Prefeitura entrega documentos aos donos de seis casas demolidas no Rosário-Demolições serão retomadas após o Governo do Estado liberar novo lote de aluguel social
Teresópolis, 21 de janeiro de 2013 – Nesta semana, a Defesa Civil Municipal retorna à comunidade do Rosário para entregar uma documentação aos proprietários das seis casas demolidas na última sexta, 18. Localizadas em áreas de risco e interditadas pela Defesa Civil, todas estavam desocupadas e os moradores já recebiam aluguel social do poder público.
“Os moradores das casas derrubadas vão receber um documento contendo as características dos imóveis, que tiveram a sua área de construção medida, o número de cômodos descritos e foram fotografados e filmados”, explica o Secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, acrescentando que o objetivo do registro detalhado da situação de cada casa demolida é formar um banco de dados para a Prefeitura e os proprietários.
Segundo o secretário, existem mais 20 casas a serem demolidas, todas interditadas e que se encontram na parte mais alta da comunidade do Rosário. Porém, a previsão é de que as demolições sejam retomadas na última semana de janeiro. Isto porque, de acordo com informação repassada pelo Governo do Estado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, será quando um grupo de 58 famílias da comunidade, já cadastradas, começará a receber o aluguel social. Atualmente, 51 moradores já contam com esse auxílio.
As demolições atendem a recomendação do Núcleo Teresópolis do Ministério Público Estadual, visto que o Rosário é considerado área de alto risco geológico pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais), serviço geológico do Estado do Rio de Janeiro, estando sujeito a rolamento iminente de pedras e escorregamento de terra. Inclusive em período de pouca chuva, devido à instabilidade do maciço da Serra dos Cavalos, onde a comunidade se encontra localizada.
Equipes da Prefeitura promoveram num grande mutirão de atendimentos na última sexta-feira, 18, com capina em servidões, limpeza de galerias de águas pluviais e córregos; vistorias técnicas de imóveis e reavaliação de termos de interdição; embargo de novas construções irregulares para futura demolição após laudo de interdição; atualização e cadastro de famílias para aluguel social, entre outros serviços.
Outra ação foi a conscientização dos moradores a respeito do descarte correto do lixo na comunidade. A proposta é evitar que detritos jogados indevidamente nas servidões acabem sendo levados para os córregos e galerias de águas pluviais durante uma chuva forte, estourando manilhamentos e provocando enxurradas nas passagens de pedestres, ocasionando mais transtornos aos moradores.
O mutirão reuniu funcionários das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Saúde, Fiscalização de Obras Públicas e de Planejamento, bem como da Procuradoria Geral, Guarda Municipal e do Conselho Tutelar.
Foto– crédito Jeferson Hermida
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário