Teresópolis, 15 de agosto de 2013 - A Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu diretoras e orientadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino,no Clube Comary,para debater estratégias, discutir metas e analisar paradigmas da educação municipal. O evento, que durou todo o dia, ainda contou com palestras, dinâmicas de grupo e momentos culturais.
A Diretora do Departamento de Educação da SME, professora Carla Rabello, enfatizou a importância da reunião dada a responsabilidade desses educadores no processo escolar. “Sabemos e reconhecemos a importância do professor como educador em sala de aula, mas também sabemos e reconhecemos que, até que esse processo se efetue, quantas situações são previstas e determinadas pelos nossos diretores e orientadores pedagógicos? É exatamente para discutir essas situações que nos reunimos hoje”, explicou Carla.
Educação Infantil, Anos Iniciais, Planejamento Estratégico, Ações e Metas Educacionais, Mais Educação e Educação Especial foram alguns dos temas observados e debatidos durante o encontro, que reuniu centenas de educadoras. A professora Gicele Faissal de Carvalho, Mestre em Ensino de Ciências e Saúde do Ambiente, fez palestra sobre o tema ‘Tomando posse do lugar da orientação pedagógica’.
“Nossa intenção foi trazer os diretores e orientadores para refletir sobre o que pode ser feito ainda no ano letivo de 2013 em suas escolas. Estamos repensando modelos para os alunos que estão com dificuldades e o que pode ser feito ainda para recuperá-los. Para isso, apresentamos dados e números que devem se transformar em estratégias para melhorar o índice de aprendizagem em nossas escolas”, apontou Soraya Blois, Chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.
Para o Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, educar é um ato em constante evolução e que precisa ser sempre sendo revisto. “Sabemos que educar não é um ato estático, pronto e acabado. Por isso buscamos em nosso planejar, espaços para mais tarde re-planejar, sempre que necessário, acompanhando as evoluções e as necessidades de cada momento que vivenciamos”, resumiu o Secretário.
Texto e fotos: Marcelo Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Gostaria de saber a nível de pesquisa para graduação em pedagogia,quantas escolas Municipais de ensino fundamental existem na área urbana de Teresópolis.
ResponderExcluir