Teresópolis, 27 de julho de 2012 – Nesta quinta, 26, o coordenador do Centro de Emprego, Trabalho e Renda na Região Serrana, Antônio Carlos Rodrigues Figueira, visitou o SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis, na Várzea. O CPETR é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda.
Acompanhado do Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de Teresópolis, Avenir Correa de Lima, e do coordenador local do SINE, Paulo Furtado, o coordenador regional conheceu as instalações do órgão e equipe. “Esse contato direto vai facilitar o relacionamento entre Município e Estado, evitando o deslocamento de pessoal até o Rio de Janeiro para resolver as demandas da cidade. Inclusive, já está sendo programado um curso de maior capacitação para os funcionários do SINE de Teresópolis”, informou o Figueira, que mora na cidade.
Para o Secretário Municipal Avenir Correa de Lima, “a chefia regional atua como elo de ligação entre Prefeitura e Governo Estadual, permitindo maior entrosamento entre as partes, em benefício do trabalhador”.
O SINE é um órgão do Governo Federal e funciona em Teresópolis com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).
Banco de emprego, emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego
Para se candidatar a uma das vagas do balcão de empregos, basta comparecer ao SINE, na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS) ou a pesquisa do PIS na Caixa Econômica Federal.
Já para requerer o seguro-desemprego, o trabalhador com direito ao benefício, e com mais de sete dias da demissão, deve apresentar carteira de trabalho, identidade, CPF, cartão cidadão (PIS), termo de rescisão, comprovante de retirada do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e guia do comunicado de dispensa.
No SINE também podem ser requeridas a primeira e a segunda via da carteira de trabalho. Para a primeira via, é necessário apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento e duas fotos 3x4 recentes, específicas para carteira profissional. Para a segunda via, é preciso apresentar identidade, uma carteira de trabalho antiga ou o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e duas fotos 3x4 atuais.
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h. Os telefones para informações são (21) 2641-0159 e 2641-0357.
Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário