Prefeitos dos municípios do Conleste se reúnem com Pezão, no Rio de Janeiro-Arlei solicita obras de prevenção às enchentes e conclusão da implantação do Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos
Teresópolis, 20 de agosto de 2013 – Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 19, no Palácio Guanabara, uma reunião entre os prefeitos dos municípios pertencentes ao Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), com o Vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, o Secretário de Interior, Felipe Peixoto, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno e oSubsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro.
Participaram da reunião os prefeitos Helil Cardoso, de Itaboraí e presidente do Conleste, Arlei Rosa, de Teresópolis e vice-presidente do Conleste, Nestor Vidal, de Magé, Neilton Mulim, de São Gonçalo, Solange Almeida, de Rio Bonito.
Na ocasião, o Conleste apresentou reivindicações ao Governo do Estado, para que interceda junto à Petrobrás e também ao Governo Federal, acerca de que municípios atingidos pelo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) possam ter as contrapartidas da Petrobrás, uma vez que o investimento trará problemas para os municípios da região.
Foram definidas como prioridades gerais a mobilidade urbana nos municípios afetados, a saúde e o saneamento básico. Problemas que serão levados a Casa Civil pelo Vice-governador Pezão, que se dispôs a se reunir frequentemente com os municípios do Conleste. Em uma próxima reunião, os prefeitos irão definir as prioridades que serão apresentadas à Casa Civil , cerca de duas ou três demandas por cada cidade.
O Prefeito Arlei ainda solicitou a realização de obras de contenção, como muros e dragagem de rios em bairros que necessitem dessas ações, como Santa Cecília e Ilha do Caxangá. Arlei também solicitou obras de prevenção às enchentes em áreas como Rosário, Perpétuo, São Pedro, Pimentel e no centro da cidade.
“Temos que agradecer ao Governador Sérgio Cabral e ao Vice Pezão que já estão realizando várias obras de prevenção em nossa cidade, em bairros como Caleme, Posse, Campo Grande e Parque Imbuí. Ainda precisamos agir em mais locais, a tempo de nos prevenirmos das fortes chuvas de verão. O centro da cidade também precisa que as galerias na Reta e na Carmela Dutra sejam refeitas. Estamos aqui para pedir mais esta ajuda ao Governo do Estado”, afirmou Arlei, que também pediu para que a Várzea receba obra de drenagem, com novo manilhamento e reasfaltamento da Reta. O Prefeito enviará o projeto das obras para o Vice-governador Pezão.
Durante a reunião, o Prefeito Arlei obteve a confirmação do asfaltamento da estrada que liga o Segundo Distrito ao Terceiro. As obras serão realizadas pelo Governo do Estado, com início nos próximos dias.
Ainda na reunião com o Vice-governador Pezão e o Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, o Prefeito Arlei solicitou também a finalização do processo licitatório do projeto para as obras de conclusão da implantação do Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos do município de Teresópolis, a cargo da Secretaria Estadual de Obras.
Esta etapa contempla as seguintes intervenções:
I - Unidade de tratamento de resíduos sólidos de serviços de saúde;
II - Unidade de beneficiamento de resíduos sólidos da construção civil;
III - Adequação da unidade de triagem para uma unidade de apoio à coleta seletiva;
IV - Recuperação e encerramento da jazida e tratamento paisagístico.
1. Aquisição de maquinas, veículos e equipamentos para o beneficiamento de material proveniente de poda dos municípios envolvidos no consorcio;
2. Aquisição de maquinas e veículos para o manejo de resíduo da construção civil;
3. Aquisição de veículos e equipamentos para o manejo de resíduo hospitalar;
4. Aquisição de veículos, máquinas e equipamentos para apoio ao Programa de Coleta Seletiva;
5. Aquisição de veículos e máquinas para o apoio aos serviços de Operação do Aterro.
O CTDR (Complexo de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos) de Teresópolis foi projetado com uma concepção regional, tendo capacidade de recebimento dos resíduos sólidos gerados nos municípios de Teresópolis, Carmo, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.
Prontamente o Vice-governador Pezão acolheu a solicitação e pediu que Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga acelere o processo licitatório.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário