Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cursos culturais gratuitos em Teresópolis


Cursos culturais gratuitos: renovação de matrícula começa nesta quarta-feira-Mais de 1.000 inscrições foram registradas pela Secretaria de Cultura

Teresópolis, 31 de janeiro de 2012 - Começa nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o período de renovação de matrícula dos alunos que participam dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura. Para renovar a matrícula, é necessário se dirigir à Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/nº - Araras) de 1º a 17 de fevereiro, das 9h às 18h, e apresentar foto 3x4 do aluno, declaração escolar, documento de identidade do responsável e atestado médico da criança, no caso dos cursos de jazz, ballet e capoeira.

O período de novas inscrições foi encerrado na última sexta-feira, 27, com o registro de 1.042 interessados somente para os cursos da Casa de Cultura. Na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, tem início o período de novas inscrições no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Avenida Oliveira Botelho, 210 – sobreloja, no Alto), que também servirá para a renovação das atuais matrículas. As inscrições e renovações no Centro Cultural também poderão ser feitas até 17 de fevereiro, das 14h às 18h. Para se inscrever, é necessário apenas se dirigir ao local e preencher a ficha. Já para a renovação, será preciso apresentar os mesmos documentos exigidos pela Casa de Cultura. Vale lembrar que quem não renovar a matrícula corre o risco de perder a vaga.

Após o término do período de renovação de matrícula, estará definido o número de vagas disponíveis. E neste momento, tanto o Centro Cultural como a Casa de Cultura darão início ao processo de avaliação das fichas de inscrição deste ano para definir os selecionados. Entre os critérios de seleção estão a matrícula escolar, a localidade de residência e a ocupação dos pais, dando prioridade aos classificados na condição de pessoas menos favorecidas.

A listagem com os nomes dos selecionados será divulgada no dia 5 de março. De 5 a 9 de março, serão efetuadas as novas matrículas. E no dia 12 de março, terão início as aulas da temporada 2012.

“É gratificante ver tamanha procura por nossos cursos, um sinal claro de que o trabalho desenvolvido pela Prefeitura apresenta resultados concretos. Fechamos o ano de 2011 com cerca de 900 alunos matriculados. Por esta razão, atender a uma demanda tão grande como esta não será uma tarefa fácil. Mas, na medida do possível, tentaremos atender a todos”, declara o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Cursos - Atualmente, a Secretaria de Cultura oferece na Casa de Cultura Adolpho Bloch os seguintes cursos: atelier infantil, ballet, capoeira, cavaquinho, cerâmica, desenho e pintura, flauta, jazz, piano, teatro infantil, teatro adolescente, teatro adulto, teatro de rua, teatro e animação, e violão. Já no Centro Cultural, as opções são: bordado e crochê, canto, canto infantil, teclado, teoria musical, violão e coral municipal.

Texto: Geórgia Jahara
Secretaria Municipal de Cultura
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

TERÊ TOTAL-Cultura para todos!

Rotary Internacional define Teresópolis como sede de conferência regional



Rotary Internacional define Teresópolis como sede de conferência regional


Teresópolis, 31 de janeiro de 2012 – O Governador do Distrito 4580 do Rotary Internacional, José Carlos Ferreira Campêlo, acompanhado de comitiva, foi recebido na Prefeitura na tarde desta terça-feira, 31, pelo Secretário Municipal de Governo e Coordenação, José Carlos Cunha.

Durante o encontro, o Governador anunciou que Teresópolis foi escolhida para sediar a 54ª Conferência do Distrito 4580 do Rotary Internacional, que acontecerá de 18 a 20 de maio, no centro de convenções do Hotel Alpina, com o slogan “Conferência Dedo de Deus”. O evento contará com palestras e debates sobre temas de interesse dos rotarianos e funcionará como um grande momento de confraternização.

O Distrito 4580 congrega 46 clubes rotarianos de 36 municípios de Minas Gerais, e a conferência deverá reunir mais de 500 participantes, além dos integrantes do Distrito 4750, que reúne Teresópolis, Magé, Guapimirim e Carmo.

“Escolhemos Teresópolis como sede da nossa conferência pelo amor que temos pela cidade, por suas belezas naturais e pelo carinho com os companheiros rotarianos. Convidamos o Prefeito Arlei para participar da assembleia de abertura da conferência, no dia 18 de maio”, destacou o Governador do Distrito 4580 do Rotary Internacional, José Carlos Ferreira Campêlo.

O Secretário Municipal de Governo, José Carlos Cunha, agradeceu a visita e a escolha de Teresópolis como sede do evento. “O Prefeito Arlei coloca a sua equipe à disposição para dar todo o apoio necessário à realização da conferência distrital do Rotary, organização que presta tão relevantes serviços humanitários”, disse.

Também acompanharam o encontro o professor Nilo Sérgio dos Santos, que reassume nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, a função de Governador Assistente do Distrito 4750 do Rotary, junto com a esposa Norma Suely Gomes dos Santos.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis terá Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social



Teresópolis terá Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social -1ª Consocial acontece entre os dias 10 e 12 de fevereiro



Teresópolis, 31 de janeiro de 2012 – Com o tema ‘A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública’, a Controladoria-Geral da União (CGU) vai promover, de 18 a 20 de maio, em Brasília, a 1ª Consocial - Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – e Teresópolis realizará sua etapa municipal entre os dias 10 e 12 de fevereiro, na Escola M. Ginda Bloch, no Alto. Integrantes da sociedade civil organizada, dos conselhos municipais e do poder público se reuniram nesta segunda-feira, 30, na Prefeitura, para escolher os seus representantes na comissão organizadora da Conferência Municipal. 

De acordo com as diretrizes da Consocial, a comissão organizadora deverá ter a seguinte composição: 60% sociedade civil, 30% poder público e 10% conselhos municipais. Com relação à representação do poder público, a Prefeitura selecionou os secretários de Fazenda, Geraldo Azevedo, de Controle Interno, Fábio Cardoso, e a Procuradora Geral do Município, Rosilda Barbosa, que preside a Conferência. 

“Esse é um momento importante para Teresópolis porque todos mais uma oportunidade para opinar sobre a transparência dos atos públicos. No que se refere ao Governo Municipal, o Prefeito Arlei apoia totalmente a iniciativa e demonstrou interesse de que a conferência apresente as melhores sugestões sobre o assunto. Serão montados grupos de debates e elaboração de propostas, que depois de aprovadas em plenária, serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional da Consocial.”, adiantou a Procuradora.

Com relação à comissão organizadora, o Conselho Municipal de Saúde ficou com a vaga de representação dos colegiados de políticas públicas. A sociedade civil será representada pelas associações de moradores Amafasb (Fazenda Suíça, Brejal e Parque Boa União) e AmoVárzea, Ceat (Centro de Tecnologia Aplicada de Teresópolis), Loja Maçônica Três Luzes, Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola) e Movimento Nossa Teresópolis. 

“O objetivo da Consocial é promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático”, frisou a diretora executiva do Nossa Teresópolis, Rita Telles.

A Conferência Municipal será a etapa preparatória para as etapas estadual, que acontece entre os dias 17 e 18 de marco, no Rio de Janeiro, e nacional, em Brasília. Durante a fase municipal serão discutidos quatro eixos temáticos sobre o assunto e eleitos delegados que representarão a cidade na fase seguinte. O período de inscrições para a Consocial em Teresópolis será divulgado em breve.

Com a realização da 1ª Consocial, as propostas e diretrizes resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em todas as esferas. 

Texto: Mara Lúcia
Foto: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis sedia Encontro Regional em Saúde do Idoso



Teresópolis sedia Encontro Regional em Saúde do Idoso


Teresópolis, 31 de janeiro de 2012 – A Secretaria Estadual de Saúde promoveu, em Teresópolis, nesta terça-feira, dia 31, o Encontro Regional em Saúde do Idoso, no auditório da Sociedade de Ciências Médicas, na Ermitage. Reunindo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Trajano de Moraes, Cantagalo e São Sebastião do Alto, o evento teve o objetivo de dar continuidade ao processo de planejamento regionalizado das ações voltadas para a saúde das pessoas da terceira idade.

Teresópolis vem realizando ações junto ao Estado, que serão aprimoradas a partir desta reunião, para o planejamento de suas ações referentes à saúde da terceira idade. “Além de organizarmos o nosso programa, queremos sensibilizar os profissionais sobre a importância de trabalharmos em ações de prevenção a doenças dos idosos. Precisamos cuidar de toda a população”, afirmou a Subsecretária de Saúde, Claudia Miguel.

Sensibilizar os profissionais e gestores de saúde sobre a importância de se prestar uma assistência de qualidade ao idoso foi o tema principal do encontro. “Queremos organizar, junto com os municípios, uma linha de cuidados da saúde do idoso e, a partir daí, criar câmaras técnicas regionais, onde os municípios terão a oportunidade de dividir suas potencialidades e também seus principais desafios”, explicou Rejane Laeta Galvão de Brito, Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Estado.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Encontro Regional em Teresópolis- Saúde do Idoso, nesta terça, 31


Teresópolis sediará o Encontro Regional sobre a Saúde do Idoso 

Teresópolis,30 de janeiro de 2012.A Secretaria Estadual de Saúde promove nesta terça-feira, 31, das 10h às 17h, no auditório da Sociedade de Ciências Médicas, na Ermitage, o Encontro Regional em Saúde do Idoso. O evento tem por objetivo dar continuidade ao processo de planejamento regionalizado das ações voltadas para a saúde das pessoas da terceira idade. Será a primeira vez que Teresópolis vai sediar o encontro, que contará com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde de diversos municípios da Região Serrana.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis sinaliza e faz limpeza da Rua Armando Vieira no Morro do Tiro



Prefeitura sinaliza e faz limpeza da Rua Armando Vieira no Morro do Tiro 


Teresópolis, 30 de janeiro de 2012 – A Prefeitura realizou na Rua Armando Vieira, no Morro do Tiro, pintura de sinalização de meio fio e de colocação de placas, além de limpeza da via e retirada do lixo. A sinalização atende a um pedido da Associação de Moradores e resolve o problema da dificuldade que os ônibus que trafegam na rua enfrentavam já que alguns motoristas estacionam dos dois lados da via, impossibilitando que os coletivos subissem até o ponto final da comunidade.

“Conforme a solicitação do Prefeito Arlei de atender aos moradores, a Secretaria de Segurança Pública providenciou a sinalização da via, com a fixação de placas indicando a proibição de estacionar nos trechos críticos. O nosso objetivo é facilitar o acesso dos ônibus e garantir a segurança dos moradores”, explicou o chefe da Divisão de Trânsito da Secretaria, Márcio Salomão, frisando que o trabalho contou com a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que, além da manutenção de rotina, fez uma limpeza especial na rua, inclusive com a retirada de lixo das caçambas instaladas no local.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores, José Ramos de Oliveira, a comunidade corria o risco de ficar sem ônibus. “Com a rua atravancada, a gente estava correndo o risco de o ônibus não subir até o ponto final. Os moradores iam ter subir a pé, mas graças ao Prefeito Arlei e ao Secretário Marco Antônio Da Luz, a questão foi resolvida”, afirmou José Ramos de Oliveira.

Moradora do local há 56 anos, Nilza Rocha Rodrigues também aprovou os serviços. “Todos nós precisamos dos ônibus, principalmente pessoas com dificuldade de locomoção e idosos, que ficariam ainda mais prejudicados. Agradeço ao Prefeito por esta melhoria em nossa rua”, disse.
Márcio Salomão, da Secretaria de Segurança Pública, e moradora Nilza Rocha conversam sobre os serviços feitos na via
Texto: Mara Lúcia
Fotos: Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis recupera Estrada da Posse no trecho de acesso a Campo Grande



Prefeitura recupera Estrada da Posse no trecho de acesso a Campo Grande-Mais de trinta caminhões de terra e pedras foram retirados do local


Teresópolis, 30 de janeiro de 2012 – Há cerca de uma semana, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura mantém máquinas e homens trabalhando na desobstrução da Estrada José Gomes da Costa Jr., que dá acesso a Campo Grande, comunidade no bairro da Posse. Parte da estrada ficou totalmente soterrada na enchente de 2011. Em apenas um dia de trabalho, mais de trinta caminhões de terra, troncos de árvores, pedras e pedaços de concreto foram retirados do local. Cinco caminhões, uma escavadeira e uma retroescavadeira executam as intervenções durante todo o dia.

Para o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Denílson Moraes, a limpeza da estrada vai continuar até que todo o acesso esteja recuperado. Hoje, quem precisa chegar a Campo Grande utiliza um desvio, aberto provisoriamente pela Prefeitura, ao lado da estrada principal; o acesso alternativo passa por um terreno particular.

Os moradores da região, duramente afetada pela calamidade de 12 de janeiro de 2011, aguardam pela recuperação da área. “Estamos aguardando com confiança e cheios de esperança a recuperação do nosso bairro. Reconhecemos as dificuldades da Prefeitura e sabemos também que o trabalho a ser realizado aqui é grande por conta da tragédia”, comentou Marcius Cavalcante Filho, morador da Posse.

Antonio Castanheira, outro morador, reconheceu a seriedade dos serviços que vêm sendo realizados. “Esse trabalho é muito importante porque, com a rua voltando ao seu estado normal, as casas de baixo, que se encontram no mesmo nível da estrada principal, não sofrerão tanto com as enchentes”, explicou. O metalúrgico Jorge Allan, de 22 anos, também aprovou a ação. “Utilizo esta passagem freqüentemente e fico feliz em ver, novamente, a Prefeitura agindo na nossa região”, disse.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Plantão Defesa Civil em Teresópolis - Duas ocorrências sem gravidade foram registradas no final de semana


Plantão Defesa Civil - Duas ocorrências sem gravidade foram registradas no final de semana

Teresópolis, 30 de janeiro de 2012 – A Prefeitura de Teresópolis informa que a Defesa Civil monitora a previsão do tempo no município e trabalha com agentes atuando em sistema de plantão, 24 horas por dia. Nas últimas 48 horas foram registrados dois deslizamentos de terras, ambos sem vítimas e sem atingir nenhuma residência. As ocorrências aconteceram na Av. Delfim Moreira, próximo à Prata, e no Meudon, na Servidão 769. No momento, a Defesa Civil de Teresópolis trabalha em sistema de vigilância.

Texto: Fabiana Fuchs
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

domingo, 29 de janeiro de 2012

Prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto termina terça, 31


Prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto termina terça, 31

Teresópolis, 27 de janeiro de 2012 – Termina nesta terça-feira, dia 31, o prazo para os contribuintes que desejam pagar o IPTU 2012 com desconto de 20%. Esse percentual é oferecido a quem está em dia com seus débitos até o exercício de 2011 e pagar o imposto à vista. O contribuinte que estiver em atraso terá desconto de 15%. Para aqueles que optarem pelo pagamento mensal, as cotas terão 10 parcelas, com vencimento no dia 10 de cada mês, a partir de março.

Segundo o Secretário Municipal de Fazenda, Geraldo Carvalho, Teresópolis é um dos municípios com maior desconto no Estado do Rio de Janeiro. Ele lembra que estar em dia com os impostos é importante para a realização de ações no município. “O dinheiro arrecadado pela Prefeitura com o IPTU é utilizado em investimentos na educação, saúde e também na urbanização da cidade, com intervenções como calçamentos, capina e limpeza das ruas, por exemplo”.

O IPTU poderá ser pago na rede bancária credenciada, nas casas lotéricas ou na Tesouraria da Prefeitura, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. Atualizados pelo IGP-M, os valores tiveram reajuste de 7,46%, com base na variação entre os meses de outubro de 2010 e setembro de 2011.

Texto: Fabiana Fuchs
Foto Divulgação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis renova frota da Educação



Prefeitura renova frota da Educação


Onze veículos 0 km atenderão às unidades escolares do interior

Teresópolis, 27 de janeiro de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis iniciou o processo de renovação de sua frota de veículos com a aquisição de oito Kombis, duas vans e um Saveiro cabine dupla neste início de ano, todos 0 km. A frota, destinada à Secretaria de Educação, e que não era renovada há seis anos, atenderá já no início deste ano letivo às unidades escolares do interior do município.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, a intenção da Prefeitura é a de melhorar o serviço prestado pela Secretaria. “Estamos trabalhando com a orientação do Prefeito Arlei para proporcionarmos maior mobilidade, segurança e conforto aos profissionais da Educação. Nossos colegas de trabalho merecem todo o nosso respeito”, afirma. 

Com a chegada das oito Kombis, cerca de 100 profissionais da zona rural serão atendidos, como explica o professor Eduardo de Lima Duarte, Diretor do Departamento de Manutenção da Secretaria de Educação. “Adquirimos oito veículos que serão utilizados para o transporte dos professores das unidades escolares do interior. Além disso, receberemos, ainda em fevereiro, duas vans para atender aos alunos portadores de necessidades especiais e uma caminhonete Saveiro cabine dupla para a manutenção da rede física das escolas”, enumera.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Santa Rita



Prefeitura implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Santa Rita


Curso já formou 150 agentes multiplicadores das estratégias de ação 
em situações de risco

Teresópolis, 26 de janeiro de 2012 – A Prefeitura entregou nesta terça-feira, 24, certificados aos moradores participantes do Curso de Agente de Defesa Civil Comunitário, que visa à formação do Nudec de Santa Rita, no 2º Distrito. O encerramento ocorreu na Escola Municipal Pedro Torres Leite, na localidade. Até o momento, 150 pessoas foram capacitadas através dos cursos promovidos pelo Governo Municipal. O treinamento forma multiplicadores dos ensinamentos sobre estratégias de ação em situações de risco. 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Cel. Roberto Silva, existe a previsão de ampliar o projeto. “Temos um planejamento para instalar núcleos em Bonsucesso, Sebastiana, Vale Alpino e Poço dos Peixes, entre outras localidades consideradas pontos estratégicos da nossa ação. Os moradores de outras áreas interessados em ter um núcleo em suas comunidades podem entrar em contato com a Defesa Civil, que vai estudar a viabilidade da implantação”, afirmou.

A instalação dos núcleos comunitários faz parte do Plano Municipal de Defesa Civil e os cursos oferecem aulas de noções de riscos geológicos, prevenção de desastres, planejamento em Defesa Civil, primeiros socorros, entre outros assuntos. O treinamento já foi realizado no Rosário, Perpétuo, Parque do Imbui, Vieira e Santa Rita. Moradores de Pessegueiros, no 2º Distrito, e Pimentel, na área urbana, também estão recebendo a capacitação.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Secretaria de Saúde de Teresópolis divulga resultado de dezembro da análise da água das fontes da cidade


Saúde divulga resultado de dezembro da análise da água das fontes da cidade

Teresópolis, 26 de janeiro de 2012 - Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde está divulgando o resultado da análise microbiológica feita no mês de dezembro de 2011. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo LACENN-RJ – Laboratório Central Noel Nutels, das 10 fontes examinadas, duas estão impróprias para consumo: Fonte Praça Taumaturgo e Fonte Amélia, que apresentam a presença de coliformes totais e fecais. A Secretaria de Saúde já providenciou a divulgação do resultado da análise, através das placas indicativas instaladas nas fontes.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Confira o resultado da análise:

Dezembro/2011 

• Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo

• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo

• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo

• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) - Própria para consumo

• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo

• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) - Própria para consumo

• Fonte Praça Taumaturgo – Imprópria para consumo

• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo

• Fonte da Tijuca (Tijuca) – Própria para consumo

• Fonte Fonte Santa (Fonte Santa) – Própria para consumo


Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Hustle BMX Jam reúne atletas do Brasil e do mundo em Teresópolis

A manobra Tail Whip do vencedor da categoria OPEN, Roger Silva


Hustle BMX Jam reúne atletas do Brasil e do mundo


Evento de acrobacias com bicicletas aconteceu na Praça de Esportes Radicais

Teresópolis, 26 de janeiro de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Esportes e Lazer - SMEL - apoiou o evento de acrobacias com bicicletas Hustle BMX Jam que aconteceu no último domingo, 22, na Praça de Esportes Radicais Alexandre Oliveira, na Várzea. A competição, dinâmica e com manobras de alto nível, reuniu cerca de 30 atletas que vieram de diferentes partes do Brasil e do mundo para disputar nas categorias OPEN e Amador, na qual o teresopolitano Victor Schwenck conquistou o 3º lugar.

Brian Santos, um dos organizadores, avaliou o evento: “Eu achei ótimo. O público compareceu em peso, vindo do Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo da Argentina. Só tenho que agradecer aos patrocinadores Clube Radical, CR Tattoo Studio, ao Prefeito Arlei e ao Secretário de Esportes, Demerval Casemiro, pelo apoio”, disse.
O Secretário de Esportes, Demerval Casemiro, ao Lado de Brian Santos, organizador do evento  
A argentina Alisson Lopez, de 25 anos, pratica a modalidade há cinco anos e prestigiou o campeonato. “Fiquei sabendo do evento através de um amigo e fui encontrá-lo no Rio para vir até aqui. Gostei do clima da cidade, as pessoas são muito simpáticas. Não participei da competição, mas valeu a pena conhecer Teresópolis e ver como é o movimento BMX aqui”, comentou.

Resultados do Hustle BMX Jam

Categoria OPEN

1º Roger Silva, de Itaguaí/RJ
2º Bruno Crespo ‘Dogão’, da Ilha do Governador/RJ
3º Felipe França ‘Vudu’, da Ilha do Governador/RJ

Categoria Amador

1º Hugo Pimentel, do Rio de Janeiro
2º Pablo, de Irajá/RJ
3º Victor Schwenck, de Teresópolis/RJ
A argentina Allison Lopez e seu amigo Murilo da Silva  
Texto e fotos: Rachel Castro
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vigilância Sanitária do Estado faz novas exigências para reabertura da Hemodiálise no Hospital das Clínicas de Teresópolis



Vigilância Sanitária do Estado faz novas exigências para reabertura da Hemodiálise no HCT -Prefeito Arlei se solidariza com pacientes e cria comissão para agilizar a liberação do serviço


Teresópolis, 25 de janeiro de 2012 – Na tarde desta terça-feira, 24, um novo encontro com os pacientes do município que utilizam o serviço de hemodiálise foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca. Na ocasião, o Prefeito Arlei, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, e representantes da Unifeso e da diretoria do Hospital das Clínicas de Teresópolis informaram aos usuários sobre as novas exigências impostas pela Vigilância Sanitária Estadual, que adiaram a reabertura do setor de Nefrologia do HCT. 

Para o Prefeito Arlei, a Unifeso se empenhou em cumprir as demandas iniciais de adequação. “A Unifeso está buscando atender às exigências da Vigilância Sanitária, mas surgiram novas solicitações. Reconheço e sou solidário com o sofrimento dos pacientes e vamos continuar lutando pelo retorno do serviço em nosso município”, declarou Arlei. 

Durante a reunião foi criada uma comissão formada pelo Prefeito, o Secretário Municipal de Saúde e três pacientes, que tentará marcar um encontro com o Secretário Estadual de Saúde para verificar a possibilidade de agilizar os tramites para retomada do serviço. 

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, explicou os próximos passos a serem tomados. “A Unifeso fará uma avaliação técnica com arquitetos e engenheiros da instituição para estabelecer um prazo para a realização desta obra. Paralelamente, vou solicitar uma reunião com o Secretário Sérgio Côrtes a fim de que ele nos auxilie nesta questão”, adiantou.

Segundo o Reitor da Unifeso, Luís Eduardo Tostes, o problema já estaria resolvido há mais tempo se os recursos oferecidos à Saúde, pelo Estado, fossem suficientes para maiores investimentos. “Estamos buscando uma solução que seja possível, que atenda minimamente às necessidades das normas que o Estado estabelece. E que também possamos cumpri-las, dentro das limitações que temos hoje, por conta do pouco financiamento”, afirmou. A diretora geral do HCT, Rosane Rodrigues Costa, o médico nefrologista Virgílio Delgado, e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, também participaram do encontro.

Entenda o caso

O serviço de hemodiálise do HCT está suspenso desde novembro de 2011, devido à interdição do local pela Vigilância Sanitária Estadual, que em vistoria constatou a necessidade de adequações. Na época, o Prefeito Arlei determinou que todas as providências fossem tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para que os pacientes não ficassem prejudicados em seu tratamento até que as obras estivessem concluídas. 

Desde então, a Prefeitura disponibiliza transporte, lanche e equipe de saúde para acompanhamento dos pacientes até Itaboraí, onde se submetem à hemodiálise. O prazo para conclusão das obras, previsto pelo hospital para 4 de janeiro, foi cumprido, contudo com as novas exigências, será estabelecida nova data para reativação do serviço.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura Universidade da Saúde confirmam pós-graduação em esporte de quadra e clínicas em Teresópolis


Prefeitura Universidade da Saúde confirmam pós-graduação em esporte de quadra e clínicas 

Curso, que acontecerá em Teresópolis, será destinado a profissionais de Educação Física

Teresópolis, 24 de janeiro de 2012 - Em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de Esportes e Lazer e de Educação, a Universidade da Saúde confirmou a realização do curso de Pós-Graduação de Esportes de Quadra e Clínicas Esportivas. O curso é destinado ao aperfeiçoamento dos profissionais de Educação Física, bem como habilitação junto ao Conselho, para o exercício legal da profissão.

O Prefeito Arlei e o Secretário de Esportes, Demerval Casemiro, receberam a Gestora de Negócios da Universidade da Saúde, Fernanda Santaguida, e o representante do Conselho Regional de Educação Física - 1ª Região (CREF), Conselheiro Carlos Eduardo Cossenza, que apresentaram o projeto para Teresópolis. “Nosso interesse é ver os profissionais da área esportiva mais qualificados e prestando um melhor atendimento aos projetos desenvolvidos na cidade”, afirmou o Prefeito Arlei.

A primeira clínica profissional será de voleibol e está marcada para o dia 4 de fevereiro. Para o dia 03 de março está prevista a modalidade futsal, além de uma outra, a ser definida. Já no dia 10 de março terá início o Curso de Formação de Esportes de Quadra e acontecerá também a aula inaugural de Pós-Graduação em Esporte. Ocurso de pós tem 15 meses de duração e os de formação, 6 meses.

“Os profissionais da cidade irão se beneficiar com esta parceria, ainda mais agora com o apoio da Secretaria de Educação, pois os graduados em Educação Física não precisarão deixar o município para buscar cursos de aperfeiçoamento. Aqueles que buscam sua qualificação na área terão acesso junto à equipe do CREF. Não podemos esquecer os profissionais de cidades vizinhas, que de alguma forma contribuirão para movimentar a economia de Teresópolis”, avaliou o Secretário de Esportes Demerval Casemiro.

A intermediação é feita pela Universidade da Saúde, instituição especializada em cursos de pós-graduação, treinamentos e capacitações profissionais para a área da saúde, mas a certificação dos alunos ficará a cargo do Centro Universitário São José de Itaperuna.

Para Fernanda Santaguida, Gestora de Negócios da Universidade da Saúde, essa parceria “visa ao crescimento dos profissionais da educação física em Teresópolis. Além disso, com os cursos de especialização e reciclagem, os profissionais da área garantirão serviços de qualidade à população”. 

De acordo com Carlos Eduardo Cossenza, Conselheiro da 1ª Região Teresópolis precisa ser valorizada no cenário esportivo. “Nosso objetivo é regularizar a situação dos profissionais deste segmento que ainda não estão habilitados junto ao Conselho Regional de Educação Física”, informa.

Os interessados podem fazer suas matriculas com a Universidade da Saúde pelo telefone (21) 2135 4087, ou através do email f.santaguida@gmail.com e/ou esportetere@gmail.com.


Texto: Rachel Claussen
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

José Francisco de Rezende Cortázio é o novo Secretário Municipal de Agricultura de Teresópolis



José Francisco de Rezende Cortázio é o novo Secretário Municipal de Agricultura


Teresópolis, 24 de janeiro de 2012 - O empresário José Francisco de Rezende Cortázio assumiu, nesta segunda-feira, 23, a convite do Prefeito Arlei, o cargo de Secretário Municipal de Agricultura. De acordo com José Francisco, seu objetivo principal será dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo ex-Secretário José Mariano Ferreira, o Zezinho, que pediu para deixar a pasta, e estender os serviços prestados à população da zona rural. 

“Sabemos que a agricultura é uma área muito importante no município, por isso, junto com o Prefeito Arlei, vou desempenhar da melhor maneira possível o cargo que me foi confiado. Nossa prioridade será proporcionar melhorias nas estradas do interior, facilitando o escoamento da produção agrícola. As obras de tapa-buracos e recapeamento já estão sendo realizadas em diversas áreas. Nossa meta é estender esses serviços, com patrolamento, limpeza e saibramento das estradas vicinais”, enumerou o novo Secretário.

Morador de Bonsucesso, no 3º Distrito, José Francisco de Rezende Cortázio tem 54 anos, é casado e pai de três filhos.

Texto: Heliny Quintanilha
Foto: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeito Arlei se reúne com diretorias escolares e apresenta o novo Secretário de Educação de Teresópolis



Prefeito Arlei se reúne com diretorias escolares e apresenta o novo 

Secretário de Educação

José Leonardo Vasconcelos se comprometeu a fazer um trabalho de união e respeito com profissionais e alunos da rede

Teresópolis, 20 de janeiro de 2012 - Na tarde desta quinta-feira, 19, o Prefeito Arlei se reuniu com as equipes diretivas das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. O encontro, ocorrido no auditório da Secretaria de Educação, teve como objetivo a apresentação do novo Secretário da pasta, José Leonardo Vasconcelos de Andrade, e sua equipe de trabalho. Na ocasião, também foram abordados assuntos administrativos e pedagógicos.

Abrindo o encontro, a nova Diretora do Departamento de Educação, professora Carla Rabello, lembrou que a Secretaria é apenas uma pequena parte de um trabalho realizado com muita competência por todos os educadores do município. “Esta reunião é para que as equipes diretivas conheçam a nova configuração da Secretaria e aquele que vai nos representar daqui pra frente, o professor Leonardo. Além de reforçar que estamos aqui para trabalharmos lado a lado. Precisamos caminhar juntos pela educação da nossa cidade”, convocou Carla.

Em seguida, Arlei fez questão de agradecer pessoalmente a todas as equipes diretivas presentes pelo excelente trabalho que vem sendo feito e apresentar o novo Secretário. “Os nossos Secretários têm um importante comprometimento com nosso município. Eu conheci o Leonardo como administrador da Câmara Municipal, onde sempre se mostrou uma pessoa séria, humilde, dedicada e com o perfil adequado para dar continuidade aos nossos planos na Educação”, ressaltou o Prefeito.

José Leonardo fez o uso da palavra com visível emoção. “Eu amo a escola pública e quero fazer um trabalho inclusivo, de união, de respeito aos profissionais e alunos. Para quem não acreditou no valor que a nossa sala de aula tem, aqui estou eu, que sempre estudei em escola pública”, falou o Secretário.

Seguindo a reunião, foram apresentados os integrantes da nova equipe de coordenação da Secretaria, que deliberou com as equipes diretivas a respeito de assuntos administrativos e pedagógicos, como horário de funcionamento, mudanças no calendário do primeiro semestre, Jornada Pedagógica e quadro de hora-extra, entre outras questões. 

Os Secretários Carlos Tucunduva (Turismo), Fábio Cardoso (Controle Interno) e Maria das Graças Granito (Desenvolvimento Social e Economia Solidária) também estiveram presentes.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Teresópolis aprova convênio das casas populares e reajuste para servidores municipais



Sessão extraordinária aprova convênio das casas populares e reajuste para servidores municipais


Ainda vigorando o recesso legislativo da Câmara Municipal de Teresópolis, os vereadores se reuniram de forma extraordinária em virtude de dois assuntos de grande importância: a aprovação do projeto para construção de moradias populares na Ermitage e a concessão de reajuste salarial aos servidores públicos municipais.

A questão das moradias populares tem sido acelerada nos últimos dias, depois que o Governo do Estado confirmou junto à Prefeitura de Teresópolis o início da construção assim que for assinado o convênio. Para que o documento seja assinado era preciso a participação da Câmara Municipal. Por isso, o Presidente do Legislativo, Vereador Cleyton Valentim, agradeceu a presença de todos os vereadores que compareceram à sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira: “A Câmara faz um esforço concentrado para que se possa liberar da forma mais ágil possível o início das obras, que na verdade estão atrasadas, pois já fez mais de um ano da tragédia de janeiro de 2011”, explicou o Presidente.

Os projetos

O projeto 001/ 2012, de autoria do Executivo, concede reajuste de 7% aos servidores públicos municipais. O aumento aos funcionários da Prefeitura é retroativo a primeiro de janeiro deste ano, o que significa que já virá no próximo pagamento. O projeto também autoriza a Prefeitura a complementar os salários que fiquem abaixo do valor do salário mínimo. Os servidores da Secretaria de Educação, que receberam reajuste em 2011, não foram incluídos no atual projeto. Após debates dos vereadores sobre a situação dos servidores municipais, o projeto foi aprovado por unanimidade.

Logo em seguida foi colocado em votação o projeto 002/ 2012, também do Executivo, que aprova o projeto residencial vinculado ao projeto Minha Casa Minha Vida, destinado a atender a famílias com renda de zero a três salários mínimos que foram vítimas do temporal de janeiro de 2011. O projeto confirma que as moradias serão construídas no imóvel localizado na Ermitage, que será considerado de utilidade pública, viabilizando a desapropriação da área. Serão sete grupamentos, com cinco andares e 20 apartamentos por andar, totalizando 1.600 apartamentos e prevê toda uma estrutura com colégio, comércio, quadra esportiva, posto de saúde e creche, também aprovado por unanimidade.

Estiveram presentes à sessão os Vereadores Cleyton Valentim (PR), Major Anderson (PRB), Ademir Enfermeiro (PMDB), Mandinho (PSD), Dra. Cláudia (DEM), Anjinho (PSD), Marcelo Oliveira (PMN), Dr. Habib (PMN), Cláudio Mello (PT) e Dr. Carlão (PMDB).

Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis reforça efetivo para segurança nos colégios



Prefeitura reforça efetivo para segurança nos colégios


Quatro automóveis serão utilizados exclusivamente para a ronda escolar

Teresópolis, 19 de janeiro de 2012 – Quatro veículos do efetivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública serão utilizados, a partir do início do ano letivo, exclusivamente para a ronda escolar. Os carros fazem parte da frota doada para o município pelo Governo do Estado no início de janeiro.

Segundo o Sargento Marco Antônio Da Luz, Secretário de Segurança Pública, esse efetivo vai fazer o patrulhamento das escolas, evitando aglomerações nas portas, entre outros transtornos. “A determinação do Prefeito Arlei é que demos prioridade à educação. Esta ronda vai coibir a ação de gangues e de aglomerações, que costumam se formar e gerar tumultos na porta das escolas”, explicou. Dos quatro automóveis, um deles será utilizado no interior e os outros três farão a ronda nas escolas da área urbana.

Carros foram doados pelo Governo do Estado

No dia 03 de janeiro, o Prefeito Arlei recebeu, do Governador Sérgio Cabral, 21 carros modelo Gol e 9 Blazers, para serem utilizados pelas equipes da Defesa Civil do Município e também pela Secretaria de Segurança Pública. Os veículos são seminovos e pertenciam à Polícia Militar (PMERJ), que teve a sua frota recentemente renovada. As cidades de Petrópolis e Friburgo também foram contempladas com viaturas.

Além da utilização na ronda escolar, o Sargento Da Luz já estuda novos projetos para a utilização dos outros automóveis doados. “Estamos vendo a possibilidade de utilizarmos os carros também em ações de atendimento ao turista e com a Guarda Florestal, entre outros projetos. Este reforço na nossa frota nos auxiliará bastante no atendimento à população”, disse.

Texto: Fabiana Fuchs
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis promove reunião extraordinária nesta sexta-feira 20 de janeiro


Câmara promove reunião extraordinária nesta sexta-feira 20 de janeiro

A Câmara Municipal de Teresópolis, através do seu Presidente, Vereador Cleyton Valentim, vem comunicar à imprensa e à população que acontecerá nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro de 2012, a partir das 9 horas, importante reunião extraordinária do Legislativo. A sessão irá abordar a autorização para construção de 1.600 moradias em Ermitagem e o reajuste salarial para o funcionalismo público.

O projeto de construção das moradias populares prevê toda uma estrutura com colégio, comércio, quadra esportiva, posto de saúde e creche atendendo famílias que perderam seus imóveis com o temporal de janeiro de 2011. Já o outro tema da reunião envolve milhares de famílias teresopolitanas, devido ao significativo número de servidores públicos municipais. Para agilizar as devidas autorizações previstas em lei, o Legislativo irá se reunir extraordinariamente na manhã desta sexta-feira.

Foto:arquivo
Fonte:Câmara Municipal de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis promove ação de conscientização sobre hanseníase


Prefeitura promove ação de conscientização sobre hanseníase

Atividades acontecem de 23 a 27 de janeiro, nas unidades de saúde

Teresópolis, 18 de janeiro de 2012 – Para lembrar a Semana Mundial da Luta Contra a Hanseníase, marcada para a última semana de janeiro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresópolis promove, de 23 a 27, uma campanha de conscientização e informação sobre a doença. O trabalho será realizado nas unidades de saúde, com distribuição de panfletos e encaminhamento para consulta com dermatologista, se necessário. Os agentes comunitários de saúde vão auxiliar no trabalho de orientação dos moradores sobre o assunto. 

“Nós fizemos um trabalho de capacitação dos agentes comunitários de saúde a respeito dos principais sinais e sintomas da doença. Assim, eles poderão orientar os moradores em suas áreas de atuação nas unidades de saúde com mais facilidade e conhecimento”, frisou Deise Cavalieri, coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase do município, que funciona na Secretaria de Saúde, na Tijuca, com atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 10h.

A dermatologista ressaltou ainda que o médico clínico geral está apto para tratar o paciente que apresente a doença. “Dependendo do quadro clínico, o tratamento tem duração de seis a 12 meses e os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Temos investido também na descentralização, ou seja, o paciente pode ser tratado nas unidades de saúde situadas em diversos bairros e localidades do município, evitando assim o seu deslocamento até a sede da Secretaria”, pontuou Deise Cavalieri, ressaltando a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e cura.

A hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, descoberto em 1873 pelo médico Amaneur Hansen, na Noruega. Em sua homenagem, o bacilo é chamado de Bacilo de Hansen, um micróbio que apresenta afinidade pela pele e nervos periféricos. 

Os principais sintomas e sinais são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas formigam e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que ao perceber algum sinal suspeito, a pessoa não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

Texto: Mara Lúcia
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prefeitura de Teresópolis intensifica limpeza de ruas, rios e galerias da cidade



Prefeitura intensifica limpeza de ruas, rios e galerias da cidade


Teresópolis, 17 de janeiro de 2012 - Com a chegada das chuvas de verão, o Prefeito Arlei determinou que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos intensifique o cronograma de limpeza das galerias e canais com o objetivo de evitar entupimento destes córregos e impedir a ocorrência de alagamentos. Trabalhadores estão limpando tanto as galerias quanto as ruas que deságuam nestes locais. 

São vários os pontos que estão recebendo as equipes especiais para a limpeza dos dutos. É o caso dos bairros do Tiro (Rua Armando Vieira), Vale do Paraíso (Rua Eduardo Gonçalves), Pimenteiras (Rua Oscar José da Silva e Rua Felipe dos Santos), São Pedro (Rua Minas Gerais) e Fonte Santa onde existe um canal para onde escorrem as águas fluviais de todas as ruas e servidões do bairro. 

Há equipes também fazendo a limpeza e o corte do mato que cresce ao redor do rio que passa pelo bairro da Quinta Lebrão, a fim de evitar enchentes e minimizar os estragos causados pelas chuvas. Pneus, garrafas, restos de construção e sacos de lixo estão entre os detritos retirados do leito e das margens do córrego.

De acordo com o Secretário da pasta, Denílson Moraes, moradores da região vêm sofrendo demasiadamente com as enchentes do rio. “A limpeza vai amenizar o problema dando maior vazão ao rio e a população pode nos ajudar não jogando lixo nas ruas nem nos rios”, disse Denílson.

Além desse serviço, outras equipes da Prefeitura atuam na limpeza de ruas e espaços públicos da cidade. Nesta segunda-feira, 16, a Praça Balthazar da Silveira, na Várzea, recebeu uma equipe completa executando serviços de poda, varrição corte da grama e retirada do lixo. As ruas Prefeito Monte (Tijuca), Juiz Alberto Nader (Jardim Paquequer) e as estradas de Pessegueiros e da Posse também foram contempladas com os trabalhos de limpeza.

Texto e fotos – Gisele Barreto
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis