Teresópolis, 2 de julho de 2012 - Com o objetivo de marcar uma nova etapa na administração da Biblioteca Municipal de Teresópolis, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na última sexta-feira, 29 de junho, o seu primeiro Café Literário. Com o tema “Amor”, em homenagem ao mês dos namorados, a programação contou em seu cardápio cultural com apresentações musicais, palestras e esquetes literárias.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a idéia do evento é apresentar a Biblioteca Municipal para a população em geral como um espaço cultural, muito além da simples pesquisa escolar. “A Biblioteca Municipal merece ser mais conhecida e explorada pela nossa população. Não é um espaço destinado apenas à leitura ou pesquisa, mas uma casa destinada ao saber mais amplo, aquele que apresenta a cultura em suas mais variadas formas ao nosso povo”, assinalou o Secretário.
O evento, gratuito e aberto ao público, contou com apresentação musical do Maestro Nilton Freitas, palestra sobre a escritora Clarice Lispector (1920-1977), apresentada pela professora Nancy Mastrangi, e com a declamação de poemas do autor e poeta teresopolitano Hudson Fernandes. Segundo a professora Magali Tayt-Sohn, uma das organizadoras do Café Literário, a idéia é repetir o evento em outras oportunidades. “Queremos que a sociedade em geral conheça a Biblioteca como mais uma opção cultural em nossa cidade. Para isso, estamos estudando as opções de periodicidade do evento, bimestral ou semestral. O certo é que teremos no segundo semestre novos eventos deste estilo realizados aqui”, garantiu a professora.
A professora Nancy Mastrangi, que apresentou a palestra sobre a escritora Clarice Lispector, aplaudiu a idéia e enfatizou a importância do Café Literário. “Teresópolis carece muito de encontros desse tipo, é uma iniciativa louvável da Biblioteca Municipal e da Secretaria de Educação estar pensando em trazer autores brasileiros para torná-los mais conhecidos pelo público de nossa cidade. Espero que esse projeto se torne permanente”, disse a professora.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário