Escolas municipais recebem projeto de leiturização em parceria com o Sesc
Teresópolis, 12 de maio de 2015 - Com o título de Ama Leitura, escolas da Rede Municipal de Ensino tem recebido desde 2013 um projeto de leiturização criado pela escritora de literatura infantil Ana Maria de Andrade e com a produção da bibliotecária Ana Cristina dos Santos. O projeto é aberto ao público e oferece oficinas de formação literária, teóricas e práticas, técnicas para a contação de história e para o estímulo ao prazer em ler e à formação de crianças leitoras. Este ano a estimativa é de que o projeto atenda cerca de 1.500 crianças em creches e unidades escolares da Rede Municipal.
“O Sesc é um grande parceiro da Rede Municipal de Ensino e o projeto Ama Leitura tem crescido a cada ano, ampliando o número de unidades escolares contempladas e o de crianças atendidas. Ficamos muito felizes em poder receber esse tipo de parceria que tem gerado, inclusive, uma maior preocupação das equipes diretivas com atividades referentes à leitura e contação de histórias”, parabeniza o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
Ao receberem os mediadores de leitura, as creches, escolas de educação Infantil e do ensino básico da Rede Municipal promovem a construção de salas de leitura e incluem em suas atividades regulares a contação de história, a roda de leitura e atividades de artes baseadas nos livros selecionados, além de eventos especiais, como a visita de autores e exposições literárias.
Na Creche Municipal Oscar Lobato, no bairro de São Pedro, a brinquedoteca se transformou também em biblioteca infantil, uma iniciativa que, segundo a diretora, foi aprovada pelos alunos. “Na Educação Infantil tudo é muito lúdico, eles aprendem brincando e então nada melhor do que unir os dois mundos em um único espaço, onde eles podem ter acesso aos livros e aos brinquedos, escolhendo o que querem fazer, mas aprendendo sempre”, justifica a diretora Ana Cláudia Gomes.
Em dois anos de realização, o projeto formou 40 estudantes normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt e atendeu a oito instituições educacionais, totalizando cerca de 800 crianças beneficiadas. Esses estudantes atuam como estagiários nas unidades escolares municipais, realizando diversas atividades relacionadas à leiturização e contação de histórias.
As estagiárias Ana Carolina Amorim e Rafaela Barbosa, explicam que as atividades visam, entre outras coisas, estimular o prazer em ler e à formação de crianças leitoras. “Nós montamos o cantinho da leitura, trazemos as crianças para cá, contamos histórias e fazemos atividades relacionadas ao que foi contado, deixando também que elas manuseiem os livros. Nós notamos que as crianças ficam muito entusiasmadas com essas atividades”, contam as estagiárias.
Em 2015, o AMA Leitura formará 30 normalistas do CEEB e 40 estudantes de Pedagogia do Unifeso, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), sob a coordenação da professora Maria Terezinha Spinosa, com a dinamização das professoras de literatura infantil e contadoras de histórias, Ana Maria de Andrade e Ana Jurkiewicz.
Para a diretora Patrícia Pelógia, da Escola Municipal Ana Clara Ferreira Martins, localizada na Várzea, investir na montagem e decoração de uma biblioteca na escola foi uma ótima decisão. ”Foi um grande desafio retomarmos a nossa biblioteca em um espaço que estava ocioso. Mas com o projeto Ama Leitura estamos despertando em nossos alunos o prazer de ler. Cada encontro com os alunos é muito gratificante porque os estagiários do programa trazem para eles essa alegria que o livro proporciona, contagiando as crianças através da leitura. Eles estão encantados, o espaço está sendo muito bem utilizado e os alunos estão gostando muito”, avaliou a diretora.
Ao final do ano letivo, as ações do projeto são avaliadas em conjunto com a equipe pedagógica das instituições parceiras e da Secretaria Municipal de Educação. Os resultados já trazem boas notícias: notou-se a valorização da literatura infantil, da arte e da cultura, o maior interesse das crianças pela leitura, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e o aumento da capacidade de concentração e criatividade. Entre os participantes, o projeto provocou um novo olhar, pois conscientiza sobre a importância de a criança ter acesso ao livro e ser estimulada à leitura de forma prazerosa, através de ações planejadas e contínuas no ambiente escolar.
Ana Maria de Andrade, escritora de literatura infantil e idealizadora do projeto, conta que nas avaliações anuais, os depoimentos das equipes diretivas são comoventes. “Em algumas escolas, com o desenrolar do projeto, despois de um estranhamento inicial, algumas crianças já vinham, sentavam, prestavam atenção nas histórias, manuseavam o livro de uma forma mais cuidadosa, folheando e prestando atenção no conteúdo das páginas. Ou seja, vai se formando um momento esperado, ansiado pelas crianças que vão, já na infância, desenvolvendo o prazer pela leitura”, conta a escritora.
Este ano o projeto ampliou a parceria com a Rede Municipal e atenderá cerca de 1.500 crianças durante 2015, nas escolas: Creche Paraíso (Vale do Paraíso), E.M. Professora Ana Claudia Ferreira Martins (Várzea), Centro Municipal de Educação Infantil (Várzea), Creche Professora Oneide Maria dos Santos (Várzea), CEMEI Professora Maria Tereza Pries de Abreu (Bom Retiro), Creche Oscar Lobato (São Pedro), E.M. Professora Acliméa de Oliveira Nascimento (São Pedro), CEMEI Professora Marília Morgado Carneiro (Alto), Creche Começando a Viver (Granja Guarany) e E.M. Chiquinha Rolla (Cascata Guarany).
Texto e Fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário