Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Prefeitura de Teresópolis entrega veículo ao Conselho Tutelar

Na entrega do veículo ao Conselho Tutelar, os secretários municipais Leonardo Vasconcellos e Graça Granito com os conselheiros Djair Marcelino, João Valfran e Rodrigo Ribeiro
Prefeitura entrega veículo ao Conselho Tutelar

Teresópolis, 31 de julho de 2014 – Os secretários municipais de Governo, Leonardo Vasconcellos, e de Desenvolvimento Social, Graça Granito, oficializaram na manhã desta quinta-feira, dia 31, a entrega de um veículo para o Conselho Tutelar de Teresópolis. O carro modelo Spin LT, zero quilômetro, foi doado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República, tem capacidade para sete pessoas e será utilizado exclusivamente para atender as demandas do Conselho. Receberam o automóvel os conselheiros tutelares João Valfran Sobrinho Gomes, Djair Marcelino e Rodrigo Pinto Ribeiro.

“É uma doação repassada ao Município pelo Governo Federal para uso exclusivo do Conselho Tutelar, e que está sendo entregue ao órgão pela Prefeitura de Teresópolis”, comentou a secretária Graça Granito. “Com um veículo novo, os conselheiros poderão executar o seu trabalho com agilidade, fazendo visitas e atendendo ocorrências com mais qualidade e segurança”, pontuou o secretário Leonardo Vasconcellos.

O veículo está adesivado com a logomarca do Conselho, para facilitar a identificação nos locais de ocorrências. “A estrutura do Conselho Tutelar está melhorando, e esse carro vai fazer com que os conselheiros exerçam melhor a sua função”, opinou o conselheiro tutelar Rodrigo Pinto Ribeiro.

Instalado na Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, na Várzea, o Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Nos fins de semana e feriados, o órgão pode ser acionado pelos telefones de plantão (21) 9 9695-5005 (Vivo) e 9 6825-5005 (Claro).

Criados pela Lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, os Conselhos Tutelares desempenham função estratégica no Sistema de Garantia de Direitos: a de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, ajudando no enfrentamento à negligência, à violência física e verbal, à exploração sexual e a outras violações. É um órgão permanente e autônomo, responsável por auxiliar e conduzir a defesa dos direitos da criança e do adolescente, elaborar e monitorar as políticas voltadas a esse público, bem como aplicar e fiscalizar essas políticas.

Fotos – Crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Convite Seminário Plano de Saneamento em Teresópolis

Convite Seminário Plano de Saneamento em Teresópolis
Prezados,

Segue em anexo convite para o Seminário de Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico de Teresópolis, que acontecerá no dia 05 de agosto, próxima terça-feira, às 10h, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675 – Várzea). 

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507

Prefeitura de Teresópolis realiza recomposição de paralelos e reparos de galerias

 Alfredo Rebello Filho (Alto) 01
Prefeitura realiza recomposição de paralelos e reparos de galerias
Secretaria de Serviços Públicos executa manutenção em ruas e alamedas do município

Teresópolis, 30 de julho de 2014 – A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem intensificando os serviços de conservação de ruas e avenidas no município. Nesta quarta-feira, 30, frentes de trabalho atuaram na manutenção e recuperação de calçadas e pisos dos espaços públicos e na desobstrução de galerias. Funcionários da pasta também atuaram com recomposição de paralelos e ações de capina e limpeza em diversas vias.

Frentes de trabalho executam, com auxílio de retroescavadeiras, reparos de galerias pluviais na Alameda Iguapeba, na Granja Guarani, na Rua das Paineiras, no bairro de mesmo nome, na Rua Coronel Senra, no Pimentel, na Rua Emille Ducumunn, na Várzea, e na Rua Bahia, no Barroso, onde sete manilhas foram trocadas durante a ação.

Com serviços de conservação de vias públicas, funcionários realizaram recomposição de paralelos nas ruas Augusto Amaral Peixoto e Alfredo Rebello Filho (Alto), Armando Farjado (Cascata Guarani) e Ernesto Silveira (Araras). A ação também aconteceu no acesso à Cachoeira da Cascata do Imbuí, que recebe revitalização do entorno do ponto turístico. Além disso, funcionários da pasta fizeram reparos em lajotas na Rua Silvestre Pereira Soares (Recanto dos Artistas)

 Alfredo Rebello Filho (Alto) 02
Ainda nesta quarta, frentes de trabalho executaram ações de capina e limpeza nas alamedas Jandaia e Poranga (Cascata Guarani) e na Rua São Vicente de Paula (São Pedro). Durante o dia, frentes de trabalho atuaram no acesso da Pedra da Tartaruga (Salaco), com a operação tapa-buracos, e na Rua Melvin Jones (Meudon), com pintura de postes e meio-fio.
Armando Farjado (Cascata Guarani) 01Armando Farjado (Cascata Guarani) 02

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

O Festival Sesc de Inverno oferece diversas oficinas gratuitas em Teresópolis

O Festival Sesc de Inverno oferece diversas oficinas gratuitas em Teresópolis-As oficinas abordam diversas linguagens e convidam o público a se aproximar do tema do Festival “Arte na Rua”

Este ano, a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno, que acontece entre 26 de julho e 10 de agosto, traz uma programação inspirada no tema “Arte na rua”. Assim, parte das atrações acontecerá no cenário urbano, levando o tema da arte da rua e toda a diversidade cultural ao público. Com as oficinas não podia ser diferente. Elas passam por diversas linguagens como teatro, dança, artes visuais, música, literatura, técnicas de spray, stencil, e convidam os participantes das cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo a conhecer na prática o conceito da arte urbana. 

O objetivo das oficinas é induzir à reflexão, ao conhecimento, à interatividade cultural e à ampliação do olhar crítico. Ao total, serão mais de treze oficinas ministradas por grandes grupos e artistas. Dentre elas estão oficinas de ritmos da rua (técnicas de teatro popular, circo e danças populares tradicionais), oficina prática de documentário, oficina de spray, stencil, lambe-lambe, história da arte, comunicação e estilo, o corpo do ator, dança contemporânea, entre outras.

São 14 dias de Festival com cerca de 200 atrações nas áreas da dança, teatro, música, literatura e artes visuais e cinema. A programação acontecerá nas Unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas, e 80% das atividades serão gratuitas. Para mais informações sobre a programação consulte o site do Festival Sesc de Inverno: www.festivalsescdeinverno.com.br ou entre em contato com as Unidades. Entre no clima do mote “DACORDARUA” e participe!

OFICINAS

TERESÓPOLIS

JOGO COMUM - DRAMATURGIAS EM JOGO OU O QUE FAZEMOS NA SALA DE ENSAIOS (PALCO GIRATÓRIO)
30/7 – quarta-feira - Sesc Teresópolis (Sala do Corpo) – 9h às 13h.
Classificação etária: 16 anos
Grátis
Uma oficina para compartilhar procedimentos de criação utilizados pelo grupo nos seus últimos trabalhos, onde o jogo entre os atores é definidor do texto, da encenação e da proposta de atuação. Com o grupo Magiluth. Para 25 pessoas.

OFICINA DE MASSINHA CRIATIVA
31/7 e 1/8 - quinta e sexta - Sesc Teresópolis (Sala de Vidro) - 9h às 12h.
Classificação etária: 9 anos
Grátis
A técnica de animação conhecida como stop-motion nada mais é do que uma sequência lógica de fotografias que mostram movimentos coerentes. A oficina de massinha faz parte deste universo animado e usa desta técnica para dar vida aos bonecos criados com massa. 

OFICINA DE HAICAI
31/7 e 1/8 - quinta e sexta-feira - Sesc Teresópolis (Biblioteca) – 15h às 17h.Classificação etária: 16 anos
Grátis
Oficina literária para escrever haicais, micropoemas de origem japonesa. O haicai é um tipo de poema composto por apenas três versos, que teve origem no Japão, país onde é muito apreciado e cultivado até hoje. Seu maior expoente é Matsuo Bashô (1644-1694).

OFICINA ELETROPIPAS
2/8 – sábado - Praça do Alto – 14h às 17h.
Classificação etária: 7 a 12 anos
Grátis
Os alunos aprendem em primeiro lugar a confeccionar um modelo de pipa simples. Em seguida, os participantes aprendem a fazer um pequeno circuito elétrico com LEDs para incrementar as pipas e permitir seu voo noturno. Com o artista multimídia Bruno Vianna. Para 20 pessoas.

OFICINA JOGOS POÉTICOS PIPA E POESIA
2/8 – sábado – Praça do Alto – 15h às 18h.
Classificação etária: livre
Grátis
A oficina propõe a leitura de poesia e o estímulo à criação poética através dos jogos. Mediação dos poetas Lucia Helena Ramos e Bruno Borja.

OFICINA DE LAMBE-LAMBE
2 e 3/8 – sábado e domingo - Sesc Teresópolis (Sala Polivalente) – 14h às 17h.
Classificação etária: 10 anos
Grátis
Ensino da técnica de construção de um pôster artístico feito à mão com diversos tipos de tinta e reproduzido artesanalmente.

DIÁLOGOS ENTRE DOIS ESPAÇOS - PRIMEIRO OCUPE, DEPOIS SE VIRE
3/8 – domingo - Sesc Teresópolis (Sala do Corpo) – 14h às 17h.
Classificação etária: 16 anos
Grátis
Desenvolver um trabalho expressivo que parta da relação com o espaço de dentro da sala de trabalho e o espaço de fora dela, compreendendo a rua, os transeuntes e, mais amplamente, a própria cidade, suas características e singularidades.

MUNDO SOM – PARQUE SONORO ECOLÓGICO
3/8 – domingo - Praça do Alto - 14h às 17h.
Classificação etária: livre
Grátis
Imagine um parque de diversões onde os brinquedos são grandes instrumentos rítmicos e melódicos criados com base na inovação e sustentabilidade. Concepção e coordenação de Kiko Menezes.

OFICINA DE GRAFITE (CARAVANA SESC)
3/8 – domingo - Praça Tiro de Guerra – 15h às 17h
5/8 – terça-feira - Praça Bonsucesso - 15h às 17h
6/8 – quarta-feira - Praça Barra do Imbui - 15h às 17h
Classificação etária: livre
Grátis
A oficina tem como objetivo proporcionar aos jovens e crianças noções da técnica do grafite utilizando diferentes suportes.

OFICINA DE STENCIL
5 e 6/8 - terça e quarta-feira - Sesc Teresópolis (Sala Polivalente) – 9h às 12h.
Classificação etária: 14 anos
Grátis
A oficina consiste no ensino da técnica de reprodução de um desenho vazado, aplicando-se a tinta spray.

PRÁTICA DE DOCUMENTÁRIO
5 e 6/8 - terça e quarta-feira - Sesc Teresópolis (Sala de Vidro) – 14h às 17h.
Classificação etária: 16 anos
Grátis
A oficina tem por objetivo trabalhar uma aproximação afetiva aos fundamentos da linguagem cinematográfica, com ênfase no documentário.

OFICINA DE SPRAY
7 e 8/8 - quinta e sexta-feira - Sesc Teresópolis (Sala Polivalente) – 14h às 17h.
Classificação etária: livre
Grátis
A oficina tem como objetivo o ensino da técnica de desenho e aplicação da tinta spray em diversos materiais.

Fonte: Diana de Pedro Cavalcanti / Sesc Rio

Ex-aluna do UNIFESO Teresópolis apresenta trabalho para funcionários da Arbor Brasil

Palestra sobre atuação de conselhos municipais em Teresópolis nesta quinta, 31

TERESOPOLIS
Promotora de Justiça Anaíza Malhardes ministra palestra sobre atuação de conselhos municipais - Evento acontece na próxima quinta, 31, no Teatro Municipal

Teresópolis, 29 de julho de 2014 – A promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Anaíza Malhardes, titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis, irá ministrar nesta quinta-feira, 31, às 10h, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura, uma palestra sobre a atuação dos conselhos municipais. Entre os assuntos, os tramites a serem seguidos pelos órgãos em suas ações conforme a Constituição Federal.

O evento é voltado especialmente para conselheiros de todos os conselhos, mas é aberto ao público em geral. A palestra foi viabilizada através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Grandes shows na Praça do Alto são destaque da segunda semana do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis

Artesãos Teresopolitanos participam de curso de formação em economia solidária

Prefeitura de Teresópolis paga 2ª parcela de Plano de Cargos

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Fonte Santa e Quinta Lebrão ganham benfeitorias da Prefeitura de Teresópolis

Na Quinta Lebrão, a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto armado, com seis metros de extensão
Fonte Santa e Quinta Lebrão ganham benfeitorias da Prefeitura
Praça, ponte e guarda-corpo são reconstruídos pela Secretaria de Obras

Teresópolis, 24 de julho de 2014 – A Secretaria de Obras da Prefeitura de Teresópolis vem desenvolvendo uma série de intervenções nos bairros da Quinta Lebrão e Fonte Santa. Desde o início do mês de julho, moradores das duas localidades já foram beneficiados com a recuperação da pracinha da Fonte Santa, instalação de um guarda-corpo em uma das passarelas do bairro e com a construção de uma ponte sobre o rio que corta a região da Quinta Lebrão.

Ponto de lazer dos moradores da Fonte Santa, a pracinha foi totalmente revitalizada e está de cara nova. Situado às margens da rodovia, o espaço ganhou um novo alambrado, revestido em PVC, que previne a ferrugem e prolonga o tempo útil da proteção, garantindo assim muito mais segurança aos usuários.

Outras benfeitorias como a construção de um muro, com cerca de 5 metros de altura, construção de mesas e bancos em alvenaria, a instalação de corrimãos, além de uma escada que dá acesso ao lugar foram realizadas pela Secretaria de Obras. O local também ganhou nova pintura, inclusive com desenhos criados por um dos funcionários da pasta.

Ainda na Fonte Santa, um guarda-corpo foi colocado em uma passarela bastante usada por pedestres e motociclistas. Segundo moradores, a passagem estava sem proteção há bastante tempo. “É muito importante esse corrimão para nossa segurança, porque já teve gente caindo aqui. Agora, a Prefeitura recolocou a proteção”, comentaram as irmãs Rute e Claudia Monteiro, moradoras da Fonte Santa.
Moradora da Quinta Lebrão, Marlene Veríssimo da Silva confirmou a importância e a necessidade de uma passagem segura para os moradores
Único ponto de lazer dos moradores, a pracinha da Fonte Santa foi totalmente revitalizada e está de cara nova
As irmãs Rute e Claudia Monteiro ficaram satisfeitas com o guarda-corpo colocado na passarela de acesso à residência delas
 Segundo o presidente da Associação de Moradores da Quinta Lebrão, Carlos Bittencourt, a recuperação do acesso significa muito para a população
Na Quinta Lebrão, a Prefeitura está construindo uma ponte de concreto armado, com seis metros de extensão. O acesso, que fica numa servidão entre as ruas 1º de Maio e Tancredo Neves, havia desmoronado com a forte chuva de 2012, deixando os moradores com uma passagem improvisada com ripas de madeira.

Segundo o presidente da Associação de Moradores da Quinta Lebrão, Carlos Bittencourt, a recuperação do acesso significa muito para a população. “A construção dessa ponte, de alvenaria, vai ajudar muito as pessoas daqui. Crianças utilizam o acesso para pegar o ônibus para escola, idosos com sacolas, mães com bebês, todos passam por este atalho. Fico feliz em ver a atenção dada a minha comunidade pelo governo Arlei, que foi o que mais fez por esta localidade. Só tenho que agradecer”, falou Carlinhos.

Moradora da Quinta Lebrão, Marlene Veríssimo da Silva confirmou a importância e a necessidade de uma passagem segura para os moradores. “Precisamos e usamos muito esse acesso que economiza nosso tempo. Sem ele teríamos que dar uma volta grande para chegar à estrada. Antes era perigoso passar pelas ripas de madeira, mas não tinha opção, então a gente usava assim mesmo. Agora vai ficar uma maravilha”, concluiu a moradora.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa e Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Previsão do tempo para região serrana - 25/07/2014

Prezados,

Repassamos, por orientação da Defesa Civil Municipal, boletim do 6° Distrito
de Meteorologia do INMET com a previsão do tempo para esta sexta-feira,
25/07/2014, e alerta de continuidade de rajadas de vento.

"Frente fria em Santa Catarina, Paraná, Sudeste do Mato Grosso do Sul e Sul de Goiás. Ventos úmidos do oceano provocam nebulosidade no Espírito Santo, Leste de Minas Gerais e da Bahia e litoral dos Estados do Nordeste. Massa de ar Polar avança pela Agentina, Paraguai e Uruguai."

Aviso Meteorológico - ATENÇÃO

Devido aproximação de frente fria as condições meteorológicas são favoráveis a rajadas de vento a partir de hoje 24/07/014, até a noite do dia 25/07/2014. Condições também favoráveis ao declínio de temperatura nas próximas 24h a 48h.

Fonte:Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeitura de Teresópolis faz coleta diferenciada de material inservível

A pedido de moradores, Prefeitura substitui caçamba de lixo por doze latões de 200 litros, cada
Prefeitura de Teresópolis faz coleta diferenciada de material inservível
Retirada de entulho, moveis velhos e eletrodomésticos deve ser agendada na Secretaria de Serviços Públicos

Teresópolis, 22 de julho de 2014 – Além da coleta domiciliar feita diariamente, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Serviços Públicos, realiza semanalmente o recolhimento de materiais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, entulho de construção e outros. O trabalho diferenciado é oferecido gratuitamente pelo município através de agendamento feito na secretaria, com o setor de Divisão de Limpeza Urbana.

O objetivo é impedir que esse material seja abandonado em vias públicas ou terrenos baldios, causando transtorno à população. Segundo o coordenador da ação, Renê Magalhães, o serviço foi implantado devido ao descarte irregular e desordenado desse material. “O foco dessa ação é retirar o lixo que fica em volta das caçambas; detritos jogados em cantos de rua; eletrodomésticos; e móveis velhos, além de material de roçada e capina que as pessoas abandonam. Além da limpeza, o serviço contribui para a melhoria da qualidade de vida na cidade”, comentou Renê.

De acordo com o setor, os funcionários não entram nas residências nem nas dependências dos condomínios. Para serem atendidos, é importante que os moradores façam o agendamento e mantenham os objetos a serem recolhidos devidamente ensacados e nas calçadas.
Moradores do Jardim Meudon aprovam solução da Prefeitura para o problema do lixo da Rua Oliveira Nunes- Prefeitura faz coleta diferenciada e recolhe entulho de obras, lixo de jardim e móveis velhos
O trabalho é realizado de segunda-feira a sábado em toda a cidade por uma equipe exclusiva, que utiliza dois caminhões e uma retroescavadeira, e inclui também a limpeza do entorno das caçambas de lixo instaladas nos bairros pela Prefeitura. O agendamento da coleta diferenciada pode ser feito de segunda a sexta, das 12h às 18h, pelo telefone (21) 3643-2756.

Uma das beneficiadas pelo serviço foi a dona de casa Ione Medeiros, moradora do bairro São Pedro. “Para mim, este serviço prestado pela Prefeitura foi uma grande solução, além da economia, porque eu teria que pagar para levaram todo esse entulho e terra daqui”, comentou a moradora.

Mais serviços

A pedido dos moradores da Rua Oliveira Nunes, no Jardim Meudon, outro serviço realizado nesta semana pela equipe da Divisão de Limpeza Urbana foi a substituição de uma caçamba de lixo por doze latões de 200 litros, cada. A quantidade equivale ao tamanho da caçamba. A troca permitirá uma coleta mais frequente, uma vez que os detritos só eram recolhidos quando a lixeira estava cheia. Já com os latões, o caminhão compactador fará a coleta três vezes na semana, como já acontece em outros lugares.

“Há muito tempo eu, pessoalmente, vinha pedindo a Prefeitura que retirasse esta caçamba daqui, porque acumulava muito lixo. Gente que nem é do bairro vinha aqui para depositar seu lixo. Como nossa rua é estreita para a passagem do caminhão compactador, a solução arranjada pela Prefeitura me parece boa. Agora é só esperar pra ver o resultado”, comentou a moradora Andrea Maria da Silva Lima.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa e Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis realiza formação em economia solidária

Projeto Olhares leva jovens à Exposição Brasileiros Futebol Clube, na FESO Pro Arte Teresópolis

ATENÇÃO: Secretarias de Teresópolis em novo endereço

Reunião Ordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Teresópolis -CCS/30ª AISP

Festival Sesc de Inverno 2014 começa no sábado, 26

Estudantes do UNIFESO Teresópolis no II Encontro Científico da Serra da Tiririca

Cultura encerra semestre com sucesso no Talentos da Casa

Curso para merendeiras da Rede M. Ensino de Teresópolis

Espaço Mulher comemora 5 anos em Teresópolis

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Coleta seletiva em Teresópolis recolhe cerca de 10 toneladas de material reciclável por mês

Catadores fazem a triagem do material que será revendido
Coleta seletiva recolhe cerca de 10 toneladas de material reciclável por mês-Atualmente 25 bairros são atendidos e o objeto é ampliar o programa para toda a área urbana e interior

Teresópolis, 21 de julho de 2014 – O programa municipal de Coleta Seletiva Solidária recolhe cerca de 10 toneladas de material reciclável por mês em Teresópolis. Atualmente, o serviço é realizado em 25 bairros e o objetivo é ampliar a área de cobertura para toda a zona urbana e também para o interior, que hoje é atendido com o recolhimento em escolas municipais. Além disso, a Prefeitura instalou 21 ecopontos, que são cabines de coleta, em pontos estratégicos do município para o recolhimento de recicláveis. A campanha de conscientização ambiental engloba a entrega de oléo, que é revendido para uma empresa que produz sabão.

“O programa começou a ser implantando em 2010 e conseguimos ampliar a coleta de 12 para 25 bairros. Existe a possib​i​lidade de aumentarmos esse número com a chegada do caminhão baú que deveremos receber do Inea até o final deste ano. Com esse caminhão, poderemos ainda fazer o porta a porta no interior do município”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, André de Mello, lembrando que o bom resultado da coleta seletiva de Teresópolis em 2013 rendeu à cidade uma placa de participação no Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) do estado do Rio de Janeiro, entregue pelo Instituto Estadual do Ambiente a 11 prefeituras fluminenses, em dezembro do ano passado.

Além do caminhão baú, Teresópolis também ganhou ponto junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que aprovou o projeto enviado pela Prefeitura que pleiteou a vinda de recursos para a construção de galpão e aquisição de equipamentos de reciclagem. No momento, o município aguarda a liberação da verba. “Todas as melhorias que conseguimos inserir no programa beneficiam não só os catadores, mas a cidade, porque quanto mais material for encaminhado para a reciclagem melhor para o meio ambiente. Sem citar que isso aumenta a longevidade do aterro sanitário, o que também é um ganho para o município”, explicou De Mello. 
Glauco Fisher Lopes: “É daqui que tiro o sustento dos meus quatro filhos” Secretário de Meio Ambiente, André de Mello, frisa a importância da coleta seletiva para a inclusão social e preservação ambiental
O secretário André de Mello frisou ainda o suporte que a Prefeitura oferece aos catadores que atuam no município. Além de todo o material de proteção individual, como luvas, máscaras e botas, eles são cadastrados no POT (Programa Operação Trabalho), recebendo um salário mínimo mensal, vale-transporte e cesta básica. Além desta renda fixa, todo o material recolhido é administrado pela Associação de Catadores Serrana, que faz a triagem, compactação e montagem dos fardos, em um galpão cujo aluguel é custeado pela Prefeitura, e revende para as empresas de reciclagem.

A renda obtida com a atividade beneficia 10 famílias, como a de Glauco Fisher Lopes. “Trabalho com reciclagem há muitos anos e participar da coleta seletiva foi bem melhor porque no aterro a gente corria risco de pegar doenças e aqui no galpão, nos sentimos mais seguros, em um local mais limpo. É daqui que tiro o sustento dos meus quatro filhos”, comentou o catador.

Coordenado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, o programa de coleta seletiva conta atualmente com três caminhões para o recolhimento em 25 bairros, na cidade e em escolas municipais do interior. O serviço também é feito em 15 grandes geradores, como supermercados e empresas.

O secretário André de Mello ressaltou a importância da separação correta dos materiais. “Fazemos um apelo para que os moradores estejam atentos à separação do lixo seco, como plástico, vidro e metal, do lixo molhado, ou orgânico, pois temos recebido o material bastante misturado. Hoje precisamos que o caminhão compactador da Prefeitura tenha que ir ao galpão para pegar esse rejeito para ser destinado ao aterro”.
Coleta seletiva em Teresópolis recolhe cerca de 10 toneladas de material reciclável por mês

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Vagas SINE Teresópolis - julho 2014

TERESOPOLIS
Teresópolis, 2​1​ de julho de 2014 – Prezados​, repassamos a relação das 61 vagas disponibilizadas esta semana pelo Sine Teresópolis. O órgão alerta: a vaga pode ser preenchida a qualquer momento, dependendo da procura, mesmo antes da chegada do candidato ao Sine, visto que alguns empregadores podem fazer a seleção na própria empresa e não avisar o banco de emprego.
Empresas interessadas em disponibilizar vagas e trabalhadores podem se inscrever no posto do Sine e banco de empregos de Teresópolis, localizados na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro. Os trabalhadores devem apresentar a carteira de trabalho, identidade, CPF e o cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.


Ocupação                    Quantidade de Vagas
Código Descrição
414105 Almoxarife        1
521140 Atendente de balcão    2
521140 Atendente de lojas      2
414110 Auxiliar de depósito     2
517110 Bombeiro civil             4
763210 Costureira em geral     2
513205 Cozinheiro de restaurante 1
513205 Cozinheiro geral     3
784105 Embalador, a mão   2
512105 Empregado  doméstico  nos serviços gerais 1
512105 Empregado  doméstico  nos serviços gerais 1
513405 Garçom    6
141515 Gerente administrativo de lanchonete 1
141415 Gerente de loja e supermercado         2
514325 Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações 5
421125 Operador de caixa  3
521110 Operador de vendas (lojas) 1
224120 Personal treanning   1
234616 Professor de inglês   1
521115 Promotor de vendas  4
422105 Recepcionista atendente   2
521125 Repositor de mercadorias  3
517115 Salva-vidas   4
724440 Serralheiro de alum¡nio 2
312105 Técnico de edificações   1
313220 Técnico em manutenção de equipamentos de informática 1
351605 Técnico em segurança do trabalho 2
716305 Vidraceiro 1

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sábado, 19 de julho de 2014

Pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno reúne autoridades e entidades de Teresópolis

Gerente do Sesc Teresópolis, Eugênio Nascimento, fala sobre os destaques da programação
Pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno reúne autoridades e entidades de Teresópolis-Programação 80% gratuita acontece de 26 de julho a 10 de agosto em diversos pontos

Teresópolis, 18 de julho de 2014 – Com o tema ‘DACORDARUA’, o Festival Sesc de Inverno edição 2014 teve seu pré-lançamento nesta sexta-feira, 18, no Sesc Teresópolis. O evento reuniu autoridades e representantes de entidades, como o vice-prefeito Marcio Catão e o presidente-interventor do sistema Fecomércio/Sesc/Senai-RJ, Luiz Gastão. Na ocasião, foram apresentadas as atrações do festival em Teresópolis, como música, dança, teatro, oficinas e atrações infantis, além das estratégias de comunicação para divulgação do evento, com destaque para a parceria com o comércio local. Com 80% da programação gratuita, o festival acontece de 26 de julho a 10 de agosto em diversos pontos da cidade e também no interior do município.

O presidente-interventor do sistema Fecomércio, Luiz Gastão, destacou a preocupação do Sesc em promover eventos culturais com cunho educacional e ressaltou o intercâmbio entre os artistas locais e os de renome nacional. Além disso, falou sobre a ampliação das ações após o término do festival. “Estamos buscando fazer com que o festival tenha continuidade durante os próximos 12 meses. A ideia é ampliar as ações, em parceria com o empresariado, o poder público e a comunidade em geral. Que este festival seja um marco para o Sesc e para a serra fluminense”.
Pres. do sistema Fecomércio, Luiz Gastão, destaca a preocupação do Sesc em promover eventos culturais com cunho educacional
Secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, menciona a importância da continuidade de ações culturais após o término do festival
 Representantes de entidades de classe e empresários participam do pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno
O vice-prefeito Marcio Catão frisou a democratização do acesso à cultura com a promoção de atividades em praças públicas. “A iniciativa do Sesc de levar atrações para as praças nos bairros e também na área rural é muito boa porque facilita o acesso às ações culturais. Além disso, a temática deste ano valoriza a arte dos grafiteiros e a cidade já foi presenteada com um painel que está aqui no Sesc e a parede da Rodoviária receberá durante o festival uma intervenção feita pelo artista Toz”.

Os secretários de Cultura, Arnaldo da Silva Almeida, e de Turismo, Ronaldo Fialho também marcaram presença. Arnaldo enfatizou a parceria da Prefeitura com o Sesc para a realização do Festival de Inverno. “O Sesc é um grande fomentador de cultura na cidade. Nosso relacionamento é excelente e o fortalecimento dessa parceria com a Prefeitura traz muitos ganhos para a cidade”, destacou Arnaldo, lembrando que a abertura oficial será na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Fátima, no próximo dia 27, com show de Danilo Caymmi e Claudio Nucci, em comemoração ao centenário de Dorival Caymmi. Contudo, as atividades já começam, no local, no dia anterior, com a apresentação do grupo Galpão ‘Till, a saga de um herói torto’, na Praça Juscelino Kubistchek.

O secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, mencionou a importância da continuidade de ações culturais após o término do festival. “Já tive o prazer de acompanhar diversas edições do festival e sempre ficava um vazio quando terminava. É muito bom saber que o Sesc tem a intenção de dar continuidade, com ações ao longo do ano”.

Na ocasião, o gerente de Cultura do Sesc Rio, Marcos Rego, apresentou a programação da 13ª edição do festival, que terá cerca de 200 atividades nas cidades onde acontece: Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. Entre as novidades citadas está a Caravana Sesc que vai percorrer pontos estratégicos dos três municípios, levando peças teatrais, atividades literárias e de artes visuais e exibições de filmes. Em Teresópolis, a caravana passará pelas praças Higino da Silveira, a da Feirinha, no Alto; Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí; dos Expedicionários, em São Pedro; e Samuel de Paula Macário, em Bonsucesso, no 3º Distrito. 

As estratégias de comunicação do Sesc para divulgação do evento foram abordadas pela superintendente Cristiane Caetano, com destaque para a parceria com o comércio local. Durante a apresentação, Cristiane falou sobre o Plano de Mídia montado, com campanhas em rádio, TV, internet e mídia impressa com circulação em todo o estado. Também foi criado um grupo no Whatsapp para que durante o festival sejam recebidas mensagens com a programação diária. O comércio local terá um papel importante nesta divulgação. Foram elaborados brindes que serão distribuídos para os clientes que consumirem acima de R$ 150 na loja. Hotéis e restaurantes também estão inseridos nas ações de comunicação.

O gerente do Sesc Teresópolis, Eugênio Nascimento, pontuou os destaques da programação na cidade. “Na parte de shows, por exemplo, teremos um mix de estilos musicais com Paulinho da Viola, Almir Sater, Gabriel, o Pensador, Marcelo D2 e Pitty, além de muitas outras atrações que valem a pena conferir”, convidou Eugênio Nascimento. 
Vice-prefeito Marcio Catão e secretários de Cultura, Arnaldo Oliveira, e de Turismo, Ronaldo Fialho, com gestores do Sesc
 Painel grafitado dá o gostinho do que o Festival Sesc de Inverno vai apresentar
A programação completa pode ser conferida no site www.festivalsescdeinverno.com.br e os ingressos podem ser adquiridos, a partir do próximo dia 24, nas unidades do Sesc, no site www.compreingresso.com, nos pontos de venda ou através de call center.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Serviço interefe no tráfego da BR-116 RJ

Concessionária Rio-Teresópolis (CRT)
Prezados,


Repassamos, para conhecimento e divulgação, release da Concessionária Rio-Teresópolis com o título: “SERVIÇO INTERFERE NO TRÁFEGO DA BR-116/RJ ENTRE ESTA SEGUNDA E SEXTA-FEIRA”.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Teresópolis 
(21) 3641-5507


SERVIÇO INTERFERE NO TRÁFEGO DA BR-116/RJ ENTRE ESTA SEGUNDA E SEXTA-FEIRA

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa aos usuários da Rodovia Santos Dumont (BR-116/RJ) que entre 21 e 25 de julho haverá interferência no tráfego de veículos no trecho do Km-106 (Parada Modelo) em função do serviço de instalação de detectores de veículos para analisadores de tráfego. O fluxo nos dois sentidos da via, assim como nos acessos, será mantido em meia-pista, diariamente das 8h às 17h, com alternância de faixas até o término do serviço.

O local estará devidamente sinalizado e equipes da CRT se encarregarão da orientação dos motoristas. Tão logo o serviço esteja concluído, o tráfego será normalizado. Outras informações podem ser obtidas pelos números 0800-0210278 e 0800-0210279 (deficientes auditivos e de fala), que funcionam em plantão 24h, ou ainda no site www.crt.com.br.

Rio, 18 de julho de 2014.
Simone Botelho (986-374-867)
Assessoria de imprensa da CRT

Alunos da rede municipal de Teresópolis testam conhecimentos sobre os países da Copa do Mundo 2014

Teresópolis sedia Mundial de Jiu-jítsu neste sábado, 19

Talentos da Casa reúne grande público na Casa de Cultura Adolpho Bloch

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dirigentes da FESO Teresópolis recebem homenagem em Sessão Solene da Câmara Municipal

Presidente da FESO, o Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra recebeu a Medalha George March
Dirigentes da FESO recebem homenagem em Sessão Solene da Câmara Municipal

O Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, Presidente da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e Chancelar do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e a professora Rosane Rodrigues Costa, Diretora Geral do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foram homenageados pela Câmara Municipal de Teresópolis em Sessão Solene realizada no dia 5 de julho, no Teatro Higino. Com indicação dos próprios vereadores, 43 agraciados receberam títulos de Cidadão Honorário e Medalhas George March no tradicional evento que comemorou o aniversário de 123 anos de emancipação político-administrativa de Teresópolis.

O Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra recebeu a Medalha George March, concedida para cidadãos nascidos em Teresópolis e que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Teresopolitano nascido no bairro do Alto, ainda criança ele chegou a morar em outras cidades, retornando para sua cidade natal na década de 60, quando começou a trabalhar na Sudamtex, uma multinacional americana onde atuou por mais de dez anos. Com o declínio da empresa, ele juntou um grupo de amigos e fundou em Teresópolis a Termocel, uma indústria têxtil que esta completando 39 anos e já chegou a empregar cerca de 140 pessoas.

Para ele, receber a medalha George March foi uma surpresa que o deixou lisonjeado. “Cogitei que pudesse ter sido o fato de eu ter empregado tanta gente durante tantos anos, mas acredito que o que chamou a atenção dos vereadores foi justamente este meu lado mais humano”, refletiu o homenageado. Durante os anos atuando no ramo de fabricação de mantas e cobertores, o Dr. Luis Antonio Laginestra sempre foi muito solicitado para doações. “Os pedidos sempre foram constantes e, a partir desta minha vivência, percebi que muita gente pede não para si próprio, mas para os outros”, contou. Entre os agraciados com a Medalha George March ele também observou em alguns essas características, de pessoas que trabalham em silêncio, sem o objetivo de aparecer, mas alavancam o município e a sociedade. “Esta iniciativa me passa a ideia de que no futuro outras pessoas também sejam agraciadas com essa honraria, e assim eu espero, porque é importante mostrá-las à sociedade, e de alguma maneira dar a elas o nosso muito obrigado”, analisou.

As regras para concessão do título de Cidadão Honorário levam em conta o fato do nomeado não ter nascido em Teresópolis, ter praticado atos de interesse social relevante para a população, ser conhecido popularmente e possuir idoneidade moral e reputação ilibada. Foi o caso da professora Rosane Costa, carioca que há 17 anos optou por morar na cidade, onde consolidou sua formação profissional. “A opção pela mudança foi motivada pela busca de qualidade de vida que eu e minha família teríamos”, contou a professora Rosane, que trouxe com ela marido, filhos e pais. “Penso que é o reconhecimento de um trabalho sério, que faço com grande dedicação pautado na ética e no compromisso que tenho com a FESO e com a população de Teresópolis”, completou Rosane, feliz com a homenagem.

Como ressaltou o presidente da Câmara, Maurício Lopes, “todos os agraciados são pessoas que em suas respectivas áreas de atuação e na trajetória de suas vidas ganharam o reconhecimento e o respeito dos pares, dos amigos e daqueles que, de alguma forma, tiveram relação com o objeto de sua ação e de seus serviços. São pessoas que não se ocuparam apenas em crescer profissionalmente, mas objetivaram também o desenvolvimento da cidade”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Vacina contra HPV: adolescentes devem tomar a 2ª dose em setembro

Teresópolis RJ
Vacina contra HPV: adolescentes devem tomar a 2ª dose em setembro

Teresópolis, 16 de julho de 2014 – Pais e responsáveis de meninas de 11 a 13 anos devem estar atentos, pois está marcada para o mês de setembro a 2ª dose da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. A campanha de introdução dessa vacina no calendário vacinal das adolescentes foi realizada entre 10 de março e 10 de abril em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Agora, a imunização está disponível de forma permanente nas unidades de saúde do país.

Em Teresópolis, das 3.507 meninas desta faixa etária previstas para serem imunizadas, 3.237 receberam a primeira dose, com uma cobertura de 78% do público-alvo. O percentual ficou um pouco abaixo dos 80% preconizados pelo Ministério da Saúde.

“Peço que os pais levem as suas filhas aos postos de saúde em setembro, pois a segunda dose é fundamental para que elas fiquem protegidas. De preferência, as adolescentes devem ir às unidades onde tomaram a primeira dose”, alerta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informando que uma 3ª dose de reforço deverá ser tomada daqui a cinco anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. 

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Entretanto, ela não substitui a realização do exame preventivo ginecológico, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Prefeitura de Teresópolis faz novos serviços de asfaltamento e recupera muro de proteção

 Como medida de proteção, está sendo reconstruída, na Rua Tenente Luíz Meirelles, no Bom Retiro, uma nova mureta de concreto
Prefeitura faz novos serviços de asfaltamento e recupera muro de proteção

Teresópolis, 14 de julho de 2014 - Com o objetivo de oferecer mais segurança aos motoristas e moradores da cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos, continua realizando diversas melhorias nas vias de Teresópolis.

Na última semana, a Rua Roberto Rosa, na Tijuca, foi agraciada com a operação tapa-buracos, que reconstituiu o piso desgastado com o tempo e pelo grande fluxo de veículos. Como medida de proteção, está sendo reconstruída, na Rua Tenente Luíz Meirelles, no Bom Retiro, uma nova mureta de concreto na lateral de uma das pontes que cruzam o rio da região. A obra precisou ser feita para substituir a anterior, que foi danificada por uma colisão de veículo.

“As ações de recuperação do solo ajudam a prevenir acidentes e prolongam a vida útil dos carros. E as muretas de proteção são necessárias para garantir a segurança dos pedestres”, comentou o secretário da pasta, Beto Rosa.
 Como medida de proteção, está sendo reconstruída, na Rua Tenente Luíz Meirelles, no Bom Retiro, uma nova mureta de concreto Operação tapa-buracos na Rua Roberto Rosa, na Tijuca Como medida de proteção, está sendo reconstruída, na Rua Tenente Luíz Meirelles, no Bom Retiro, uma nova mureta de concreto
Outra construção similar acontece na Rua Coronel Senra, também no Bom Retiro, onde os dois lados da ponte sobre o rio está recebendo reforço de proteção nas cabeceiras, com a construção de muretas de concreto e ferro. 

As ruas Américo Berlim e Constantino Fischer, ambas no Jardim Féo, e a Estrada da Tabatinga, na Granja Florestal, também foram contempladas com intervenções no calçamento. O secretário Beto Rosa ainda informa que a revitalização da Cascata do Imbuí continua a todo vapor e que, em breve, será liberada para visitação.
 Operação tapa-buracos na Rua Roberto Rosa, na Tijuca

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Odontologia do UNIFESO Teresópolis na reunião da ABENO

UNIFESO Clipping Teresópolis
Odontologia do UNIFESO na reunião da ABENO

O curso de Odontologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi convidado a participar da 49ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), que será realizada em João Pessoa, na Paraíba, de 30 de julho a 1º de agosto. O evento terá como tema central “Ousar para transformar no ensino Odontológico”, com os subtemas “Ousar na abordagem docente para a geração digital”, “Ousar no uso de tecnologias da informação e comunicação” e “Ousar na gestão e avaliação do ensino odontológico”.

Na ocasião, o curso de Odontologia levará trabalhos aprovados para apresentação na reunião anual. Entre eles: “Teste de Progresso na consolidação de competências do corpo acadêmico” e “A integração entre laboratório e clínica odontológica com metodologias ativas”, dos professores Monique da Costa Sandin Bartole, coordenadora do curso, e Leonardo Tostes, coordenador da Clínica-Escola de Odontologia; “A IETC inovando no desenvolvimento educacional para integralidade do cuidado”, dos professores Mônica Miguens Labuto, Monique da Costa Sandin Bartole, Daniela Coelho Chaves Pires, Cristiane Gomes, Walmir Rodrigues e Thaís Labuto Gesualdi; e “Desenvolvendo tecnologias leves e linhas de cuidado na formação odontológica”, das professoras Monique da Costa Sandin Bartole, Daniela Coelho Chaves Pires, Mônica Miguens Labuto e da estudante Juliana Santos. Também será apresentado o trabalho “Ensino e serviço: experienciando para (re)significar a produção do cuidado”, das professoras Daniela Coelho Chaves Pires e Monique da Costa Sandin Bartole – preceptora e tutora acadêmica, respectivamente, do projeto PRÓ-PET Saúde Linhas de Cuidado –, no Encontro ABENO de Preceptores da Rede de Serviços Vinculados aos Projetos PRÓ e PET Saúde.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Servidores municipais de Teresópolis participam de palestra sobre assédio moral

Secretário de Orçamento Participativo Antonio Carlos Moura abre o encontro entre os palestrantes Paulo Furtado e Maristela Gonçalves
Servidores municipais participam de palestra sobre assédio moral

Teresópolis, 14 de julho de 2014 - Realizada na tarde da última sexta-feira, dia 11, pela Prefeitura, mais uma palestra de conscientização sobre assédio moral, destinada aos servidores municipais. O tema 'Assédio moral no ambiente de trabalho e outras formas de discriminação' foi desenvolvido pela psicóloga clínica e organizacional Maristela Gonçalves e pelo consultor de estrutura organizacional Paulo Furtado. Desde 2013 o assunto vem sendo levado gradativamente, a título de esclarecimento, aos funcionários públicos das repartições municipais.

O encontro foi aberto pelo secretário municipal Antonio Carlos Moura de Oliveira, de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, e reuniu funcionários públicos das secretarias de Administração, Ciência e Tecnologia, Controle Interno, Direitos da Mulher, Esportes, Governo, Saúde, Segurança Pública, Trabalho e de Turismo, e também da Ouvidoria Geral.

“Essa palestra, que segue orientação do Ministério Público do Trabalho, tem o objetivo de esclarecer os presentes sobre os seus direitos. Acabou o tempo da troca de favores para que o funcionário mantenha o seu emprego. Os direitos de todos devem ser respeitados, tanto dos chefes quanto dos subordinados”, resumiu Moura.

Após definir assédio moral, que é a exposição do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, os palestrantes apontaram as condutas mais comuns que caracterizam a situação. Eles também falaram sobre o perfil da vítima e do assediador, as consequências para a empresa, as perdas para as pessoas assediadas e orientaram sobre como agir e a quem recorrer para buscar ajuda.
Palestrante Maristela Gonçalves fala sobre o perfil da vítima e do assediador, relatando as perdas para a pessoa assediada e o empregador
“A reflexão sobre esse tema no Brasil está crescendo e ganhando legislação própria, inclusive no serviço público”, pontuou o consultor Paulo Furtado. “Os trabalhadores têm direitos e não só deveres a serem cumpridos. A palestra é para que vocês tenham mais conhecimento sobre esse problema grave”, destacou a psicóloga Maristela Gonçalves.

O secretário de Administração, José Carlos Cunha, encerrou a palestra. “Nesse período em que estou à frente da pasta não recebemos nenhuma denúncia a esse respeito. Agradeço a presença de todos e garanto que meu gabinete está de portas abertas para tratar desse assunto”, concluiu.

No final do encontro foi anunciado que a Secretaria Municipal de Administração vai distribuir nos setores a cartilha 'Assédio moral no local de trabalho'. Editada pelo Núcleo de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades (Nucodis), da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, a cartilha traz esclarecimentos sobre o problema e estimula as denúncias, no intuito de colaborar na busca de alternativas para a solução dos conflitos criados no ambiente de trabalho.
 Palestrante Paulo Furtado diz que o assédio moral tem legislação própria e orienta os servidores sobre como agir

Fotos – crédito Marco Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis