Arlei e Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, inspecionam pontes no interior-Oito pontes de concreto foram erguidas pelo Governo do Estado em Teresópolis
Teresópolis, 7 de janeiro de 2012 – O Prefeito Arlei recebeu nesta segunda-feira, 7, a visita do Secretário Estadual de Agricultura, Deputado Christino Áureo, para juntos inspecionarem as pontes de concreto construídas nas áreas rurais de Teresópolis, em 2012. O encontro teve início no Mercadão de Água Quente e contou com as presenças do vice-prefeito, Márcio Catão, secretários de governo, agentes públicos estaduais, além dos vereadores Mauricio Lopes, Antônio Francisco, Fabinho Filé, Luciano Ferreira, José Carlos (da estufa), Dedê e Da Ponte. A coordenadora do programa estadual Estradas da Produção, Estella Romanos, também acompanhou a visitação aos locais.
O trabalho de melhoria das condições de pontes com vão de até 10 metros nas áreas rurais de Teresópolis começou a ser executado após os estragos das chuvas de 2011. Com recursos do Banco Mundial, as obras foram de responsabilidade do Governo Estadual, através do Programa Rio-Rural Emergencial da Secretaria de Estado de Agricultura.
O Prefeito Arlei enfatizou a importância da presença do deputado na cidade. “Sem dúvida é de grande valor a vinda do secretário para ver de perto o acabamento das obras. Isso demonstra a boa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Quero agradecer especialmente ao deputado Christino Áureo que sempre nos ajudou, inclusive com as patrulhas mecanizadas”, destacou Arlei que, durante a visita, aproveitou para apresentar novos projetos para Teresópolis este ano.
Segundo o Secretário Estadual de Agricultura, Christino Áureo, a mensagem para 2013 é de otimismo. “Conseguimos superar toda aquela tragédia pela força da união dos governos municipal e estadual e pela seriedade na condução dos trabalhos. Tudo que estamos fazendo nessas áreas, na verdade, é pelo agricultor e sua família e também pelas pessoas que moram na cidade porque sem uma agricultura forte o município e até o estado ficariam mais pobres”, pontuou Christino. “O Prefeito Arlei e a população teresopolitana podem continuar contando com as realizações do Governo do Rio. Este é o ano de darmos continuidade aos trabalhos de recuperação da região”, concluiu.
Para o vice-prefeito Márcio Catão a visita do secretário estadual também serve para uma avaliação mais precisa da região. “Essa vistoria pelos locais de construção das pontes também ajuda a fazer uma aferição mais exata das áreas rurais que também são prejudicadas pelas chuvas de verão”, disse. Catão.
Residente há 50 anos em Água Quente, José Cândido Correia, vive da agricultura e falou da necessidade da plataforma para os moradores da região. “Sem essa estrutura ficávamos praticamente ilhados. O outro acesso, em dias de chuvas não dava para usar. Por isso, ela é muito importante para nós que moramos aqui, e é essencial para o escoamento da produção agrícola”. Segundo o morador cerca de 60 famílias de lavradores serão beneficiadas com o novo acesso.
Para o Secretário Municipal de Agricultura, José Francisco Cortázio, a entrega das pontes e a melhoria das estradas vicinais aceleram o processo de escoamento da produção agrícola. “Acredito que mais obras virão para melhorar o atendimento a essas famílias e a economia local. Teresópolis tem quase 800 km de estrada de terra por onde passa basicamente toda nossa produção agropecuária, ou seja, temos que dar boas condições a estes trabalhadores”, avaliou.
Em nome dos vereadores presentes, o Presidente da Câmara, Mauricio Lopes, também falou sobre a necessidade das melhorias no campo. “Esses novos acessos vão facilitar muito a vida do homem do campo, uma vez que a economia da cidade também gira em torno da agricultura. O bom relacionamento dos governos é fundamental para o desenvolvimento do município”, salientou Mauricio.
As localidades beneficiadas pelo projeto estadual de reconstrução de pontes com vão de até 10 metros são: Água Quente (duas pontes na Estrada do Batume), Vale Alpino, Prates, Estrelinha, em Bonsucesso, e Vieira que ganhou três pontes novas.
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Jefersom Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário