Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Termina nesta sexta a vistoria das vans que fazem transporte escolar em Teresópolis

Vistoriador da Divisão de Trânsito confere itens obrigatórios em van escolar
Termina nesta sexta a vistoria das vans que fazem transporte escolar

Teresópolis, 31 de janeiro de 2013 - Termina nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, o prazo para que as vans que fazem transporte escolar sejam vistoriadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Os proprietários devem levar seus veículos à Praça Higino da Silveira, a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, das 9h às 12h.

Os documentos (originais e cópias) a serem apresentados são Carteira Nacional de Habilitação (piloto e concessionário), documento do veículo vistoriado – 2012, certidão negativa, comprovante de liberação do mecânico responsável pela manutenção da van, seguro APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) e comprovante de residência atual (piloto e concessionário).

As vistorias ocorrem duas vezes por ano, em janeiro e julho, e sem o alvará o proprietário do veículo pode ter sua atividade suspensa. Segundo a chefe da Divisão de Trânsito da Guarda Municipal, Gisele Ferreira dos Santos, apenas cinco vans haviam sido vistoriadas na manhã desta quinta-feira, 31.

Em Teresópolis a estimativa é de que 55 veículos, devidamente documentados e vistoriados, façam transporte escolar. Segundo Gisele, é possível que a adequação ao tipo de letra na lateral da van, exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para identificar o veículo que presta esse tipo de serviço, seja a causa do pequeno número de atendimentos no primeiro dia da verificação.

A vistoria inclui todos os itens exigidos pelo Detran para carros, ônibus e caminhões, e acrescenta outros, como a existência de cintos de segurança individuais em todos os bancos. A Divisão de Trânsito recomenda aos pais que exijam dos proprietários de vans escolares a apresentação dos alvarás no início das aulas e em julho, quando começa o segundo período da fiscalização.

Fernando de Rezende Ramos, proprietário de van que transporta estudantes do Jardim Meudon, Fonte Santa e Vale da Revolta para escolas na Tijuca, Vale do Paraíso e Centro, acha que a vistoria não só é necessária, mas contribui para a segurança dos próprios motoristas. “A vistoria nos obriga a estar sempre atentos em relação às condições do veículo”, lembra.
Chefe da Divisão de Trânsito, Gisele Ferreira dos Santos, checa documentos de van escolar antes da vistoria

Fotos: Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário