Sete municípios marcam presença na Conferência de Políticas para Mulheres em Teresópolis
Participantes avaliam conquistas e desafios na garantia de direitos
Teresópolis, 16 de setembro de 2015 – Reunindo representantes dos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e do Rio de Janeiro, foi realizada, dia 10, a IV Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres. Integrantes de movimentos de mulheres, de conselhos, de instituições, do poder público e da sociedade lotaram a sala do Tribunal do Júri do Curso de Direito, do Centro Universitário Serra dos Órgãos, no bairro do Alto, para avaliar as conquistas e os desafios da população feminina dentro do tema proposto: ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’.
Nas boas-vindas às participantes, a secretária interina dos Direitos da Mulher de Teresópolis, Rosilda de Carvalho Barbosa, enumerou os avanços de Teresópolis nesta área. Entre as iniciativas, tiveram destaque a existência de um conselho atuante, a oferta de cursos de alfabetização e de artesanato, a criação do Espaço Mulher – feira para a venda da produção artesanal com vistas à geração de renda – e o acolhimento às vítimas de violência através do Núcleo Especializado de Atendimento a Mulher, instalado na 110ª Delegacia Policial. “São políticas públicas construídas ao longo dos anos, e estamos evoluindo. O que foi votado aqui deve ser cobrado ao Conselho e à Secretaria, para que as propostas sejam implementadas”.
A representante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Edna Calheiros, marcou presença no evento. “O Cedim acompanhou a grande luta do município para a reativação do seu Conselho da Mulher, e a expressiva participação da sociedade nesta conferência é um símbolo de conquista para Teresópolis”, assinalou.
A questão da violência doméstica e os instrumentos de assistência às mulheres pelo poder público foram citados pelo delegado Wellington Pereira, titular da 40ª Delegacia Legal/Honório Gurgel. “Muito se avançou com a Lei Maria da Penha e a atuação da Polícia Civil nas 16 delegacias especializadas no atendimento a mulher no Rio de Janeiro, mas é pouco. Temos que unir homens e mulheres nessa causa”, conclamou ele, que representou a deputada estadual Martha Rocha na Conferência.
Temas
Iniciativa da Secretaria dos Direitos da Mulher e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) de Teresópolis, a Conferência contou com quatro eixos temáticos, debatidos por palestrantes convidados: 1) Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades; 2) Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; 3) Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações; e 4) Sistema Nacional de Políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.
“Eu me sinto como uma das mais antigas ativistas da região na luta pela cidadania das mulheres, incluindo as do campo. Essa conferência é a oportunidade para repensarmos a luta pela garantia dos nossos direitos”, afirmou Laura Mury. Diretora do serviço virtual Tecle Mulher, de Nova Friburgo, ela foi responsável pelo eixo 1.
Presidente de honra da organização não-governamental Associação Mulher e Cidadania, a ex-prefeita de Barra Mansa e ex-deputada estadual, Inês Pandeló, fez palestra sobre o eixo 4. “Ainda existe preconceito, machismo, discriminação. É preciso avançar muito mais nas políticas públicas, daí a importância da mobilização da sociedade em conferências. Devemos defender sempre a democracia, porque em ditadura não existem direitos”.
Para a presidente do CMDDM, Zilair Barbosa, as mulheres devem participar das reuniões do conselho, a fim de conhecer o trabalho realizado pelo órgão e contribuir para a formulação de políticas públicas. “Precisamos lutar e, para isso, convidamos todas para esta causa pela igualdade. As mulheres podem ir às reuniões, dar idéias e apresentar propostas”, convidou. O Conselho realiza reuniões na última quinta-feira do mês, às 9h, no Espaço Cidadão (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea).
Fotos – crédito Roberto Ferreira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário