Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Exposição interativa no Sesc Teresópolis conta a história da roda e sua relação com o desenvolvimento global

Exposição interativa no Sesc Teresópolis conta a história da roda e sua relação com o desenvolvimento global
Exposição interativa no Sesc Teresópolis conta a história da roda e sua relação com o desenvolvimento global

Mostra que foi aberta no domingo, dia 6/9, reuniu  mais de 20 experimentos físicos e aparatos tecnológicos sobre o invento que transformou o mundo 


Uma das invenções mais importantes da humanidade ganhou uma exposição totalmente interativa que convida o público a participar de inúmeros experimentos ligados à física e à robótica. O objetivo é contar a história da roda, seus diferentes usos tecnológicos através dos tempos e seus impactos na vida moderna. Realizada pelo Sesc Rio, a exposição “A Roda” vem percorrendo o estado do Rio de Janeiro desde 2014 e agora, no dia 6/9, chegou ao Sesc Teresópolis.

Com entrada gratuita e seguindo o modelo hands-on science, a exposição visa estimular a experimentação e a curiosidade de seus visitantes, incentivando-os a entrar em contato direto com os objetos à mostra. Ao todo, são mais de 20 aparatos científicos e traquitanas relacionadas à roda. A exposição é dividida em três módulos. O primeiro aborda de forma criativa e divertida a história do surgimento da roda e suas diversas aplicabilidades para o desenvolvimento social, culminando com vários exemplos de uso. Uma linha do tempo traz, além de informações e curiosidades sobre o invento, reproduções de rodas antigas, algumas usadas 3.500 anos a.C., que podem ser manipuladas pelo público. 

O primeiro módulo apresenta ainda um brinquedo de polias e roldanas, considerando o uso das rodas em relação à gravidade, e duas bancadas robóticas, com maquetes de máquinas que utilizam engrenagens com rodas dentadas e lisas como guindastes, roda gigante e elevador, além de kits de robótica para construção de modelos diversos, terminando com protótipos de bicicletas e carros solares.

A segunda parte aborda a mobilidade urbana e os impactos ambientais causados pelos transportes. O público poderá interagir com uma bicicleta de roda quadrada, uma bicicleta geradora de energia elétrica e um gerador elétrico manual, além de trenas e pedalinhos. Por meio de um jogo multimídia, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a quantidade de poluição e de energia gerada por diferentes tipos de veículos, como ônibus, automóvel e metrô, o tempo de deslocamento e a média de pessoas transportadas.

O último módulo propõe uma reflexão sobre o movimento circular na natureza. Entre outros aparatos disponíveis estão giroscópio de piso, giroscópio de mesa, roda de Maxwell, máquina de desenhar com roda, zootrópio e praxinoscópio, estes dois últimos usados no processo cinematográfico. Ao final, há um espaço de projeção de vídeos sobre as várias abordagens que circundam a temática da mostra.


A exposição “A Roda” foi criada pelo Sesc Rio para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 16 a 19 de outubro do ano passado, na Quinta da Boa Vista, no Rio, e atraiu cerca de 6.500 visitantes. Depois, a mostra passou pelas unidades do Sesc em Madureira (Rio), Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Nogueira (Petrópolis) e Três Rios. Após Teresópolis, ela segue para o Sesc Quitandinha, Engenho de Dentro (Rio) e São Gonçalo.

SERVIÇO
Exposição “A Roda”
Sesc Teresópolis
Av. Delfim Moreira, 749 - Várzea
Entrada franca
6 a 30 de setembro de 2015
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 18h.
Telefone: (21) 2743-6958
Classificação: livre 



Fotos:Hélio Melo

Fonte:Wando Soares / Sesc Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário