Teresópolis, 5 de janeiro de 2012 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está intensificando as ações de enfrentamento e prevenção a danos causados pelas chuvas em todo o município. O trabalho de desassoreamento dos rios e córregos que cortam a cidade está sendo realizado neste momento entre os bairros da Quinta Lebrão e Fonte Santa. Com o uso de máquinas especiais (escavadeiras hidráulicas de braço longo, que se locomovem sobre esteiras), os trabalhadores retiram todo o tipo de lixo e detritos do fundo dos canais, aumentando a vazão dos rios.
O assoreamento é resultado do acúmulo de lixo, entulho e até mesmo terra e areia no fundo dos rios, que passam a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em época de grande quantidade de chuva. Além de realizar obras, a Prefeitura também mantém as regiões de risco mapeadas e monitoradas, por meio da Defesa Civil. Além disso, quando a situação de risco de escorregamento é iminente, a recomendação é a desocupação imediata do imóvel.
Outros trabalhos de prevenção são executados diariamente pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Nesta quarta-feira, 4, funcionários construíram bueiros e desobstruíram galerias e ralos nas ruas Oscar José da Silva, em Pimenteiras, João Raposo de Resende, na Tijuca, e Júpiter, na Quinta Lebrão. Os serviços de capina e limpeza de ruas também não param. Integrantes da Operação Cidade Bela fizeram varrição e recolhimento do lixo nas ruas Oscar José da Silva (Pimenteiras), Prefeito Monte (Tijuca) e José Pancetti (Vila Imbuí) evitando com isso o entupimento dos bueiros.
A aposentada Maria de Lourdes Silva, moradora entre os bairros da Fonte Santa e Quinta Lebrão, sofre com as enchentes todo ano. “Quero agradecer ao Prefeito Arlei e ao Secretário Denílson (Obras e Serviços Públicos) por este trabalho de limpeza no rio. Há 16 anos moro aqui e nunca veio ninguém da Prefeitura realizar esta tarefa. Espero, agora, dormir um pouco mais tranquila”, relatou a dona de casa, Maria.
Texto e fotos – Gisele Barreto
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário