Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de março de 2024

Governo Federal reconhece situação de emergência em Teresópolis

 

Prefeito Vinicius Claussen entre o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, em reunião do Gabinete de Crise Preventivo

Governo Federal reconhece situação de emergência em Teresópolis

Publicada neste domingo, 24 de março, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 990, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, reconhece a situação de emergência de Teresópolis em decorrência das chuvas intensas que atingem a Região Serrana desde o dia 21 de março.

Com 02 óbitos, 26 deslizamentos de terra registrados pela Defesa Civil, 84 pessoas desabrigadas e 47 desalojadas sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o município teve a situação de emergência decretada no último sábado, 23, pelo Prefeito Vinicius Claussen. 

Reunião do Gabinete de Crise Preventivo neste domingo, 24 de março, com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Entre os motivos do decreto estão: as consequências das fortes precipitações, que ocasionaram alagamentos e deslizamentos de terras em diversos pontos do Município, acarretando em morte, danos e prejuízo. Os inúmeros estragos provocados no Município em virtude do elevado índice pluviométrico elevou de forma desproporcional os níveis dos rios e seus respectivos afluentes.

“Recebemos neste domingo, 24, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e estamos pleiteando ao Governo Federal obras emergenciais de contenção e de recuperação de estruturas danificadas pelas chuvas. O levantamento começou a ser feito ontem mesmo, por técnicos da Defesa Civil Municipal e das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Fiscalização de Obras Públicas e de Projetos Especiais, seguindo o protocolo para situações de emergência”, explica o Prefeito Vinicius Claussen, coordenador do Gabinete de Crise Preventivo.

Equipes da Defesa Civil continuam percorrendo os bairros e fazendo vistorias técnicas nos endereços com registro de ocorrências. Servidores das secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos atuam direto na desobstrução de acessos, remoção de árvores e retirada de terra em vias públicas, na cidade e no interior.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Asseessoria de Comunicação de Teresópolis 

Vistoria de área com danos causados pela chuva

Vistoria no Barroso, uma das áreas com danos causados pela chuva, com o Prefeito Vinicius Claussen e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário