Teresópolis, 19 de agosto de 2013 - No último sábado, 17, a Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Tijuca, recebeu professores e orientadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino para o início da OIP – Oficina de Intervenção Pedagógica: Todos pelo direito de aprender. O objetivo é melhorar a eficiência dos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de intervenções pedagógicas que proporcionem ao aluno chegar ao nível alfabético, garantindo uma cultura letrada.
“Hoje não iniciamos um projeto, mas um programa de política pública municipal que deverá ter continuidade também em futuros governos. Precisamos que todos os alunos da rede municipal de ensino tenham garantido o direito de aprender a ler e escrever no primeiro ano do Ensino Fundamental”, explicou o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.
A Oficina de Intervenção Pedagógica é elaborada através de “leituras deleite” e visa trabalhar continuamente com a consciência fonológica, o alfabeto e a compreensão do sistema de escrita. Tudo de modo que o aluno possa levantar hipóteses sobre o conteúdo do texto, elaborar sua opinião sobre a história ouvida, refletir sobre os fonemas, sílabas, palavras e frases para que desenvolva suas capacidades de expressão oral, leitura e escrita em diferentes situações de comunicação.
“Este é um programa de apoio aos professores que atuam no três primeiros anos do Ensino Fundamental. Após avaliarmos os relatórios das orientadoras pedagógicas, percebemos que é necessária uma intervenção rápida para que possamos auxiliar os professores a recuperar os alunos que ainda não estão plenamente alfabetizados. OPacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa vem auxiliando muito a mudar as práticas pedagógicas através de estudo e reflexão. Entretanto, os resultados são esperados a longo prazo. A intervenção pedagógica é uma ação ‘pontual e cirúrgica’, atacando o problema em seu cerne. Com isso, queremos ampliar em 20% os resultados esperados”, avaliou a Diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, professora Carla Rabello.
As professoras Flávia Araújo e Vanessa Mendes, orientadoras do projeto, apresentaram nesta primeira oficina propostas de trabalho diárias, com sequências didáticas cujos temas são fundamentais para o cotidiano em sala de aula. Nos próximos encontros mensais, os professores avaliarão os resultados e, junto com as orientadoras, traçarão novos planejamentos e metas a serem atingidas.
“A ideia é que, nos próximos anos, nós possamos cada vez mais aprimorar esse programa, até que chegue o dia em que a Secretaria de Educação não precise mais interferir. Mas enquanto nossos alunos não estejam no nível considerado adequado de leitura e de escrita, é nosso papel promover essa ação que visa melhorar a eficiência dos nossos anos iniciais, proporcionando aos nossos professores instrumentos pedagógicos adequados para esse fim”, finalizou a professora Adriana Vital Santana, uma das coordenadoras do projeto.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
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