito Moleque fará o seu show no Parque Regadas, no Centro. Na sexta, 28, o Bloco Bebe Rindo vai colorir de vermelho e branco a Passarela do Samba, a partir das 23h, com o enredo “Hoje é sexta-feira, é o Bloco Bebe Rindo, é Carnaval”. À meia-noite, Wenderson Rosa e Banda Expressão Brasil, de Teresópolis, levantarão a galera no Parque Regadas.

Com alegria e irreverência, o Piranhas da Serra, que completa 29 anos, promete animar o primeiro dia de folia no município. Fundado em 1985, o bloco começou com um grupo de amigos que desfilava pelas ruas do centro da cidade vestidos de mulher. A concentração acontecerá a partir das 17h. Às 20h terá início o desfile, no Parque Regadas, para eleição da Rainha das Piranhas, Princesa das Piranhas e Piranha Simpatia, além da premiação do grupo mais animado de Piranhas.

Na sexta, 28, segundo dia de folia em Teresópolis, o bloco de enredo Bebe Rindo contará na avenida os 37 anos de participação no Carnaval. Seguindo o formato de escola de samba, o presidente Walter Museu levará cerca de 300 componentes para a Avenida Lúcio Meira. Com concentração marcada para 21h, na altura da Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga R. Olegário Bernardes), na Várzea, o bloco seguirá em desfile pela Avenida Lúcio Meira até a altura do Parque Regadas.

Com organização da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Turismo e do seu Núcleo de Eventos, o Carnaval tem como tema “Um gol de placa na alegria”. São seis dias de folia, começando nesta quinta, 27, e se estendendo até a terça-feira de Carnaval, dia 4 de março. Totalizando 28 shows com grupos locais e também do Jeito Moleque, Pique Novo e Bossa do Samba, as atrações vão movimentar a Feirinha de Teresópolis, no Alto, o Parque Regadas, na Várzea, e Bonsucesso, no interior. Desfiles de onze blocos carnavalescos e de quatro escolas de samba completam a programação.
crédito Marco Esteves: O Bebe Rindo volta a colorir a Passarela do Samba de vermelho e branco

A Passarela do Samba será no trecho da Avenida Lúcio Meira entre a Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) até a Calçada da Fama. Esquema de segurança, arquibancadas, praça de alimentação na Praça Olímpica e banheiros químicos completam a estrutura. 
Carnaval Um gol de placa na alegria – Teresópolis 2014

Programação completa:

FOTOS e legendas
Fotos:Jeferson Hermida / Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Recesso de Carnaval: Prefeitura de Teresópolis funciona até esta sexta e reabre na quinta, 6 de março

Teresópolis
Recesso de Carnaval: Prefeitura funciona até esta sexta e reabre na quinta, 6 de março-Feirinha de Teresópolis terá desfile de bloco e shows para embalar os foliões

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 – De acordo com o Decreto Municipal 4.469/2014, o expediente na Prefeitura e demais repartições municipais durante o recesso de Carnaval ficará da seguinte forma: como a segunda-feira, 3 de março, e a quarta-feira de Cinzas, 5, serão ponto facultativo, e a terça-feira de Carnaval, dia 4, é feriado, a Prefeitura tem expediente normal nesta sexta, dia 28 de fevereiro. O atendimento ao público será retomado na quinta-feira, 6 de março.

Entretanto, no período em que foi decretado ponto facultativo para o funcionalismo público municipal, a população terá atendimento garantido em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito. 

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A Defesa Civil trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde 24h Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, funcionarão em regime de plantão. 

UPA – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. 

LIXO - A coleta de lixo domiciliar nos bairros será normal durante o feriadão prolongado de Carnaval. Equipes extras farão a limpeza das áreas de shows e desfile de blocos carnavalescos logo após o encerramento dos eventos. 

POSTOS DE SAÚDE – Até esta sexta, 28, os postos de saúde e unidades básicas atendem normalmente ao público. Depois, as consultas médicas serão retomadas na quinta, 6 de março. 

EDUCAÇÃO – Os alunos de creches, escolas e centros municipais de educação infantil têm aula nesta sexta-feira, 28, e depois retomam as atividades na segunda, dia 10 de março. 

ESPAÇO MULHER – Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funciona nesta sexta, 28, e sábado, 1º de março, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Será definido na sexta, 28, se o espaço vai
​funcionar ​também no domingo, segunda e terça e Carnaval.

FEIRINHA DE TERESÓPOLIS – Neste feriadão de Carnaval a Feirinha de Teresópolis, no Alto, estará funcionando em esquema especial, a partir das 10h. Além dos estandes de moda e artesanato, de sábado, 1º de março, até terça-feira, 4, haverá matinê para a criançada, desfile de blocos carnavalescos e shows na Praça de Alimentação e Eventos, com as tradicionais marchinhas e antigos sucessos para embalar a folia dos visitantes. Confira a programação:

Sábado, 1º/03/14
Shows:
17h - Viajando pelo Carnaval
19h – Bira Samba Show
Bloco Acadêmicos do Alto
- Concentração 17h - Bar dos Acadêmicos (Av. Oliveira Botelho), no Alto.
- Segue até a Feirinha de Teresópolis.
- Retorna para o Bar dos Acadêmicos.
- Término 21h30.

Domingo, 02/03/14
Bloco Unidos do Vira Copo
- Saída 14h – R. Alfredo Rebello Filho, no Alto.
- Passa pela Praça Higino da Silveira, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna para a R. São Francisco.
Bloco Dona Teresinha
Bloco fixo na Feirinha de Teresópolis, a partir das 17h.

Segunda-feira, 03/03/14
Shows:
17h – André de Lepz
19h – Quintal do Céu
Bloco Aquele Beijo
- Concentração 17h no bar do Tinha (próximo a Igreja Santo Antonio), no Alto.
- Sai da R. Gonçalo de Castro, segue até a R. Alfredo Rebello Filho.
- Segue para a Feirinha de Teresópolis, desce pela Av. Oliveira Botelho e retorna ao bar do Tinha.

Terça-feira, 04/03/14
Shows:
17h – Banda Sabottage
19h – Fátima Gaspar
Bloco Alto da Serra
- Concentração às 17h no Bar Dona Maria (próximo ao Centro Cultural FESO Pró-Arte), no Alto, de onde sai no sentido da Feirinha de Teresópolis.
- Segue para a Av. Oliveira Botelho e retorna ao bar Dona Maria.

Texto: Mara Lúcia​
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

​Técnicos da Secretaria de Educação de Teresópolis são capacitados para o Projeto MPT na Escola

O procurador do trabalho, Francisco Carlos Araújo, capacita técnicos municipais
Técnicos da Secretaria de Educação são capacitados para o Projeto MPT na Escola

Teresópolis, 26 de fevereiro de 2014 – Com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promoveu oficina de capacitação para Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, visando à atuação destes como agentes multiplicadores em Teresópolis.

“A implementação do Projeto MPT na Escola vem de um acordo firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e o Ministério Público do Trabalho, com o objetivo de intensificar o processo de conscientização da sociedade, tendo como meta a erradicação do trabalho infantil, rompendo as barreiras culturais que ainda dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente em nosso município”, explica o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

Durante todo o dia, Francisco Carlos da Silva Araújo, procurador do trabalho, esteve reunido com cinco técnicos da rede municipal de ensino, na Secretaria de Educação, para capacitá-los como agentes multiplicadores do processo de conscientização da comunidade escolar e da sociedade em geral.

“O objetivo do Ministério Público do Trabalho é que os educadores capacitados atuem como multiplicadores, abordando os referidos temas em sala de aula, podendo ainda realizar eventos escolares que permitam ampliar o debate para toda a comunidade escolar”, explicou Francisco Carlos.

Entre as ações a serem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, estão distribuir material pedagógico específico sobre o tema, realizar palestras nas escolas, incentivar os alunos a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, promover eventos, envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas, ações e projetos de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, entre outros.

“A nossa próxima etapa vai ser capacitar nossos coordenadores pedagógicos, para que estes repassem informações aos professores que, por sua vez, farão a abordagem dos temas propostos para os alunos, realizando trabalhos que permitam a avaliação da eficácia do Projeto”, explica Carla Rabello, diretora do departamento pedagógico da Secretaria.

A Oficina de Formação dos Coordenadores Pedagógicos acontecerá ainda no mês de março e a culminância do Projeto está prevista para o dia 12 de junho, Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

 Técnicos da educação municipal participam da Oficina de Capacitação do Ministério Público do Trabalho

Texto e foto: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Forma-Engenharia do Unifeso Teresópolis visita o Laboratório Geo-FESO

A equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia do UNIFESO em visita ao Laboratório Geo-FESO
Forma-Engenharia visita o Laboratório Geo-FESO

A equipe de pesquisa do projeto Forma-Engenharia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) – formada pela professora Cátia Araújo Farias, coordenadora do projeto e docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a estudante Thamirys de Araujo Siqueira, do mesmo curso, o professor Ancelmo José Ribeiro da Silva, do CIEP Professor Vasco Fernandes da Silva Porto, e estudantes do colégio – esteve no Laboratório Geo-FESO do Centro Universitário conhecendo a estrutura da Instituição oferecida para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. O laboratório integra o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e é utilizado para pesquisas e ensino-aprendizagem de questões referentes ao solo.

O grupo foi recebido pela professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIFESO e contou ainda com uma aula prática da coordenadora do programa Forma-Engenharia. O programa oferece bolsas para pesquisadores, estudantes de graduação, ensino médio e técnico visando estimular a formação de engenheiros, numa iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Vale.

A professora Cátia Farias explica que “o projeto representa uma ponte direta entre o aluno do ensino médio e as atividades realizadas por pesquisadores de nível superior. Essa ligação vem proporcionando um amadurecimento das ideias e objetivos quanto à afirmação na escolha da profissão a ser seguida, ou seja, dando respostas a quaisquer dúvidas que os alunos tinham quanto à escolha do curso de graduação a seguir”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nota de falecimento: Diretor do Conleste

Teresopolis
Nota de falecimento

Teresópolis, 25 de fevereiro de 2014 – O prefeito Arlei, que é vice-presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense), lamenta com pesar a morte de Álvaro Adolpho, diretor-geral da instituição, ocorrida no último domingo, 23. Arlei esteve presente no sepultamento, na tarde desta terça-feira, 25, no Cemitério Parque da Colina, em Niteroi.

Secretário de Trabalho e Renda de Itaboraí, Álvaro Adolpho foi vítima de infarto, aos 62 anos. Sociólogo, pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, foi presidente da Datamec S/A, diretor do INSS no Rio de Janeiro, secretário de Governo e de Transporte de Itaboraí de 2002 a 2008 e professor universitário de Sociologia. Álvaro deixa três filhos.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cota única do IPTU com 10% de desconto em Teresópolis só até sexta, 28

Teresópolis
Cota única do IPTU com 10% de desconto só até sexta, 28

Teresópolis, 25 de fevereiro de 2014 – O contribuinte que quiser garantir desconto de 10% no pagamento, em cota única, do Imposto Predial e Territorial Urbano tem até esta sexta-feira, 28, para fazer a quitação. O IPTU 2014 pode ser pago nos bancos da cidade, durante o horário de expediente bancário, ou nos caixas da Secretaria de Fazenda – no 1° piso do prédio da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea), entre 9h e 17h.

Já quem optar pela quitação mensal do IPTU, perde o direito ao desconto. Nesse caso, o pagamento pode ser feito em dez cotas, com vencimento sempre até o dia 10 de cada mês, entre março e dezembro.

Informações podem ser obtidas no setor de Tributos Imobiliários da Secretaria de Fazenda pelo telefone (21) 2742-3352, ramal 219, ou pelo e-mail da Dívida Ativa:dividaativa@teresopolis.rj.gov.br.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis agitou a tarde no Pimentel

Cultura nos Bairros agita a tarde no Pimentel

Teresópolis, 25 de fevereiro de 2014 - A comunidade do Pimentel viveu uma tarde de festa neste domingo, 23, com a visita do Projeto Cultura nos Bairros. Foi a primeira edição deste ano do projeto, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com o objetivo de levar a arte aos bairros mais afastados do centro. No Pimentel, as atrações foram realizadas na quadra da Escola Municipal Professora Irene Sant'Anna do Valle e divertiram a criançada.

As atividades tiveram início ao som do forró. Para animar a plateia, os músicos Fernando Mello, Marcos André, Arnaldo Almeida e Paulo Medeiros apresentaram um minishow, com peças do mestre Luiz Gonzaga, a exemplo de ‘Sala de Reboco’, ‘A ema gemeu’ e ‘Luiz respeita Januário’, entre outras.

Logo depois, foi a vez da arte circense com a atuação de Ivo Bernardo, que divertiu a criançada com números de palhaçaria e malabarismo, interpretando o engraçado palhaço Fiapo. Garrafas e sacolas plásticas foram alguns dos recursos usados pelo artista para a apresentação. Enquanto isso, a agente cultural e professora Andréa Sant’Anna deixou o local mais colorido com as muitas pintuagens feitas nas crianças.

A tarde de festa teve ainda a participação dos alunos do curso de dança de rua da Secretaria de Cultura. Orientados pelo professor Marcelo Cruz, os alunos apresentaram diversas coreografias e despertaram bastante a atenção do público. O interesse foi tanto que diversas crianças da comunidade decidiram também participar da apresentação. E, de forma improvisada, o professor montou uma roda de alunos, incentivando a participação de todos.
Paulo Medeiros, Arnaldo Almeida, Fernando Mello e Marcos André animaram a plateia com muito forró
 A pintuagem coloriu a criançada
As gêmeas Kaylany e Kaylana da Silva, de 11 anos, curtiram a brincadeira. “Adorei a dança de rua. Foi legal ver a atividade. E melhor ainda foi podermos participar”, disse Kaylany. As amigas Ana Letícia Silva e Marcelle Bastos também aprovaram a atração. “Foi a melhor parte”, resumiu Marcelle.

Para o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, a visita cumpriu seu propósito. “A proposta do Cultura nos Bairros é circular pelos bairros mais afastados, seja na área urbana ou no interior, levando arte e entretenimento às comunidades. E começamos 2014 com o pé direito, promovendo uma tarde animada, divertida e cultural no Pimentel. Daqui para frente, será ainda melhor”, comemorou.

O projeto Cultura nos Bairros foi lançado em 2009 e tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Quase 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto, que tem a coordenação do Subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.
A dança de rua agradou em cheio e contou com a participação de crianças da comunidade
Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Trote solidário: calouros de Medicina Veterinária do UNIFESO Teresópolis marcam "Rolezinho Sangue Bom"

Cerca de cinquenta doadores, entre estudantes e funcionários do UNIFESO, foram ao Hemonúcleo participar do “Rolezinho Sangue Bom”
Trote solidário: calouros de Medicina Veterinária do UNIFESO marcam “Rolezinho Sangue Bom”

De 18 a 21 de fevereiro estudantes do curso de Medicina Veterinária e funcionários do Centro Universitários Serra dos Órgãos (UNIFESO) partiram para o “Rolezinho Sangue Bom”, um trote solidário com o objetivo de colaborar com o estoque do Hemonúcleo de Teresópolis e conscientizar os estudantes sobre a importância de doar sangue. “É uma forma diferente de acolher os calouros, promovendo uma interação melhor e os aproximando da realidade da área de Saúde na qual a Medicina Veterinária está inserida. Sem falar que é sempre boa esta preocupação com a sociedade, no intuito de manter esse banco de sangue tão importante”, analisou o professor Andre Vianna Martins, coordenador do curso.

A campanha, que levou ao Hemonúcleo de Teresópolis cerca de cinquenta doadores, é uma iniciativa do estudante Guilherme Ramos de Sá Mayorga, do segundo ano de Medicina Veterinária. “Atendendo a um pedido de socorro vindo do Hemonúcleo através da imprensa, resolvi mobilizar um grupo para o trote solidário. Para isso, percorremos as salas de aula nos diversos turnos para chamar os estudantes e funcionários e recorremos aos setores. É muito bom poder ajudar, foi um trabalho implementado pelos estudantes e daqui pra frente só tende a crescer e atender mais pessoas”, contou o estudante.

“Foi muito bacana essa iniciativa do Guilherme, um grande exemplo para a Instituição ter um estudante com essa responsabilidade social. Realmente estava um déficit muito grande aqui no Hemonúcleo e ele logo levantou essa bandeira. Vejo que no Brasil a doação de sangue ainda não é uma rotina das pessoas e pretendemos junto aos alunos prosseguir com a campanha e trazer a cada semestre mais gente”, disse a presidente do diretório do curso, Juliana Virgínio. O calouro Pedro Paulo Soares, de Santa Maria Madalena, contou que sempre teve vontade de doar e a iniciativa o motivou a ir ao Hemonúcleo pela primeira vez. “Penso que sempre terá alguém precisando”, apontou.

Quem perdeu a data da campanha ainda pode fazer sua doação. Os interessados podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 e se informar sobre os procedimentos e o horário de funcionamento do Hemonúcleo de Teresópolis.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Prefeito de Teresópolis,Arlei Rosa, comemora sucesso da Festa do Cavalo em Vieira

Arlei comemora sucesso da Festa do Cavalo em Vieira

Público lota evento e prestigia programação

Teresópolis, 24 de fevereiro de 2014 – Competições de cavalos com criadores dos estados da região Sudeste, shows com artistas consagrados e programação para todas as faixas de público tornaram a 1ª Festa do Cavalo em Vieira, no 3º Distrito de Teresópolis, um evento de sucesso neste final de semana. Tanto que o prefeito Arlei garantiu que a festa fará parte do calendário do município, a fim de prestigiar a população do interior.

“Temos que prestigiar o povo do interior. A produção agrícola de Teresópolis abastece em torno de 60% do mercado consumidor do Rio, e traz recursos para o município. Então, Vieira, no 3º Distrito, merece ter essa festa”, garantiu o prefeito, que avaliou positivamente o evento. “Estou muito feliz porque os dois dias foram um sucesso e a festa vai entrar no calendário da cidade. Parabenizo o povo de Vieira pela força e garra com que recomeçaram suas vidas. Hoje podemos perceber uma localidade reconstruída e ainda mais bonita do que era antes. Por isso fiz questão de oferecer uma festa com diversão para população e visitantes, em um ambiente agradável e seguro para as famílias que vieram ao evento”, completou Arlei.

O vice-prefeito Márcio Catão e o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, destacaram a importância da festa para a movimentação econômica do município. “Sempre dissemos que o tripé da nossa economia é agricultura, meio ambiente e turismo e, de certa forma, a Festa do Cavalo agrega os três segmentos. É uma festa completa, para todos os públicos, que mobiliza a economia com um valor agregado muito bom”, avaliou Márcio Catão. “É importante atrair os criadores de cavalo para Teresópolis. É um novo público que traz dinheiro novo e recursos para a cidade”, pontuou Ronaldo Fialho.

Prestigiaram a festa prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo.
De Nova Friburgo para a Festa do Cavalo em Teresópolis: Michelle Cassine, Ygor Tavares, Rebeca Lima, Jessica Dihlmann e Nathan Costa, fãs de Teodoro e Sampaio
Marcello Teodoro, prefeito Arlei, primeira-dama Alessandra Rosa e os filhos Marcos e Vinícius com a dupla Teodoro e Sampaio
Teodoro & Sampaio em TeresópolisTeodoro e Sampaio: música sertaneja de raiz embala os fãs na Festa do Cavalo
Público canta a irreverência dos sucessos de Teodoro e SampaioPraça de alimentação movimentada na 1ª Festa do Cavalo
O cantor Marcello Teodoro participa do show da dupla Teodoro e Sampaio

Artesanato

Diferencial do evento foi a exposição e venda de artesanato do Movimento Pró-Artesanato Local, iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária para fortalecer os profissionais deste segmento. O artesão Paulo Lisboa, da AMARTE (Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis e Economia Solidária), agradeceu pela oportunidade. “Faz parte do nosso projeto agregar todos os artesãos, e isso inclui os artesãos do interior. Esperamos fazer outras feiras no 2º e 3º Distritos, aliando esse pessoal todo para fazer as feiras com a gente”.

Sertanejo raiz

Considerada uma das duplas de música sertaneja de raiz mais consagradas do Brasil, Teodoro e Sampaio encantaram os fãs durante o seu show no último sábado, 22, na 1ª Festa do Cavalo. O público se divertiu com a irreverência das letras e cantou sucessos como ‘Quarto de Milha’, ‘Vestido de Seda’ e ‘Garanhão da Madrugada’. Quem também subiu ao palco foi Marcello Teodoro, filho de um dos cantores, que agitou a galera com músicas como ‘Tem que ser uma gordinha’ e ‘Tá pensando o quê’. Lançamento de uma caixa com quatro CDs e sorteio de prêmios, como antena parabólica e uma motocicleta, marcaram o show de Teodoro e Sampaio.

“Prazer muito grande voltar a Teresópolis e ver tanta gente numa noite para ver o show de Teodoro e Sampaio. Até comentava com o prefeito Arlei que a gente viaja pelo Brasil afora e, em cidades grandes, a gente vê um público grande. Mas aqui, em Vieira, superou a expectativa de público. Só temos que dizer muito obrigado ao povo de Teresópolis e toda região”, disse Teodoro, antes do show. “Eu deixo aqui o meu abraço, o meu carinho para vocês, muito obrigado por esse carinho especial que vocês estão nos dando”, completou Sampaio.

Visitantes de cidades vizinhas prestigiaram a Festa do Cavalo. Como os amigos Nathan Costa, 17 anos, Michelle Cassine, 12, Ygor Tavares, 17, Rebeca Lima, 16, e Jessica Dihlmann, 17, que vieram de Nova Friburgo com os pais para assistir ao show de Teodoro e Sampaio. Os jovens aprovaram a Festa. “Eu acho que vale a pena sair do Rio de Janeiro para vir a Teresópolis porque, para quem gosta de sertanejo, não tem coisa melhor do que raiz”, opinou.

Moradores de Teresópolis, o caminhoneiro Marcelo Silva e a manicure Arlene Rolim também gostaram do evento. “Vale a pena a gente vir, trazer a família, as crianças. É um programa não só para os namorados, mas para a família. É legal isso”, opinou Arlene. “Muito bom mesmo, valeu a pena, nota 10”, completou Marcelo.

Romantismo

O romantismo e a simplicidade do cantor sertanejo Leonardo fez a festa e a alegria do público que compareceu no domingo, 23, segundo dia da 1ª edição da Festa do Cavalo, em Vieira. O artista cantou e relembrou grandes sucessos que marcaram sua carreira, como ‘Não Aprendi Dizer Adeus’ e ‘Pense em mim’. Também não faltaram no repertório as canções ‘Paz na Cama’, ‘Festa de Rodeio’ e ‘Mexe, Mexe’, acompanhadas por uma plateia de fãs empolgados.

Muito simpático, Leonardo recebeu a imprensa, tirou fotos com fãs e conversou com o prefeito Arlei. “É um prazer imenso participar mais uma vez de uma grande festa aqui em Teresópolis. Não é a primeira vez na cidade, mas é com muita alegria que volto, principalmente nesta região que tanto sofreu com tragédia. Mas hoje é só alegria e vamos fazer um belo show para este público, que merece. Obrigado a todos que vieram nos prestigiar”, agradeceu o cantor.
Prestigiando a Festa do Cavalo: a fã Maria José Haestenreiter, prefeito Arlei, o cantor Leonardo, primeira-dama Alessandra Rosa e vice-prefeito Márcio Catão
O público lota a área de show da 1ª Festa do Cavalo, em VieiraLeonardo estende o microfone para o público cantar em coro os seus sucessos
Cantor Leonardo em Teresópolis
Leonardo encanta a plateia com o seu romantismo na Festa do Cavalo, em Vieira

Fã de Leonardo desde menina, Josiane Marina Silveira Tayt-Sohn aguardava ansiosa o início do show do ídolo. “É uma oportunidade maravilhosa, tanto para região quanto para a cidade, que sempre se beneficiar com a movimentação que os eventos festivos trazem para o turismo e o comércio. Também é um momento único de reunir famílias e amigos, porque aqui é meio longe de tudo e não temos muita diversão, principalmente desse porte. Acredito que a Festa do Cavalo será um marco para a localidade de Vieira”.

Arlene Rolim e Marcelo Silva: festa para toda a família Vice-prefeito Márcio Catão e Cristiane Aguiar, prefeito Arlei e primeira-dama Alessandra Rosa
Josiane Marina Silveira Tayt-Sohn: “a Festa do Cavalo será um marco para a localidade de Vieira”
Artesão Paulo Lisboa: artesanato local em destaque
Fotos – crédito para Jeferson Hermida e Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis