Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Estradas Vicinais da Região Serrana recebem revestimento primário

Teresópolis RJ
ESTRADAS VICINAIS DA REGIÃO SERRANA RECEBEM REVESTIMENTO PRIMÁRIO

13/08/2013 - 17:13h 
» Ascom da Secretaria de Agricultura

Obras do Estradas da Produção melhoram condições para escoar produtos

Estradas vicinais, por onde escoa a produção rural, nos municípios de Teresópolis, Bom Jardim, Sumidouro e Nova Friburgo começam a receber material de revestimento primário (bica corrida) para melhorar suas condições de trafegabilidade. As obras executadas pelo Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, contam com recursos de R$ 1,9 milhão do Banco Mundial, através do Programa Rio Rural Emergencial.

Em Teresópolis, o trabalho das equipes está recuperando 5,4 quilômetros de extensão da Estrada do Batume, em Água Quente, no 2° Distrito do município. A via é importante por interligar os 2° e 3° distritos e é fundamental para o escoamento dos produtos agrícolas da região.

As estradas, selecionadas a partir de critérios que priorizam o atendimento ao maior número de agricultores familiares e maior volume de escoamento, estão recebendo bica corrida, que é compactada até o nível da pista. A etapa seguinte, quando serão construídas canaletas e bueiros para o escoamento de água pluvial, aguarda autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Em visita as obras na última semana, a presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos lembrou as ações que a secretaria vem realizando para a reconstrução das áreas rurais da Região Serrana.

- Após a tragédia das chuvas, foi levado ao Banco Mundial um diagnóstico das perdas no setor e a instituição financeira concordou em financiar várias ações para a retomada da produção. O revestimento de estradas com colocação de bica corrida, principalmente nos pontos críticos, é uma delas. Com a compactação do material o trabalho é mais duradouro - destacou ela.

Para o presidente da Associação de Moradores e Produtores de Água Quente e Volta do Pião, Venâncio Damásio, as melhorias na estrada são importantes não só para o transporte das mercadorias, mas também para toda a população que precisa se deslocar e ter acesso a serviços de educação e saúde.

- Na época das chuvas é muito difícil, mas acredito que agora vai melhorar. A gente trabalha com dificuldade, mas uma estrada boa já é um bom começo - concordou o produtor Djalma da Silva Oliveira.

Nos municípios de Bom Jardim, Sumidouro e Nova Friburgo frentes de trabalho simultâneas estão sendo realizando serviços de revestimento nas estradas Bom Jardim-Barra Alegre, Estrada Floresta - Salinas e Córrego Dantas-Rio Grande de Cima.

Fonte:Assessoria de Comunicação em Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário