Prefeitura pede e Estado realiza nova etapa de limpeza do Rio Paquequer - Drenagem do Rio Meudon começará em breve
Teresópolis, 6 de maio de 2015 – O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) deu início nesta segunda-feira, dia 4, a mais uma etapa do ‘Limpa Rio’, programa do Governo do Estado de desassoreamento e limpeza de corpos hídricos. A pedido do prefeito Arlei, a ação preventiva e de manutenção, que começou em agosto de 2014 entre os bairros Bom Retiro e Meudon, volta a atender o centro da cidade. Já as intervenções de micro e macro drenagem do Rio Meudon, para prevenir a ocorrência de enchentes e alagamentos em época de chuva forte, estão em fase final para liberação.
“O projeto da Prefeitura para o Rio Meudon foi aprovado pelo Inea, que inclusive já realizou licitação e contratou uma empresa para a execução do trabalho de drenagem. Falta apenas o Estado determinar o início da obra, que será semelhante à realizada em Campo Grande, com galerias pré-moldadas e dissipadores, espécie de degraus colocados no leito do rio com a função de reduzir a velocidade da água e melhorar o escoamento”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello.
Duas máquinas e quatro caminhões do INEA estão em operação para fazer a dragagem de manutenção do Rio Paquequer. Inicialmente, o trabalho está acontecendo entre as ruas Fritz Weber – na altura da antiga fábrica Sudamtex – e prosseguirá até a Rua Armando Fajardo, na entrada do bairro Cascata Guarani. Na sequência, o desassoreamento seguirá pelo centro da cidade até o início da Rua Manoel José Lebrão, no cruzamento com a Avenida Presidente Roosevelt, principal via de acesso à Barra do Imbuí.
Fotos – crédito Roberto Ferreira
Máquinas do Inea realizam dragagem de manutenção em trecho do Rio Paquequer, na Várzea
Foto Campo Grande – Divulgação
Sistema de drenagem executado em alguns trechos pelo Inea no Rio Príncipe, em Campo Grande: obra semelhante será realizada no Rio Meudon
Nenhum comentário:
Postar um comentário