Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

121 anos de Teresópolis-Desfile de 6 de julho, no Parque Regadas, valoriza a diversidade da cultura brasileira

O tradicional desfile de 6 de julho reúne alunos das escolas públicas em comemoração ao aniversário de Teresópolis
121 anos de Teresópolis-Desfile de 6 de julho, no Parque Regadas, valoriza a diversidade da cultura brasileira


Teresópolis, 3 de julho de 2012 – “Faces do Brasil – de Vitalino a Villa-Lobos, o retrato do povo” é o tema do Desfile Cívico de 6 de julho, nesta sexta, data do 121º aniversário de Teresópolis, e que este ano será realizado no Parque Regadas, na Várzea. Trata-se de proposta de trabalho realizada durante o primeiro semestre na rede municipal de ensino e que promove a integração de conhecimentos sobre as regiões do Brasil, valorizando as manifestações da cultura brasileira.

O tema se refere ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), que usou a música popular como base para as suas peças eruditas, e ao ceramista popular e músico nordestino Vitalino Pereira dos Santos, conhecido como Mestre Vitalino (1909-1063), que ficou famoso por seus bonecos de barro, esculpidos para expressar os costumes de sua região.

A idéia é resgatar o saber do povo, conforme explica Carla Rabello, Diretora do Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação. “Com este tema, a Secretaria de Educação pretende contemplar todos os segmentos da população, valorizando e reconhecendo o talento na música e nas artes”, pontuou, acrescentando que os estudantes das escolas municipais foram divididos em grupos durante o desfile festivo de 6 de julho. “As escolas foram divididas por regiões do Brasil e levarão para a avenida o melhor da cultura brasileira, apresentando manifestações como Folia de Reis, Capoeira e as festas populares, que são encontradas na cidade. O desfile será encerrado com uma mensagem de Feliz Aniversário para Teresópolis”, informou.

Marcado para as 9h, o desfile reunirá estudantes de escolas municipais e estaduais e respectivas bandas escolares, além de instituições como Polícias Militar, Corpo de Bombeiros, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Guarda Municipal, entre outras. Após o desfile, às 14h, estudantes de 30 escolas municipais da zona urbana farão apresentações culturais em estrutura montada na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, também dentro do tema “Faces do Brasil”.

De acordo com Carmen Mouteira, Diretora do Departamento de Administração Escolar da Secretaria de Educação, as apresentações ficarão por conta dos estudantes que não participarem do desfile. “Esses alunos vão apresentar toda a alegria das manifestações populares das cinco regiões brasileiras e sua contribuição para a cultura local”, pontuou.

As apresentações também serão levadas ao interior do município. No 3° Distrito acontecerão no sábado, 7 de julho, às 14h, na Escola Municipal Neidy Angélica de Souza Coutinho, em Vargem Grande. E no dia 14, também às 14h, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião, no 2° Distrito.

Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário