Teresópolis, 22 de agosto de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou durante todo o dia desta quarta-feira, 21 de agosto, o 2° Encontro do Programa Educação Integrada 2013 – “Educação no Campo, uma história a ser contada”, na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Volta do Pião, 2° Distrito de Teresópolis. O encontro visa a integração entre as comunidades escolares da Zona Rural e da Zona Urbana, entendendo que um espaço não pode predominar sobre outro, ao contrário, deve se completar como elementos essenciais na troca do conhecimento acadêmico e cultural dos alunos e professores.
“Sem medo de polemizar ou discutir assuntos delicados, preparamos uma programação para envolver toda a comunidade escolar, com o intuito de tentar melhorar a escola do campo”, explicou a professora Adriana Vital Santana, Chefe da Divisão de Educação do Campo da SME.
Para atingir esse objetivo, o Programa busca integrar todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, isto é: responsáveis, alunos, equipe de apoio, equipe diretiva e professores, unindo-os à equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A proposta é discutir e avançar nas questões que envolvem todos esses sujeitos da educação por meio de oficinas de formação, rodas de conversas, palestras e assembleias.
O Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, abriu o evento lembrando que suas origens estão no campo. “Eu vim da roça. Meu pai dizia que o roceiro quando planta não sabe se nasce, se nasce não sabe se colhe, se colhe não sabe se vende, e se vende não sabe se recebe! Essa é a nossa vida e por isso é tão importante discutirmos a educação do campo, já que é daqui que sai grande parte da riqueza de nosso município”, disse o Secretário.
Entre os palestrantes, o professor de História, Pedagogia e Licenciatura de Educação do Campo da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Ramofly dos Santos, enfatizou a necessidade do encontro. “Precisamos plantar uma semente no coração dessas pessoas envolvidas com a Educação do Campo, para que floresça a sensibilidade de se pensar essa educação com outros olhares, e não a Educação do Campo articulada apenas aos centros urbanos. A Educação do Campo precisa ter um diferencial no nosso olhar enquanto educadores”, apontou o palestrante.
Com uma programação que tomou o dia inteiro, o Encontro do Programa Educação Integrada ofereceu oficinas formativas, palestras, rodas de conversas e atividades culturais para os diversos membros da comunidade escolar representados no evento. O ex-aluno Guilherme Machado Ferreira, hoje estudante de uma universidade federal, chamou atenção para a importância do encontro.
“Devemos realmente discutir a educação do campo, já que a realidade do homem do interior não é apenas o seu pé de chuchu, mas também o que acontece em seu município, em seu estado, em seu país e na América Latina. Afinal, de forma direta ou indireta, tudo isso faz parte da sua realidade”, definiu o estudante.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário